Submarinos nucleares, urgência e emergência

Colaborador: Paulo Ricardo da Rocha Paiva – Coronel de Infantaria e Estado-Maior

No final do ano passado, o almirante Luis Humberto de Mendonça, chefe do estado-maior da Armada, em audiência pública na Comissão de Defesa e Relações Exteriores do Senado, vaticinou um prazo a perder de vista para a Marinha do Brasil se capacitar a garantir as formidáveis reservas de petróleo do pré-sal, a bacia do rio Amazonas e os 7.941 km do litoral brasileiro. É por demais preocupante! Sem falar nos paliativos, mas enfatizando apenas aquilo que pode fazer a diferença, seriam necessários seis submarinos nucleares para se pensar em cumprir aquela missão, belonaves que só estariam em condições de emprego em 2030. Que grande piada! E se os grandes predadores militares resolverem, de repente, mostrar as unhas no entorno dos lençóis pré-sálicos brasileiros? O País tem que se capacitar o quanto antes para enfrentar este tipo de ameaça. Se pensarmos em gastos, vamos ver que temos dinheiro sobrando para, sem abrirmos mão da construção de um protótipo com transferência de tecnologia em parceria com a França, adquirirmos no mais curto prazo naquele país cinco submergíveis atômicos da classe “suffren” pela bagatela de R$ 32,5 bilhões, nada mais nada menos do que R$ 6,5 bilhões por unidade.

Os governantes serão os primeiros a entoar aquela toada cretina de que não há dinheiro. Acontece que temos muito e de sobra: só o “Impostômetro”, aquele painel que alerta o cidadão do quanto estão desvalorizando o seu salário mensal, acusa total que já ultrapassa a casa dos R$ 4 trilhões. E reservas de US$ 352,012 bilhões. Já os “especialistas de sapato alto metidos a donos da verdade” vão dizer: “armamento/equipamento nuclear não se vende”. Acontece que isto não é bem assim, existem precedentes. Além disso, se o preço da unidade foi especificado é por alguma razão.

Fonte: Jornal do Comércio

50 Comentários

  1. Só pode ser piada , comprar subnuc,s da frança.
    Seria muito mais interessante & rentável para o país , usar esse dinheiro todo , para , a parti desse primeiro subnuc nacional , acelera-mos o desenvolvimento dos próximos .
    Ou criar uma formidável força de superfici. ( com aeronaves de asas fixas ,héli,s.. variados , uns 3 porta aviões etc..)
    Mas como estamos nessa de ajudar a Europa , com certeza vamos comprar esses subnuc,s franceses.
    Vergonha , é a única expressão que posso expor .
    Se fizerem isso , o Ministério Público Federal vai ter que agir, e com nossa ajuda ainda por cima .

  2. foxtrot, nós não tamos comprando sub nuclear da França, tamos comprando o casco, o que é bem diferente. Toda a parte nuclear tá sendo feito pela marinha em Aramar. E na parte que cabe a França eles tão fazendo a transferencia da tecnologia. O sistema de armas, comunicações, etc… será os padrões da marinha.

  3. Coronel tem razão se esperamos muito seriamos como avisar para os lobos onde as galinhas se escondem, 30 anos para fazer um submarino então os EUA, entraram no livro dos record’s pois agora há um tempo atraz, Obama disse que Northgruman ia cosntruir 2 Subnukes a cada dois anos totalizando 18 Subnukes para USA NAVY, VEJAM ESSA MATÉRIA É UMA COMEDIA NOSSO BRASIL, AS BARATAS ATUALIZADAS DA AMERICA DO SUL VÃO SER ESMAGADAS, VEJAM ISSO,
    http://knowledgeispowerquiumento.wordpress.com/article/poder-militar-dos-eua-2tlel7k7dcy4s-17/

    http://www.naval.com.br/blog/2009/07/08/russia-quer-exportar-40-submarinos-ate-2015/

    E TEM MAIS SO DA CLASE OHIO ELES TEM 45 SUBNUKES,

    DA CLASE VIRGINIA MAIS 5 E DA

    CLASSE SEAWOLF MAIS 3 É AINDA VEM UM NOVO ARSENAL TOTALIZANDO 18 UNIDADES DA CLASSE SEAWOLF ATUALIZADOS SERÃO LANÇADOS 2 SUBNUKES A CADA 2 ANOS É COMO O TIO SAM NINGUÉM PODE COMPETIR É PIADA DE MAU GOSTO, É AINDA TEM POLITICOS COM UMA VISÃO CEGA DESSAS QUANDO VEREM ISSO TUDO INDO EMBORA VÃO SE ARREPENDER PORQUE DEPOIS JÁ É TARDE, SE PARA CONSTRUIR UM SUBNUCLEAR É ESSE TRABALHO TODO IMAGINE 6 OU UMA DÚZIA, Os mensaleiros não vão gosta de gasta o nosso dinheiro com os milicos eles querem é compra com nosso dinheiro é fazendas, terras, empresas, exportar dinheiro para paraisos fiscais etc…Viva as Forças Armadas, morte aos entreguistas do senado é a turma do pig, esses esquerdistas so atrapanham, para presidente Gen. Heleno com certeza, Selva.

