Irã trabalha para ter armas nucleares, diz agência da ONU

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou pela primeira vez nesta terça-feira que o Irã é suspeito de conduzir experimentos secretos cujo único propósito é o desenvolvimento de armas nucleares.

A conclusão está em relatório da agência nuclear da ONU que circulou para seus 35 membros e para o Conselho de Segurança da ONU. O documento é o sinal mais forte de que Teerã tenta construir um arsenal nuclear, apesar de alegações ao contrário. Com Israel ameaçando uma resposta militar, o relatório abre um novo caminho de confronto entre o Ocidente e o Irã.

De acordo com o documento, enquanto parte do trabalho nuclear secreto do Irã pode ter propósitos pacíficos, “outros são específicos para armas nucleares”. Um anexo de 13 páginas ao relatório da agência sobre o Irã detalha inteligência e pesquisa da AIEA que mostra que Teerã trabalha em todos os aspectos de pesquisa com o objetivo de construir uma arma, incluindo produzir uma ogiva para um míssil.

O relatório foi precedido de especulações na mídia israelense sobre supostos planos de ataques de Israel contra locais nucleares do Irã. Os EUA e seus aliados devem usar o aguardado relatório para pressionar por mais sanções contra o país produtor de petróleo.

Teerã nega as acusações, dizendo que elas não têm fundamento. O país diz que seu programa é pacífico e busca a geração de eletricidade.

Em seu mais recente relatório sobre o Irã, a AIEA detalha todos os seus conhecimentos sobre o suposto programa secreto de armas nucleares da República Islâmica, incluindo:

– aquisição clandestina e projeto de equipamento necessário para fazer tais armas atômicas;

– testes de explosivos e desenvolvimento de detonador para disparar carga nuclear;

– desenhos de computador do centro de uma ogiva nuclear;

– trabalho preparatório para um teste de armas nucleares;

– desenvolvimento e montagem de uma carga nuclear para seu míssil de alcance intermediário Shahab 3  (arma que pode atingir Israel, seu arqui-inimigo).

*Com AP e Reuters

Fonte: Último Segundo

28 Comentários

  1. pronto agora eu quero ver o que vai acontecer.
    “parece que o céu no oriente medio vai ficar vermelho.”
    (israel vs irã)

  2. De grande valia esse relatório, os “amigos” do mentiroso netanyahu já sabiam do conteúdo do relatório antes dele fica pronto – mas hein? –
    .
    Israel se arma pois teme ataque de nações vizinhas, o Irã faz o mesmo, pois de santo se veste o diabo e Israel já ameaçou, ameaça, e ameaçará as nações árabes
    .
    Atacar o Irã é mais do que derrubar uma nação que comete o grande crime de não seguir a cartilha estadunidense/israelita, é dar força a atual crise do capitalismo
    .
    A Rússia já deu o aviso, “tem que ser na diplomacia”.

  3. E quanto as 200 ogivas nucleares de Israel? O que a agência tem a dizer? Com que argumento Israel vai atacar o Irã, se o mesmo é possuidor de ogivas nucleares?

  4. Nós brasileiros devemos ficar atentos,pois a A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA),pode muito bem usar no futuro contra nós, os estudos do físico brasileiro que desvenda o segredo da Bomba Termonuclear W-87, os avanços na construção do VLS,o uso das centrífugas de tecnologia nacional e até mesmo o poço de teste da Serra do Cachimbo!
    Tudo isso pode transformar o BRASIL num mega-vilão aos olhos do mundo se a imprensa internacional e nacional assim o quiser,aliado ao desmatamento e outras mazelas nacionais!
    DEVEMOS ESTAR ATENTO A ISSO TUDO,NINGUÉM ESTA LIVRE DE SER VÍTIMA DA OTAN E SEUS ALIADOS !

