Brasil quer ajudar a Europa, mas impõe condições

‘Estaríamos dispostos a fazer as contribuições necessárias via FMI’, diz Garcia

Inquietação é a palavra de ordem no governo brasileiro no que se refere à crise europeia. A presidente brasileira, Dilma Rousseff, tem demonstrado publicamente que acompanha de perto o desenrolar da crise e as estratégias adotadas pelos países do continente.

“Ela [Dilma] está colocando no centro das preocupações a necessidade que os países desenvolvidos têm hoje de se colocarem de acordo, seja na União Europeia, seja nos Estados Unidos”, disse o assessor especial da presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, em conversa com correspondentes estrangeiros em Brasília nesta quarta-feira (14/12).

Mas o governo brasileiro está preocupado com as medidas adotadas. “Esperamos que esse acordo recente entre os países da União Europeia, com exceção do Reino Unido, possa dar alguma estabilidade, mas temos dúvidas de que essa estabilidade possa vir se outras questões de fundo não forem atacadas”, disse ao comentar a decisão tomada pela cúpula europeia de repassar 200 bilhões de euros até a próxima segunda-feira ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

O Brasil, por sua vez, apresenta-se como possível credor. “A posição brasileira no que diz respeito a auxílios é que estaríamos dispostos a fazer as contribuições necessárias via FMI, mas, ao mesmo tempo, acreditamos que essas contribuições devam ser refletidas numa mudança da própria composição da direção do Fundo”, alertou Garcia.

Além de inquietação, há um sentimento de temor que ronda o governo brasileiro, que se manifesta em uma dimensão econômica e política. “A Europa é um dos componentes da civilização brasileira e não podemos ficar alheios a esses problemas políticos. Ficamos um pouco inquietos com as consequências que a crise europeia pode ter do ponto de vista do funcionamento do sistema democrático”, disse o assessor.

Primeiros 12 meses

A política externa aplicada no primeiro ano do governo Dilma Rousseff seguiu o caminho que havia sido traçado durante os oito anos do governo Lula da Silva. América do Sul e África foram as regiões centrais, mas as ações também destacaram uma participação do Brasil em discussões multilaterais em outras áreas do globo, como na União Europeia e nos Estados Unidos.

Apesar desse papel de destaque em uma agenda prioritariamente positiva, o Brasil também foi foco das atenções do mundo, citou Garcia. Denúncias de corrupção envolvendo ministros levaram à demissão de seis deles. Recentemente, o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, tornou-se o novo alvo. Sobre ele caem denúncias de supostas irregularidades em consultorias que prestou entre os anos de 2009 e 2010. A situação do ministro Fernando Pimentel ainda é incerta, tendo em vista a reforma ministerial prevista para janeiro de 2012.

As trocas sucessivas têm sido encaradas como “faxina”, mas não é assim que o governo vê a situação. “Esse processo em relação a alguns ministros correspondeu a uma posição do governo de que, diante de denúncias, nós faríamos as substituições necessárias”, disse Garcia.

O assessor ressaltou, entretanto, que a demissão de ministros não significa condenação e garantiu que o governo tem mecanismos próprios de apuração de irregularidades. Segundo ele, o saldo é positivo: “São circunstâncias particulares e que tiveram uma percepção muito positiva na sociedade brasileira”.

Posições para o futuro

Mudanças internas, principalmente no campo das políticas públicas, nortearam a política externa brasileira nos últimos meses. “Se um país não resolve seus grandes problemas, dificilmente pode garantir uma presença internacional mais sólida. E nós temos hoje uma presença mais sólida que a que tínhamos algumas décadas atrás”, comemorou Garcia. Inclusão social e redução das desigualdades estiveram no foco das políticas do governo este ano e deverão permanecer assim no futuro próximo.

O Brasil pretende aumentar a exportação de produtos de valor agregado. Com a recente descoberta de grandes reservas na área chamada Pré-Sal, por exemplo, o país quer ficar entre os quatro maiores produtores mundiais de petróleo.

