Brasil ajudará Suriname a reformar Defesa

POR ROBERTO GODOY

O governo brasileiro vai apoiar a reorganização da estrutura militar e de Defesa do Suriname, país de 487 mil habitantes e 1.840 soldados, na fronteira norte.

Na semana passada, os ministros da área de ambas as nações, Celso Amorim e Lamoure S. Latour, reuniram-se na sede da Embraer, em São José dos Campos, para ajustar os termos da cooperação. O Suriname quer adquirir de dois a quatro Super Tucanos, turboélices de ataque leve. Quer também navios-patrulha de 500 toneladas, da Emgepron, empresa mantida pela Marinha. Latour disse que os seis blindados Cascavel EE-9, armados com um canhão 90 mm, e os 15 Urutus, para transporte de tropas, recebidos do Brasil em 1983, precisam passar por um processo de revitalização. As forças surinamesas necessitam de 100 caminhões e cerca de 80 veículos diversos. Gostariam de mandar oficiais para as escolas de formação do Brasil.O pacote inclui ainda um sistema eletrônico de comunicações.

Empresários do setor ouvidos pelo Estado avaliam que os negócios em discussão podem chegar aos US$ 150 milhões – dependendo das especificações, por exemplo, dos componentes de bordo dos aviões e dos navios. Isso significa 8 vezes o orçamento anual da Defesa do Suriname. Nos últimos seis exercícios, essa rubrica tem variado em torno de US$ 20 milhões.

Aos negócios. O ministro da Defesa, Cels0 Amorim, determinou ao secretário de Produtos de Defesa, Murilo Barboza, que faça a avaliação da abertura de uma linha especial de crédito para atender à demanda do Suriname.

O problema ficou para a última parte do encontro, com a participação dos quatro chefes militares brasileiros – almirante Júlio Moura Neto, da Marinha, general Enzo Peri, do Exército, brigadeiro Juniti Saito, da Aeronáutica e general José de Nardi, do Estado-Maior Conjunto. O ministro Latour solicitou a criação de mecanismos para ter acesso aos dados do satélite brasileiro de sensoriamento remoto e também a informações produzidas pela sofisticada rede digital do Sipam, o Sistema de Proteção da Amazônia. Latour considera a ferramenta indispensável para combater ações ilícitas, como voos clandestinos do tráfico de drogas e de contrabandistas.

É um tema delicado. O atual presidente do Suriname, Dési Bouterse, eleito em 2010, foi condenado na Holanda a uma pena de 11 anos, que pode chegar a 16, por tráfico de drogas. Alega que se trata de “armação política”. O DEA, agência antinarcóticos americana, qualifica o país como uma importante conexão das rotas de circulação de cocaína.

Fonte: O Estado de S.Paulo

27 Comentários

  1. Legal essas iniciativas… isso ajuda o Brasil a ir, aos poucos, criando áreas de influencia..
    .
    Mas tb temos q pensar na reforma da nossa propria defesa..
    .
    Mas muito tem sido feito… Só de esses generais anti-esquerdistas já estarem indo pra lata do lixo, já é um grande avanço….
    .
    Esses generais malucos, anti-movimentos populares estão sendo descartados… oq ajudará e muito na reforma de pensamento das instituições de defesa….

  2. RAFAEL meu caro o Brasil sempre teve e sempre tera area de influencia no Suriname.Somos nós que lhes damos tranquilidade a respeito do porco louco Hugo Chavez.Militares e alunos militares Surinameses estão em grande numero em centros de treinamentos e escolas militares Brasileiras ja a muito tempo.Se existe um pais regional que depende de nós e a nós é amigo verdadeiro este chama-se Suriname.Jamais eles os Surinameses se dirigiriam a outro pais buscando soluções militares e acordos que não seja ao Brasil.Eles merecem e sempre mereceram tudo o que pudermos fazer por eles e sempre fizemos em todos os governos que tivemos antes que alguem ache que foi o Lula que descobriu o Suriname.Nós não compramos a fidelidade deles com subornos como fazemos com muitos outros regionais.

