MMRCA: nova rodada e especulações

Tradução Plano Brasil

A  batalha da Europa contra a França, após a eliminação de EUA e Rússia em rodadas anteriores, foram claramente desenhadas. Na sexta-feira passada a Índia abriu as propostas dos dois candidatos na briga pelo maior negócio de aviões de combate do mundo e então, ficou declarado que levará ainda  pelo menos 2-3 semanas a avaliação que determinará o eventual vencedor.

Com  todas as promessas de “total transparência”  os 126 caças de combate médios a serem adquiridos no âmbito do programa MMRCA, provavelmente será o maior negócio de defesa do ano de 2014. Seu valor global fixado pode exceder $ 20 bilhões de dólares, o Ministério da Defesa se recusou a dizer algo de concreto sobre estas cifras.

Fontes, no entanto, disseram que o “custo unitário dos caças” ou o “custo de aquisição direta” de cada Eurofighter Typhoon foi “maior” do que o francês Rafale, os quais sendo estimados em US $ 80 – Suporte de $ 110 milhões, muito mais caro do que os americano, russos e suecos anteriormente eliminados após avaliação técnica exaustiva pelos pilotos da IAF.

Mas o custo unitário do caça não será o único fator determinante da proposta. O Ministério da Defesa irá também ter em conta “o custo do ciclo de vida ” ou o custo de operação dos caças ao longo de um período de 40 anos, com 6.000 horas de vôo média.

Além disso, há os custos da transferência de tecnologia (ToT) desde os primeiros 18 aviões que serão fabricados no exterior, enquanto o resto 108 será fabricado na Índia, sob licença, pela Hindustan Aeronautics Ltd.

A IAF quer garantias da entrega dos primeiros 18 jatos no começo de 2015 e  com a HAL o iniciando a fabricação dos 108 restantes no início de 2017.

Fonte: indiatimes

12 Comentários

  1. duas aeronaves fantasticas, o que as atrapalha e o maudito euro, e a arrogancia de seus governos de origem, qua parecem aquele ex rico falido que quer comer scargot no ponto de onibus !!!

  2. O melhor para o Brasil seria nenhum dos 3 concorrentes do FX2. A França, EUA e Inglaterra se preparam para atacar o Irã e participarem do butim. A França é aliada estrategica dos EUA via OTAN. Caso os EUA queiram invadir parte do nosso territorio, a pretexto de qualquer desculpa, de que lado a França ficara ?. Dos EUA é claro.
    O melhor para o Brasil seria ter entrado no projeto FA PAK 50.

  3. Tenho até vergonha de ler esta notícia……dá a impressão que meu País é a República Democrática do Congo….
    Enquanto a Índia fala em 126 caças o Brasil faz beicinho por 36…….lastimável
    Só um recado p/ nossa Presidenta: “Para c´* doce: Jontex diet”…..

  4. O Rafale será escolhido, mais barato e mais eficiente que o Typhoon que não fez nada na Libia e nem é capaz de missões navais.

  5. Se fosse só o custo unitário de aquisição, Rafale levava. Mas tem outras variáveis como o Custo Total do Ciclo de Vida, e o Custo/Benefício das ToTs. Então não dá pra adivinhar.

    []’s

  6. Qdo eu disse neste blog, que a Libia não foi um teste a altura para a capacidade do Gripen, Typhoon e Rafale, pois esses caças enfrentaram oposição anti-aerea fraca e não enfrentaram oposição de caças. Oque o Rafale fez na Libia ate mesmo nossos AMX fariam, um colega do blog disse que eu estava errado. Pois esta aí a verdade, os AMX italianos cumpriram o mesmo tipo de missão do Typhoon e Rafale.
    Líbia: AM-X italianos voaram mais de 500 horas na ‘Unified Protector’
    6 de novembro de 2011, em Conflitos em andamento, Sistemas de Armas, por Fernando “Nunão” De Martini

    Leia mais (Read More): Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil
    http://www.aereo.jor.br/

  7. Um Amx não faz operações embarcadas num Carrier a noite como o Rafale.
    As defesas aéreas libias são tão fracas que derrubaram um F15E Strike americano, foi o troféu do conflito.
    A situação não estava moleza por lá, muitos militantes líbios usam modernos mísseis antiaéreos e tbm Manpads que derrubam Apaches no Afeganistão.
    O Rafale sobressaiu melhor em disponibilidade pra realizar tantas missões aéreas ou navais que o pesado Typhoon limitado na tarefa de ataque terrestre.

  8. Aff’s KHANN Caro colega, a coisa e para eles os 126 caças sairam se nao me engano pouco mais de 10 Bilhões de Dolares e para nos 36 caças 10 Bilhões de Dolares… Pois teremos Transferencia de Tecnologia. Creio que e so por isso… lol … E mais os roubos do Gov. Claro.

    antonio Errado! Os EUA tem o Brasil como Ponto Estrategico nos brics, junto a outros claro, mas somos muito importantes a Economia Norte Americana… Então eles não nos invadiram. E devemos Sim levar o Rafale… Para a MB e Exercito…. Por mim a FAB Gosta tanto dos Gripen NG…. De para eles… Apesar de ser um caça com um unico motor, mas tem la seus eficiencias…

    Agora com o nosso VLS poderiamos começar a pensar em misseis Balisticos… A Avibras e a mecatron neste projeto não se sairiam mal… Sem nenhuma parceira, Isso tende de ser toda tecnologia nacional. E somente nacional… E o Governo comprando ja ajuda e muito estas empresas…. Ainda com o Apoio das Universidades… Seria Facil! Não tão assim, mas temos capacidade sim!

  9. 126 caças la né e aqui podendo chegarem a 120.Voces não se caçam de ficarem batendo na mesma tecla rsrs e fazendo prospecções de porcas,arruelas e arrebites rsrs esse MMRCA é a maior cartada estrategica em diplomacia militar avançada.Eles os Indianos são ALIADOS MILITARES DOS RUSSOS ou seja com os Russos tem pacto militar reciproco.Declaração de guerra a um é declarar guerra ao outro.São socios dos Russos no PAK-FA T50.Desenvolvem atualmente um caça 5.0 na India com assessoria dos Russos.Desenvolvem em segredo com os Ruissos um caça 6.0.E porque eles os Indianos estariam comprando tecnologia 4.5?Botem uma coisa em vossas cabeças o vencedor sera o Typhoon e eles apenas estão interessados nos segredos e nos sensiveis que serão repassados aos Russos e conjuntamente desenvolverão melhoramentos.A mesma intenção eles tem de adiquirirem APACHES e tudo o mais que for possivel que seja de ponta e inovador.Iranianos abateram 3 Drones Americanos e logo apos isso a Russia começou a produzir Drones.Quando voces começarem a entenderem essas coisas me avisem enquanto isso continuem viajando na maionese e se degladiando por suas preferencias aficxcionadas rsrs rsrs

  10. Se os deles é pra começar entregar em 2015, o nosso já estaria vencido ha muito mais tempo pois 2013 os mirage saem de sena…

Comentários não permitidos.