Irã quer fazer preços do petróleo dispararem, afirma analista

País testou míssseis de longo alcance, demonstrando poder militar em resposta à crescente pressão do Ocidente sobre suas ambições nucleares. Deutsche Welle conversa com analista em segurança sobre situação no Irã.

O governo iraniano declarou nesta segunda-feira (02/01) haver testado com sucesso dois mísseis de longo alcance perto do Estreito de Ormuz. Enquanto isso, cresce no Ocidente a tensão em torno do programa nuclear do país.

No fim de semana foi divulgado que cientistas iranianos haveriam desenvolvido sua primeira barra de combustível nuclear, apesar das sanções das Nações Unidas e das medidas dos Estados Unidos para sustar as atividades do país ligadas à energia atômica. No domingo, o presidente norte-americano, Barack Obama, decretou novas sanções contra o Irã, visando o banco central, as exportações de petróleo e o setor financeiro do país.

Em resposta, o Irã ameaçou fechar o estratégico Estreito de Ormuz, via marítima no Golfo Pérsico por onde passa 40% da produção mundial de petróleo. Os Estados Unidos e seus aliados europeus acusam o Irã de usar seu programa nuclear para encobrir o desenvolvimento de armas atômicas. O Irã rechaça as acusações, alegando que o programa é pacífico e voltado à geração de eletricidade.

A DW-TV conversou com Henning Riecke, analista de segurança internacional do Conselho Alemão de Relações Internacionais, sobre os últimos acontecimentos no país.

Deutsche Welle: O poder militar iraniano tem capacidade de fechar o Estreito de Ormuz?

Henning Riecke: O Irã tem mostrado presença e capacidade militar, e poderia bloquear ou dificultar a livre circulação pelo Estreito de Ormuz, é claro. Mas não é vital fechar o estreito como uma porta, tornando a travessia difícil ou cara para os navios. Para colocar em perigo o tráfego marítimo, basta dificultar o comércio e fazer os preços do petróleo dispararem, e é isso que o Irã pretende.

O senhor acredita que o Irã levaria, de fato, esse plano a cabo, arriscando prejudicar sua própria economia?

Na realidade, não acredito, pois o Irã depende de importações de gasolina refinada. Esse é um bem importante para o mercado interno, no que concerne os iranianos que estão satisfeitos com o governo. Não acredito que o Irã faria isso: sua intenção é mostrar aos Estados Unidos que eles também são vulneráveis.

Qual é o motivo dessa escalada repentina?

No momento, o Irã enfrenta sanções muito mais severas do que no passado. Elas se dirigem contra o setor financeiro e a expansão da indústria petroleira no país, por isso, os iranianos estão especialmente preocupados. Acredito que suas últimas manobras tiveram como objetivo aumentar o preço do petróleo e expor a vulnerabilidade dos norte-americanos e europeus que negociam o mais recente pacote de sanções.

Os preços do petróleo não reagiram tão fortemente como se esperava, mas continuam voláteis. E essa flutuação é exatamente o que o Irã quer alcançar, como resposta às sanções. E talvez até mesmo uma situação onde, em algum momento, haja ataques militares em torno de seu programa nuclear.

Também essa história tem dois lados: o Irã concordou em continuar as “conversas dos seis países”, em torno de seu programa nuclear e com a participação da Alemanha, China, França, Estados Unidos, Reino Unido e Rússia.

Acredito que os iranianos estão tentando mostrar seus trunfos, para poderem revidar, de uma forma ou de outra, quando as sanções voltarem a ser discutidas. Eles querem romper a unidade de norte-americanos e europeus no tocante a novas sanções contra a economia iraniana.

Segundo notícias recentes, cientistas iranianos produziram a primeira barra de combustível nuclear do país. Quão avançado está o programa nuclear iraniano?

Os trabalhos no programa nuclear iraniano continuam num bom ritmo, particularmente em relação ao enriquecimento de urânio. As reservas de urânio de que o país dispõe estão sido enriquecidas até um grau de radioatividade adequado para barras de combustível, estações de energia e até bombas nucleares. O programa nuclear irá definitivamente continuar, e vem despertando grande preocupação nos Estados Unidos. Esse é o principal ponto de negociações com o Irã.

Um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), publicado no último trimestre de 2011, mostrou que o Irã vem desenvolvendo tecnologia para produzir bombas nucleares. Não está claro quanto tempo isso vai continuar. A questão importante aqui é: o Irã quer realmente construir uma bomba nuclear ou apenas ter a capacidade para construir uma rapidamente? Acredito que a última opção seja verdadeira e, por si, já é uma questão politicamente explosiva.

