Brasil negocia acesso a software de submarino nuclear

Por Guilherme Serodio

O Brasil pode obter a transferência de tecnologia dos softwares do submarino nuclear que vai construir em parceria com a França. A afirmação é do presidente do Serviço federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni. A transferência da tecnologia não está prevista no acordo, mas, segundo Mazoni, os diálogos “estão indo bem nesse sentido” e o Brasil deve obter o acesso aos códigos fonte que controlam o equipamento. “É certo que [o Brasil] consegue”.

Mazoni afirma que o Serpro só entrou na discussão acerca da transferência da tecnologia dos softwares utilizados no submarino no ano passado, quando houve as primeiras reuniões de cooperação técnica com a França na área de supercomputação. A partir daí, os técnicos brasileiros passaram a dar atenção à questão dos softwares do submarino. “Eles dizem que o produto é aberto, nós queremos ver o produto, transferir conhecimento”, diz Mazoni.

Ter acesso ao códigos dos softwares, afirma o presidente do Serpro, é fundamental para saber como o submarino funciona. Os militares brasileiros, diz Mazoni, estão preocupados com a transferência de conhecimento de softwares dos equipamentos que adquire. “Nós temos uma boa parceria com o Ministério da Defesa e, hoje, a própria Marinha e o Exército brasileiros estão bastante avançados, inclusive no [uso] de software de código aberto”, diz.

Esse tipo de preocupação na área de segurança não é exclusividade do Brasil, afirma Mazoni. Um exemplo, diz ele, é o exército alemão, que só compra equipamentos eletrônicos com softwares de código aberto. “[Na Alemanha] as Forças Armadas não usam produtos vindos dos Estados Unidos”.

Para Julio Neves, assessor da presidência do Serpro, “software livre também é soberania”. Ele exemplifica a importância de se ter livre acesso aos códigos de equipamentos militares com um caso da Guerra do Golfo, ocorrida na década de 90. Durante o bombardeio do Iraque por forças americanas, um vírus instalado nos sistemas de radares de defesa iraquianos apagou as telas dos equipamentos. Sem conseguir ver os aviões inimigos nos radares, os militares iraquianos ficaram sem defesa contra o bombardeio. Segundo Neves, acredita-se que “os equipamentos já foram comprados com o programa”.

Outro caso famoso ocorreu durante a Guerra das Malvinas, entre a Argentina e o Reino Unido. No conflito que durou de abril a junho de 1982 os militares argentinos atacaram as embarcações inglesas com o míssil anti-navio francês Exocet. Após o primeiro afundamento, a França entregou aos ingleses o código que permitia que os mísseis fossem guiados por ondas de rádio, diminuindo a eficiência dos ataques argentinos.

O acordo entre Brasil e França para a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha, orçado em € 6,7 bilhões. Além do equipamento nuclear, o programa prevê a construção de quatro submarinos com tecnologia francesa. Os equipamentos serão fabricados no Brasil com supervisão francesa. O acordo prevê transferência de tecnologia.

Com a construção do equipamento, o Brasil entrará no restrito grupo de países capazes de projetar, construir e operar submarinos de propulsão nuclear. Atualmente, apenas Estados Unidos, Rússia, Inglaterra, França e China têm tal capacidade.

Sobre os planos do governo brasileiro em adquirir 36 novos caças para a Força Aérea, Mazoni assegura a cooperação do Serpro: “Vamos estar juntos”. O presidente do Serpro participou do Cyber Security International Forum, realizado ontem no Rio.

Fonte:  O Valor via PortoseNavios

29 Comentários



  1. 60% de um aviao caça .. submarino moderno…etc… é software..

    estimo que um conjunto de radares .. defesa e ataque.. deve ser 80% software…

    software nao se transfere simplesmente…ou vc. tem pessoal apto ou vc. “copia e cola”… e da M la na frente.

    ps. 01 dos motivos da Russia ‘aceitar’ a India como participante do avião caça 5ª geração foi a reconhecida capacidade dos indianos desenvolverem softwares de qualidade.. com certeza nesse tipo de aviao a importancia do mesmo (soft) passa dos 70%.