No âmbito regional, o Brasil tem procurado estreitar os laços para manter o Mercosul distante da crise e mais coeso nas relações comerciais. Segundo Garcia, há, especialmente com a Argentina, uma preocupação em aumentar o conteúdo regional dos produtos industriais: “Em certos setores, como o automotriz, em que a região é muito importante, ainda temos uma dependência muito grande de autopeças”.

Garcia complementou dizendo que a América do Sul pretende ter lugar garantido numa nova ordem multipolar. “Queremos resolver os nossos problemas, os problemas da América do Sul, de forma conjunta”, conclui Garcia apostando numa posição de maior destaque no cenário internacional.

Autora:  Ericka de Sá
Revisão: Roselaine Wandscheer

Fonte:  DW-WORLD.DE

37 Comentários

  1. Brasil deveria segurar o pouco que tem de reservas monetaria pois o periodo das vacas magras esta aproximando. Europa e Estados Unidos cortando importacao da China que por sua vez esta se estagnando e com isso diminuira importacao do Brasil. E inevitavel, como noite segue o dia, ou o dia a noite, que a crise economica envolvera o Brasil. E o governo brasileiro precisara de verbas para pagar melhor a forca policial militar pois vai precisar muito dela, quando a crise economica em forcando o governo introduzir novos arrochos salarial e medidas de contencao da despesas publicas provocar novos acirramentos de lutas sindicais, demonstracoes de estudantes e outras manifestacoes de desordem publicas que tais medidas causam.

  2. O Brasil tem que ajudar a si mesmo, essa coisa de querer ajudar a europa é pretensiosidade de quem não tem senso de realidade!Porquê não usamos esse mesmo dinheiro pra adquirir tecnologia européia e investir na capacitação do nosso povo, ajuda os europeus e a nós brasileiros, com o nosso dinheiro!Nosso, porque não é da Dilma e de nenhum desses mediocres governantes que estão aí! Logo deve servir a nação e não a essa pseudo politica de Estado desenvolvido tocada a mediocridade de toupeiras!

  3. A china tem mais de três trilhoes de dolares e não está fazendo festa, esses idiotas que nos governam acham que tão podendo!

  4. O CHÁ DA BRUXA VELHA NELES!
    .
    .
    aproveita e faz o que a baronesa Tather de ferro sugeriu ao Brasil quando este se encontrava nas mesmas condições dos europeus,vamos vê se eles gostam do remédio da velha bruxa inglesa.

  5. O melhor e colocar o pre-sal em producao o quanto antes e se der certo ajudar a evitar uma crise no Brasil. Se exportamos 1.5 milhoes diarios ja resolveria problemas de caixa.A situacao na Europa nao esta para bilhoes de euros mas trilhoes e neste patamar somente um estouro popular e que vai ajustar os pinos..e sangue vai correr..outra vez..

  6. Copa.. FMI.. Gera + $$.. Educação de – Gera + $$ ( instituições educacionais privadas) Segurança de – Gera + $$ ( empresas de segurança privada) Saúde de – Gera + $$ ( Hospitais privados e remedios)… A que interesses querem nos enganar que estão lutando?..

  7. Vocês não aprendem que o capitalismo é mutante e não morre nunca? há períodos de vacas magras só pra quem fez merda, Brasil tem mais é que aproveitar e mandar dinheiro pra lá mesmo. Ou vocês acham que os EUA chegaram no poder só distribuindo conselhos?

  8. >>“Ela [Dilma] está colocando no centro das preocupações a necessidade que os países desenvolvidos têm hoje de se colocarem de acordo, seja na União Europeia, seja nos Estados Unidos”,<<
    .
    É mesmo? Estou surpreso, pois para mim o centro das preocupações de nossa digníssima "president-(a)" devia ser o deficit habitacional, a péssima educação básica e superior, a falta de saneamento e urbanização em larga escala, a frágil e vergonhosa defesa de nosso país, o roubo descarado que são nossos impostos em cascata, e por aí vai…Mas o que se pode esperar de ex-guerrilheiros comunas?? Triste Brasil, vai dar dinheiro do povo pra salvar banco na Europa..kkkk. É pra rir mesmo.