  3. Um país de 487 mil habitantes e o presidente condenado por corte internacional por tráfico de drogas!

    Não sei como ainda não foi invadido!

    Melhor que equipar-se(inutilmente já que até o Paraguai seria capaz de dominá-lo por ter um contingente tão irrisório), melhor seria se deixassem sua segurança a cargo do Brasil… em troca deixariam explorar algumas de suas riquezas naturais.

  4. São ótimos acordos tanto pra eles como para nóis como os amigos tamben anunciaram, temos tudo a ganhar com acordos desses, agora só falta o Brasil reviver o exército do Haiti…

  5. isso e muito bom para o Brasil manter uma esfera de influência com qualquer que seja o pais da America do Sul ou fora dela , agora eu acho melhor ao inves da restauração do urutu ou dos cascaveis o Brasil oferecer o Guarani e tambem os blindados gladiador e guara para o suriname e ao meu ver 4 super tucanos e irisorio para uma nação o certo seria ofercer uma grande quantidades de Uavs nacionais para eles e uma quantidades de avioes civis para serem utilizados pelas forças armadas daquele pais para as demais missoes

  6. Isso muito é bom para os dois países, mas o Brasil tem que se preocupar primeiro com o seu exército para depois se preocupar com os outros países.

  7. Pelo o que demonstra o Suriname apenas visa ter formas de patrulhar seu territorio e a possibilidade de adiquirir 4 ST esta dentro das possibilidades deles dentro dessa visão.Nenhum pais Latino e nem mesmo todos juntos seriamos capazes de resistirmos a uma coalizão formada por potencias a não ser a de resistirmos de forma irregular.Se viermos a termos tudo o que desejamos ter nos nossos programas de reequipamento com geoestacionario e tudo apenas poderemos ter quem sabe uns 70% de possibilidade de fazermos patrulha e interceptações e nada mais.Para o Brasil ter poder de dissuasão e poder de realmente defender-se os gastos e projeções deveriam serem a acrescidos inumeras vezes e isso siginifica deixarmos prioridades sociais tambem tão importantes e necessarias de lado…ENTÃO PAREM DE VIAJAREM NA MAIONESE E ABORTEM SUAS ESQUISOFRENIAS.

  8. A disputa do Suriname com a Guiana para os direitos de uma bacia submarina teve início em 2004, até agosto de 2007 ainda estava pendente. Ambos os governos aguardam uma resolução da ONU a respeito do embate. De acordo com especialistas, a bacia pôde deter cerca de 15.000 milhões de barris de petróleo e gás natural exploráveis.
    ————————————————————————-
    Estava observando o mapa do Brasil e das Guianas. Nós não temos nenhuma cidade ou estrada no Planalto da Guianas. Agora fiquei assustado! Não temos ligação física com esses países.Só por avião.

  9. UMA DUCHA DE ÁGUA FRIA NO MALUCO BELEZA
    .
    .
    Todos os países naquela região do Norte do Brasil,deve ter um tratamento especial por parte do governo brasileiro.
    .
    Não é de admirara que a França tem um certo esmero com a Guiana francesa,devido a pretensão do Hugo Chaves com as Guianas,em especial a Suriname.

  10. fraternidade entre mendicantes… louvavel… vamos fornecelhes atiradeiras e comprar para nós estilingues…

  11. É né LUCENA a Guiana Francesa territorio pertencente a nossa aliada estrategica França não é mesmo e mais a esquerda o amigo Hugo Chavez e seus Sukhois.Inclusive vale apena salientar que a França possui base espacial na Guiana mas que não progridem na mesma e morrem de inveja de Alcantara.Tenho notado que pelo visto muitos frequentadores deste espaço devem estarem bem inteirados da realidade que tramita nos meios de informações mas não nas informações das midias GDAs e sim na informação de Estado.Sera que o que voces pensam é o mesmo que pensam a nossa inteligencia?Tenho certeza que não.Mas continuem assim porque esses assuntos não são para conhecimento geral,mas voces podem terem muitas surpresas mais na frente e no momento certo saberão talvez.Estamos cercados de amigos na fronteira norte e sudoeste que merecem tudo de nós não é mesmo rsrs rsrs Tem coisas que rolam que não chegam a conhecimento nem do governo e dependendo nem do Estado Maior.