Entrevista: Dirk Jacobs (ms)
Revisão: Augusto Valente

Fonte: DW World

24 Comentários

  1. O irã tem um poder militar considerável…
    Mísseis de curto,médio e longo alcance, uma aviação de combate que inclui caças MIG-29, F-14, F-4, F-5, Mirage F1, Além de muitos helicópteros chinook !
    E BUSCA ARMAS NUCLEARES !!!
    É UMA BAITA DUMA AULA PARA PAÍSES COM DEFESAS MEDÍOCRES…
    COMO O BRASIL SIL SIL SIL !!! RSRS

  2. É sempre o mesmo tom na mídia ocidental de colocar em dúvida o compromisso iraniano de não procurar produzir armas nucleares. Ora, esse compromisso eles já assumiram com à Rússia vendilhona, com a China, o Brasil e a Turquia e perante a ONU. No fundo o que querem é arrastar o Irã para um conflito com essa falsa justificativa do perigo nuclear e manter um “status quo” permanente no Oriente Médio que seja sempre favorável a supremacia israelenese e americana. Só criancinhas ingênuos ou adoradores da Disney não querem (ou pelo menos alguns entendem e sabem mas ajudam a disseminar as mentiras ocidentais) entender isso.

  3. Isso aí beto.. e eu digo mais..
    Inclusive, o único país europeu que compraria a briga direta com o irã, pra satisfazer a vontade do tio san-sionista seria a frança e o seu novo napoleãozynho…
    Inglaterra não conta, pois são vassalos de sua antiga colônia a muito tempo.. Turquia tem uma richa com o iran, mas a sua richa maior é com israel, por isso ela só entraria nessa guerra junto com a OTAN depois que israel já não desse mais conta do recado…
    .
    A alemanha eu já vejo como um país determinante nessa questão. Muitas vezes eu a vejo mais interessada na EURASIA do que na propria europa. caso uma guerra a nível mundial se deflagre, eu tenho certeza que o povo alemão nao vai querer comprar a briga da frança e da inglaterra, e com isso ela pode influenciar muito. Pois todos sabem o quanto a alemanha fica encomodada com o imperialismo americano na europa

  4. Se essas lanchas se aproximarem de uma embarcação grande da marinha americana a noite e lançar seus mísseis antinavio vai ter um bocado de navios americanos no fundo do mar !

  5. NOS ULTIMOS ANOS O IRÃ MANDOU CONSTRUIR MAIS DE 3.000 (TRÊS MIL) LANCHAS ARMADAS DESSAS AÍ !
    IMAGINA 50 OU 60 LANCHAS DESSAS SE APROXIMANDO DE UMA FRAGATA E LANÇANDO SEUS MÍSSEIS ????

  6. depois que o irã conseguiu intecpetar aquele drone americano pode ter certeza..Que o Tio-San sabe que eles não bobos.

  7. Os EUA não tem peito de engrossar o caldo com o Irã lá pertinho não,os EUA tem poder bélico,más o Irã acredito que tenha recursos pra dar uma saraivada de misseis nos porta aviões americanos por ali sim!

  8. Quem se lembra de Pearl Habbor.A frota do pacífico foi quase toda destruida mas sobrou a do Atlântico e deu conta do recado.
    A questão é a seguinte o Irã e a Síria estão sendo forçados a entrar nesta guerra e de quebra tentar levar China e Rússia com o intuito de haver uma guerra em escala global cujo o principal objetivo e enfraquecer todas a nações de economia forte ou cambalente, como o caso dos chupa-cabras,para no final implantarem a NOM(Nova Ordem Mundial) e lançar uma moeda única que será controlada pela ONU.
    Tudo está seguindo o script dos donos do pedaço EUA , IRÃ e o resto não passam de ventrilocos,quem mexe os cordéis é que realmente detém o poder de fato.
    A guerra cedo ou tarde irá acontecer mas eu tenho a esperança que o povo de todos os países envolvidos no conflito despertem do sonho e acabem de vez com este terrível pesadelo.

  9. O Irã quer dar a impressão de que já possui armas nucleares.
    Pode ser que o Paquistão tenha doado para eles algumas BA.

  10. O Irã tem todo direito a desenvolver um artefato nuclear, assim como Israel, Índia, Paquistão, China, Reino Unido, França, Estados Unidos e a Coréia do Norte os tem. Porque este clube foi fechado? POrque se aceita que Israel tenha armas nucleares? porque aceitar que Coreia do Norte (um regime mais fechado que o Iraniano) tenha a bomba atômica? Porque a Índia e Paquistão são tolerados?
    Pense nisso antes de julgar o Irã, que tem como vizinhos: Um Iraque Americanizado, Afeganistão Americanizado, uma Turquia e a OTAN, e todos os despotas do oriente médio ali ao lado, dos fantoches de Dubai, Arábia Saudita, Kwait, Oman, populadas por povos pouco desenvolvidos e sevos das vontades do Ocidente de seus ventrilucos árabes.
    O Irã tem todo o direito a arma nuclear, assim como o Brasil.

  11. ygor….e muita imaginacao sua dizer que os eua nao tem peito pra lidar com forcas armadas do IRa. O IRa nao tem forcas armadas profissionais,e a grande maioria de sua forca aerea e velha. EStude a guerra IRan/IRaq e o ira quase leva um banho. usaram ataques suicidas p/ se salvarem…e a US navy nao tem peito..

  12. O Irã parece ser uma país muito burro, pois todos sabem que nunca, eu disse nunca, pode se “mexer” no comércio internacional dos países, pelo menos os beliciosos, isso é o mesmo que dizer: “Vem, lançe um míssel na minha cabeça e ocupe o meu país”! Isso é ato de guerra automático!!!

