Marinha do Brasil participará da Operação Panamax-2012

 

Durante os dias 18 e 19 de janeiro, foi realizada, na sede do Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos da América, em Miami, na Flórida, a Reunião das Nações Componentes da Operação “Panamax-2012”, primeira de uma série de atividades programadas.

 

A operação é um exercício multinacional, existente desde 2005, focado na segurança do Canal do Panamá e região adjacente contra novas ameaças. O Brasil vem participando da “Panamax” desde 2006, com observadores, meios navais e aeronavais ou compondo Estados-Maiores.

 

Para o ano de 2012, o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, aceitou o convite do USSOUTHCOM (Comando Conjunto das Forças Armadas dos Estados Unidos da América para o Atlântico Sul) para atuar como Combined Forces Maritime Component Command (CFMCC), ou seja, Comandante de todo o Componente de Forças Marítimas Combinadas.

 

A “Panamax-2012” contará com a participação do Comando de Operações Navais e do Comando-em-Chefe da Esquadra, sendo o CFMCC exercido pelo Comandante da 2ª Divisão da Esquadra. O exercício será conduzido no período de 6 a 17 de agosto deste ano, como Jogo de Guerra, com meios navais e aeronavais simulados.

 

Esta é a primeira vez que os Estados Unidos da América deixam de desempenhar essa função, atribuindo ao Brasil a responsabilidade de Comandar uma Força cujo Estado-Maior e as Forças-Tarefas adjudicadas serão compostos por representantes de 16 países, em um total de 320 integrantes.

Fonte: Nomar Online

8 Comentários

  1. esses yankes so querem saber da nossqa estrategia de combate e passar uma estrategia ultrapaçada. seria melhor um exercicio desse com china ou russia

  2. KM..nem a Russia vem a nos e muito menos a China qua nao viaja mundo afora. Sua Marinha e pra consumo local. Se voce acha que os EUA fazem isso para passar mas informacoes ( que absurdo)o Brasil nao e tao burro assim de nao entender quando a arapuca esta sendo feita.
    Que estrategia e essa da Marinha Brasileira que os EUA ja nao tiveram fotos de satelite, espioes etce etc..

    Get real…

  3. Para uso de informação ao amigos do Blog, em nossas conversas que são bem humoradas e inteligentes, A marinha do Brasil já Afundou em exercícios militares 3 vezes Porta Aviões o ultimo foi o submarino TIKUNA que pasmem afundou o USS Karl Vinson!na sua ultima passagem pelo Brasil Fala do Capitão do PortaAvioes Americano ” ENCONTRAMOS O SUBMARINO BRASILEIRO!!! ” em seguida veio o sinal do sub BRasileiro ” USS KARL VINSON VCS FORAM AFUNDADOS A 30 MINUTOS ATRAS ROGER THAT? hahahahhaa

Comentários não permitidos.