Utilidade Pública, Insegurança aérea: Mudança de Hobby

Autor: Ricardo Correia

Plano Brasil

Em mais um deslocamento aéreo pelo país no dia 29/10/11 partindo do “Aeroporto Internacional de Guarulhos” pelas 7:00 hs em uma manhã ainda fria com camadas de nuvens que iam de 300 a 1000 metros de altitude decolagem tranqüila em nosso A319.

Passada a camada de nuvens surge um lindo amanhecer, mas 5 minutos depois da decolagem já estado a mais de 4000 metros de altitude passa por nossa janela no máximo a 200 metros da aeronave um “Balão de São João” com aproximadamente 5 metros e mais a bateria de fogos pendurada.

Opa……. espere………..festa de São João é em junho, mas estamos em outubro. Foi à época que o pessoal que fazia balão somente ficava restrito ao período de festas juninas.

O pior é que estas pessoas não imaginam o perigo que um objeto deste pode causar, mas vamos tentar explicar.

1 – Exemplo

Caso um Avião voando a 300 Km/h bata em um objeto de 2 kilos (por exemplo uma ave ou balão) o impacto na aeronave será de 7 toneladas.

Portanto este impacto pode causar um grande dano à estrutura da aeronave e até levar a uma tragédia. Lembrando que naquele momento em nosso vôo estávamos a 500 km/h.

Pela dimensão do balão de São João e seus acessórios pode-se imaginar caso ele viesse em cheio contra nosso avião nas camadas de nuvens onde não seria possível realizar uma mudança de nossa rota para evitar o impacto.

A titulo de informação o Terminal Aéreo de São Paulo movimenta 400.000 vôos e 35 milhões de passageiros por ano. Todos correndo risco por causa de um hobby perigoso e proibido por lei justamente pelos riscos que oferecem.

2 – Exemplo

Em muitos casos, ocorre a queda do balão com a bateria de fogos em atividade, portanto quem esta no solo pode receber um balão pegando fogo além dos rojões. Pode-se imaginar caso uma pessoa seja atingida os ferimentos terríveis e queimaduras.

3 – Exemplo

É comum também ocorrer incêndios em áreas de mata, causado pela queda dos balões de São João, acredito que nenhum baloeiro recolheu animais das matas mortos devido ao fogo causado por balões, seria um grande ensinamento a estas pessoas.

Há um mês atrás houve um incêndio em uma pequena reserva de Cerrado no interior de São Paulo que esta sempre monitorada e rapidamente os Bombeiros e a equipe do local combateram o fogo.
Mobilização deste trabalho: 3 viaturas do corpo de bombeiros, 1 viatura do local e 1 trator com tanque de água para os locais mais difíceis, mais de 100.000 mil litros de água utilizados, 5 horas de trabalho.

Felizmente o incêndio foi contido com o custo de 10 campos de futebol queimado de mata de Cerrado e diversos animais mortos.

Portanto um hobby perigoso e proibido por lei justamente pelos riscos que oferece.

4 – Exemplo

Em muitas indústrias e terminais de petróleo existe brigadas de sobre aviso para evitar a qualquer custo que um balão destes atinja suas instalações e cause uma grande explosão ou vazamento de produtos químicos tóxicos, lembrando que muitas destas instalações estão rodeadas por bairros populosos.

5 – Exemplo

Um balão pode cair em qualquer área habitada e iniciar um incêndio em uma casa dependendo da situação até causar a morte de seus moradores.

Após esta pequena analise dos Riscos X Benefícios, será que temos algum benefício?

Tenho a seguinte sugestão:

Balão de São João é um hobby perigoso e proibido por lei justamente pelos riscos que oferecem.

Portanto que tal MUDAR de Hobby, existem diversos que podem ser até mais legais.

Outra sugestão que tal fazer um trabalho voluntário em sua comunidade será mais útil e interessante para você.

A todos os leitores passem essa idéia para frente.

12 Comentários

  1. Olhei fixo para a foto ampliada da asa do avião, achando que tinha que ver algum balão perto! Hueheheh Mas é só um exemplar de asa em elevada altitude mesmo.
    Quem conseguir ver o balão ganha um prêmio! Heuehhe

  2. Diarum
    Infelizmente não deu tempo de fotografar o balão, até pegar a máquina já havíamos ultrapassado, então somente fotografei para fazer a matéria.

