Defesa & Geopolítica

AEL Sistemas quadruplica área construída e credencia o Estado do Rio G. do Sul a ter importante Polo Tecnológico de defesa do país

Posted by

A AEL SISTEMAS S.A. (sucessora da Aeroeletrônica Ltda), empresa gaúcha que desenvolve e produz soluções tecnológicas para as áreas de defesa, espaço, segurança e logística, lança hoje em Porto Alegre a pedra fundamental de uma obra que vai quadruplicar a sua área coberta: passará a ter 10 mil metros quadrados, em um espaço total de 28 mil metros quadrados.  As obras vão consumir investimentos da ordem de R$ 20 milhões e deverão estar concluídas em outubro do próximo ano.

Estiveram presentes ao evento, além dos executivos da empresa, o vice-governador do Estado, Beto Grill, o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, o  secretário do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, o engenheiro Cláudio Barreto Viana, fundador do Grupo Aeromot, o general de Exército Carlos Bolivar Goellner, Comandante Militar do Sul, o general de Brigada Cláudio Coscia Moura, representando o Chefe do Estado Maior do Exército e o major brigadeiro do ar, Flávio dos Santos Chaves, Comandante do 5º Comando Aéreo Regional.

POLO NACIONAL

Com a expansão, a empresa cria um Centro Tecnológico de Sistemas de Defesa, investimento que se alinha à Estratégia Nacional de Defesa. Neste Centro, serão desenvolvidos, produzidos e integrados os modernos sistemas eletrônicos da Estação de Armas Remotamente Controlada –  (UT30BR), que vai equipar o novo veículo blindado do Exército Brasileiro, o Guarani. As novas instalações da AEL vão abrigar inovadoras tecnologias de produção.

A AEL também se prepara para participar em trabalhos e produtos de alta tecnologia com a Boeing (USA), Dassault (França) e Saab (Suécia), que concorrem para o programa F-X2 de modernização da frota de caças da FAB.

Diante deste novo quadro de oportunidades e da existência de fortes empresas do setor no Rio Grande do Sul, a AEL SISTEMAS S.A. aposta na consolidação da região como um dos mais importantes polos de tecnologia de defesa do País.

ASSOCIAÇÃO COM EMBRAER

A AEL SISTEMAS atua na indústria de defesa com forte atuação na fabricação de hardware e software para aeronaves militares. Em setembro deste ano, criou com a Embraer Defesa e Segurança a Harpia Sistemas S/A., voltada principalmente para o desenvolvimento e fabricação dos VANTs (veículos Aéreos não Tripulados), em que a Embraer tem 51% das ações e a AEL SISTEMAS, 49%.  Ao mesmo tempo, a Embraer adquiriu 25% das ações da empresa.

No setor espacial, a AEL SISTEMAS S.A. participa de diversos programas da indústria fornecendo projetos e equipamentos para satélites. Na área de segurança e automotiva, produz sistemas computadorizados para o gerenciamento de frotas de veículos e soluções customizadas que utilizam a tecnologia de identificação por rádio freqüência (RFID) para aplicação nos segmentos de energia, celulose, sucroalcooleiro e transportes.

CRESCIMENTO

Nos últimos três anos, a AEL SISTEMAS S.A. vem dobrando o faturamento a cada ano e projeta crescimento continuo de 30% para os próximos  anos. Até 2015, o número de funcionários deverá passar dos atuais 240 para 500, a grande maioria deles com graduação nas áreas de Ciências da Computação, Engenharia Eletrônica (hardware e software) e Engenharia de Sistemas.

Fonte: C&R Editorial

17 Comments

shared on wplocker.com