Continuam os problemas com o F-22 Raptor da USAF

F-22 Raptor da USAF

Metade da frota de F-22 Raptor da USAF está confinada ao solo desde que em 20 de outubro um piloto reportou novas dificuldades no sistema de fornecimento de oxigénio. Entretanto, a suspensão foi levantada, mas este é apenas mais um dos múltiplos relatos de pilotos que ficam sem oxigénio nos seus F-22. Até agora – e apesar do levantamento de suspensão dos voos – o problema ainda não foi nem identificado nem resolvido.

Isto significa que aquele que será durante ainda muitos anos o mais sofisticado aparelho da USAF tem uma serie dificuldade técnica de causas desconhecidas, limitando o seu uso e condicionando de forma severa a operacionalidade de uma das principais armas de Superioridade Aérea dos Estados Unidos.

Fonte: Quintus

39 Comentários

  1. por mais que falem do f-22, que esta dando problema e tal , pelo menos eles estao tentando solucionar problemas(ja tem seu aviao e esta indo muito bem), ja o brasil nem aviao de quinta, nem de 4.5 geraçao tem no “papel’, lamentavel.

  2. 1-Um Programa de Milhoes de Dolares pra Fica no chao!!!!!
    .
    2-5 Geracao so GASTO JUNTO COM OUTRO JACALI F 35.
    .
    3-nao pode pega chuva
    .
    4-foi empurrado antes do tempo pra diser que foi o 1
    .
    5-Abatido por um DINO f 18 glower .VEJA O LINK abaixo
    http://www.flightglobal.com/blogs/the-dewline/2009/02/growler-power-ea-18g-boasts-f-.html
    .
    http://www.alert5.com/2006/04/fa-18f-guns-down-f-22a.html
    .
    .
    6-No Iron Eagle Alvo de jatos de 4 geracao (RAFALE)
    .
    7- SE UM DINO F 18 E CAPAZ NAO DUVIDE QUE UM RAFALE NAO POSSA FAZER MUITO MAIS
    .
    SO DR pardal eo PATETA DE PILOTO DE TESTE QUE NAO RECONHECEN ISSO .
    .

  3. É simples de resolver tal problema de oxigenação para os pilotos/cobaias;
    .
    -treiná-los para prender a respiração por alguns minutos…. ou colocar uma janelinha no “canopite”, quando o piloto querer mais ar é só abaixá-la, como se faz em algumas “lata-velhas” popular nacional ou alguns importados de segunda-mão.-Heheh….

  4. “-No Iron Eagle Alvo de jatos de 4 geracao (RAFALE)”

    Eis que alguém aqui tenta aplicar a lógica de Goebbels ” uma mentira dita mil vezes se torna verdade”. Sem falar no português sofrível. o “ilustre” forista age de má-fé e tenta negar o óbvio, que em verdade o Rafale foi derrotado pelo F-22.lamentável!
    .
    Madruga:
    De repente pode ter sido isso. Liberaram o Raptor cedo demais para serviço.

  5. Cara o minimo mais o minimo mesmo que tinha que acontecer e o F 22 DERROTAR QUALQUER CAÇA DE 4.5 INDEPENDENTE (INDEPENDENTE DO FABRICANTE) Deixa essa ideia de lado de caça de 4.5 derrubando caça de 5 geração pois se o mesmo cai para 4.5 me desculpa mais e ou não a maquina que mais tem tecnologia e não visível ao radar tem que derrubar todos os caças atuais???

  6. O programa que gerou o F-22 era um programa longo, caro e cheio de problemas. Fora que havia outro poço $em fundo em paralelo, o F-35.

    “É só um probleminha no OBOGS.” Não foi resolvido. Tem gente engolindo partículas tóxicas com esse negócio.