  2. Outro caso famoso ocorreu durante a Guerra das Malvinas,
    .
    entre a Argentina e o Reino Unido. No conflito que durou
    .
    de abril a junho de 1982 os militares argentinos atacaram
    .
    as embarcações inglesas com o míssil anti-navio francês
    .
    . Exocet. Após o primeiro afundamento, a França entregou
    .
    . aos ingleses o código que permitia que os mísseis
    .

    fossem guiados por ondas de rádio, diminuindo a
    .
    eficiência dos ataques argentinos.

    ISTO TBM PODE ALCORE COM BRASIL ??????????????
    .
    NÃO
    .
    E

  3. Srs,

    A importância do software em sistemas desta complexidade é difícil de se dar em números,pois a mesma é vital, e como sabemos, sonares, sistemas de propulsão, válvulas, controle, sistema de navegação, sistema de armas e toda uma infinidade de outros sistemas e subsistemas, como geração de oxigênio, etc.
    TUDO, absolutamente tudo é controlado por computadorares que rodam um software de controle, ou seja, tendo o controle dos “código-fonte” temos controle nacional em praticamente todo o submarino.
    Teremos a capacidade de projetar um sistema sob medida para futuros meios submarinos projetados e construídos no Brasil, porém o que realmente importa é a absorção desta tecnologia de ponta, creio que na área de TI em nosso país existam pessoas altamente qualificadas para tal transferência, e se este acordo realmente for selado… será um enorme avanço para o país como um todo.

    Abs, Lucasu.

  4. importância de se ter livre acesso aos códigos de equipamentos militares com um caso da Guerra do Golfo, ocorrida na década de 90. Durante o bombardeio do Iraque por forças americanas, um vírus instalado nos sistemas de radares de defesa iraquianos apagou as telas dos equipamentos. Sem conseguir ver os aviões inimigos nos radares, os militares iraquianos ficaram sem defesa contra o bombardeio. Segundo Neves, acredita-se que “os equipamentos já foram comprados com o programa”.
    .
    EO SIVAN MEUS CAROS NAO TERIA ALGO PARECIDO DENTRO?
    .

  5. Brasil detém a tecnologia para fabricar submarinos nucleares?.. ainda falta muita areia! pra por no caminhão!.. é software.. e etc etc.. correndo atrás e fazendo pressão de tim-tim por tim-tim até formar o lego! completo. Por isto tem que ja se saber o que é importante pro sub e o que não é, antes que o prazo para proveito.. perguntas.. e exigencias SE ESGOTE!..

  6. Ôoww Brasil, faz isto com a gente não!.. Os 4 dos 5 tem lançador balístico para artefatos nucleares.. vão já esquematizando um brasuka né!.. Ainda mais o Brasil entre os 3 unicos no mundo com conhecimento total do ciclo nuclear e altas reservas de urânio.
    Será que a inteligência brasileira é tão boa assim pra articular tudo na moita?.. =00

  7. KLM disse:
    24/11/2011 às 23:54
    tem toda razão irmão, infelismente, e o preço que se paga por sermos governados por senhores feudais, e so tem um jeito de deixarmos de ser colonia… estudo, capacitação.

  8. UM SIMPLES VÍRUS INSTALADO E PRONTO…JÁ FOI
    .
    .

    O que um vírus pode fazer com uma força armada bem preparada,bem treinada em arma mais sofisticada do mundo é impressionante.

  9. Cibercriminosos roubam dinheiro de brasileiros na internet
    .
    Tipo de ‘cavalo de troia’ que não é detectado por antivírus foi desenvolvido no País, segundo a Kaspersky Lab; correntistas de três bancos são afetados
    .
    .


