MERCOSUL APROVA RESOLUÇÃO CONTRA ENTRADA DE BARCOS DAS MALVINAS NOS PAÍSES-MEMBROS

Os presidentes do Mercosul reunidos hoje na cúpula do bloco em Montevidéu aprovaram uma resolução que proíbe a entrada de barcos com bandeiras das Ilhas Malvinas nos portos de seus países-membros.

A resolução foi acertada pelos chanceleres das nações do bloco durante as reuniões preparatórias para a 42ª Cúpula do Mercosul, que começou ontem na capital uruguaia e se encerra nesta tarde.

Na semana passada, o Uruguai proibiu a entrada de barcos do arquipélago — atualmente sob controle britânico e cuja soberania é reivindicada pela Argentina — em seu porto de Montevidéu, o que fez a Grã-Bretanha a chamar seu embaixador no país para consultas.

O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, assegurou que a “decisão política está tomada” e só restam “aspectos jurídicos relevantes que dão substância à forma como se instrumenta”.

O presidente uruguaio, José Mujica, argumentou na ocasião da proibição que a ordem de impedimento cumpria com um trato feito no ano passado da União Nações Sul-americanos (Unasul).

Seu colega argentino, Héctor Timerman, agradeceu ontem ao governo do Uruguai pela proibição e disse aos membros do Mercosul que a bandeira das Malvinas é “ilegal”.

“O governo argentino agradece ao Uruguai à posição que tomou, [o país] cumpriu com sua palavra”, disse o chanceler argentino.

A Argentina e a Grã-Bretanha entraram em guerra em 1982 em disputa pelo controle das ilhas, que acabaram ficando sob controle de Londres. Buenos Aires, porém, ainda reivindica sua soberania sobre os territórios.

Fonte: Ansalatina

34 Comentários

  1. sem poder atracar no brasil e uruguay, e futuramente na venezuela, os navios colonizadores britanicos, e seu parceiros piratas espanhois farão escala sabem na onde???
    na outra colonia do continente, a guiana francesa,ou no seu vizinho terra de ninguem ( onde os americanos mandam) suriname.
    e senhores, as nações da fronteira atlantica na america do sul tomaram sua soberana decisão, mas serão ludibriados pelos colonizadores,.

    _

    e o mais triste disto..e que com certeza daqui a pouco, vão começar a pipocar aqui brasileiros de nacença, mas não de espirito, defendendo o colonialismo com argumentos disfarçados entreguistas, de fatos hitoricos,teorias conspiratorias,rivalidades regionais e os cambau.

    _
    seria mais bonito logo se declararem pró colonialismo, e servidores eternios de senhores feudais, para manter suas migalhas de classe media meia boca, para que nos tornarmos indempentetes de verdade, se eu to tão bem trancado aqui no meu condominio, jogando meu pleysteityon não e mesmo ?? american life kkkkkk

  2. Infelizmente mais da mesma velha e estúpida política externa terceiro mundista. É caudalosamente provado que o pleito argentino sobre as Falklands é totalmente improcedente. Seja por razões históricas ou políticas. Sob o aspecto histórico as ilhas já pertencem a Grã-Bretanha desde 1833 e, se tivesse de usar de analogia, teria que considerar válido o chororô do índio cocaleiro ao reinvindicar o norte do Chile. Politicamente todos sabemos que a questão das ilhas é utilizada pelos políticos argentinos sempre em períodos de baixa popularidade. Foi utilizada pelos militares genocidas em 1982 e mais recentemente pelo finado pinguim bêbado e sua esposa e sucessora, a perua surtada. Por fim, a justificativa de que seria colonialismo britânico é totalmente descabida afinal os habitantes da ilhas, que lá estão há muitas gerações, são ingleses e preferem continuar sendo súditos da Rainha a virarem sabujos da perua surtada. Ademais, entregar as ilhas aos argentinos seria uma afronta ao princípio da autodeterminação dos povos tendo em vista o que citei anteriormente.