  5. Um país ter armas nucleares não é um problema para ele, é uma vantagem, é segurança, pois melhora sua posição geoestratégica e de defesa.
    Eu entendo que o problema é quando essas armas estão em poder de um Estado com governo instável e extremista.
    No caso do Irã, temos uma teocracia. O Estado é governado por um lider religioso, fundamentalista, abaixo dele estão as demais instituições, inclusive a presidência daquela nação.
    Diariamente vemos pessoas naquela região “se explodindo” em nome de algo, desde a “luta contra o imperialismo dos EUA” até Alá – passando por toda e qualquer outra razão – já li que uma vez fizeram um atentado a bomba contra uma loja que vendia CDs, porque eram “corrupção do ocidente”.
    Em um Estado com governo sólido, coerente e estável, como a Russia, Inglaterra e China, que já tem, ou Japão, África do Sul e Brasil, que não tem, problema algum.
    Agora, esses governos nervosos, com tanto discurso de ódio, com tanto a resolver, ter armas nucleares não seria solução, mas apenas mais um problema para eles – e para nós.
    É de se pensar se não é realmente necessário evitar que tenham armas nucleares, pois do jeito que demonstram ser e agir, um dia desses, um maluco dirá que Alá mandou jogar uma bomba num vizinho e os outros malucos vão jogar…

  6. Sobre o Iraque: logo após a invasão dos valorosos soldados buchas de canhão, Collin Powell disse em uma entrevista que o Iraque era incapaz de ter armas nucleares (para justificar a invasão, ele disse que tinha “provas incontestáveis”. Voltou atrás?). Bush disse que não se lembra de ter dito que o Iraque tinha artefato nuclear (o que é mentira, ele fez um auê monstro em cima disso), disse que Saddam estava ligado à Alqaeda e, confirmou, bem depois da invasão de que o Iraque não tinha nada a ver com o 11 de setembro. Rumsfeld disse que sabia onde estavam as “bombas” e logo depois disse que mentiu.

  7. Esse documento da AIEA praticamente dá o aval para Israel e EUA, fazerem um ataque ao Iran. Agora é questão de tempo mesmo.

    []’s

  8. Marcello, teu comentário tá no limite do racismo, como podes dizer todo isso do Irã??? Parece que confundes Irã com Iraque ou Gaza. Irã tem até sua própria fábrica de carros, além de várias montadoras europeias, sua economia, seu progresso só pode gerar inveja em nós, escravos dos banqueiros.
    .
    Eu vi um documentário onde mostrava a convivência pacífica entre judeus cristãos e muçulmanos no Irã, onde também informava que mais da mitade dos estudantes universitários é mulher, é claro, era um documentário chiita, kkkkk, piada, era um documentário da Deutsche Welle! Eles tem sim uma guerra com os kurdos separatistas, mas é óbvio que todo país defende sua unidade, como faria o Brasil, chegado o caso.
    .
    Irã foi cogitado faz 2 anos como um possível Bric, e quem foi o maluco que pensou adicionar o Irã aos Brics? Kadafy? Assad? O turco, supremo líder do Irã Ali Khamenei? Nããão, foi um inglês, Jim O’Neill, será um terrorista? não, é o economista da Goldman Sachs que previu a formação dos Brics.
    .
    São 11 os novos emergentes
    Este economista decidiu deixar de chamar emergentes ao Brasil China Rússia e Índia, comentou no 13 abril 2011, que chamar de emergentes esses países é um insulto, e prepararam na GSachs uma nova lista de 11 emergentes, e quem está entres esses 11? o Irã.
    .
    Guerra Comercial
    Então, devemos separar o que é propaganda e o que é realidade. Devemos ver o mundo como um mundo em guerra, mas em guerra comercial. Muito do que os países fazem e publicam é parte dessa guerra comercial, que pode virar como sempre em guerra militar.
    .
    CHINA
    A guerra dos EUA contra China é uma guerra comercial, por acesso aos recursos naturais. Antigamente eram guerras por acesso a mercados, mas se comprobou que isso era algo impossível de controlar, então a estratégia americana é cercar, afogar, deixar China sem matéria-prima.