  9. >>“A Europa é um dos componentes da civilização brasileira e não podemos ficar alheios a esses problemas políticos. Ficamos um pouco inquietos com as consequências que a crise europeia pode ter do ponto de vista do funcionamento do sistema democrático”<<
    .
    A América do Sul inteira é Componente e Descendente da civilização europeia e mesmo assim, a Europa SEMPRE CAGOU E ANDOU para nossas misérias, crises, dívidas absurdas, ditaduras, guerras, etc…Não entendi o que esse "ex-comuna" quis dizer. Quanto esse idiota ganha por mês para falar besteira?? Será que tem uma vaguinha/boquinha para mim? Se precisar entro pro "partidão" tb..rsrs.. Me arranja um bico aí MAG!!

  10. QUE! A propia inglaterra que é europeia tirou o corpo fora,a Alemanha diz que não gastara ,e porque o BRASIL,dona Dilma vc tem compromiços é aqui.

  11. LUCENA, meu irmão! você disse tudo.
    Quando estávamos na pindaíba, a “dama de ferro” disse que se nós não conseguíssemos pagar nossas dívidas deveríamos vender nossas florestas. Eles que vendam a Torre Eiffel, a Torre de Londres, seus palácios, as jóias de sua monarquia, etc. Por que nós um país miserável (temos apenas um PIB grande, mas continuamos pobres) devemos pagar a conta da festa dos outros? Abraços!

  12. querem ajudar a europa ??
    comprem equipamento militar de ponta,e exijam um presso justo e off sets, agora enprestar bilhoes para um mercado especulativo ?!! nem fuden….

  13. Se for ajudar ajuda a Franca comprando o rafale F3. Ajuda a Inglaterra comprando as Fragatas… Ajuda a Franca de novo negociando o NAe.. Ajuda a Italia comprando as FREMM, e um bom momento de ajuda…. e seria um otimo negocio para nos…

  14. USA, França, Espanha, Itália e Grécia etc cadê a montanha de dinheiro proviniente da enxurrada de turistas que vcs recebem todo ano, fora os bilhões em exportações? O que vcs querem é continuar andando de táxi Mercedes, BMW etc. Caiam na real… Vcs são gordas estéricas com muita gordura ainda para queimar.
    Carro popular é só para terceiro mundo então?? Quem sabe vamos apertar o cinto também, dondocas remediadas??
    #
    #
    #
    PS: E a reforma tributária? O imposto único? A reforma penal? A reforma eleitoral? O voto facultativo JÁ??? NADA??!!! Papagaio de Pirata a palavra com a senhora…

  15. O que esta me preocupando é uma noticia que tive, ainda hoje, de fonte segura e ligada a mineração que estamos caindo no conto chines… as empresas chinesas como a SINOPEC esta comprando, via empresas europeias adiquirentes de cotas do pré-sal, suas ações, com finalidade de se apossar das riquezas minerais do pais, como vem fazendo mundo afora… e não se restringe somente ao petroleo… empresas de mineração nacionais estão sendo entregues aos chinas sem um estudo estrategico que avalie o custo para a segurança nacional… sem falar em terras agricultaveis… mais um pouco e não seremos mais donos de nada no pais em que nascemos… será que o governo não sabe disso?… será que seremos subjugados pelos olhinhos puxados?… abre o olho Brasil…

  16. Uai, sô, já que tá tendo dinheiro sobrando,que tal duplicar a BR 381 de BH até Ipatinga.

    Lá Dona Dilma, morre gente todo dia. Já que é “proibido” adquirir armamento de ponta para nossas FA, esse dinheirinho extra também poderia ser usado para recrutar alguns milhares de jovens que prestam o serviço militar e colocá-los para vigiar as fronteiras por onde entra a droga e as armas ilegais.