  3. Não sei do teor dessa proibição, mas se for restrito apenas as “bandeiras” vai cair no vazio. Bandeiras podem ser trocadas em alto mar. Tem que se proibir a atracação de barcos vindos daquele destino! Aí sim seria eficaz.
    .
    No mais, achei muito boa essa decisão.

  4. Como os americanos gostam de dizer “united we stand”, pois é, quero ver eles falarem algo já que ha um grande número de paises fazendo o bloqueio. Agora a Argentina tem que fazer a parte deles, se armar e preparar pra tomar na marra, porque a Inglaterra não está disposta a ceder um unico centimetro. Também é interessante, com essa onde de acordos militares com a frança, e com os planos dos 2 PA e os Rafales, subnuk, ligarmos os proximos acordos a condição deles retirarem todas as bases americanas na Guiana permanentemente.

  5. Cade o princípio da auto-determinação dos povos?

    Grande palhaçada essa história das Malvinas. Os Argentinos adoram buscar um problema fora do país para desviar dos verdadeiros problemas. Existem coisas mais urgentes do que as Malvinas. Os Argentinos não cuidam nem do território continental deles direito.

    Lembrando que as Malvinas não são da Inglaterra. Eles são parte do REINO UNIDO e por vontade das pessoas que moram lá a mais de 5 gerações.



  6. Os presidentes do Mercosul reunidos hoje na cúpula do bloco em Montevidéu aprovaram uma resolução que proíbe a entrada de barcos com bandeiras das Ilhas Malvinas nos portos de seus países-membros.

    ou seja … hasteia a bandeira inglesa e entre rindo…isso confirma que tem paisecos que gosta de se sentir colonia..rsrsrsrs

  7. aos críticos pela-saco de mauricinho europeu.. so uma coisa…
    xupa meu amigo… essa historia de colocar bandeirinha inglesa e sair dando risada é pura ingenuidade…. os presidentes e seus assessores do mercosul são bem estúpidos né… nem pensaram nisso… meu deus… que bolivarianos burros né galera do norte?
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    não entendem nada de diplomacia… coitados… atitudes são atitudes… repercutem de diversas formas.. a efetividade, no papel, as vezes é infima… mas a mensagem fica…. palestina sabe que qualquer pedido na onu vai ser votado vetado, mas mesmo assim os faz…. PORQUE? PORQUE DEVEM SER MEROS TERCEIROMUNDISTAS BURROS NE….

  8. Concordo com o HMS e o Marcos. Infelizmente o Brasil vem com essa palhaçada de apoiar a paranóia Argentina. Temos boas relações com a Inglaterra e o melhor seria que continuasse assim. As Falklands são parte do Reino Unido a mais de 170 anos. Não Tem lógica nenhuma dizer que a Argentina tem algum direito sobre as ilhas.
    E se fosse colonialismo britanico os habitantes da ilha certamente apoiariam a anexação das ilhas a Argentina, o que não e o caso.

  9. Pq não acopramos as guianas suriname ao nosso território ? Quem Topa ? … pq não diria o velho Zina , Topo , vamo sim . hahahhaa

  10. E tem trouxa pra defender o principio da auto determinação dos povos, quando os indigenas decidirem se declarar independentes quero ver vir defender, ta defendendo um argumento que pode ser usado contra nós. Além do que a Argentina não assinou aquele documento, logo eles não tem que aceita-lo.

  11. Só tem um detalhe: As Malvinas nunca foram dos argentinos. Vamos torná-la um país independente.

    http://www.falklands.gov.fk//Government.html

    Organização
    As Ilhas Falkland são um Território do Reino Unido Overseas por opção. Autoridade suprema é investida em Sua Majestade a Rainha e exercido por um governador em seu nome, com o aconselhamento e assistência do Conselho Executivo e à Assembleia Legislativa.