  9. ´senhores,eu ainda acho que brasil tem algo parecido,porque a onu quando vem ao brasil,ela avisa 1 hora antes,e aqui no brasil os agentis da onu não conceguem entrar logo depois de 1 hora,foi por isso que a onu suspeitou algun tempo atraz do brasil,mas o brasil alegou que era para proteger tecnologias nacionais,e depois um professor bra descobriu e publicou um livro sobre a mais potente arma nuclear dos eua,então vocês acham que eua não desconfia muito do amado BRASIL?SÓ O FATO DO BRASIL FAZER A ONU ESPERAR UM POUCO JA É SUFICIENTE.

  10. dai duas coisas podem acontecer americanos no ira ou uma explosao nuclear acho que a onu ja pode pensar numa aprovaçao pra ataque no ira

  11. TAMBORES DE GUERRA – General do Irã ameaça destruir Israel em caso de ataque
    Ahmadinejad: Irã não recuará “nem uma agulha”


    Imagem divulgada pelo governo do Irã exibe o presidente Mahmoud Ahmadinejad durante recepção popular na cidade de Shahrekord. Ahmadinejad iniciou nesta quarta-feira uma turnê pelas províncias de Shaharmahal e Bakhtiari, no sudoeste do país, um dia após a agência internacional AEIA afirmar que o Irã estava buscando construir a bomba atômica O chefe de Estado-Maior adjunto das Forças Armadas iranianas, o general Masud Jazayeri, ameaçou destruir Israel se o Estado hebreu atacar as instalações nucleares do Irã.

    “O centro (nuclear israelense) de Dimona é o local mais acessível para o qual podemos apontar e temos capacidades ainda mais importantes. Ante a maior ação de Israel, veremos sua destruição”, advertiu o general Jazayeri, citado pela televisão iraniana em idioma árabe Al Alam.

    O presidente israelense Shimon Peres advertiu no domingo que a possibilidade de um ataque militar contra o Irã é maior que a de uma ação diplomática. “A possibilidade de um ataque militar contra o Irã parece mais próxima que a opção diplomática”, afirmou o presidente em declarações ao jornal Israel Hayom.

    “Não acredito que já tenha sido tomada uma decisão a respeito, mas dá a impressão de que os iranianos vão se aproximando da bomba atômica”, acrescentou Peres. “Não temos que revelar nossas intenções ao inimigo”, explicou.

    Agências: EFE / REUTERS
    Ahmadinejad

    O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, rejeitou nesta quarta-feira um relatório da agência nuclear da Organização das Nações Unidas que ressaltava preocupações de que o país tenha se empenhando em desenvolver uma bomba atômica. Ele afirmou que o texto se baseava em informações “inválidas” de Washington.

    “Vocês deveriam saber que esta nação não irá recuar nem uma agulha do caminho que está seguindo”, afirmou Ahmadinejad em discurso realizado na cidade de Shahrekord e transmitido ao vivo pela televisão.

    “Por que vocês prejudicam a dignidade da agência por causa das alegações inválidas dos Estados Unidos?”, indagou, aparentemente se dirigindo aos membros da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que divulgou o relatório na terça-feira.

    Também nesta quarta-feira, o embaixador iraniano na AEIA afirmou que o seu país jamais abandonará seu programa nuclear, mas continuará cooperando com a agência da ONU, apesar de seu último relatório, muito crítico em relação ao Irã.

    “O Irã jamais abandonará seus direitos legítimos em termos nucleares, mas, como país responsável, continuará respeitando suas obrigações dentro do Tratado de Não-proliferação Nuclear”, que prevê a supervisão de suas atividades pela AIEA, declarou Ali Asghar Soltaniyeh, citado pela agência oficial iraniano Irna.