  4. Faltam mais informacoes nesse artigo.Ficou tudo pairando no ar.Diga onde esta a grana, onde podemos comprar esses nuke subs, as armas, quantos podem ser feitos no Brasil. O artigo e um tira gosto..faltou chegar a mesa o jaba.

    Desse jeito vai faltar verba pra Bolsa Familia..50 R por mes e olhe la pra cada um..se tudo falhar.. faz amizade com o dono da bola e pede pra entrar debaixo do guarda chuva.

  5. ..e estamos comprando o casco e a tecnológia dos mesmos, p montar-mos o n subnucksc os n reatores ;só espero q o n amados “lideres” aprendam a contar ao menos até 6 e p ontem.sds.

  6. CORONEL o que podemos faser? alem de debater,sou civil não tenho nenhum parente militar,mas sei que é um prazo muito longo,da tempo das galinhas criarem dentes,como o povo pode eleger boca abertas,que não estão nem ai,sou a favor do brasil triplicar os gastos militares para recuperar o atraso,porem não posso faser nada,o que posso faser?tenho certesa que muitos que postam neste blog gostariam de faser alguma coisa,pois é eminente um ataque aos intereses brasileiros,pois as reservas mundiais esta acabando e as potencias jamais vão querer deixar de ser potencia,e farão de tudo para os emergentes ficarem onde estão,por este motivo existe o famoso g-7 e os caças onde estão,uma defesa aérea de assombrar onde está,nosso satelite militar onde está,submarinos convencionais de ultima geração onde está,submarinos nucleares onde está,fragatas atravessadores de ultima geração armados até os dentes onde está,este governo tem que se agilizar,mas o que podemos faser alem de blogar,temos que faser algo,pois somos brasileiros e sabemos das nessesidades e do perigo que nos rodeia.

  7. Os Submarinos nucleares não tem tanta urgência e emergência nesse momento!
    Deveríamos ter é uma força de submarinos convencionais, condicente com o tamanho do país, umas 20 ou 30 embarcações isso sim com urgência e emergência !
    Ou seja o submarino nuclear pode esperar,e infelizmente pouco diferença fara a nossa marinha caso não tenhamos armas eficientes para municiá-los !

  8. É só analisar quanto que os países da OTAN gastam em investimentos na defesa para sair pelo o meio do deserto indo atrás de petróleo matando meio-mundo de gente e destruindo soberanias nacionais!.. Daí se tira o que poderão fazer por causa do pré-sal e mais um mundo de riquezas na AS. Muitas autoridades estão fazendo o que podem!.. O que podem!.. porque diante desta bandalheira.. mas nada que uns espíritos indignados surjam insuflando patriotismo e raiva do descaso!
    É um jogo de xadrez dentro de outro jogo de xadrez!.. Mas se tais autoridades enchergarem o jogo de xadrez maior e com base nisto jogar os menores, aí o Brasil sairá dessa.

  9. o problema mesmo sao os prazos muito longos mas em referencia a outros governos esta muito mais adiantado e hoje tem algum plano coisa que antes nao tinha mas sobre os prazos estamos junto muito tempo para fazer coisas que em outros paises fazem rapido

  10. Putz! Meus irmãos, vivemos em um barril de pólvora com uma população com mente de zumbi.
    Sempre que posso eu falo com as pessoas de meu cículo digo trabalho, faculdade, em casa e os amigos, eu falo sobre isto e o perigo em que vivemos.
    Os mais sensíveis e inteligentes concorda e aborda isto mas tem gente que genéticamente é tapada mesmo e se acham inteligentes, daí é impossível eles captarem isto mesmo no momento de sofrimento.

  11. Que mais me espanta é o BRASIL conseguir criar um reator e não ser capaz de projetar o casco do submarino,acredito que a criação do reator seja mais complexo que o casco!
    E a maquete que esta no Centro Tecnológico da Marinha é uma maquete de mentirinha?
    O sistema de armas, comunicações, etc nela representados não foram realmente projetados?
    Parece que se gastou muito e produziu pouco antes do convênio com os franceses e que agora tudo dará certo com a criação do Prosub!
    Mas se tudo correr bem como esperamos,teremos gasto mais de 50 anos para chegarmos ao submarino nuclear ,contando desde o inicio quando a marinha tentou faze-lo sozinha!

  12. Discordo totalmente quanto a aquisicao de material de prateleira.So teremos forca militar real se fabricarmos tudo aqui.Capacidade pra isso nao nos falta,o que falta e vontade de fazer.

  13. Uma frota de uns 10 subnuc, mais mísseis,com capacidade de levar uma ogiva, com alcance de uns 2500 KM, deixaria qualquer oponente se borrando. Esse seria um porrete grosso.

