Exército Francês recebe o seu primeiro NH90

No próximo dia 30 de Janeiro, o Ministério da Defesa Francês procederá à entrega oficial ao Exército Francês do primeiro helicóptero de transporte tático NH Industries NH90 Caïman num evento que terá lugar nas instalações da Eurocopter em Marignane e que contará com a presença do máximo responsável do Ministério da Defesa Francês, o Senhor Gérard Longuet.

Esta unidade do tipo NH90 TTH (Tactical Transport Helicopter), primeira de 34 exemplares a serem operados pela aviação ligeira do Exército Francês, a ALAT (Aviation Légère de l’Armée de Terre) foi recebida uma primeira vez em Dezembro de 2011.

Esta “segunda” entrega parece querer mostrar e refletir a importância do programa para a França e o crescente apoio das autoridades Francesas à sua indústria aeronáutica e em particular à sua indústria de defesa.

Durante 2012, a DGA prevê assinar um novo contrato para a aquisição de 34 helicópteros NH90 TTH suplementares.

Para além das tradicionais missões de transporte de tropas, o NH90 TTH está capacitado para efectuar outras tarefas incluindo o transporte de carga, evacuação médica, busca e salvamento, resgate em combate, operações especiais, transporte de personalidades, lançamento de tropas pára-quedistas, posto de comando aéreo e o apoio a operações de guerra electrónica.

Prevê-se que este seja futuramente empregue no teatro de operações do Afeganistão, para onde a França já projectou helicópteros como o EC665 Tigre HAP, EC725 Caracal HUS, SA 342 L1 Gazelle Viviane e AS 532 Super Cougar.

A versão TTH do NH90 foi adquirida também adquirida pela Alemanha, Austrália, Bélgica, Espanha, Finlândia, Grécia, Itália, Nova Zelândia, Omã, Portugal e Suécia.

A Marinha Francesa recebeu já os primeiros NH90 Caïman Marine de 27 contratados. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia : O Exército Francês receberá um total de 68 helicópteros NH90 TTH (NH Industries).

Fonte: Defensa.com

2 Comentários

  1. Isso que está em crise financeira,e o brasil como anda a nossa defesa?alo ministro da defesa,alo dona Dilma ai como vai nossa defesa?ECONOMIZANDO,para emprestar ao fundo monetario internacional.

  2. Não teria sido o motivo da “segunda entrega” o fato de o helicóptero ter voltado para a fábrica, após a entrega, por problemas?

Comentários não permitidos.