AEL Sistemas quadruplica área construída e credencia o Estado do Rio G. do Sul a ter importante Polo Tecnológico de defesa do país

A AEL SISTEMAS S.A. (sucessora da Aeroeletrônica Ltda), empresa gaúcha que desenvolve e produz soluções tecnológicas para as áreas de defesa, espaço, segurança e logística, lança hoje em Porto Alegre a pedra fundamental de uma obra que vai quadruplicar a sua área coberta: passará a ter 10 mil metros quadrados, em um espaço total de 28 mil metros quadrados.  As obras vão consumir investimentos da ordem de R$ 20 milhões e deverão estar concluídas em outubro do próximo ano.

Estiveram presentes ao evento, além dos executivos da empresa, o vice-governador do Estado, Beto Grill, o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, o  secretário do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, o engenheiro Cláudio Barreto Viana, fundador do Grupo Aeromot, o general de Exército Carlos Bolivar Goellner, Comandante Militar do Sul, o general de Brigada Cláudio Coscia Moura, representando o Chefe do Estado Maior do Exército e o major brigadeiro do ar, Flávio dos Santos Chaves, Comandante do 5º Comando Aéreo Regional.

POLO NACIONAL

Com a expansão, a empresa cria um Centro Tecnológico de Sistemas de Defesa, investimento que se alinha à Estratégia Nacional de Defesa. Neste Centro, serão desenvolvidos, produzidos e integrados os modernos sistemas eletrônicos da Estação de Armas Remotamente Controlada –  (UT30BR), que vai equipar o novo veículo blindado do Exército Brasileiro, o Guarani. As novas instalações da AEL vão abrigar inovadoras tecnologias de produção.

A AEL também se prepara para participar em trabalhos e produtos de alta tecnologia com a Boeing (USA), Dassault (França) e Saab (Suécia), que concorrem para o programa F-X2 de modernização da frota de caças da FAB.

Diante deste novo quadro de oportunidades e da existência de fortes empresas do setor no Rio Grande do Sul, a AEL SISTEMAS S.A. aposta na consolidação da região como um dos mais importantes polos de tecnologia de defesa do País.

ASSOCIAÇÃO COM EMBRAER

A AEL SISTEMAS atua na indústria de defesa com forte atuação na fabricação de hardware e software para aeronaves militares. Em setembro deste ano, criou com a Embraer Defesa e Segurança a Harpia Sistemas S/A., voltada principalmente para o desenvolvimento e fabricação dos VANTs (veículos Aéreos não Tripulados), em que a Embraer tem 51% das ações e a AEL SISTEMAS, 49%.  Ao mesmo tempo, a Embraer adquiriu 25% das ações da empresa.

No setor espacial, a AEL SISTEMAS S.A. participa de diversos programas da indústria fornecendo projetos e equipamentos para satélites. Na área de segurança e automotiva, produz sistemas computadorizados para o gerenciamento de frotas de veículos e soluções customizadas que utilizam a tecnologia de identificação por rádio freqüência (RFID) para aplicação nos segmentos de energia, celulose, sucroalcooleiro e transportes.

CRESCIMENTO

Nos últimos três anos, a AEL SISTEMAS S.A. vem dobrando o faturamento a cada ano e projeta crescimento continuo de 30% para os próximos  anos. Até 2015, o número de funcionários deverá passar dos atuais 240 para 500, a grande maioria deles com graduação nas áreas de Ciências da Computação, Engenharia Eletrônica (hardware e software) e Engenharia de Sistemas.

Fonte: C&R Editorial

17 Comentários

  1. O essencial é a iniciativa. Após isto a melhoria constante e o desenvolvimento de novas tecnologias poderão levar o Brasil a outro patamar, sem dependência de conhecimento externo.
    Fico feliz em ver que isto já é uma realidade na nossa nação.

  2. Otimo, quanto mais empresas qualificadas tiverem…. No Brasil… Sera muito bom… O Unico erro e estas Empresas deixarem por exemplo muitos formados do ITA sairam para a NASA… a embraer como empresa grande devia pegar todos eles. A Avibras devia tambem pegr os 10 melhores de cada universidade(das melhores) por exemplo do curso engenharia mecanica para continuar o projeto Osorio da ENGESA(falida por falta de incentivos) enfim…

  3. “Em setembro deste ano, criou com a Embraer Defesa e Segurança a Harpia Sistemas S/A., voltada principalmente para o desenvolvimento e fabricação dos VANTs (veículos Aéreos não Tripulados), em que a Embraer tem 51% das ações e a AEL SISTEMAS, 49%. Ao mesmo tempo, a Embraer adquiriu 25% das ações da empresa.”
    .
    Ouçam o que vos digo: a Embraer ainda vai adquirir o controle da AEL SISTEMAS. Os israelenses da Elbit não perdem por esperar…

  4. A AEL é uma empresa fundamental e estrategica com extrema tecnologia e capacidade mais que comprovada, deixar ela ser vendida foi a burrice do seculo, mas ainda da pra concertar e compra-la de volta.

  5. República Rio-grandense?!?! ou Viva o Estado do Rio Grande do sul…um estado BRASILeiro…o q está se passsando por essa(s) cabeça (s )…parabéns e td essas coisa, ..República…sei ñ.Trágico essas idéias. Sds.

  6. Fico feliz pelo Estado do Rio Grande do Sul,apesar de ser do RJ o povo do meu estado adora os Gaúchos posso citar uma lista de gaúchos que são quereidos aqui,eu mesmo tenho pessoas que amo nesse estado,em Bagé,Caxias do Sul que é o meu segundo time por sinal,culpa de uma gaúcha,agora voltando ao assunto hoje ao meu ver e já defendi isso os dois paises que mais contribuem conosco são a França e Israel,pelo que sei grande parte da eletronica embarcada dos EC725 virá do RS,e ainda tem gente que critica a compra dos EC725 que são heli fantasticos,eu tinha uma relação dos fornecedores que tirei numa página,vai vir muita coisa do RS para o EC725,virá de MG,SP,RJ e RS.
    Os israelenses tem tecnologias de ponta mas vivem numa região não muito simpatica aos seus produtos,eles vindo para o brasil podem vender seus produtos e serviços nesse setor,estarem relativamente longe dos fornecedores americanos,e livres para vender sem receio de governos hostis.As torres dos veiculos Guarani são altamente avançadas nós não teriamos condições de desenvolver uma do mesmo nível em um curto espaço de tempo.
    Parabéns ao Povo do Rio Grande do Sul,realmente é um povo faca na Bota.rsrs

  7. Por que o Estado mais amado e preferido dos gaúchos, fora o RS, é Santa Caratarina?
    .
    .
    .
    .
    .
    Porque ele separa a gauchada do resto do Brasil. kkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. E.M.Pinto, se o “ViventtBR” pode fazer piadinha… por que eu não posso?
    “”””””””””””
    Meu caro Sta Catarina BR, poder pode, mas a piada em si era ofensiva a terceiros, as mães dos respectivos.
    e como brasileiro (Pará) do resto do Brasil separado da super potencia sulista do Rio Grande do sul ( terra do meu pai) também fui “ofendido” com apiada, a qual levei na esportiva.
    seu comentário ao contrário foi considerado ofensivo e por isso excluido.
    sds
    E.M.Pinto

  9. A gauchada que ainda defende o separatismo do Rio Grande do Sul está quase dois séculos atrasado, não é posível !!!
    .
    Gente a revolução Farroupilha acabou, e o Rio Grande do Sul foi, é e sempre será do Brasil !!!

Comentários não permitidos.