  12. CAPA PRETA meu caro embora eu ache ate valido teu argumento anti-imperialista e aceite esta ideia não devemos nos esquecermos de pensarmos primeiro na nossa Patria e no nosso povo.Embora não digam abertamente mas todos na America do Sul nos veem como Imperialistas.Então para não sermos taxados por eles como Imperialistas regionais teremos que eternamente perdoar suas dividas conosco,sermos complacentes com as choradeiras deles por não terem condições de competirem conosco e de alguma forma levarmos vantagens teoricas mas nunca na pratica em comercio com eles.Meu Vovozinho dizia QUEM MUITO DÁ FICA LARGO.Aonde chegaremos com esta filosofia MADRE THEREZA DE CALCUTA implantada pelo Lula de que enriquecendo,desenvolvendo e fortalecendo vizinhos teremos amigos ao invez de invejosos?E enquanto isso não se faz o basico para o nosso povo tirando da boca das nossas crianças para darmos as crianças deles.Para mim todo esse enredo de União Sulamericana não passa de orquestração para perpetuação no poder de ideologia unica.A politica no Brasil influencia aos demais.Ate Hugo Chavez ficou mansinho ou se adequou a estrategia?Essa ideia de ESCUDO ANTI-COLONIALISMO jamais funcionara pois para funcionar levaria mais de seculo somente para conscientização,educação e mudança de mentalidade dos póvos Latinos.Como eu ja afirmei antes e teve Portugues que ficou danado comigo SOMOS PRODUTOS DE SUB-CULTURAS e toda a diferença entre todos os póvos do Continente Americano consiste na forma como foi Colonizado.Colonização expansionista nos EUA e Canada e colonização extrativista no resto do continente.Ai esta o inicio de tudo que com o passar dos anos veio aprofundando-se em diferenças sociais,maus costumes,falta de educação,falta de cultura.Em toda a America Latina justamente a Argentina tinha um diferencial,eles sempre adimiraram a cultura e as artes.Parece insignificante mas isso faz uma diferença incrivel na formação de uma sociedade.E ainda afirmo mais,se o povo Argentino habita-se no Brasil o bicho ja tinha pegado a muito tempo em relação ao banditismo intalado no pais.Sim devemos termos bons relacionamentos com vizinhos e ate ajuda-los no basico mas devemos acima de tudo FAZERMOS O DEVER DE CASA que se feito alem de melhorarmos a qualidade de vida do nosso povo ainda ajudarmos a eles tambem mas sem atrelamentos.A maior besteira é indexar nossos produtos aos deles.Somos economias diferentes,temos cultura diferente.Indexar o que é teu com outro de menor qualidade é desmerecer o proprio produto e incentiva-los a desenvolver-sem é encurtar para ti disputa por mercados.Economia de mercado é uma guerra branca.Olhemos a zona do Euro ao adimitirem economias diferentes no que deu!No nosso caso a quebra do mercado economico sulamericano tera apenas uma vitima O BRASIL porque somos nós que arcamos com o onus de tudo aqui e que vamos segurarmos os prejuizos.Tudo é valido desde que se tenha o pé no chão e sem atos impulsivos como tem este governo nosso nessa quetão porque não olham como Brasileiros mas olham como CORRELIGIONARIOS.

  13. HMS Tireless..Imagino que HMS seria Her Majesty Ship..kkk assinio embaixo o que diz.
    De uma certa maneira o Brasil desta vez vai cair na armadilha Argentina. Com sua conversa de reindivicacao de algo que quase numca lhes pertenceram, e papo de soberania foram envolvendo todos os paises da Amnerica do Sul, inclusive o “turkey” da AS, o Brasil.Nao me refiro ao pais Turquia mas no sentido americano da palavra ‘turkey”. Por outro lado Venezuela e Cuba devem estar celebrando que o ‘guanajo” da AS caiu mais nesta.

    A Venezuela envolveu os barbudinhos do Itamaraty na danca de Honduras e quem saiu com a cara vermelha de vergonha foi o Itamaraty. O Chavez enfiou uma no Brasil e agora a Madame Kirchner faz outra com seu ‘strap on’..kkk. Quantos amadores.