  12. LUCENA meu caro pegue um mapa do continente Americano e abra-o sobre a mesa.Ponha a ponta de um compasso sobre Manaus e abra o mesmo ate 20% do territorio do Paraguai.Depois faça um circulo.Com o compasso abre na mesma proporção do primeiro circulo coloque-o sobre Belem e faça outro circulo.Ponha o compasso tambem sobre Porto velho e faça um terceiro circulo.Então tudo o que esta dentro destes 3 circulos nós os Brasileiros monitoramos meticulosamente 24 horas por dia.Veras que atingimos a costa pacifica dessas nações,boa parte do caribe aproximando-se inclusive da florida e boa parcela do Atlantico.Tudo isso sera acrescido de uma monitoração muito mais detalhada e inclusive de meios de comunicações onde se incluem internet,telefonia e muito mais.Tudo é observado,como em terra observamos tudo tambem ainda mais depois do mole que deram em Alcantara.Não subestimem a Inteligencia Brasileira pois muitas nações com excelencia em inteligencias respeitam muito a nossa.Tudo,todos são observados embora OFF né.São coisas que são essenciais a um pais com a importancia e aspirações do Brasil mas que devem tramitar em segredo por envolver alem de segurança nacional tambem relações externas.Tudo o que o mundo Ocidental necessitam informarem-se na America do Sul recorrem ao Brasil.Conhecemos todas as serpentes,escorpiões,lacraias e ratazanas que nos cercam.Não é porque somos geridos por bandidos e termos forças armadas defasadas que em inteligencia sejamos mediocres como ate muitos idiotas pensam.

  13. Meu caro colega 1maluquinho, donde tiraste essas informações rsssss coisa que menos de 1% sabe e que não convem que se deixe tranparecer, isso é off meu caro embora alguns só desconfiam.Abraços

  14. Hugo Chavez deve ate as calçinhas a Russia,China e Brasil.Nem sempre havera um MANGUACEIRO complacente no Alvorada e veremos se a Russia e a China abrirão mão de receberem o que lhes devem.Conclusão,o povo venezuelano passara fome para pagar os sonhos de um idiota que tenta ressuscitar uma ditadura unica regional.Quando a Cobra fumar para o lado dele veremos se a Russia vira defende-lo.Milagreiros não existem,todos eles são embusteiros que que fantasiam sonhos golpistas de perpetuações de poder.Que o digam Chavez e Jobim que para muito de voces são tidos como Deuses rsrs O Deus vermelhinho e o deus azulzinho rsrs O Deus vermelhinho sucumbira engolido por sua propria ganancia e o Deus azulzinho sonha um dia voltar a cena quem sabe a frente de uma coalisão humanitaria como libertador e protetor de oprimidos ou de vendidos???rsrs rsrs Aqui monitoramos e identificamos todos e ocidentais sabem disso e nos cobrão afinação com suas paranóias.Suspeito sera sempre suspeito e apreciado,se é procurado ou se pratica ilicito em nosso territorio sera preso e isso corre OFF ou ate simplesmente pulverizado porque peçonha se extingue e não se engorda.Tem muito bico de fogo apontado no coco deles todinhos e como não somos segregacionais tudo o que é externo é alvo comum.Sorriam pior que o Afeganistão É AQUI.Não sei o que mais é mais prazeiroso se a tremedeira de gringos ou as ejaculações bostéricas anais multiplas dos cagões pois a satisfação do guerreiro é ver o terror estampado na cara adversa.