  14. Que estamos vulnerável ninguem duvida, mas me surpreende o parco cometario desse coronel.
    Temos que criar a nossa tecnologia, chega de compra fora, e eternamente ficarmos dependente das grandes potencias bélicas.

  15. Prezado Coronel Paulo Ricardo.Submarinos nucleares para nós Brasileiros que em nossa constituição nos proibe o uso de artefatos nucleares e que por acordos não podemos fazermos uso de balisticos de longo alcance apenas seriam um meio de locomoção com grande autonomia sofisticado e nada mais.Mas o nobre amigo por experiencia profissional sabe que para um pais fragilizado belicamente e com imensa costa a defender Submarinos são a mais eficaz arma.Não entendo porque com espertease que temos em submarinos convencionais e um escelente estaleiro naval militar com capacitada equipe de engenheiros e tecnicos não fazemos independentemente de alterarmos o programa PROSUPER submarinos convencionais e pequenas Fragatas mas rapidas,sofisticadas e bem armadas.Não entendo porque tambem não priorizamos sistemas antiaereo e antimisseis costeiros.Não serão Astros 2020 que nos darão essa possibilidade de defendermos o pré-sal e nem mesmo são para este empregos mas plataformas as quais ainda não temos condições de fazermos mas que podemos compramos como a S-400.E tambem vetores aeronauticos de grande autonomia,supremacia e caracteristicas anti-submarinos como o SU34Fullback.Se tivessemos somente o que citei teriamos condições de defendermos nossos interesses.O que vemos hoje no Brasil é o leiloamento do setor de defesa a empresas despreparadas no segmento nacionais formando consorcios com lobos do ramo extrangeiras.Os projetos de longo prazo mais servem para gerarem oportunidades de ganhos ilicitos gerando prestação de serviços que geram desvios.Nada nesse pais é levado a serio e sempre foi dessa forma nesse governo e nos outros anteriores.Falta ao Brasil verdadeiros Brasileiros.No ultimo dia de trabalho no Congresso antes de entrarem em recesso foi uma sexta-feira e no final do expediente o Congresso liberou para a Presidencia da Republica verba de 68 Bilhões de Reais retiradas da Arrecadação Anual da União correspondente a 20% da mesma.Jamais se destina uma verba tão grande de forma tão rapida sem estudo,sem debate e em segredo.Se existe o segredo é porque existe a prioridade,se fosse para obra da copa,educação,saude ou outra prioridade isso levaria tempo habil de entendimentos ate que fosse liberado.Foi liberada prontamente em carater de urgencia e com sigilo.So pode ser destinada a compras estrategicas de segurança e defesa.Espero que não seja para emprestarem a Hugo Chavez que ja equipou suas forças armadas com o dinheiro do contribuinte Brasileiro e muito menos que seja repassada a Argentina para se reequipar contra a Inglaterra.2012 é a data limite e se nada significativo de peso for feito para trazer segurança ao Brasil e nos proporcionar o minimo que um povo deve e merece ter que é capacidade de se defender eu deixarei de acreditar no meu pais e passarei a ser inimigo declarado deste sistema embusteiro DESSA REPUBLICA DE RATAZANAS…Desde ja agradeço ao nobre amigo por sempre nos proporcionar materias de reflexão embassadas de conhecimento e patriotismo.Obrigado.

  16. Capacidade de causar serios danos e pesadas perdas a um seperior invasor ou coalizão SÃO DEFESAS ANTIAEREAS E ANTIMISSEIS DE CURTO,MEDIO E LONGO ALCANCE…Justamente este quesito É A MAIOR DEFICIENCIA DO BRASIL.O resto se completa com nossa bravura e determinação.O maior exemplo disto é o heroico exemplo dos Tupynambás que preferiram o exterminio que a subjugação.Que não sejamos inocentes como eles foram apos terem derrotado heroicamente o superior invasor de forma humilhante estes enviaram a Igreja para pedir a paz e foram enganados pelos sacerdotes do Diabo Jose de Anchieta e Manoel da Nobrega que os atrairam para um acordo de paz ( TRATADO DE YPERUIBE ) depondo as armas e quando retornavam a Guanabara foram covardemente massacrados e exterminados findando assim a Confederação dos TAMUYAS pois todas as demais etnias não tinham a coragem e bravura destes heroicos Brasileiros que na verdade são os primeiros martires de nossa liberdade…Um povo que desconhece sua propria historia alem de ser um povo sem cultura é um povo sem identidade.

