Pilotos dos drones: “É legal. Nos EUA, você pode ser contratado para matar


Por Robert Johnson, Business Insider

Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Texto original: US Civilians Are Now Helping Decide Who To Kill With Military Drones

A Força Aérea dos EUA possui 230 aviões-robô (drones) modelos Reaper, Predator e Global Hawks. A qualquer momento do dia ou da noite, todos os dias, pelo menos 50 deles estão no ar “em missão”.
Mas é a incorporação à frota de 730 novos drones – a serem incorporados nos próximos 10 anos – que explica por que os “pilotos” estão sendo obrigados a “pilotar” quatro drones simultaneamente.
A enorme expansão do programa de drones ordenada pelo presidente Obama parece estar criando uma demanda de pilotos que os militares não estão conseguindo suprir.
David S. Cloud informa, no Los Angeles Times  [1], que nos EUA os militares já cederam lugar a várias empresas contratadas, que ocupam todos os níveis de uma “corrente de matar”. Essas empresas privadas analisam todos os vídeos enviados pelos drones e tomam as decisões de ataque, quer dizer, há empresas contratadas para decidir onde e quando disparar os mísseis Hellfire instalados nos drones.
A prática não é nova.
Segundo Cloud, o “protagonista” no ataque de um drone Predator que matou acidentalmente 15 afegãos em 2010 foi um empregado de uma daquelas empresas, um civil, portanto, informação que o oficial do Exército que investigava o caso ignorava e muito o surpreendeu.
Os pilotos da frota de drones são assunto que preocupa cada vez mais a Força Aérea dos EUA.
É preciso equipe muito maior para pilotar à distância um drone, que para pilotar presencialmente um jato F-15. Com o grande aumento da frota de drones no governo Obama, cada vez mais o serviço está sendo entregue a empresas privadas contratadas. Cabe a essas empresas analisar os vídeos e manter no ar a frota de drones.
A Força Aérea informa que são necessários 168 técnicos para manter no ar durante 24 horas um drone Predator; e 300 técnicos para fazer voar um drone Global Hawk pelo mesmo período.
O programa anunciado semana passada – cada técnico passará a ser responsável por “voar” quatro drones simultaneamente – foi recebido com extrema preocupação, num contexto em que inúmeros aspectos legais permanecem na mais total obscuridade.
Apesar da oposição pela opinião pública, das questões legais envolvidas, e do estresse adicional a que ficaram submetidos os empregados das empresas contratadas, militares dos EUA e da Grã-Bretanha já falam com entusiasmo sobre “a grande promessa” que é o programa de um “piloto” no comando de quatro joysticks, um para cada drone.
A menos que a Força Aérea dos EUA amplie drasticamente seus esforços de recrutamento, o que é improvável, dados os cortes no orçamento dos EUA, o mais provável é que aumente o número de empregados civis contratados, a serviço de empresas comerciais. Chegamos afinal à situação em que as corporações da indústria bélica estão, literalmente, com o dedo no gatilho, no comando de operações de guerra e disparando armas norte-americanas, em todo o mundo.
Por mais que se deva supor que a Força Aérea dos EUA ainda mantém algum grau de excelência no treinamento de seus pilotos, e tenha mecanismos eficazes para “filtrar” de seus quadros elementos moralmente indesejáveis, é evidente que não se pode esperar que empresas comerciais adotem os mesmos critérios de excelência na seleção e treinamento de seus empregados.

Nota dos tradutores [1] 29/12/2011, “Civilian contractors playing key roles in U.S. drone operations”, Los Angeles Times.

Fonte: Redecastorphoto

20 Comentários

  1. “Pilotos dos drones: “É legal. Nos EUA, você pode ser contratado para matar”

    A grande realidade, queria que tivessemos mais Drones (vant’s) para nos protegermos e se ameaçados matar tambem

  2. Aqui prá nós, uns 100 drones daqueles iranianos a jato para a Argentina já fariam um estrago grande nas malvinas, e o melhor sem perder uma única vida, depois viriam os caças, e helis só para desembarque.

  3. Se não tem pilotos, parem de comprar o drones, simples assim. Essa de contratar empresas que tem a autorização pra decidir os alvos e se atacar é um absurdo e abre um precedente extremamente perigoso. A ONU devia tomar partido nessa absurdo e regulamentar isso e transformar em crime usa-los fora de áreas de guerra. Depois os EUA criticam o programa nuclear. Com esses drones voando em todo lugar matando quem quiser aonde quiser acho prudente o Brasil produzir as suas armas para retaliação, além de se reservar no direito de revidar na mesma moeda ataques de drones.