    Agora, se quiser fazer algo que realmente alavancaria o progresso do País, construiria uma ferrovia duplicada, que começaria RS ao RN,passando por Belém, desceria até Cuiabá, passaria pelo MS e de lá até o porto de Paranaguá. Com isso, 80% do trânsito pesado seria retirado das rodovias.
    Mas eu estava me esquecendo, isso não é do interesse das empresas americanas e europeias, elas têm que vender caminhões, pneus, seguros,as empreiteiras perderão sua galinha dos ovos de ouro e o governo perderia sua indústria de multas por radares.
    MORAL DA HISTÓRIA: Manda quem pode, obedece quem quer ficar no poder e perde uma população de trouxas que não enxergam um palmo além do nariz.
    Afinal, tem pão e circo sobrando,

    AINDA!!!

  17. Eu sempre pense ,que o 1º tem que cheirar o proprio cu,antes de cheirar dos demais,Sra. Dilma aqui necessitamos educação,saúde,segurança,1º termina as lições de casa pra despois fazer as lições dos outros,o a senhora que ficar bem com eles (europeos),já que eles creem que as brasileiras que vão soamente pra Europa vão pra se prostituir.

  18. Eu acho que essa “ajuda brasileira” não passará de conversa fiada… um mero PAPO DIPLOMATICO BRASILEIRO…
    .
    Temos de fazer igual els sempre fizeram… se mostrar sempre dispostos a ajudar… mas não demonstrar nada além de disposição e preocupação… sem fatos concretos… sem ajuda financeira concreto…
    .
    Nós vamos dar alguns bilhoes(coisa ínfima) só pra eles conseguirem pagar a coleta de lixo das ruas europeias e mais nada… quem tem a ganhar com essa crise somos nós… e nosso governo sabe disso..

  19. Correta e coerente a condição imposta pelo Brasil para poder colocar dinheiro no FMI. Ninguém conhece melhor esse sistema do que o governo brasileiro, algumas reformas devem ocorrer com brevidade e a inclusão de novos partners nesse cenário é por demais significativa e importante.

    Há que se redefinir as formas de captação e de investimentos do FMI, não dá mais para privilegiar os grandes conglomerados bancários e corporações pelo mundo afora apostando-se na quebradeira dos países que buscam a sobrevivência de suas economias a duras penas, administrando fome, miséria, guerras, terrorismo, baixa produtividade e competitividade, etc,

    Por outro lado há que se perguntar como a Alemanha, país que levou o mundo a duas grandes guerras mundiais em um período de tempo consideravelmente curto e que teve o seu parque industrial, comercial, cultural totalmente destruído, suas reservas esgotadas, seu crédito dizimado, seus recursos do pós-guerra divididos entre os vencedores, sua população dividida, seus valores intelectuais sequestrados e ainda assim se tornar em menos de um quarto de século o país mais rico da Europa?? Por que Grécia, Portugal, Espanha, dentre outros estão metidos nessa crise se não tiveram situação idêntica a Alemanha e a Itália?

    Seriam os demais países tão perdulários assim ou existe alguma outra explicação?

  20. Blue Eyes, na Resistencia..o anti americanismo e tanto nesse Brasil que vao entregar todos os recursos naturais aos chineses,sem saber, enquanto ficam ai somhando com guerra contra os EUA, por causa de petroleo, amazonia e sei la o que mais. Os Chineses vao se metendo debaixo dos panos e quando a petralhada acordar, se e que nao sabe, o Brasil estara arrendado a China, com producao de dezenas de anos ja feita aos custos que eles querem. Vao lamentar aonde? ai fica tarde com a choradeira que os EUA era bem melhor e os Chineses sao cafajestes..too late!

  21. MAG e o mesmo que puxa saco de bolivarianos e republica islamica do Ira..quem confia num comunista deste…e melhor ainda..o que faz este senhor nos corredores do poder.O Historico dele nao e confiavel e venderia o pais por filosofia capenga de karl marx..