  17. EEUCOMISSO ja vi que não entendes nada de estrategia militar porque a area mais urgente é justamente aquela que nossos estrategistas nem olham e nem pensam DEFESA ANTIAEREA E ANTIMISSEIS isso é que faz a diferença em defesa a um pais grande e fragilizado belicamente…FOGUETADA POR DENTRO DA CARA AFASTA ATE O CAPETA O QUE DIRA COMBATENTES BUNDÕES COMO OS OCIDENTAIS.E SUBMARINOS NÃO PARA PATRULHARMOS MAS PARA COM OUSADIA OS SURPREENDERMOS NO MEIO DO CAMINHO CAUSANDO-LHES SIGNIFICATIVAS PERDAS.Em uma guerra aquele que tem desvantagem belica se sobressai ousando,versatilizando e acima de tudo com coragem supreendendo.Aquele que acha o Brasileiro pacato,medroso e complacente engana-se,somos verdadeiros canibais quando enraivecidos e muito sanguinarios.Os gringos sabem disso so quem faz não saber ou não sabem são aqueles que a isso deveriam temerem e muito OS EMBUSTEIROS TRAIRAS E VENDIDOS que podem serem devorados a qualquer momento.

  18. O Coronel Paulo Ricardo da Rocha Paiva esta certissimo… explico… tenho verdadeira fascinação por ferramentas… tenho varias… qndo vou a uma loja de ferramentas quero levar sempre alguma coisa… as vezes acho caro, mas me lembro que caro é precisar e não ter/b>… dai compro, mesmo com sacrificios… se isso se aplica a simples pessoa, qnto mais a um pais, ainda mais a sua SEGURANÇA… ou seja, deveria ser crime de lesa patria não aplicar os recursos necessarios a defesa do pais e de sua população… mas como já tratei em outros coments, os esquerdistas que ai estão não tem interesse de armar as FA’s nacionais com a devida força que merecem… novamente, apatridas, vendilhões, entreguistas, rancorosos… me faltam qualificações para essa gente… mas fazer o que?… estão no poder… so nos resta rezar para não sermos alvo de ambição internacional… dizer que não tem dinheiro é a maior mentira que podem falar… se deixassem de desviar só 50% do que ROUBAM DE NÓS, teriamos a maior força armada do hemisferio sul… saudações…

  19. É fato que precisamos de mais subs que o planejado mas deveríamos aumentar o números de Scorpenes convencionais que já começamos a construir, sendo mais fácil simplesmente aumentar o número de pedidos. Quanto ao ao nosso SBN não acho que tenhamos que construir mais de um logo de cara já que, sendo o primeiro projeto nacional nesse tipo de submarino e também o primeiro reator nuclear a ser desenvolvido no país, ainda teremos que comissiona-lo e opera-lo algum tempo antes de partir para o segundo. Com certeza teremos muitos problemas a serem resolvidos e melhoras a serem feitas para que tenhamos um SBN “no estado da arte”. Investir em mais de um Sub nuclear de uma vez só é jogar dinheiro fora. Então por enquanto temos que investir em mais Subs convencionais.

  20. ” vão dizer: “armamento/equipamento nuclear não se vende”. Acontece que isto não é bem assim, existem precedentes. Além disso, se o preço da unidade foi especificado é por alguma razão.”
    Sera que o precedente que o autor se refere seria o ”aluguel” do submarino nuclear Nerpa para a Índia ?
    Alguém ai sabe de ”venda oficial” de armamento nuclear entre países? se souberem digam por favor !

    Eu sinceramente não acredito que a França nos venderia um submarino nuclear,tenho muito receio com esse país,principalmente com a traição que fizeram com os argentinos em 1982,com a Guerra da Lagosta e recentemente na Líbia.
    Nenhum membro da OTAN nos venderia submarinos nucleares,somente a Rússia(em tese) seria capaz de nos vender um equipamento desses !

  21. Ronin disse:
    19/01/2012 às 21:46

    Porque a França foi a única que concordou com a transferência de tecnologia ( e que de fato está acontecendo, com engenheiros e técnicos da Marinha e civis fazendo cursos na França.)Rússia não concordou, EUA e Inglaterra não fazem submarinos convencionais, China nem foi cogitada, Alemanha se propôs a ajudar com o casco do nuclear, mas eles também não tem essa tecnologia.Logo, restou a França, que concordou cobrando por isso.E antes que digam que ” cobraram caro”, é bom lembrar que o “pacote” inclui os 4 convencionais, casco do nuclear, estaleiro, nova base naval e transferência de toda a tecnologia.

  22. Descordo da opinião dele. Na minha opinião devemos fabricar tudo no Brasil, paciência se isso vai demorar um pouco mais de tempo. Devemos nos tornar totalmente independente de outros paises do ponto de vista bélico e conquistar a verdadeira soberania. Devemos nos lembrar tambem que alem da compra de submarinos, o Brasil está focado tambem na construção de submarinos em territorio nacional, com tecnologia nacional e desenvolvido totalmente por brasileiros. Portanto a transferencia de tecnologia entre França e Brasil é de grande importância para o nosso país. A MARINHA TEM UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO PERFEITO, E ESTÁ AGINDO DE FORMA TOTALMENTE CORRETA.