  12. “Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou pela primeira vez nesta terça-feira que o Irã é suspeito de conduzir experimentos secretos cujo único propósito é o desenvolvimento de armas nucleares.”

    .
    .
    .
    E AGORA A GRANDE PERGUNTA….QUEM ACREDITA EM PAPAI NOEL AQUI?
    .
    .
    Vejamos….1….2…3….4…5….(…)

  13. Irã vai manter programa nuclear, diz presidente após relatório da ONU
    Documento afirma que país vem tentando desenvolver bomba atômica.
    Segundo Ahmadinejad, ele se baseia em informações ‘inválidas’ dos EUA.
    , com agências internacionais

    11 comentáriosO presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, rejeitou nesta quarta-feira (9) um relatório da agência nuclear da Organização das Nações Unidas que ressaltava preocupações de que o país tenha se empenhando em desenvolver uma bomba atômica.

    Ele afirmou que o texto se baseava em informações “inválidas” dos Estados Unidos.

    “Vocês deveriam saber que esta nação não irá recuar nem uma agulha do caminho que está seguindo”, afirmou Ahmadinejad em discurso transmitido ao vivo pela televisão.

    “Por que vocês prejudicam a dignidade da agência por causa das alegações inválidas dos Estados Unidos?”, indagou, aparentemente se dirigindo aos membros da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que divulgou o relatório na terça-feira.

    O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, discursa nesta quarta-feira (9) em Shahrekord (Foto: AP)Embaixador
    O Irã jamais abandonará seu programa nuclear, mas continuará cooperando com AIEA, apesar do relatório disse nesta quarta-feira o embaixador iraniano ante a agência da ONU.

    “O Irã jamais abandonará seus direitos legítimos em termos nucleares, mas, como país responsável, continuará respeitando suas obrigações dentro do Tratado de Não-proliferação Nuclear”, que prevê a supervisão de suas atividades pela AIEA, declarou Ali Asghar Soltaniyeh, citado pela agência oficial iraniano Irna.

    Na véspera, o Irã já havia estimado que o relatório da AIEA, que revela informações sobre a tentativa de Teerã de obter a bomba nuclear, “não tem fundamentos”.

    Estas informações, contidas no anexo do relatório da AIEA, “não têm nada de novo”, disse Soltanyeh.

    “Voltamos às velhas alegações, as quais o Irã já provou que não têm fundamentos em uma resposta precisa de 117 páginas” enviada há quatro anos à AIEA.

    “O Irã já provou que as alegações dos Estados Unidos não têm fundamento e que nos últimos oito anos não emergiu qualquer prova do uso militar de material nuclear”.

    Mesmo antes da divulgação do relatório, o chefe da diplomacia iraniana, Ali Akbar Salehi, havia negado todas as acusações, afirmando que os ocidentais continuam sem “nenhuma prova séria”.

    “O Ocidente e os Estados Unidos exercem uma pressão sobre o Irã sem argumentos sérios nem provas”, disse Salehi. “Sempre repetimos que não queremos fabricar armas nucleares. Nossa posição sempre foi de utilizar o programa nuclear para fins pacíficos”.

    saiba mais

    França ameaça sanções sem precedentes e quer caso no Conselho de Segurança
    Ameaças
    A perspectiva do anúncio do relatório gerou nos últimos dias uma série de ameaças de ataques israelenses ao Irã.

    Nesta quarta-feiras, o chefe de Estado-Maior adjunto das Forças Armadas iranianas, o general Masud Jazayeri, ameaçou destruir Israel se o país atacar as instalações nucleares do Irã.

    “O centro (nuclear israelense) de Dimona é o local mais acessível para o qual podemos apontar e temos capacidades ainda mais importantes. Ante a maior ação de Israel, veremos sua destruição”, advertiu o general Jazayeri, citado pela televisão iraniana em idioma árabe Al Alam.