    “(…)”Diferentemente dos criminosos de outras partes do mundo, brasileiros procuram obter todo o dinheiro que podem de uma só vez, e não mês a mês. Pesquisa da Kaspersky de 2009 mostra que 95% dos vírus produzidos no País têm por finalidade roubar dados financeiros. Em âmbito global, o Brasil produziu 36% de todos os trojans bancários nesse ano. A empresa garante que os número atuais não são diferentes. “(…)

    *******
    .
    (*)fonte:estadão
    .
    .
    http://economia.estadao.com.br/noticias/economa,cibercriminosos-roubam-dinheiro-de-brasileiros-na-internet,93459,0.htm

  10. Imagina o que pode acontecer se o Brasil comprasse o F-18…vai vir com aquele chipsinho que desabilita todas as armas do mesmo,seu radar e olha lá os motores tbm…seja caça ou submarino o governo tem que buscar ter mesmo o controle dos softwares com tecnicos para modifica-lo/reescreve-los sempre que for preciso!

  11. ENTENDA O QUE É OPENSOURCE OU SOFTWARE LIVRE OU SOFTWARE ABERTO Fonte WIKIPÉDIA http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_aberto Os mesmo proporcionam a opção de poderem serem modificados a primeira vista uma grande vantagem mas lembrem-se MALWARES ou se preferirem CODIGOS MALICIOSOS podem serem inseridos em softwares e hardwares e se tratando de espionagem e cybernetica militar serem praticamente indetectaveis.Mesmo assim é vantagem experimenta-lo,desenvolve-lo,aperfeiçoa-lo e encima disso CRIAR.O maior exemplo de bom negocio que tivemos em nosso pais na area da tecnologia avançada e que era de acesso restrito ou seja não livre foi o SIPAM-SIVAM.Pagamos a mais para termos acesso aos codigos fontes e no dia seguinte a inauguração do primeiro nucleo ja tinham sido modificados.De la pra ca alem de desenvolvermos a tecnologia que adiquirimos ainda criamos outras na area da segurança,monitoramento,orientação balistica e etc….Hummmm orientação balistica né e o segredinho que ate o final do ano retrasado ja estava em fase final,aquele em que um foguete,um missel,um avião,um navio,um submarino e etc e etc poderiam orientar-se por si mesmos ou seja não dependeriam de satelites e nem de GPS.Não se falam nessas coisas mas poreque falar disso se talvez seja a maior revolução na area de segurança aeroespacial e com essa tecnologia o risco de apagão de satelites e GPS não nos deixaria as cegas não é mesmo e voces não acham que isso deve mesmo ser guardado a sete chevez heim rsrs rsrs Que bom não é mesmo que apesar dos descasos,roubalheiras,contigenciamentos e sucateamento pelo menos temos um seleto grupo de inteligentes com fidelidade e patriotismo incondicional pois se fossem como os simples por necessidade se prostituiriam com podem-se prostituirem 180 milhões de “Brasileiros” não é mesmo rsrs rsrs

  12. Sempre haverá críticos.. mas na MARINHA nacional eu acredito…. dentre as forças pode ser a mais sucateada, mas é a que detém e a que conquista sempre as melhores tecnologias, como no caso do enriquecimento de urânio….
    .
    Eles não nos darão total acesso aos códigos fontes, principalmente os relacionados a sistemas de armas. Mas acredito que podemos sim absorver toda a programação de um submarino movido a reator nuclear.
    .
    Assim como no caso dos Rafale, essa é uma demonstração de que a frança se interessa sim em nos passar algumas tecnologias…. Mas claro, nunca nos passarão a tecnologia de seus armamentos, compraremos eles pronto… mas se mesmo assim tivéssemos o domínio da construção do veículo(tanto o avião quanto o submarino) já é muito bom….

  13. AINDA bem que a nossa marinha esta de olho aberto,hoje é muito facil de se colocar um viros,alem de pagar uma fotuna ainda chegar na hora negar fogo,codigos só abertos tem que cer,igual a alemanha eles sabem o que estão fasendo por isso a importancia de se ter uma industria belica nacional competente e forte.

  14. Parabéns a Marinha e ao IPEN pelo tremendo esforço que é a construção deste submarino apesar dos continuos contigênciamentos de verbas.

  15. Estou torcendo e mt p q saía esse subnuck e outros mais, pelo menos uns 10 , e com forte capacidade de reagir a qualquer tipo de atake , q Marte seja louvado. A Malásia está comprando 15 caças Su 30 ; e nós de F5, tem alguém e ou vários,jogando contra a segurança do BRASIL .P Ontem.