  22. mano tem tanto pessimista que se o brasil dependesse deles nem cabral tinha saido de portugual pois o mundo é quadrado e eles cairiam num precipicio

  23. Este pais esta precisando de uma vassorada,é deputado votando o que não interessa ao povo leis que destroem as familias tiram a autoridade dos pais,mas leis que fassam este pais progredir e colocar os corruptos na cadeia ou melhor na forca como na china e os paises islamicos,deputados pra que? prejudicar a população e o pais ,presidente que se preocupa com a europa e o nosso pais a saude precaria extrema corrupção e ninguem faz nada.

  24. Eis que surge MAG.Estava sumidinho heim cara de broa e não começa a empolgar-se frente a microfone a la Jobim porque a mim voce nunca enganou e jamais enganara EMBUSTEIRO…….Então a voluntaria Madre Theresa de Calcuta Tupyniquim como prostituta alforriada ainda vaga nas proximidades da Casa Grande com saudades da Senzala não é mesmo.Primeiro disseram que ajudariam,depois falaram que eles não queriam ser ajudados e subsequentemente num lapso de bom senso afirmaram que não contribuiriam com dinheiro direto pois o mesmo é produto do sacrificio e trabalho do nosso povo mas reiteraram que atravez do FMI por dar garantias que poderiamos colaborarmos se outras economias colaborassem tambem.Então esta materia é para encher linguiça pois não traz novidade nenhuma e sim apenas repete materia passada mesmo que sorrateiramente com outras enfases……TEM DINHEIRO PARA ROUBAREM,EMPRESTAREM A HUGO CHAVEZ PARA REARMAR A VENEZUELA,FAZEREM COPA E OLIMPIADAS,PAVIMENTAREM ESTRADAS DE VIZINHOS,DESENVOLVE-LOS E REPASSAREM-LHES DINHEIRO E TECNOLOGIAS MAS NÃO TEM DINHEIRO PARA QUE SE EVITE QUE BRASILEIROS CONTRIBUINTES MORRAM EM PORTAS DE HOSPITAIS POR FALTA DE ATENDIMENTO SEVIÇOS BASICOS BANCADOS POR NOSSOS IMPOSTOS E ENCARGOS.Este pais realmente alem de um puteiro de bandidos transforma-se no salvador de Lobos e Ratazanas e assassino de seus proprios filhos.

  25. China exporta produtos manufaturados a acumula dolares, dinheiro virtual ou pedaco de papel. Chineses nao sendo tonto, ve esses dolares se desvalorizarem toda vez que os Estados Unidos digitam ou imprimiem mais dolares e os botam no mercado. Que fazem eles, compram bems imoveis, campos de mineracaso, portos, terras, nos paises onde tem interesses economicos: Asia, Africa,Europa. Nos Estados Unidos, nao consegue comprar muitas coisas a nao ser papel do tesouro nacional, isto e trocar papel dolar p[or papel titulo do tesouro norte americano. Que faz os brasileiros que tem milhoes? Compram casas em Miami, casas que estavam se desvalorizando e assim da uma maozinha ao Estados Unidos que estao vendo uma queda nos precos dos imoveis residenciais ou nao no pais. Ou, compra titulos do tesouro dos paises da europa, titulos que na propria europa sao considerado toxicos, equivalentes aos cheques sem fundo. Chines estao certo, enquanto existir otarios malandro nao passa fome.

  26. China exporta produtos manufaturados a acumula dolares, dinheiro virtual ou pedaco de papel. Chineses nao sendo tonto, ve esses dolares se desvalorizarem toda vez que os Estados Unidos digitam ou imprimiem mais dolares e os botam no mercado. Que fazem eles, compram bems imoveis, campos de mineracaso, portos, terras, nos paises onde tem interesses economicos: Asia, Africa,Europa. Nos Estados Unidos, nao consegue comprar muitas coisas a nao ser papel do tesouro nacional, isto e trocar papel dolar p[or papel titulo do tesouro norte americano. Que faz os brasileiros que tem milhoes? Compram casas em Miami, casas que estavam se desvalorizando e assim da uma maozinha ao Estados Unidos que estao vendo uma queda nos precos dos imoveis residenciais ou nao no pais. Ou, compra titulos do tesouro dos paises da europa, titulos que na propria europa sao considerado toxicos, equivalentes aos cheques sem fundo. Chines estao certo, enquanto existir otarios malandro nao passa fome.