    Desde quando a Argentina estica seu pescoco para os paises da America do Sul. Somente de uns anos para ca que eles se consideram parte dos bananeiros porque ate pouco tempo atras diriam de nariz arribitado que eles eram mais “British” que os propios “British” by Golly.
    Nao conhecemos essa rapa de America do Sul..

  14. Quem vai ganhar o que com isso?
    Nós? Não ganharemos nada além de dor de cabeça.
    A Argentina jamais mais “ter” aquelas ilhas – isso é fato, tem que ser reconhecido.
    Os militares argentinos reinventaram essa paranóia sobre essas ilhas e cada politico argentido usa em seu benefício, afinal, dá votos.
    Se algum dia essas ilhas tiveram algo de Argentina, perderam há mais de um século e meio.
    Essa birra argentina não passa de politicagem portenha.

    Não entendo, sinceramente, a razão de muitos usarem qualquer tema para atacar o “imperialismo” – desde que seja britânico, inglês, americano (ou ianque, como preferem), francês… – mas nunca, nunca mesmo, criticam o imperalismo chinês, o brasileiro (interferimos na politica interna de muitos paises, como o Paraguai), o russo (inclusive o da antiga URSS), o indiano, o cubano…

  15. A recuperação dessas ilhas pela Argentina é muito difícil.A Inglaterra não vai devolver,está em poder dela há muitos anos.

  16. os entreguistas defendem a alta determinação dos povos, o que eu acho valido, desde que tenha embassamento, que no caso vais por terra quando se nota a questão geografica.
    se os TREZENTOS E POUCOS habitantes das malvinas estivesem lutando por indempendencia eu concordaria, mas essa GIGANTESCA POPULAÇÃO,(no auditorio do faustão cabem mais gente)querem ser ingleses ?? britanicos??
    nacem ingleses na america do sul ??
    nacem franceses na america do sul??
    um pais sulamericano não tem direito soberano há 550 quilometros de seu litoral?
    a inglatera não esta há 12 mil quilometros destas ilhas??
    a iglatera e a frança, teriam direito a veto em questões da america do sul ??

    _
    o que os entreguistas apatridas não entendem, e que não e so uma questão das malvinas e da argentina,mas sim uma questão de toda america latina, que em pleno sec 21 não pode mais se submeter a colonilismo, e o brasil não e uma ilha na america do sul, se temos desavenças,rivalidades,semelhanças ou não, E UM PROBLEMA NOSSO,SULAMERICANOS, E DEVE SER RESOLVIDO ENTRE NOS, não pela inglatara que está há 12 mil quilometros, ou qualquer outro.

    _
    mas eu entendo que e dificil que apatridas entreguistas,que só pelo nick que ussam se nota a quem são loucos para servir, e onde está sua lealdade,
    e outros que estão tanto tempo longe daqui, que duvido que se consideram brasileiros ainda.

    _
    mas não se esqueçam que voces podem se autoplocamar marcianos se quiserem, que mesmo assim nunca serão marcianos…e sim capachos de marcianos, colonizados dignos de pena!!!

  17. HMS Tireless não é navio de sua majestade, ele é o cara.
    Muito bem, HMS, nós não temos que ficar comboiando a Argentina nas suas políticas menores.
    Infelizmente, nossos dirigentes pensam que solidariedade é acompanhar pela vizinhança ou pela participação na mesma classe de subdesenvolvimento.
    *****
    1Maluquinho, você também é o cara, mas fica dificil acompanhar toda sua linha de raciocinio com parágrafos tão longos.
    *****
    Nelore, segundo depreendi, fomos devidamente agraciados, pela frente e por trás, pelo Chavez e pela viúva Kirchner.
    Confere?

