Defesa & Geopolítica

Marinha do Brasil participará da Operação Panamax-2012

Posted by

 

Durante os dias 18 e 19 de janeiro, foi realizada, na sede do Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos da América, em Miami, na Flórida, a Reunião das Nações Componentes da Operação “Panamax-2012”, primeira de uma série de atividades programadas.

 

A operação é um exercício multinacional, existente desde 2005, focado na segurança do Canal do Panamá e região adjacente contra novas ameaças. O Brasil vem participando da “Panamax” desde 2006, com observadores, meios navais e aeronavais ou compondo Estados-Maiores.

 

Para o ano de 2012, o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, aceitou o convite do USSOUTHCOM (Comando Conjunto das Forças Armadas dos Estados Unidos da América para o Atlântico Sul) para atuar como Combined Forces Maritime Component Command (CFMCC), ou seja, Comandante de todo o Componente de Forças Marítimas Combinadas.

 

A “Panamax-2012” contará com a participação do Comando de Operações Navais e do Comando-em-Chefe da Esquadra, sendo o CFMCC exercido pelo Comandante da 2ª Divisão da Esquadra. O exercício será conduzido no período de 6 a 17 de agosto deste ano, como Jogo de Guerra, com meios navais e aeronavais simulados.

 

Esta é a primeira vez que os Estados Unidos da América deixam de desempenhar essa função, atribuindo ao Brasil a responsabilidade de Comandar uma Força cujo Estado-Maior e as Forças-Tarefas adjudicadas serão compostos por representantes de 16 países, em um total de 320 integrantes.

Fonte: Nomar Online

8 Comments

shared on wplocker.com