  23. O nosso submarino nuclear não vai possuir sistema de lançamento de misseis(ao menos não o primeiro), talvez os proximos sim, já ha intenção da marinha de faze-lo. Talvez uns 6 SN-BR já causem um certo medo. A principal vantagem do nuclear é sua capacidade de ficar em baixo d’agua por meses e seu alcançe e velocidade. Porém para defesa o diesel-elétrico é muito melhor, já que é infinitamente mais silencioso podendo surpreender facilmente uma frota inimiga. E a Russia emprestou, ou seja, fez liesing do seu submarino nuclear, não vendeu. Ha um abismo entre um e outro, e creio que a França faria um liesing se pedissimos. Além do que, a India ta fora da area de influencia americana, vide a resposta deles quanto ao Irã que disse em outras palavras:”Fazemos comercio com quem bem entendermos e pouco me importo com o que você pensa.”

  24. CABEÇA DE JARRO eu tambem gosto dos Alemães como parceiros e sempre nos servirão.Alemães e Russos são excelentes criadores de tecnologias e negociam conosco diferente dos demais Europeus e Americanos nos disponibilizando o equipamento para testarmos e aprovarmos.Em negocios tudo é possivel.Não acredito que a França e a Alemanha nos venderiam Submarinos Nucleares de prateleira por não quererem se indisporem com Americanos mas acredito que a Russia nos venda.A Russia tem Submarinos convencionais parados,grandes mas rapidos e talvez poderia haver a possibilidade de nós os convertermos em nuclear com nossa tecnologia.Para mim um Submarino nuclear sem armas nucleares é como um computador sem internet,a unica vantagem é o maior tempo de submersão dificultando a localização aumentando a surpresa.Mesmo um pequeno submarino e não tão sofisticado como os do Irã podem por uma esquadra inteira em desespero.A espertease da tripulação submarinista e o conhecimento das aguas (corrente,densidade) faz muita diferença.Em todas as simulações o NAe São Paulo e suas escoltas foram postos a pique PELOS ENFERRUJADINHOS.O Brasil possue excelentes submarinistas e no Atlantico Sul eles são NETUNOS.

  25. Qual os ciclos médios das guerras?
    .
    Será que até 2030 nada vai acontecer?
    .
    Incrível que haja no PB comentaristas que estão viajando na maionese…
    .
    Não entenderam até agora que o Brasil está com suas riquezas expostas.
    .
    Nossas defesas não dão nem para a largada. Na primeira chuva de simples BGM-109 Tomahawk já sofreriamos perdas “irreparáveis” e desastrosas.
    .
    Apesar de termos que ter capacidade tecnológica bélica própria de alta performance, nossas atuais FAs (de hoje – agora, não de amanhã) estão precisando de uma macissa compra de prateleira sim. Ou os senhores acham que poderão nos defender com arcos e flechas? (fal, 38, rpg, 2 submarinos diesel, blindados defasados e na oficina, um punhadinho de jatos etc).
    .
    Atenção::::
    .
    Gostaria que todos que foram contra essa proposta urgente de compra de subnucs de prateleira para ontem, retornem aqui nos comentários e nos digam como fazer uma defesa mágica do Brasil com o armamento disponível “hoje” nos nossos quartéis contra uma OTAN, USA, China, ou Rússia que são os atuais donos do campinho??????????????
    .
    Se vcs não derem uma resposta convincente, por favor, parem de falar idiotíces. Senão vai ficar claro qual o papel de vcs em nosso país.
    .
    .
    PS: “Urgência e emergência” corretíssimas palavras colocadas no artigo acima.

  26. Alguns se perguntam oque pode um cidadão comum fazer para mudar o estado em que se encontram as coisas nesse país?
    Podemos fazer muita coisa,para começar deveríamos ser brasileiros de verdade,nos preocuparmos com a política ao contrário de dizermos:
    -Eu não gosto de política!
    Muita gente menospreza o voto,votando em qualquer um, ou naquele que todos sabem ser corrupto mas sempre vence.
    Muito da mazela desse país se deve ao desmazelo de seu povo,que acha até hoje que quem é a favor do país é ”comunista” ou baderneiro.
    No BRASIL coisas dantescas já são normais,como crianças grávidas,nudez a qualquer hora nos meios de comunicação,exaltação da violência ,corrupção em todos os níveis, flanelinhas que nos extorquem a todo instante e as autoridades nada fazem!
    Tudo isso acontece porque o povo perdeu as esperanças,deixou de ser brasileiro,quer ser uma caricatura estadunidenses !

  27. Concordo com o Coronel! 20 anos para ter 6 subs é uma piada. Mas nós temos alternativas mais baratas enquanto isso.
    .
    -> Com esses mesmos R$ 32,5 bilhões poderíamos construir 15 convencionais(que já sabemos fazer – Tikuna!)e ao mesmo tempo investir em mísseis anti-navio de qualidade e em grande quantidade(comprando fora se necessário). E também forte defesa anti-aérea ( S-300, 400 e Tor-M1 ). Teríamos com esse mesmo custo uma força de dissuasão respeitável e poderíamos planejar com mais calma nossos subs nucleares e nossos ICBMs. Isso não é nada demais e não é impossível, falta é vontade política e nacionalismo.