  18. Rorschach disse:
    21/12/2011 às 13:15

    E tem trouxa pra defender o principio da auto determinação dos povos, quando os indigenas decidirem se declarar independentes quero ver vir defender, ta defendendo um argumento que pode ser usado contra nós. Além do que a Argentina não assinou aquele documento, logo eles não tem que aceita-
    _
    comentario perfeito amigo,o que acontece e que quando colonizados entrguistas apatridas defendem a alto determinação dos povos, não e por motivos nobres que o ato tem, mas sim por puro ENTREGUISMO, vontade de servir a sua majestade ( deles não nossa, pois não naci na europa, brazuca sempre) e continuar ganhado suas migalhas da corte.

  19. mas e claro que eu não acredito que a argentina com suas forças armadas em frangalhos, por culpa dos governos revanchistas que infestam tanto la quanto aqui, seriam capazes de reenvidicar a soberania de sua costa maritma, apenas com diplomacia desdenttada.
    a diplomacia sem a retaguarda de fortes forças armadas, e o mesmo que um cavaleiro sem armadura e com a espada cega.

    _

    ou alguem acredita que todos os habitantes de hong kong estavam de acordo, quando a inglatera teve que devolver a china rsrsrs.

    _

    portanto os argentinos que parem de choramingar e se reequipem para reevindicar o que e seu direito, e isso serve para toda a america latina!!

  20. quero deixar claro que respeito opiniões, e posisões ideologicas sejam quais forem, opiniões foram feitas para serem compartilhadas, e não engolidas a vacúo, mas tambem sou a favor da critica construtiva,e da contraopinião.

    _
    e o que me incomoda em certos posicionamentos, não o fato de ter opinião contraria, mas sim o fato de constatar que a maior parte do nosso povo ainda ter uma postura submisa, conformada e indiviualista, a soberania da america latina não tem a ver com esquerda, direita, bolivarianismo, invazões marcianas nada destas bobeiras.
    mas mesmo assim muitos preferem ser submisos, em troca de um estilo de vida colono europeu,no qual a gente entregua o que eles querem, e eles nos mantem empregados, dependentes,e quentinhos dentro de nossas conchas idividuais.

    _

    (“soberania agora para que?? eu trabalho numa multinacional mesmo “) ou então ( “desenvolver o que? eles ja invetaram tudo, vamos so pedir um pedaço do bolo” ) ( “vão tomar a amazonia ?? eo que eu tenho com isso, moro no sul, sudeste) (“malvinas ?? dane-se a argentina, deixa para os gringos que eles nos contratam para trabalhar na chevron” ) PATETICO E LAMENTAVEL

  21. DANDOLO povo ilheu rsrs rsrs MARCELLO concordo plenamente contigo o Paraguai é tão serviçal e dependente do Brasil que sempre para se posicionar sobre algo aguarda primeiro o posicionamento do Brasil para depois posicionar-se igual.Hugo Chavez tentou insufla-los a rebelarem-se mas por prudencia preferiram beneficiar-sem de nós.Ate acho que esta relutancia do Paraguai não aceitar de pronto o ingresso da Venezuela no Mercosul uma estrategia Brasileira para condicionar a Venezuela sorrindo a eles lavando as mãos rsrs rsrs………………DEEM AOS BRASILEIROS O QUE É DOS BRASILEIROS E DEEM AS RATAZANAS CHUMBINHO rsrs rsrs

  22. É muito perigoso para o nosso país, começarem a rever as posses territoriais que ocorreram a mais de 100 anos. Vamos ficar neutros no caso Malvinas/Falkland. Aliás, vamos defender a soberania dos ilhéus.

  23. Pois eu acho muito interessante ver como um poder decadente como a Inglaterra fará para manter as Falklands sem apoio da costa da américa do sul. Penso que deverão tentar a África do Sul…

    Como sul-americanos o que temos a ganhar???

    Muito simples RESPEITO perante o mundo. Embora as reivindicações argentinas possam ser aceitas ou não, o ponto aqui é que não interessa aos latino-americanos do sul a manutenção deste enclave inglês no meio atlântico sul pois jamais teremos um real continente livre de armas nucleares assim.
    A Inglaterra ameaçou verdadeiramente o uso de armas nucleares contra a Argentina em 1982 e esta VERDADE HISTÓRICA deve ser a base da política sul-americana para que todas as nações do continente(talvez com a exceção do Chile) exijam a DEVOLUÇÃO da SOBERANIA sobre as ilhas a Argentina.