  7. pelo menos os erros eu acho que ate 2013 ja ta joia mas nos brasileiros estamos negociando a anos compra avioes nem tao bons assim e ficamos dizendo ´ha o f22 ta ruim` olha pro seu antes de falar dos outros

  8. O F-22 ainda e o melhor caça do mundo. Cedo ou tarde esses problemas serão resolvidos. O F-22 e caro demais para ficar no chão.
    Qto ao comentário do KLM:
    Os problemas referentes a ferrugem aparentemente foram resolvidos
    O F-18 pode ser um “Dino” mas e uma ótima aeronave, ágil e com grande manobralidade com sistemas e armamentos modernos o que lhe da uma excelente capacidade de combate. O fato de ter abatido um F-22 em Um combate simulado Nao tira o credito do Raptor já que aparentemente foi um exercicio de “Dogfighting”, o que dificilmente iria ocorrer numa situação real. Provavelmente o F-18 seria interceptado e abatido antes mesmo de detectar o F-22. Agora no caso comentado pelo KLM só resta parabenizar a superioridade do piloto do SH.

  9. Concordo maluco doido.
    Até lá nem existirá mais brasil se depender destes politicos f..p. Faz parte do esquema, entregar tudo para a iniciativa privada que agora põe BR em tudo quanto é produto, agora veste a camisa! heueheh.. Ai meu deus..

  10. A notícia fora de tempo, já não está aprovado os gastos para resolver o problema?
    Os resto é conversa e história para adormecer, o f18 de repente ainda vai ser o tal caça e no contexto dos comentários um á altura para todos os de 5 geração.
    Há tanta variável aqui presente que nem vale a pena inventar.
    Gosto muito da propaganda do KLM, estás em todas quando é para rebaixar o que vem dos EUA, acho que és o tal que vive no mundo da ilusão, de tanto escreveres disney o feitiço voltou-se contra ao feiticeiro. Mas não te preocupes isto faz parte da liberdade de expressão.

  11. Aqui pra nós ,essa de problema com o oxigênio é demais, era só trocar e colocar algum sistema já testado de outro caça, prá mim o buraco é mais em baixo, algo sério estrutural que pode derrubar sem aviso e eles estão loucos correndo atrás para resolver.

  12. se ligeuem, isso e a lokhceed martin querendo arrancar mais verba do congresso kkkk, a escala da F22 se encerou antes do previsto, e a empresa ficou no preju, problemas de oxigenio ? numa maquina destas ? e so bussines, so não ve quem não quer !!!

  13. Muitos políticos ficaram mais ricos com o programa do F22. E até os outros caças rivais ficarem operacionais, o F22 terá muito tempo para descansar e resolver esses probleminhas em solo, pois a hora/voo desse caça é muito caro.

  14. Problema no sistema de oxigênio um óva, esse jato deve ter problemas muito mais sério que esse, não é possível eles desenvolverem um jato com as características que ele possuí e não conseguirem resolver um problema no sitema de oxigênio.
    Trabalho na aviação e conheço esse sistema de certos aviões e não é possível que o do F-22 seja coisa de outro mundo.

  15. Cara que mundo louco né… com complexos sistemas de radar, inumeros codigos fontes para sistemas de armas e integracão motor-aeronave…. e m SIMPLES ABASTECIMENTO DE OXIGENIO é o grande problema do F22…
    eu acho que é uma falácia… tem muito mais BUG nesse Raptor do que esse simples problema de oxigenio

  16. Com problema ou sem problema, investiram muito em C&T para desenvolver essa beleza, e estão anos luz a frente de todos… não se trata de ser os EUA… trata-se de quem tem competencia se estabelece… quem não tem… vai de F5…

  17. Grande F-22… kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    E aí, ele é ainda o melhor caça do mundo?
    Eu não duvido que seja o mais avançado caça do mundo agora que é o melhor, não me interessa que fulano falou ou ainda fala, até resolver “OS” seus problemas e começar a voar sem restrições ele não vai passar de um belo e maravilhoso avião conceito.
    sds

  18. Allright, vamos criticar os F-22 enquanto alguns vanglorizam aquela coisa Russa que nem esta pronta. F-22 e um program nao pontinha da technologia. E lamentavel terem problemas de oxigenio mas que e o melhor nao tem duvida. Russi e China estao a anos luz deste que ja voa a alguns anos. Imaginem o dia em que um pak-fa for declarado pronto..ate la os EUA ja terao o 6a geracao pronto..

