Irã diz que não devolverá avião espião capturado aos EUA

Drone RQ-170 Sentinel

Barack Obama pediu na segunda a aeronave de volta; ministro exige desculpas de americanos.

Um avião não tripulado dos Estados Unidos capturado pelo Irã não será devolvido a Washington, afirmou nesta terça-feira, 13, o ministro da Defesa iraniano, o general Ahmad Vahidi.

Ele deu as declarações após o presidente dos EUA, Barack Obama, pedir oficialmente ao Irã que devolvesse o drone, capturado no começo de dezembro no leste do Irã. “O drone americano de espionagem agora é propriedade do Irã e nosso país decidirá que passos tomará sobre essa questão” afirmou Vahidi, citado pela agência estatal de notícias Isna. Vahidi também disse que os EUA deveriam pedir desculpas porque invadiram o espaço aéreo iraniano.

O drone RQ-170 Sentinel, aparentemente, foi capturado quase intacto pelos iranianos, cuja televisão estatal exibiu imagens do aparelho. Obama pediu ao Irã que devolvesse o avião teleguiado. “Nós pedimos o avião de volta. Vamos ver como os iranianos responderão”, afirmou.

Oficialmente, os EUA afirmam que o drone estava em missão no oeste do Afeganistão, perto da fronteira com o Irã, quando o controle do avião foi perdido. Já o Irã afirma que capturou o avião teleguiado mais de 200 quilômetros dentro do seu território, no leste do país. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Fonte: Estadão

30 Comentários

  1. Obama pediu o Avião de volta?? Mas a “Quentinha” não disse q era só um factóide !!!!!

    …………
    Essa Quentinha, leitor de Reinaldo Azevedo… é isso q dá ler a Veja… kkkkkkkkkk

  2. esse e talves o maior desatre “tecnologico” dos eua desde o abate do U2,e detalhe,o U2 quando caiu nao tinha nenhuma grande tecnologia que os russos ja nao pudesse construir,o que nao e o caso do RQ-170 ja que os russos estao “apanhando” para desenvolver sistemas aereos nao tripulados que prestem,ou melhor,estavam porque depois desse grande presente dos eua no minimo 3 paises irao construir copias melhoradas desse aparelho:russia,china e por ultimo os proprios iranianos.

  3. É bom pra aprenderem!Tão achando que é assim, fazem o que querem e depois ainda pedem subserviência!Ainda bem que tem EStado nacional que não se submete!

  4. Muito otários foram os paquistaneses que devolveram o Black Halk.Eu ainda convidaria os russos e chineses pra dividir o presente.Pode ser que agora os S300 saiam!

  5. CAVALARIA ELITE, O Brasil devolveria e ainda pediria desculpas por ter abatido a aeronave. ( se é que teríamos condições de abater uma máquina dessas.)

  6. CAVALARIA ELITE, o brasil devolveria com certeza.
    Do jeito que nossos “puliticos” são eles devolveriam por alguns trocadinhos e alegando que não queria problema com os EUA porque são amiguinhos. E não duvido nada se o brasil derrubar um desses eles ainda ajeitarem pra devolver novinho pros EUA. O nosso país é uma Piada.

  7. Ô Obama…vocÊ podia ir dormir sem essa, não acha??? Pedir de volta o avião que usaram para espionar e preparar ataques contra os caras??? KKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkk!!!! Que vergonha, meu Deus??? Cara, o último que sair dos EUA que apague a luz…inacreditável!!
    .
    Se a coisa já está esse vexame agora, imagina quando o mundo abandonar de vez o padrão Dólar??? Vai ser um desespero, um salve-se quem puder nos EUA!!