  15. Bom, em muito concordo com o que 1maluquinho disse. Além do mais o Suriname não quer se armar para enfrentar outro país, já que pelo próprio contigente de seu exercito seria impensável qualquer tipo de confronto militar. Mas eles precisam patrulhar seu território para pelo menos evitar ações ilícitas ligadas ao narcotráfico e exploração ilegal de seu território. Nisso o Brasil pode sim ajudar e muito pois temos tecnologia e equipamentos de ponta para oferecer além de um exercito competente para treina-los. Só como exemplo o ST que já querem adquirir e radares saber 60. Não tenho dó do Brasil nem do Suriname mas sim daqueles de mente pequena que fazem comentários infundados. Não temos as formas armadas mais bem equipadas do mundo mas nos últimos anos pode-se notar uma grande melhora e inúmeros projetos em andamento. E volto a dizer, não vamos conseguir reverter décadas de descaso em apenas alguns anos. Então, paciência. Já virou costume comparar nossas forças com superpotências ou mesmo achar que temos que nos armarmos a ponto de enfrenta-las. Hoje em dia nossa realidade está muito longe disso. Pelo contrario, as grandes potências tem muito mais a ganhar sendo países amigos e até mesmo aliados do Brasil do que ganhariam entrando em conflito conosco. Claro que não podemos deixar nossa segurança de lado, pois não sabemos o que nos espera a frente, mas com certeza estamos indo a um ritmo satisfatório, com certeza muito melhor do que poderíamos prever a anos atras.

  16. Correto R22 os mais prejudicados com uma guerra no Brasil é a Europa Ocidental onde inclusive alguns paises tem mais aplicações aqui do que em seus prprios territorios e os EUA tambem seriam muito afetados tambem.O Suriname poderia dar como garantia a exploração petrolifera em sua plataforma maritima a China por exemplo e se armar-se bem.É mais facil eles fazerem acordos proveitosos com o Brasil.Na America do Sul eles são os que mais demonstram sincera amizade e reconhecimento por tudo que sempre fizemos por eles.Não sei atualmente mas os governos passados Brasileiros sempre fizeram doações generosas de dinheiro a eles e a Bolivia tambem ate antes de Evo Morales.Se a Venezuela ousar pensar em ter a intenção de invadi-los comprara gratuitamente um serio problema com o Brasil.Hugo Chavez ja teve esta intenção e foi gravemente advertido pelo governo Brasileiro ficando no anonimato ate O COMPLACENTE MANGUACEIRO surgir para ele e Evo Morales começarem a porem as garras de fora pois sabiam que encontrariam complacencia da QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS.Hugo Chavez não arma-se contra os EUA e sabe que não tem condições de enfrenta-los e usa isso apenas de retorica para iludir tolos.Hugo Chavez arma-se contra o Brasil e fomenta litigio do Brasil com a Bolivia sendo que a Venezuela tem um antigo litigio com o Brasil e que ninguem fala sobre isso.Em muitas escolas Venezuelanas nos departamentos fronteiriços do sul ensina-se que uma grande area de terra no territorio Brasileiro pertence a eles.

  17. Mais uma EFCB-Ejaculação Fecal Cerebral Bucal de uma besta chamada MAG-Marco Aurelio Garcia.Agora a Besta do Alvorada DEFENDE O CALOTE EUROPEU COMO UNICA FORMA DE SAIR DA CRISE aos moldes Argentinos rsrs “”O jornalista francês Bernard Cassen, fundador do Diplô, e o historiador Marco Aurélio Garcia, assessor para assuntos internacionais da Presidência, participaram de debate promovido pela Carta Maior, no Fórum Social Temático. Enquanto Cassen considerou que as medidas de austeridade não solucionam as raízes da crise, Garcia avalia que apenas um calote, como fez a Argentina, poderá colocar os europeus no rumo do crescimento econômico. Ele alertou, porém, que falava como “pessoa física”, e não membro do governo brasileiro””….Fonte: O OUTRO LADO DA NOTICIA http://www.outroladodanoticia.com.br/

  18. é isso aí 1maluquinho mas cuidado para não falar d+.
    com relação ao suriname só espero que a inteligencia brasileira esteja atenta. ja que o exercito do suriname é treinado em guerra na selva no sigs aqui no brasil, sendo que alem da amazonia não existe muitas selvas pelo mundo, assim é melhor manter o suriname por perto.

Comentários não permitidos.