  3. Heueehh. Ricardo. Não sabia desta intenção ao tirar a foto. Na realidade tirei onda!.. =b Porque uma imagem de asa e com data da foto, aí achei que teria algo mais além da asa.
    O seu alerta é mais que importante. Moradias são destruídas, habitats de diversos animais são destruídos. E com a crescente expansão da aviação civil, realmente é algo a ser levado em conta severamente.
    Eu que sou de notar pormenores mesmo!.. Abç.

  4. Diarum – Bem que eu gostaria de ter mostrado o balão na foto, infelizmente não deu certo.

    Carlos Argus – obrigado pelo seu comentário só reforça minhas palavras, sendo mais um exemplo real dos perigos deste hobby.

    Vejam esta filmagem do R7 exibida em 20/06/11 o tamanho do balão e seus acessórios, imagina se temos neblina em São Paulo o que poderia acontecer.

    http://noticias.r7.com/blogs/reporteres-da-record/2011/06/20/aviao-quase-colide-com-balao-de-sao-joao-em-guarulhos-sp/

  5. Realmente os ditos “balonistas” são criminosos que agem às escondidas,pois sabem que praticam uma atividade perigosa.Não para eles nas para as indústrias,residencias,refinarias e principalmente para as nossas aeronaves.

  6. Em meu nome tenho a declarar que é totalmente falso esta natéria publicada pelo Sr. Ricardo Correia. A tradição do balão feito em papel de seda está enraizada em mais de 80 países no mundo. Infelizmente, é só no Brasil que é proibido por lei. Erro clássico de seus governantes e autoridades, pois preferem batizar estes artesãos de criminosos, do qual são considerados por todos os baloeiros de outros paises, os melhores do mundo nesta arte e tradição. Em vez de proibirem, deveriam impor regras nos seus lançamentos, mas preferiram taxá-los de criminosos, bandidos e quadrilhas. Realmente gostariamos de saber o que são então os verdadeiros criminosos e bandidos no vosso País. Não me digam que são artistas!!!
    Falo em relação a Europa onde a tradição do balão existe em vários paises, como aqui em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Holanda, Alemanha, Suécia e até a Polonia que passou a figurar no Guiness o Pais que mais balões soltou de uma vez só e foram cerca de 15 mil ao mesmo tempo. Se tudo fosse verdade como voces dizem a Polonia já estaria toda queimada. Quando o Brasil e seus governantes souberem o que estão perdendo em termos de entrada de divisas por parte do turismo que acorre a estas iniciativas como aqui na europa, então talvez vejam esta arte com outros olhos. Só para terminar, informo que para alem de ser baloeiro em Portugal, também faço parte de uma equipe de bombeiros em Lisboa. A unica coisa que realmente concordo em termos de proibição é em relação aos balões fogueteiros, mas isso é um problema que voces é que tem de saber solucionar e não proibir. Quanto ao assunto dos aviões cairem no Brasil por causa de balões, isso parece piada e até mesmo os incendios que acontecem aí, não conseguem provar que são de origem baloeira. Falar é facil, mas provar que é simples, isso não o fazem. É realmente uma verdadeira campanha de destruição da tradição do balão que possui mais de 300 anos de história. Lamentável.
    Francisco Silva
    TURMA LUSA DE LISBOA
    PORTUGAL

  7. Francisco
    Espero que assista o video que esta no link acima. Não sei quais as dimensões dos balões ai na Europa, mas aqui no Brasil já vi com mais de 20 metros e uma enorme bateria de fogos, balões de grandes dimensões são comuns aqui. Sei que temos esta tradição, mas no período de junho aqui no Brasil justamente é o período de seca (região Sudeste do País), não temos chuvas regulares em minha cidade no interior do Estado de São Paulo é comum passar mais de 90 dias sem chuvas, imagina as matas como ficam. Neste mesmo período também ocorrem neblina muito forte justamente no Terminal Aéreo de São Paulo e região.
    Somente estou propondo a mundança de hobby devido aos riscos causados por esta atividade. Ontem vi uma matéria aqui falando da festa junina do Porto ai em Portugal o maior balão que vi ser lançado não tinha 2 metros e sem bateria de fogos, portanto uma grande diferença dos que são feitos aqui no Brasil. Realmente temos grandes problemas aqui no Brasil com estes balões veja a mensagem de Carlos Argus acima, eu mesmo já vi este tipo de problema. Portanto somente proponho a mudança de Hobby.