  19. Pessoal deixa o F-22 (que a pesar dos pesares é o melhor de todos)em paz e vamos nos preocupar com a espinha dorsal da USAF que é o não menos poderoso F-15,vale lembrar que eles estão estacionados logo ali na Colômbia(para combater narcotraficantes rsrsrs) esses sim é um clássico caça e bom de briga que merece nosso respeito e não tenha dúvidas que é bastante temido até pelos Russos.
    O F-22 está na vanguarda logo é comum este tipo de problemas,acho que com a severa crise financeira tanto Rússia como a China diminuam o Gap tecnológica que os separa dos EUA,mais mesmo assim ambos tem um longo caminho a percorrer.
    Voltando ao problema dos F-15 e F-16 na Colômbia,só esta simples ameaça,somada aos SU-30 Venezuelanos já seriam mais que o suficiente(se o país levasse a defesa à sério)de repensar por completo o programa F-X2.Depois do péssimo exemplo do que aconteceu na Líbia tudo é possível.

  20. Ainda acho que essa besteira de falta de oxigênio para pilotos é a velha mentira para viabilizar F 22 sem pilotos num futuro bem próximo.

    Quem sabe os quinta 5 + não voarão comandados a distancia.
    Tudo é possível o Dandolo que o diga!
    rsrsr

  21. Na verdade, a corrosao rapida eh que tah dando prejuizo pros States, falta de oxigenio eh o de menos…kkkkkkk…vergonha demais e nao sabem resolver o problema, tah parecendo o Super Tijolao que passou a vida toda dando falhas de voo com sua aerodinamica absurda que nenhum software consiga atenuar…hehehehe

  22. O que o gringo sabe fazer bem é filme, nunca ganharam uma guerra sozinhos, nem mesmo a sua de Independendia, pense num país que adora uma mentira.

  23. O melhor caça do mundo… tão melhor que nunca foi usado.

    Os yankees preferem o F16 à grande JACA chamada F22. Que piada, e o F35 está indo pro mesmo caminho, um avião caro que tenta inventar moda sem necessidade.

  24. carl94fn disse:
    09/11/2011 às 19:00
    É sim! supera todos no quesito “maior tempo groundeado” huahuahuah
    Há muitas dúvidas sobre realmente quais são os problemas do F22, e se a hipótese de falta de amadurecimento no programa, ai sim o problema se torna gigantesco. A final são quase 2 décadas desde a entrada em operação, creio isto ser tempo suficiente para amadurecer e acabar com um simples problema de oxigênio que apareceu 2 décadas depois… 2 DÉCADAS.
    Obs.: esqueci que antes de 2005 os pilotos não respiravam… uahuhauhauhauhuahah

  25. Fábio disse:
    .
    2 DECADAS = 20 ANOSSSSS
    .
    E DIZEN QUE O POVO TEN DIN DIN
    .
    MAIS CONHECIMENTO NEM TANTO..
    .
    RUSSIA SEM DIN DIN POREM COM CONHECIMENTO
    .
    so nao venha me diser que 2 decadas e normal kkkkkkk
    .
    jacale do F 35 40 DECADAS? POSSIVEL
    .
    POR FAVOR TAKE EASY COM DINHEIRO DO POVO.
    .
    🙂

  26. E vocês acham que a Rússia e a China não vão ter estes problemas ou parecidos.A Rússia ainda não terminou os motores que são para o Pak-fa,e a China copiou praticamente o avião da Rússia e dos EUA

  27. hahahahha vai apodrecer no chao ta pagando a lingua de de tanto fal mal de produtos dos outros agora tao ai no chao
    o mais sofisticado do muno oque que vale um aviao no chao
    sabem nao vale nada ops but the F-22 VALE AGLUNS 350 MILHOES DE DOLORES PELO MENO ELES FICAM INVISIVEIS NO CHAO ASSIM NAO TEM RADAR AREO QUE PEGA ELES RSRSRSRSR

  28. BRUN ON THE HELL F-22!!!!!!!!!!
    TOMARA QUE MANDEM ELE PRO IRA QUANDO FO ATACA OS IATOLAS
    ISSO SE ELE CONSEGUI VOA ATE LA RSRRSRS

Comentários não permitidos.