  28. Ronin disse:
    19/01/2012 às 21:46

    Porque a França foi a única que concordou em transferir tecnologia ( e de fato está acontecendo). EUA e Inglaterra não fabricam submarinos convencionais, Rússia se negou a transferir tecnologia, China nem foi cogitada.Alemanha se propôs a ajudar com o casco do nuclear se comprássemos o 214, mas eles também não tem a tecnologia necessária.
    Quanto ao preço, lembre-se que estão inclusos os quatro convencionais, o casco do nuclear, um estaleiro e uma nova base naval para submarinos ( que será enorme, é bom que se diga) e transferência de toda a tecnologia.

  29. O Brasil tem dinheiro sim!!!

    Mas já houve alguma venda de um sub nuclear para algum país?

    Se pressionar dá pra entregar os Scorpene bem antes do prazo!

    Principalmente se a tecnologia na construção for empregada também na parte civil do pré-sal e demais áreas produtoras no oceano.

    O Brasil ainda importa a grande parte dos componentes mais avançados para extração, apesar de ter 70% de nacionalização.

  30. Ao amigo César Pereira, E verdade é muito dificil projetar um sistema que aquece muito é fazer o aferrecimento com água, muitas libras de pressão, aço com uma liga especial para fica resistente, hoje tempos dois tipos o aço alemão e o Americano, mais o mais foda é a pressão da água sobre o casco o Brasil conseguiu fazer mais o negócio é o seguinte quanto mais o subnuke afunda mais a pressão da água pesa sobre o casco a cada metro cúbico chega a 5 a 9 toneladas de pressão isso a 400 metros de profundidade, imagine um ovo de galinha pode resistir a poucos metros de profundidade, é é isso a dor de cabeça que nossos engenheiros do Hangar da marinha do Rio tão passando é ainda tem outro detalhe conseguimos fazer o reator mais não conseguimos colocar ele com segurança detro do subnuke devido a fatores, de pressão, tipo de matérial, suporte é o layer out não compativel do submarino a diesel, por isso a parceria com a França de transferir a tecnologia do Sufren ou Barracuda para a marinha foi de grande ajuda vai tampar os gargalos.blz.

  31. Luiz discordo de sua opinião em parte.Sou à favor da compra do produto nacional.O problema é que tínhamos um excelente indústria bélica nos anos 80 que devido à crise daquela época fecharam as portas,não fosse isso não tenho dúvidas que teríamos tudo do que é necessário para nossa defesa.Recriar toda essa infraestrutura e atrair cérebros e talentos leva tempo e tempo é o que nos falta.Os chupa-cabras estão em crise e desesperados se nós cuidarmos de nosso pescocinho eles nos sugam até a última gota de sangue.
    Em minha opinião o artigo do Cel Paulo Ricardo da Rocha Paiva é relevante e oportuna.Precisamos de mais subnuks com urgência,caças e sistemas de defesa antiaérea de prateleira não necessariamente com transferência de tecnologia(se vierem com TOT seria ótimo).
    Somos um país continental o que dificulta qualquer aventura,se tivermos meios de garantir nossa defesa aérea,contra caças e os malditos Tomahawks e tivermos Subnuks para contra-atacarmos e quebra-los em alto mar sairão daqui com o rabo entre as pernas falando em sanções,bloqueio comercial e tudo mais.Do contrário meu caro amigo teremos toda a nossa defesa e nossa infraestrutura pulverizada em 3 dias assim como fizeram com a Líbia.

  32. Essa gente dá nojo, me refiro aos nossos governantes, em pensar que esse nosso povo ignorante elegem esses mediocres, só faz confirma que temos o que merecemos!

  33. Novo Brazuk disse: 20/01/2012 às 15:56: “O problema é que tínhamos um excelente indústria bélica nos anos 80 que devido à crise daquela época fecharam as portas,não fosse isso não tenho dúvidas que teríamos tudo do que é necessário para nossa defesa.”… certamente… mas observe que, foi só os militares entregarem o poder e a industria militar foi-se… não tem nada haver com crises e sim com o descaso PROPOSITAL que a esquerda teve e tem com a defesa do pais… isso já foi explicado e debatido, apesar de que, como frequentadores de um blog de defesa, poucos se interessaram pelo tema… é o Brasil dos desinteresses e interesses escusos… coisa de terceiromundismo tipico de alienados… saudações…

  34. Rorschach
    Discordo do que diz , tecnologia não se transfere se desenvolve .
    O casco posso até concorda em partes ( apesar de termos outras formas de adquirir o conhecimento para fabrica-ló.) .
    Agora sistemas de armas , guerra eletrônica , mísseis etc..
    tem que ser tudo feito ” em casa ” & por empresas de capital 100% nacional. ( Pelo menos as partes criticas , Giroscópios , Acelerômetros , Eletrônica etc..)
    Esse papo que vão transferir tecnologia, é balela .
    O que nos vão transferir , eles já sabem como burla ou se defender.
    È o sistema de Escudo & Espada ( Desenvolve a arma , e ao mesmo tempo estudam formas de se defender dela .)
    !!