    O presidente israelense Shimon Peres havia advertido no domingo que a possibilidade de um ataque militar contra o Irã é maior que a de uma ação diplomática.

    “A possibilidade de um ataque militar contra o Irã parece mais próxima que a opção diplomática”, afirmou o presidente em declarações ao jornal “Israel Hayom”.

    “Não acredito que já tenha sido tomada uma decisão a respeito, mas dá a impressão de que os iranianos vão se aproximando da bomba atômica”, acrescentou. “Não temos que revelar nossas intenções ao inimigo”, explicou.

  14. Agência Brasil
    .
    O governo da Rússia descartou nesta quarta-feira (9) a possibilidade de apoiar a adoção de mais sanções ao Irã devido às informações de que há produção de armas nucleares no país. As informações vazaram de um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). Os norte-americanos, porém, defendem o aumento de restrições aos iranianos.
    .
    O vice-ministro do Exterior da Rússia, Gennady Gatilov, disse que novas sanções podem ser interpretadas como “um instrumento de mudança de regime no Irã. Essa abordagem é inaceitável para nós e a Rússia não tem a intenção de considerar tais propostas”, acrescentou.
    .
    A Aiea informou, na parte que vazou do relatório, que há evidências de que o Irã tenha realizado testes “relevantes para o desenvolvimento de um aparelho explosivo nuclear”. Segundo a agência, a pesquisa iraniana inclui modelos de computadores que só poderiam ser usados para desenvolver um mecanismo de ativação de bombas.
    .
    A divulgação de parte do relatório da Aiea, informando que no Irã o programa nuclear é desenvolvido para fins não pacíficos, foi recebida com cautela pelo governo do Brasil. Para o governo, as informações não podem levar a mais sanções aos iranianos.
    .
    O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar Nunes, disse à “Agência Brasil” que ainda é cedo para fazer previsões e que a expectativa está reservada para a análise dos dados pela agência.
    .
    http://www.novojornal.com/internacional/noticia/russia-descarta-a-adocao-de-mais-sancoes-ao-ira-09-11-2011.html

  15. São muitos os detalhes do relatório. Como tiveram acesso a tantos detalhes? Isso é coisa fabricada para justificar o ataque. No Iraque foi a mesma coisa. Papel aceita tudo. Sds,

  16. E bom q o Irã se lembre da Líbia, foi só ela abrir mão do seu progrma nuclear p ser varrida do mapa, e bom ñ cair no canto destas sereiras, o navio sem vai p o fundo..sds.

  17. Continuem assim e os EUA vão continuar caindo como estão e o filho de cadela do Ban kim moon pra não perder o apoio dos EUA militarmente a seu país vai dar o aval

  18. Existem fortes indícios de que o Programa nuclear do Ira tem fins militares assim como existiam fortes indícios de que o Iraque possuía Armas de destruição em Massa.
    Só Nao consegui entender uma coisa: O Ira e suspeito de conduzir experimentos secretos para construir uma bomba. Depois o relatório da AIEA aponta varias provas que confirmam as suspeitas. Se e SECRETO , como conseguiram acesso a tantas provas? Suspeito e a veracidade do relatório….

