Alemanha e França antecipam proposta para mudar tratados europeus

Chanceler alemã Angela Merkel e o Presidente da França, Nicolas Sarkozy

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou nesta quinta-feira que seu país e a Alemanha devem apresentar “nos próximos dias” uma proposta comum de modificação dos tratados da União Europeia.

“Somos conscientes da gravidade da situação e buscamos os mesmos remédios”, declarou líder francês, ao término de uma reunião com a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro italiano Mario Monti.

Segundo Sarkozy, a alteração proposta nos tratados visa “melhorar a governança da zona do euro e a convergência das políticas econômicas”.

E de acordo com Merkel, essa discussão não mira diretamente o BCE (Banco Central Europeu), que tem sido cobrado por especialistas para assumir um papel mais agressivo na contenção da crise europeia, o que conta com a franca oposição da Alemanha.

“Temos que coordenar nossas políticas se queremos ver uma moeda estável”, insistiu a chanceler, acrescentando ser necessário de que os países do bloco econômico avancem em termos de união fiscal.

Segundo Sarkozy, os detalhes da proposta franco-alemão somente devem ser conhecidos pouco antes do dia 9 de dezembro, data de uma reunião do Conselho Europeu.

Fonte: Folha

8 Comentários

  1. COMEÇOU A DEBANDADA!
    .
    .
    ,

    “Quando um barco vai a pique,os ratos são os primeiro a pular fora!”
    .
    A Alemanha e a França já estão se preparando para deixar o adernado EURO,provavelmente irão formar um clubinho bem reservado entre eles(teuto-franco)e de quebra,chamar a Rússia.
    .
    Hoje como este mundo louco está,nada mais me surpreende.

  2. Europa um exemplo de hábitos economicos ruins que levaram a tudo isso…e a receita é do tempo da minha bisavó se vc ganha 20 gasta e 10 e poupa outros 10,só que as vezes dói na carne más não tem jeito ou enxugam e enxugam a maquina até a última gota de sangue ou o preço vai ser mais alto ainda do que já está sendo!

  3. Realmente não faz sentodp deichar a russia de fora afinal das tontas é europeia tambem,mas sera que a russia iria querer? O coreto seria acabar com o euro antes que ele acabe com a europa,que cada pais tenha sua moéda e pronto ,afinal antes do euro estavam muito melhor.

  4. A Russia pode ser convocada mas sao suspeitos pelo ponto de vista Europeu. Se chamarem nao vao aceitar.
    Parece que a Alemanha e a Franca serao os unicos a sairem do Titanic com o bote salva vidas. O resto e a banda tocando e afundando. Quem foi a grande ideia de chamar o pessoal da seccao de maquinas a mesa do capitao.

  5. Melhor seria, se o que é escrito fosse real, se o que vemos realmente aconteceu no contexto dito.. Mas não… infelizmente, às escuras é que são “mexidos os pauzinhos” de verdade!.. E aí que entra as forças de descrédito contra os que revelam o que no momento não é pra ser!.. Afinal. Vivemos em uma democracia correto? Elegemos a pessoa da foto!.. Da foto!! Que foi tirada de uma máquina fotográfica.. impresso em um panfleto.. e discursos.. com verbetes que pastores(sem denegrir religião alguma) sabem muito bem usar! Ou seja… poder de convencimento. Meios de expor algo mas com alto poder de CONTROLAR o receptor.
    Entre viver em um mundo de incógnitas e num de certezas, é mais ‘gostoso’ no de certezas!.. Porém… até onde vão estas certezas… a longo prazo para todos nós?.. O benefício da dúvida é realmente algo a ser ocultado?…

  6. 1. O Euro não acaba.
    2. A proposição e disposição dos países líderes é que isso não ocorra.
    3. Não há líderes querendo debandar, muito pelo contrário, não querem é que os liderados debandem.
    4. Certamente, como já liberado pela Angela Merkel, os remédios passarão pela união fiscal, que ainda não ocorre como deveria.
    5. Portanto, aguardemos até 9 de dezembro, antes de carpir o enterro do Euro.

Comentários não permitidos.