  27. É cada coisa que leio , que chego a ficar boque-aberto .
    Desde quando petróleo é produto industrializado ? ( está certo que ele tem um refino , mas dizer que é industrializado , me ajuda ai !!)
    2- Ajudar Europa , a Europa que se L&¨$% .
    E vamos ajudar como ? Vendendo nossas indústrias de defesa ?
    Nossos governantes vivem dizendo que não tem dinheiro pra nada no pais, e querem ajudar a Europa ?
    O metrô de Belo Horizonte , está cada vez pior , o transporte público nas grandes cidades está da mesma forma, não investem em transporte público de qualidade , iam gastar bilhões de dólares em um TAV ( Trem da Alta Vagabundice rsrs) que serviria só para a elite do pais .
    Fala sério .

  28. Que povo mais besta….quanta asneira!
    Ajuda não quer dizer doação e sim empréstimo ( e via FMI). O Brasil não vai perder e muito pelo contrario só tende a ganhar. Acham que se a Europa afundar o Brasil vai ficar ileso?? Como postado em outra matéria, só a França tem cerca de 500 empresas no Brasil, ou seja, não e. Só o europeu que vai ficar desempregado. Além do mais não sei porque tanta revolta contra europeus ou americanos. Quem sofre com a crise e o trabalhador comum, o pai de família, assalariado como acontece no Brasil. Podem ter certeza que com ou sem crise Sarkozy, Cameron ou Obama vão continuar sentados em suas poltronas e comendo do bom e melhor.
    E o Brasil tem a chance de investir seu dinheiro e quem sabe ganhar um pouco mais de respeito.
    Que a ajuda aconteça. Mas claro que com todas as condições atendidas.

  29. QUER DIZER QUE VAMOS GANHAR EMPRESTANDO DINHEIRO A EUROPA NÉ rsrs rsrs Olhem o que ganhamos com titulos,com titulos Americanos lucro e risco ZERO,com titulos Europeus lucro e risco alto.Não se enganem essas movimentações financeiras são apenas na verdade uma forma de guardarmos dinheiro fora do Brasil…DINHEIRO NÃO APLICADO É DINHEIRO INUTIL E INCERTO.O FMI apenas é uma ferramenta de garantia,mas garantia ate quando?…O mundo esta a beira de uma resseção sem precedentes e QUANDO VOCE PRECISAR DO DINHEIRO QUE EMPRESTOU AINDA POR CIMA DE GRAÇA OU QUE DEIXOU GUARDADO COM GRINGOS OUVIRA “DEVO NÂO NEGO E PAGO QUANDO PUDER” rsrs rsrs Eles por muito tempo eram os AGIOTAS DO MUNDO e dessa forma tornaram-se ricos.O Brasil esta mesmo parecendo uma putinha novinha que era estuprada e espancada por cafetões cafagestes e parece que sente saudades das porradas e das pegadas SEM DÓ rsrs rsrs “Vai!Faz sem pena” rsrs rsrs

  30. CAMILO com titulos Americanos temos ganho zero e risco zero e com titulos da zona do Euro?Teremos lucro zero e risco alto,isso é a realidade amiguinho.Hoje no mundo a moeda Brasileira é a terceira mais comercializada mas nosso IDH esta bem mais atraz do que o de Cuba que não tem bolsões de miseria enquanto nós livres e democraticos e mais ricos temos um bolsão de miseria astronomico e uma divida publica astronomica.essas são as covardias que o capitalismo no Brasil imputa ao povo onde o consumo do povo e as altas taxas tributarias são 3/4 do nosso PIB,ou seja se surgir um boato aqui de resseção o povo deixa de consumir,o empresario para não se endividar e poupar algum para resistir liquida seu estoque e os banqueiros por preocupações deixam de emprestarem E NESTA LIQUIDEZ TOTAL AFUNDAM-SE TODOS.Deixem de se entreterem com a Rede Globo e interessem da realidade.

Comentários não permitidos.