Defesa & Geopolítica

Alemanha e França antecipam proposta para mudar tratados europeus

Posted by

Chanceler alemã Angela Merkel e o Presidente da França, Nicolas Sarkozy

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou nesta quinta-feira que seu país e a Alemanha devem apresentar “nos próximos dias” uma proposta comum de modificação dos tratados da União Europeia.

“Somos conscientes da gravidade da situação e buscamos os mesmos remédios”, declarou líder francês, ao término de uma reunião com a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro italiano Mario Monti.

Segundo Sarkozy, a alteração proposta nos tratados visa “melhorar a governança da zona do euro e a convergência das políticas econômicas”.

E de acordo com Merkel, essa discussão não mira diretamente o BCE (Banco Central Europeu), que tem sido cobrado por especialistas para assumir um papel mais agressivo na contenção da crise europeia, o que conta com a franca oposição da Alemanha.

“Temos que coordenar nossas políticas se queremos ver uma moeda estável”, insistiu a chanceler, acrescentando ser necessário de que os países do bloco econômico avancem em termos de união fiscal.

Segundo Sarkozy, os detalhes da proposta franco-alemão somente devem ser conhecidos pouco antes do dia 9 de dezembro, data de uma reunião do Conselho Europeu.

Fonte: Folha

8 Comments

shared on wplocker.com