  16. O ESTADÃO ESTA FALINDO rsrs rsrs As vendas cairam e a falta de credibilidade agrava o inevitavel fim.Brasileiro esta deixando de ser otario rsrs rsrs e gastar dinheiro com materias GDAs PIGadas rsrs rsrs

  17. Apesar do ceticismo de uma parte, esse programa parece estar andando conforme cronograma. Certamente os céticos se esquecem dos tempos escuros onde faltava até gasolina para a nossa, hoje eficiente PF usar em suas viaturas.

  18. Tem algo errado nessa notícia pelo que eu saiba já existe uma equipe da marinha na frança trabalhando na versão brasileira do Subtics.

  19. De tanto ver aquela maquete do submarino nuclear acho que vou fazer uma pra mim só de memória… nem preciso ficar olhando, tenho tudo na cachola…

  20. Enquanto isso nossa educação vai mal. Nossas universidades são zero em física, química, informática. Coisa boa é excessão. Quando Tarso Genro estava na educação a bravata foi a criação do piso para os Professores. Hoje ele é governador do RS e adivinha? Não cumpre a lei e não vai pagar o piso nacional do professor no RS. Isso é ImcomPTência, falta de vergonha. Nossa educação agradece. Massa bruta em si não ganha guerra nenhuma.

  21. AInda fica aquela pergunta que não quer calar e já foi feita por mim várias vezes aqui: Essa fábula que estamos pagando aos gauleses, caso investida no Brasil, não seria suficiente para termos um subnuc 100% nacional? O que dizem os apologistas e defensores do “Brasil-putênfia”?

  22. Como a fonte é civil, o presidente do SERPRO, acho que há aí uma BAITA CONFUSÃO.

    Os softwares negociados devem ser de controle dos vários sistemas a bordo dos Scorpènes convencionais, pois o software que controlará o reator do nosso submarino nuclear é totalmente brasileiro e portanto não há software francês que controle um reator que não é francês…

    Acho que ou o presidente do SERPRO falou bobagem e/ou o jornalista do (O Valor Econômico) entendeu ou transcreveu incorretamente o que foi dito…

  23. Quanto a educação de má qualidade caro vai que dá… ainda deixamos muito a desejar em termos gerais sim… Tem tanta faculdade de direito e administração que não vale nem um real… esse tipo de instituição de fundo de quintal que fode com a média nacional do ensino superior…
    Temos ótimas faculdades e institutos de tecnologia como a USP, UNB, UNICAMP, ITA… e assim vai… mas se nem nós conseguimos ver o que temos de bom, é natural falarmos que está tudo uma porcaria e etc…
    .
    Temos um profundo conhecimento da nossa realidade atual, mas imaginamos que o que está além de nossos olhos é a mesma coisa que estava lá há décadas….
    O desenvolvimento recente do oeste e norte brasileiro é o grande responsável pela ascenção econômica do brasil…. mas muitos ainda imaginam que que no mato grosso por ex. as crianças vão pra aula de carroça. Ou que no nordeste as pessoas ainda tem de caminhar kms para conseguir a água de beber…

  24. Sres.,

    Gostaria de fazer uma observação.
    Sou DBA (administrador de banco de dados) e trabalho com projeto e desenvolvimento de soluções de TI (tecnologia da informação).
    Trabalhei e ainda trabalho com vários programadores. Eles são de altíssima qualidade. Programador nasce com o ‘trem’ na veia… Raramente se aprende a programar. O que quero dizer é que temos condição e competência hoje de assimilar qualquer desenvolvimento. ‘Nada’ será copiado e colado. Simplesmente iremos aprender com o que já foi ‘pensado’ e aprendido com os erros por eles mesmos. Em teoria, ganharemos em tempo. É claro, digo apenas pela parte tecnológica, que é apenas uma parte do processo. Duvido muito que não tenhamos gente capacitada para até aprimorar o que vai ser repassado, se repassado.

    Sds à todos!

Comentários não permitidos.