  8. Concordo com o amigo Francisco:

    As Leis são feitas de forma unilateral. O ser humano com seus vícios e maselas psicológicas, achasse no direto de fazer qualquer tipo de lei e pronto.
    Primeiro ponto: O balão dito de são joão e errado,
    da forma como e lançado hoje? SIM!
    Segundo ponto: São dadas alternativas para se manter a tradição? NÃO!
    Então meus amigos, a coisa vai continuar durante muito tempo.
    O estado tem que normatizar, arruma um lugar e época do ano para se fazer um >>> Festival de Baloes <<<, sem trafego aéreo e com dispositivos de segurança.
    Bom, meus amigos, ai um cabeça de camarão que rouba os cofres públicos diz: e caro de mais *** NÃO DA PRA FAZER***.

    A sequencia a meu ver e bem simples: normatizar e leis severas (de preferencia para políticos corruptos).

  9. 5 Estrelas

    Com relação à lei que proíbe soltar balões ela é de 1998, relativamente nova.
    Uma lei não é criada só por gosto pessoal, deve haver neste caso várias ocorrências relacionadas sobre o assunto.
    Nós sabemos que as leis são votadas pelos nossos representantes, ou seja, políticos que foram eleitos pelo nosso voto. Se há algum problema aqui cabe a nós que votamos mudar essa situação e cobrar também os serviços que eles fazem.
    Além é claro do enorme tempo que se leva para se criar uma lei no Brasil.

    Acredito que mesmo com a existência dessa lei ninguém foi processado e recebeu a pena prevista.

    No caso de normatizar após ouvir todos a respeito do assunto.

    Quais as punições caso alguém não seguisse essa normatização?
    Seria igual à lei de hoje?
    Quem iria fazer a fiscalização?

    Pessoalmente não acredito que alguém iria seguir essa normatização.

    Se hoje nem a lei é respeitada.

    Alias o brasileiro tem dificuldade de respeitar as leis.
    Exemplo prático veja as leis de trânsito que são quase iguais no mundo todo, é só sair nas ruas e ver quantas pessoas não a respeitam.

  10. Senhores,

    Acho muito oportuno falarmos desse assunto por considerar que falta discussão e esclarecimento.

    Em 1º lugar gostaria de informar que a lei não proibe os balões, ela diz: art 42 da lei 9605 – Proibido, fabricar, transportar, vender e soltar BALÃO QUE POSSA CAUSAR incêndio. Portanto para um bom estudante de português na interpretação de texto, se o balão for solto com técnica de não causar incêndio (ex. são os balões sem fogo, ditos ecológicos), pode sim ser praticado.
    Convido a todos a entrarem no site da SAB – http://www.sabrio.org.br para conhecerem varias culturas onde a preocupação maior é a da sua preservação.
    O que me causa estranheza é que estamos em contato com o controle de voo para realização de nosso festival e para a aeronáutica tudo trascorre na maior tranquilidade desde que haja um coordenação. Pergunto: Kd o perigo para o avião?
    Em 2º lugar essa polêmica do risco de impacto nos aviões, peço que estudem física para saberem que o balão é um envólucro de papel de seda 20g/cm²com sua massa variável, ou seja, se o mesmo tem 5kg, esse peso é distribuido em todo seu volume, portanto, o calculo de impacto é totalmente diferente do que se especula. São 103 anos de avião e nunca aconteceu acidente entre ambos, numa avaliação de risco, o tempo advoga a nosso favor.
    Sonho um dia ver a mídia de forma unilateral apresentar a população como os balões são soltos em outros países e perguntando: Quem esta errado, nois ou ele?
    Para conhecimentos, na Espanha, na festa de São Roque soltam balão de 20m. Na Itália, na festa da padroeira de Constantinópla soltam balão de 21m.

    O caminho é regulamentar essa lei onde teremos diretrizes: local, forma,parametros e responsábilidade. O próprio baloeiro denunciara o errado.

    Sugiro que conheçam antes de criticar.

    Um abraço,

    Marcos Real
    SAB

Comentários não permitidos.