  35. Novo Brazuk disse: 20/01/2012 às 15:56: “O problema é que tínhamos um excelente indústria bélica nos anos 80 que devido à crise daquela época fecharam as portas,não fosse isso não tenho dúvidas que teríamos tudo do que é necessário para nossa defesa.”…


    concordo e peço licença para acresentar amigo BRAZUK, isso chama-se REVANCHISMO, destruiram nossa industrias de defesa, por puro revanchismo apatrida, e por lobbys gordos vindos do exterior diretos para seus gulosos bolsos, JOSE SARNENTO, COLLOR, E EMTREGANDO HENRIQUE CARDOSO, deveriam ser citados nos fulturos livros de historia, como grandes traidores da patria.

  36. BRUNO meu caro a transferencia de tecnologia da França nos Scorpenes ela faz com qualquer um que compra-los e não por se entitular parceira estrategica nossa.A tecnologia nuclear a ser embarcada no SNBr sera totalmente Brasileira.Tecnologias invendaveis existem apenas para Americanos e para aqueles que eles vendem e condicionam.O maior exemplo de nação que não pratica condicionamentos,chantagens e monopolio como os EUA fazem é a Russia,basta-nos olharmos tudo o que hoje a China e a India são e teem em tecnologias e materiais nas areas Atomica,Aeroespacial e Belica.Hoje a China e a India que são duas potencias nucleares são o que são GRAÇAS A TECNOLOGIA RUSSA.No Brasil alem do capaxismo a Yankees existe uma burra e irracional XENOFOBIA-IDEOLOGICA que nos impedem de negociarmos com os Russos as tecnologias de ponta que mais necessitamos termos para tornar-nos realmente autosuficiente e emancipados dos chantageadores monopolistas.A ignorancia é tanta que ate preferem ver o Brasil se envolvendo militarmente com a China do que com a Russia ou seja sairmos do jugo Yankee e entramos no jugo dos Gafanhotos que mais cedo ou mais tarde acontecera porque ja esta em curso ja lhes devemos o petroleo que ainda nem extraimos.Vale apena lutar por essa Nação esfestada de bandidos e trairas de todos os tipos?Adiquirir a tecnologia dos caras não significa vendermos nossas almas a eles como muitos pensam e sim buscar-mos meios de tornarmos nossas Forças Armadas e nosso industria belica autosuficientes.

  37. ViventtBR
    Concordo contigo e penso que deve haver um equilibrio entre compras de prateleiras e compras de tecnologias.
    Esse papo furado de comerciar somente com transferencia é pra empurrar os problemas com a barriga.
    O caso dos blindados sobre rodas, aonde devia-se adotar a compra do Piranha IIIC e torna-lo padrão nas forças, um carro já testado em inúmeros combates de altas intensidades e 8×8 tornando-o capaz de dar proteção ao combatente e pronto para ter licensa de fabricação junto. Escolheu-se fazer o Guarani, eses sairão muito mais caros, vão levar muito tempo para entrar na ativa total e é 6×6 com blindagem fraca, o que não será possivel nem de usa-lo no Haiti ou outras missões que a ONU nos mande.
    As FAs brasileiras tem péssimos estrategistas no comando.
    Assim os Piranhas IIIC só ficarão em uso nos FN, por eunquanto pois o EB não terá saída e vai ter de requisitar o Piranha pra suas missões futuras.
    E a MB deverá seguir a mesma linha em seus vasos de guerra, e o texto editado acima nos diz isto.

  38. Capa Preta a Presidenta Dilma recebeu do Congresso 68 bilhões retirados da arrecadação anual da união (20% do mesmo) ou seja fora da verba do orçamento na sexta-feira antes do natal,dinheiro que foi liberado em carater de urgencia e com sigilo.Essa grana da para comprar muita coisa para segurança e defesa.Se fosse destinada a obras da copa,saude,educação e etc e tal seria declarada e não foi o.essdeclarada.Algo grande vem por ai nesse começo de ano ou pode ate ser acertado e desenvolvido em segredo tambem dependendo do que seja para não prejudicar acordos e acertos em muitas outras aereas e se for assim com certesa é algo de origem Russa ou Chinesa…mia algo e os Russos disseram que não adimitirão que seus aliados venham a serem atacados e isso era uma referencia ao Brasil….ps:Lembram-se que o MRE esteve a pouco tempo em Moscow pedindo SEGURO DE TONHO para a Russia pois nosso governo temia algo.Muit coisa rola nos bastidores que a midia não tem acesso.