    Esse país é um garoto que grita Ormuz a 30 anos, o Irã não tem capacidade para fechar o estreiro, pois eles não tem navios em quantidade e de grande capacidade para manter uma formação marítima de bloqueio no estreito de Ormuz, que não é tão estreito assim, Ormuz tem mais de 50 quilômetros de largura, no máximo eles podem lançar alguns mísseis ou causar alguns problemas do tipo, mas para isso a 5° Frota está armada “até os dentes” bem ali perto, e garanto que esse estreito não passará alguns dias “fechado” caso o Irã tente, pois a 5° Frota de imediato iria liberar Ormuz, praticamente sem resistência do Irã, pois eles direcionariam tudo o que tem fins militares naquele país pra resistir ao ataque da Otan e Israel contra o PAÍS. Simplismente eles não iriam mandar suas embarcações e Submarinos para a destruição certa pra “defender” seu bloqueio em Ormuz perante a muito superior 5° frota.
    Enquanto isso a OTAN e Israel Iniciariam um ataque massivo ao Irã.
    E infelizmente, se o conflito tiver ínicio, por causa de um governo fundamentalista e que não está nem aí para seu povo, é que milhares de vidas iranianas inocentes se perderão nessa guerra de governos e não de povos, pois quem paga o ônus é sempre o mais fraco, ou seja o pobre trabalhador iraniano que será mandado para a linha de frente, as mulheres e crianças que morrerão nos bombardeios e etc.

  13. Caro David Queiroz, o Irã não precisa FECHAR o estreito de Ormuz, eles precisam somente demonstrar as empresas de transported e petróleo que passar por ali não é mais seguro. Basta por exemplo, espalhar centenas de minas na região. Até os golfinhos americanos limparam o caminho, a coisa já ficou feio para o comércio de petróleo. Terror, terror, somente com isso ele já causará danos ao tráfego de navios no estreito. Não é tão absurdo como você demonstra em seu comentário.

  14. Novo Brazuk disse: 04/01/2012 às 18:18… exato amigo… cantou a pedra antes dos fatos… é provavel que aconteça em menos tempo que esperamos… saudações…

  15. alguem sabe me dizer se esse caras fecharem o estreito afetaria o brasil???
    o brasil é suficiente em petroleo ??
    pode ter alta na gasolina e outros derivados do petroleo?

  16. Wolfpack, se eles minarem Ormuz, como eu já disse antes, é ato de guerra automático! Aí a OTAN cai de pau neles, não basta só terror como vocÊ disse, ORMUZ é vital para o comércio de petróleo no mundo! por isso obviamente as NAUS da 5° frota iriam escoltar os navios petroleiros e protejer o estreito deixando-o liberado para o comércio.
    Não existe esse luxo de simplismente não passar por ORMUZ, mais de 30% do petróleo negociado no mundo passa por lá, por isso, obviamente a primeira prioridade da 5° frota será deixar o tráfego do estreito livre.

  17. Junior, ainda importamos gasolina e exportamos petroleo bruto…
    Acho que com um incentivo a mais na produção de ethanol, se refinássemos mais petroleo e etc, teriamos sim condições de ser autosuficientes com o que produzimos hoje….
    E wolfpack, seu comentario foi perfeito…
    quanta hipocrisia o clube do bolinha inteiro ter arma atômica declaradamente e o coitado do iran que não tem recurso energético nenhum, além claro de seu único produto de exportação, e depende de uma fonte nuclear de energia para sustentar a sua economia em expansão(mesmo com todo o isolacionismo americano sim meus colegas) se ve impedido de enriquecer uranio livremente em seu país.. Essa historia de país extremista não cola, inclusive olha lá o nipe dos candidatos a adversários do obama, a parcela de cristãos extremistas cresce cada vez mais, acompanhando a decadência do “american way of life”. Nada melhor do que uma novela patriótica para elevar os ânimos.

  18. Nelore a guerra Irã/Iraque já tem um tempinho,acredito que alguma coisa deve ter mudado no Irã de lá pra cá vc não acha?!,ou será que eles ficaram chupando manga esse tempo todo!

  19. O poderio militar do Ira é RIDÍCULO, ocorre, que o estreito em questão, é mesmo BEM ESTREITO, e mesmo com forças incapazes de sustentar por mais de 3 dias seu regime contra uma task force (cairia tal qual caiu o Iraque), o fato, é que essa instabilidade na região faria o preço do petróleo disparar novamente, o que traria sérios problemas econômicos ao mundo.
    .
    Também é preciso entender que derrotar militarmente as forças e o regime dos aiatolas, não significa nem de longe vencer a guerra, o Iraque foi derrotado em 3 dias, mas a ocupação se mostrou poço sem fim de recursos e sangue.

  20. Ok. Quer dizer que os EUA ameaçam, gritam, embargam, mandam porta-aviões ao outro lado do mundo em águas iranianas provocar e o IRÃ QUE QUER AUMENTAR O PREÇO DO PETRÓLEO?..certo, certo. Tá bom então.

Comentários não permitidos.