  19. Caro Milton Brás Cabral.
    Não é racismo, é a realidade.
    O fato de possuir fábricas, multinacionais e etc, não significa estabilidade política ou seu antônimo.
    Cuba é estável e pouco tem disso.
    Racismo seria afirmar que são incapazes de manter um governo estável e um Estado laico, sem averiguar se são ou não capazes disso – ou melhor, isso é preconceito e não racismo, que seria acreditar que determinados traços do genoma criam grupos raciais de indivíduos e justificariam sua discriminação, diferenciação, entre os demais. Semelhante a ojeriza irracional por algo, como, por exemplo, o formato da orelha.
    O país é uma teocracia, seu chefe de Estado, o aiatolá Ali Khamenei, que sucedeu o aiatolá Khomeini, é um lider religioso, com extenso histórico de declarações e apôio a idéias e grupos extremistas.
    O presidente do Irã é o chefe de governo. Todas suas decisões, inclusive sua candidatura, precisam passar pelo crivo do Líder Supremo, da Assembléia dos Peritos e do Conselho dos Guardiões.
    O fato de tolerarem quem paga impostos, as citadas minorias, pouco tem a ver com os regimes de governo ou Estado, pois sua administração pública e econômia pouco a eles é submetida, é regrada pelo interesse público e pelo livre mercado. Dependesse deles, o país voltava à idade média.
    Veja companheiro, até alguns meses atrás não existiam “ditadores” na África, mas bastou a “primavera árabe” para o farol acender.
    Além disso, não podemos esquecer que em nome de ideologias, economia e religião, os homens protagonizaram eventos históricos como As Cruzadas, a Expanção Omíada, a Revolução Cultural e a Neocolonização.
    O que eu quero deixar claro é que o poder na mão de pessoas guiadas por algo que não é a razão, aí compreendido ideologia, pseudo-ciência, lucro, religião e etc, são governos fracos e instáveis, sobre uma população imensa, que fabrica carros, quer comprar, quer vender, quer fazer estradas, tem um grande contingente militar, quer viver e tudo o que disseste. Daí para alguém ser extremista e usar uma desculpa como “morte aos imperialistas”, “o Islã é a regilião do demônio”, “comunista come criancinhas” e por aí vai toda a sorte de afirmações irreais, é um tapa.
    O problema é quando o tapa é dado com uma ogiva nuclear…
    Alguns países sofrem turbulências e as superam, alguns, nunca saem dela. Irã, Iraque e Afeganistão, entre outros, são exemplos disso. Ao passo que outros países, como Egito, Líbia e Síria, até a algum tempo eram oásis de estabilidade política na região, já hoje…
    O detalhe, entendo eu, é que os povos árabes nunca foram democráticos – isso é a história deles quem prova: quem não é ditadura, é reino ou teocracia – ao passo que um longo caminho levou Américas e Europa à estabilidade democrática, que ainda está sendo aprefeiçoada.
    Os países árabes, e africanos em geral, forjaram-se sobre clãs, tribos, califas, ditaduras, domínios externos e instabilidade de toda sorte. Duvido que vão mudar em pouco tempo – principalmente se não abraçarem a razão e laicizarem seus Estados – e olha que sou cristão praticante.
    Na boa colega, conversamos – com a razão e cordialidade que Deus nos deu.
    Saldações.

  20. Obrigado Marcello, muito boa a resposta, concordo com muito o que disseste.
    .
    Acho não deverias comparar o Irã, uma democracia, com o Iraque um país em guerra civil, Afganistão um país em guerra, Líbia Síria e Egito, ditaduras.
    .
    Não dá para comparar o Irã com esses outros 5 países.
    Eu não conheço, não sou judeu nem muçulmano, nunca me interessei por essa região, mas vejo claramente que o Irã é uma democracia, o Ahmadinejah é o presidente e governa muitas vezes contra a opinião do aiatola Khamenei.
    .
    Com todo respeito Marcello, mas pensei que eras sionista, porque alguns dos argumentos(*) que usas são típicos dos sionistas, minhas desculpas.
    —————
    * “os povos árabes nunca foram democráticos” essa é uma típica frase sionista ou ianque, os povos árabes tinham petróleo, pelo qual tiveram nos últimos 100 anos um intervencionismo estrangeiro como nenhum outro povo na história da humanidade. Em cada guerra foram invadidos pelos países em conflito, na paz esses mesmos países colocavam regimes afins. A frase que citei é usada pelo sionismo de forma de dizer que Israel é a única democracia da região, algo ridículo porque Israel é um país inventado e sustento pelos americanos, como se fosse uma base militar.

Comentários não permitidos.