    Dandolo o fato dos “ilhéus” serem cidadãos britânicos de 2º ou 3ª categoria é politicamente irrelevante. Eles são colonos “plantados” em território argentino invadido. Iguais aos colonos judeus na Cijordânia palestina.
    Lembro que existem ilhas oceânicas brasileiras desabitadas (mais já reclamadas pelo Brasil. O mesmo se deu ao seu tempo com as Malvinas/Falklands. O argumento de população local não se sustenta.

    Mesmo que a Inglaterra resista as Falklands devem ser o nosso “embargo cubano”…

  24. Dandolo, quem e esse povo ilheu. Pelo que me consta colonos ingleses ocupam Malvinas. A era colonial ja passou. Os europeus conquistaram essa parte do mundo pela forca das armas. Cabe aos argentinos se armarem e conquistarem as ilhas se eles julgam que historicamente as ilhas lhe pertencem. O que posso dizer e que na guerra 1981-2, os ingleses nao teriam sidos os vencedores sem o apoio norte americano, que estavam passando a eles as posicoes dos avioes argentinos e o apoio dos franceses que passaram a eles o codigo de transmissao computerisado dos misseis exorcets. Os colonialistas apoaiaram os colonialistas com ajuda material, enquanto na America do Sul o apoio a Argentina foi verbal. Sera diferente hoje ou no futuro?

  25. Dandolo tem razão. O Brasil deveria e ficar neutro nessa. Querer ser amigos dos Argentinos ok. Mas criar conflitos diplomáticos com a Inglaterra já e besteira.
    Capa Preta, trezentos e poucos??? De onde tirou isso? As Falklands tem mais de 2000 habitantes. Fora mais de 1500 militares ingleses.
    Jojo, depois de mais de 170 anos de ocupação inglesa e varias gerações depois não acha que os descendentes de colonos ingleses que lá vivem não podem ser considerados os “ilhéus”?
    As Falklands sao inglesas. E sempre serão.

  26. Capa Preta, trezentos e poucos??? De onde tirou isso? As Falklands tem mais de 2000 habitantes

    _
    fixos ??, a população local, entre residentes e nacidos la não a 500, os demais são profisionais liberais, pescadores, pesquisadores, militares que não residem nas malvinas, mas sim exercem função proficional la, mas residem mesmo na longinqua inglatera..há 12 mil quilometros de la !!

    _
    obvio que por menor que seja a população local, deve ser respeitada,e indenizada, mas quem respeita a vontade soberana de 30 milhões de argentinos ??

    _
    e se a ilha de trindade, na costa do espirito santo ainda estivese habitada por colonos ingleses, colocados lá estrategicamente ? deveriamos ficar passivos ??

  27. Macaquitos no son hermanos de los Cucarachas rsrs rsrs CAPA PRETA meu nobre não são apátridas ou entreguistas,são CARAVELEIROS rsrs Legitimos descendentes de Araribóia O GRANDE TRAIRABÓIA o primeiro CARAVELEIRO entronizado HEROI NACIONAL DO COLONIALISMO rsrs rsrs CARAVELEIROS neste pais tem tantos quanto capim-navalha que corta dos dois lados tem nos campos rsrs O BRASIL PRECISA SER PASSADO A LIMPO de forma ampla,geral e irrestrita.Tudo e todos os que destoam da moralidade e dos interesses nacionais deveriam serem PASSADOS A FIO DE ESPADA.E ai quem sabe surgiria um Sarkosy ou um Obama a classificar-nos como GENOCIDAS rsrs rsrs BORDUNADA NELES TODOS MINHA COBRADA QUE NÂO RESTE NADA INTEIRO E NEM EM PÉ.

Comentários não permitidos.