  4. Vai confiando nesses drones vai….
    Acho muito arriscado investir tanto em um equipamento que pode ser teoricamente hackeado(como acredito que o iran fez) ou mesmo jummeado(ondas eletromagneticas)…
    Claro que para ataques isolados eles são ótimos.. mas e qual a eficácia deles em um ataque ordenado? em um cenário de guerra, com um inimigo que possua radares decentes, uma pequena noção de guerra eletronica e vários misseis e caças?
    .
    Acho que nada substitui o feeeling humano lá no cockpit

  5. Inclusive eu acho bacana que o Usarmy gosta de dar apelidos aos seus brinquedos.. e esses nomes pegam…
    drones é a moda do momento, tem o famoso raptor, silent não sei o que pra lá hornet não sei o que pra cá….
    os russos não tem essa frescura..

  6. Os russos não tem essa necessidade porque a OTAN da os nomes pra eles, ou você acha que os russos chamam o Mi-35 de Hind? Dar nomes não é só fruto da falta do que fazer, porém facilita a comunicação numa guerra, é muito mais fácil falar Super Hornet do que Boeing F/A-18E/F. A mesma coisa com o Super Tucano, se você falar EMB 314 ninguém vai ter a menor ideia do que você ta falando, mas se falar super tucano todo mundo entende.

  7. Nobres colegas, caso um drone seja abatido não haverá morte de cidadão americano. Outra coisa, quem são os donos da empresas que contratam pilotos de drones? Enquanto o povo americano tolerar estas corporações a situação não vai melhorar. O governo do Brasil parece ter medo de uma hipotética retaliação americana ou já está comprado pelas corporações americanas. Tudo isso é muito triste principalmente pelo fato do PT no passado ter criticado muito os EUA. Quem imaginaria um governo PT considerar a idéia de comprar caças americanos, alimentando assim a indústria de armas dos EUA?

  8. E legal matar desde q seja um ñ ianks,q belo país,q leis, q respeito a vida, sem falra na condição de serem cristão ou criscão ou qlq outra coisa? Povo civilizado e outra coisa. Sds.

  9. PRONTO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ..
    EIS A OPORTUNIDADE PRAQUELE NAZISTA RIDICULO Q TEM UM BLOG E QUE FEZ CURSINHO DE PILOTO

    ..
    ESPERO QUE VÁ.. E FIQUE POR LA (E QUE A KU KLUX KLAN DÊ UM JEITO NELE) !!!!

  10. Nos EUA a iniciativa privada é enganjada com o sistema e pronto.Muito em breve quando eles precisarem das hordas de drones ultra-modernos não para matar terroristas mas para defender a soberania do pais deles terão uma surpresinha,verão seus Drones sob controle desconhecido atacando eles proprios.Escrevam o que estou afirmando para voces se lembrarem quando acontecer.

  11. O Rafael vamos manerar as criticas, você fala mal do cara em todo post, algo desnecessário. Daqui a pouco vão falar que o PB inteiro odeia o cara, vai parecer que é o PB que quer denegrir a imagem dele. Se você odeia ele tanto vai lá no blog dele e xinga o cara, porque desse jeito ta parecendo mais que você ama ele e só não quer admitir.

  12. 1maluquinho disse tudo.

    Em breve quando eles precisarem das hordas de drones ultra-modernos não para matar terroristas mas para defender a soberania do pais deles terão uma surpresinha,verão seus Drones sob controle desconhecido atacando eles proprios.

  13. Mais um capítulo da dissolução moral político-militar dos EUA…

    Quem será que autorizou TAMANHA INSANIDADE ???

    Dar a um civil a pilotagem remota de 4 drones aéreos armados SIMULTANEAMENTE em missão de assassinato no exterior… Cáspita !!!

    Depois os EUA vão reclamar de ATENTADOS DE EXTREMISTAS mulçumanos “presenciais” como se fosse a maior abominação do mundo ???

    Haja dano colateral e HIPROCRISIA…

  14. Rorschach descubriu o segredo do Rafael… coitado… amor não correspondido é foda… abate qualquer cristão… rsrsrsr… agora to com medo… vai que ele goste de “reacionarios direitistas ultraconservadores”?… to fora… rsrsrsrs…

  15. tomara que esses drones nao sofram interferencia ou hackiados, se nao vai ficar bonito pro tio SAN um monte de aviao que nao vale nada

Comentários não permitidos.