71 ANOS – Conheça a história do Patrono da Força Aérea Brasileira (Veja Vídeo)

No dia do aniversário do Ministério da Aeronáutica (71 anos), 20 de janeiro, será lançado no Clube da Aeronáutica de Brasília, às 19 horas, o livro “Brigadeiro Eduardo Gomes, Trajetória de um Herói”. A obra escrita por Cosme Degenar Drumond é uma biografia do Patrono da Força Aérea Brasileira, duas vezes Ministro da Aeronáutica e precursor do Correio Aéreo Nacional (CAN). Para comemorar a data, a Agência Força Aérea preparou um vídeo que conta um pouca da história desse personagem histórico.

No livro é possível conhecer a fundo várias histórias da vida do Brigadeiro Eduardo Gomes, que na realidade atingiu o posto de Marechal-do-Ar. Nascido em 1896, em Petrópolis (RJ), Eduardo Gomes formou-se pela Escola Militar do Exército Brasileiro em 1918 e participou de episódios históricos como o movimento do “Os 18 do Forte”, a Revolução de 1924, a luta contra a Intentona Comunista de 1935 e a Segunda Guerra Mundial, quando comandava unidades que atuavam na patrulha anti-submarina na costa do Brasil. Em 1991, dez anos após sua morte, recebeu o título de Patrono da da FAB.

Vídeo:

Fonte: Agência Força Aérea

6 Comentários

  1. reza a lenda que o doce de aniversario “brigadeiro” tem esse nome em homenagem ao brigadeiro gomes, as moçoilas de petropolis, encantadas com o aviador, varavam as noites a lhe produzir guloseimas, a fim de pegalo pelo estomago, e batizaram o doce de chocolate de brigadeiro em sua homenagem, esse era cabra macho…alem de ter combatido comunistas, ter sobrevivido a tiro de fuzil, ainda era pegador,kkk, era arame farpado e não arame liso( que so cerca mas não machuca) rsrs


    brincadeiras a parte, o que o brigadeiro gomes, patriota, defensor da democracia e patrono da FAB, não diria de seus sucessores nos dias de hoje?? um bando de acomodados, brigadeiros come e dorme, que ao invez de cumprirem com sua obrigação institucional, e cobrarem por melhorias para tropa fabiana, aumentarem seu moral, ficam fazendo politicagens nos arredores de brasilia, enquanto os bravos tecnicos aviadores e pilotos, tem que tirar leite de pedra em seus esquadões, ( e tiram) o comando so se preocupa com o bem aparelhado GTE, onde tudo e novinho cintilante para servir de taxi-aereo para policalha( aibus A380, embraer erj novinho, embraer 190, helicopteros com ar condicionado) lamentavel.


    so fose hoje não seria um doce que os brigadeiros homenageariam, mas uma fruta, A GOIABA !!!

  2. bom historicamente no ambito das forças armadas não se pode discutir más por outro lado este homem não deixo muito amigos não aqui na minha cidade parnamirim onde nasceu e se encontra a base aeria de natal onde o mesmo foi comandante muito tempo deste trampolimda vitoria,minha cidade se chamou eduardo gomes por causa deste ilustre senhor como a população reivindicou um plebiscito para volta o nome anterior ,parnamirim ,pois ele não agradou a muitos aqui não,mais parabens pelo feito honroso da nossa patria.sds.

  3. E aquele docinho das festas de aniversário tem esse nome em função da campanha a Presidência do Brigadeiro Eduardo Gomes.

    O doce chamava-se negrinho, mas suas fãs e eleitoras, para dar uma força na campanha, o ofereciam como santinho dando-lhe o nome de brigadeiro. O slogan da campanha era; “Vote no Brigadeiro, ele e bonito e é solteiro”.

    por sinal morreu solteiro e morou com a mãe até ela morrer…
    E o nosso ITA – INSTITUTO TECNOLÓGICO DA AERONAUTICA que sofreu todo tipo de bombardeio do brigadeiro Eduardo Gomes?

Comentários não permitidos.