  8. Editores RECOs – BRASIL

    Tradução Coletivo: Vila Vudu

    Prossegue o caso do avião-robô (drone) espião que se suicidou
    13/12/2011, Al-Jazeera, Qatar
    http://www.aljazeera.com/news/middleeast/2011/12/20111212175637464981.html

    Sobre o mesmo caso do avião-robô (drone) espião que se suicidou, ver

    8/12/2011, “O caso do drone que se suicidou”, Pepe Escobar (do Asia Times Online)
    http://redecastorphoto.blogspot.com/2011/12/pepe-escobar-o-caso-do-drone-que-se.html e

    8/12/2011, “Quem bate os tambores de guerra contra o Irã?”, Terry Jones (do Guardian)
    http://redecastorphoto.blogspot.com/2011/12/quem-bate-os-tambores-de-guerra-contra.html

  9. CAVALARIA ELITE disse:
    15/12/2011 às 11:59
    EU AINDA ACHO QUE NOSSOS POLITICOS MANDARIAM UM TELEGRAMA URGENTE CHEIO DE DESCULPAS AOS EUA AVISANDO E PEDINDO SE OS EUA BUSCARIAM OU O BRASIL LEVARIA.
    ========================================
    HEUEHEUEHEUEH!! Seria bem por aí mesmo. Mas nem perguntariam! Já despachariam um C-130 da FAB pra levar.
    =====================
    Com relação ao post. Acho tão perigoso quanto o desenvolvimento de artefato nuclear, esta jóia tecnologica se for usada para fins militares. Deve ter cada codigo.. cada tecnologia eletronica. Vai dar um enorme salto à industria iraniana. E com ajuda dos chineses, que são experts em eng. reversa.

  10. CAVALARIA ELITE disse:
    15/12/2011 às 08:43

    Mas esses eua são cara de pau,que isso.certo o irã,uma pergunta.Se esse avião fosse capturado aqui no brasil,qual seria a posição do brasil?
    Com o jeito dos politicos aqui,seguro que entregaria limpo,arrrumado e com as informações das espionagens que feiz ao Brasil recuperados e os proprios politicos colocarião mais datos de segurança nacional para ficar bem com os AMOS DO NORTE.

  11. uma vez os americanos decidiram atrapalhar o programa nuclear iraniano, para isso recrutaram um cientista deserto da Russia o plano era fazer ele fornecer aos iranianos planos defeituosos de um reator nuclear, mas eles se esqueceram de falar isso para ele ao ver os erros ele se ofereceu para corrigi-los e envia-los de volta, bem o resultado disso foi que ao invés de atrapalhar os americanos deram aos iranianos o seu programa nuclear atual. Será que existe a possibilidade de desta vez eles terem acertado? Quem sabe?

    http://www.matthewgood.org/front-page/2011/11/11/iran-and-nuclear-blowback.html

  12. Se fosse a MICHELE pedindo a devoluçao,as chances seriam bem maiores. Existe uma grande chance deste acontecimento ,ao contrario do desfecho esperado,promover negociaçoes diretas entre as duas naçoes,estava faltando um motivo tecnico para esta aproximaçao,tudo girava em torno do programa nuclear,agora com um assunto menos espinhoso,aonde Israel nao vai meter o nariz,poderemos ter surpresas por ai (se nao ficar tudo top secret)!

  13. Na guerra das Malvinas o Brasil “recebeu” um Avro Vulcan ( bombardeiro estrategico ingles ) em um pouso de emergencia carregando um missil AGM-45 Shrike armado, que curiosamente sumiu apos o pouso.
    Nao sei se o Brasil devolveria asim algo “capturado em nosso solo de tecnologia estrategica!
    Aqui esta o relato dos interceptadores que acompanharam o bombardeiro ate o pouso !

    http://noticiasmilitares.blogspot.com/2008/01/black-buck-6-uma-misso-de-combate-que.html

  14. Eu desmontava ele inteiro, copiava, descobria o que ele faz, publicava na internet pra todo mundo aprender e conhecer a tecnologia americana e depois jogava lavagem nele para os porcos…

Comentários não permitidos.