  39. Em diplomacia e relações externas muitos assuntos são tratados em segredo.Nosso governo sabe que somos alvo de cobiça e creio que pensam que somos bola da vez para mandarem um MRE a Russia as pressas e ele junto com o Ministro Russo dizer que a Russia não adimitira que seus aliados sejam atacados.Ele fez essa declaração adivertindo a OTAN a respeito do Brasil.Não se esqueçam que o Brasil é BRICS e tem importante destaque no bloco onde todas as decisões são tomadas de comum acordo.Ate mesmo a estrategia da Russia e da China manterem-se aparte deixando Brasil e India tomarem decisões e iniciativas no bloco é estrategia pré-definida.Temos alguns negocios envolvendo obras e investimentos para a Copa e tambem no reequipamento das Forças Armadas com tradicionais fornecedores nossos.Qualquer negocio de peso neste instante com Russos ou Chineses interferira ou atrapalhara o que estamos fazendo.Não pensem que a demora do FX é covardia porque não é,a Dilma suspendeu estrategicamente.Para ela comprar de prateleira vetores em estoque de fornecedores tradicionais para suprir os vetores que darão baixa e decidir o fornecedor da tecnologia do FX mais pra frente é ate normal pois tenham certesa de uma coisa nem Americanos nem Franceses e nem Suecos levam nada SE NÃO NOS REPASSAREM TUDO O QUE QUEREMOS e ela esta correta nessa imposição e graças a Deus que é ela que esta no poder e não o Lula que ja teria se precipitado.Ja chega o EC-725 que eles prometeram repassarem tudo e não repassarão e ja faz tempo que forão indagados por nossos militares sobre sensiveis e os Franceses mandaram eles procurarem os detentores da propriedade intelectual das mesmas.Se formos atraz da turba sensacionalista que não sabe destinguir capacidade industrial de autosuficiencia tecno-industrial seremos eternos montadores de equipamentos e ainda satisfeitos por os mesmo terem 60% de peças feitas no Brasil mas o coração e o cerebro da coisa nós eternamente dependermos da boa vontade e dos serviços externos.Então parem para raciocinarem e pensem bem antes de se posicionarem.Deter codigos fontes e sensiveis não é apenas um luxo mas uma necessidade,com eles nossos centros tecnicos militares e civis poderão desenvolverem e criarem tecnologia de ponta necessaria a nos tornarmos independentes.A maioria de voces olha isso de forma muito limitada.O que adianta ser montador se quando voce mais precisar ficar sem receber sensiveis de quem detem a propriedade intelectual dos mesmos.Esse tipo de negociação leva muito tempo e rola muito dinheiro não so a fortuna que vale o mesmo mas O SUBORNO QUE SEDUZ.Nós so tivemos o SIVAM assim e levou uma decada e hoje a tecnologia que compramos na integra da frutos em radares e sistemas de monitoramento e muitas areas de segurança e defesa.A propria Embraer se beneficiou disso e criou a Embraer Defesa e Segurança encima do que desenvolvemos encima do que compramos.Não sei o que compraremos mas tenho certesa que não serão M2000 por serem de cara manutenção,reposição e serviços.Os EUA teriam um fundamental aliado se nos repassassem o F18 todo e não lhes faria tanta falta mas não repassarão e por isso não levarão nada.Talvez quem sabe não queriam repassarem o SIVAM e quando viram que não abriamos mão da total transferencia e que perderiam para os Japoneses ou para os Alemães repassaram.Ainda podemos ter o F18 e ate F16 de pronta entrega,sistemas de defesa e outras coisas de procedencia Americana desde que nos repassem o F18 todo e se não o fizerem os Russos levam essa e ainda vem uns Tor,MIs,S400 e algumas outras coisas.Os Americanos perderam outra oportunidade de terem realmente o Brasil como aliado estrategico deles.Eu sinceramente apesar de reconhecer que com eles temos muitas afinidades e coisas em comum desejo que continuem reticentes em não repassarem para que saiamos das imposições e chantagens deles de uma vez por todas.

  40. 1maluquinho disse:
    20/01/2012 às 22:07
    >>”Tecnologias invendaveis existem apenas para Americanos e para aqueles que eles vendem e condicionam.O maior exemplo de nação que não pratica condicionamentos,chantagens e monopolio como os EUA fazem é a Russia,basta-nos olharmos tudo o que hoje a China e a India são e teem em tecnologias e materiais nas areas Atomica,Aeroespacial e Belica.Hoje a China e a India que são duas potencias nucleares são o que são GRAÇAS A TECNOLOGIA RUSSA.”< Os Russos ofereceram uma linha de montagem do SU-35BM NO BRASIL!!!Já faz 2 anos, e o capachismo e a covardia do nosso Governo ignorou a proposta!!!

  41. ViventtBR disse:
    20/01/2012 às 11:54

    ViventtBR – A unica proposta alternativa das fadinhas da Disney aos subnuks será: “Ajoelhar e lamber as botas dos EUA”.
    .
    Alternativa para defesa aos Tomahawk? : “Ajoelhar, chorar, abaixar as calças e oferecer a b**** aos EUA” – Essa é a visão de país dessas pessoas.
    .
    Não sei porque vendilhões frequentam um site sobre defesa nacional…

Comentários não permitidos.