27 Comentários

  1. Tem q chamar o VADER…. pq ele é o unico no mundo que sabe se um caça presta ou não presta só olhando a foto na Internet….. kkkkkkkkk…. não tem nem o ensino medio completo, ai vai querer entender de avião de caça….

  2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK………
    Assino embaixo do que você disse, mas quanto ao caça independentemente de ser de 5º geração ou não, temos que dar os parabéns a China que investe pesado em pesquisa e não fica rastejando atrás de tecnologia dos outros.Sinto vergonha as vezes pela atitude do Brasil

  3. Gostei da ideia Rafael. Acho que aquele QRA já deve estar envolvido com um grandioso projeto, de um super caça hipersonico, capaz de voar a mais de 60 KM de altitude e velocidade hipersonica, alem de portar armamento capaz de velocidades da luz. Claro que esse projeto não será para o Brasil. Será um projeto para o Pentagono, visto que o referido QRA sente uma paixão louca e desenfreada pelo tio san, capaz até de o mesmo se sentir por demais incomodado com o fato de ter nascido nessa terra de subnutridos chamada Brasil. Aliás, seria um belo consolo pro mesmo, se o Brasil passasse a ser grafado Brazil. é isso.

  4. é só mais um escova-botas…. como ele existem outros tantos fakes por aew… oq diferencial dele, é q ele paga cada mico, pelo simples fato de achar que entende alguma coisa de engenharia…… é motivo de piada as coisas q ele fala… é coisa de gente sem noção… se colocar um calculo integral pra ele, aposto q ele não vai saber nem resolver… se eu perguntar a diferença polimerica entre os pneus de um trem de pouso de um caça e um pneu de um carro de rua, o cara não vai saber nem se mexer na resposta…. resumindo: é um pobre coitado e nasceu no lugar errado e é amargurado por isso… e sabe q nunca vai chegar a ser ninguem

  5. Ele é só mais um escova-botas… como ele existem outros tantos fakes por aew… o diferencial dele, é q ele paga cada mico, pelo simples fato de achar que entende alguma coisa de engenharia… ele e as baboseiras q ele fala são motivo de piada … coisa de gente sem noção… se colocar um calculo integral pra ele, aposto q ele não vai saber nem resolver… se eu perguntar a diferença polimerica entre os pneus de um trem de pouso de um caça e um pneu de um carro de rua, o cara não vai saber nem se mexer na resposta…. resumindo: é um pobre coitado e nasceu no lugar errado e é amargurado por isso… e sabe q nunca vai chegar a ser ninguem

  6. TAmbém achoq ue este tipod e atitude não é correta, até proque a referida pessoa não vem aqui para axincalhar ninguém.
    Portanto peço a o Rafael que se atenha o Blog e as matérias que aqui são postadas, se quiser comentar ou criticar qualquer matéria ou conteúdo referente ao Vader que o faça diretamente a ele ou no seu blog.
    sds
    E.M.Pinto

  7. vou responder a pergunta que me foi feita: não é achimcalhamento… é só a constatação de um fato: como é q pode alguem achar q é economista, advogado, analista de mercado financeiro, piloto de caça, programador de software, tecnico em mecatronica e ainda chamar o Celso Amorim de megalomaniaco ????????????????????

  8. Rafael. São opiniões! Da mesma forma que me aguentam.. te aguentam.. e também o Vader. Só não pode estrapolar!.. Entende, não sou nada mas é o que acho como frequentador daqui. Também gostaria de entender até como ‘funciona’ a veia de muitos aqui mas é assim o debate. Não tem jeito.



  9. mais quem é Vader ???

    e esse caça amarelo … vai ter motor do q.. arma ..radar..em sintese .. copiaram tudo do modelo russo ???

  10. Nem tudo os chineses copiam ou clonam, ao contrário do que se vê na mídia, na grande maioria dos sistemas de armas, eles tem licença para produzir e mesmo para produzir séries diferenciadas.
    Pense no sistema do IGLA S que o Exército quer produzir no Brasil, é nos mesmos moldes.
    Os motores e os radares, serão séries novas de modelos produzidos sobre licença, eles estão partindo do que já fazem e produzindo novos sistemas.
    Eu arriscaria dizer que com este love entre os Russos Panda do gelo, é bem provável que surja algumas parcerias para o desenvolvimento de sistemas.
    Sds
    E.M.Pinto

  11. Com licença da administração do site…

    É bem provável que eu conseguiria ter ótimas conversas com o Vader, independente de ele ser um simples operário ou um engenheiro, pois há conteudo diversificado em sua mente.

    Porém, com aqueles, que pelas costas falam de outros. Que como todo medíocre intelectual usa mão de ataques pessoais pelas sombras, certamente que conversas diversificadas teriam zero chance de ocorrer.

    O que se deve questionar não são as origens das idéias, mas apenas seus fundamentos e coerências, ou seja, seus valores positivos.

    Caso tenha um papagaio, macaco, ou um cão, todos magicamente, participando deste ótimo e importante espaço internético de discussões culturais, com ótimas argumentações, pouco me preocupa suas naturezas (mineral, vegetal, animal, irracional ou racional). Caso algum comentarista seja um ET mas que fala português e transmite boas informações que seja bem vindo.

    Mas, usar esse espaço para atacar alguém, tentando diminuí-lo, é um atestado de aborrecência e trollice.

    Quanto ao J-20… uma plataforma que segue a última tendência da industria aeronáutica de caça. A China está fazendo seu papel. Quanto ao Brasil, que possui a terceira mais importante indústria de aviões comerciais do mundo (o que não é pouca coisa), deveria também estar desenvolvendo o seu. Condições há.

  12. E mt triste o caso do BRASIL, e parece-me q estamos em tempo, temos de correr.Espero q se concretize o acordo c os Turcos.E temos os chinese assim como os Rússos , vamos comprar deles e p ontem. Nosso tempo está cada x <, Sds.

  13. China fazendo produto chines!, veremos se passara pelo controle de qualidade.

    O pessoal perde tempo falando dos outros e dando lição de moral pela internet(Comadres!), muitos estão pouco se $¨%# para o que vocês falam.

    Vão viver pessoal. 😉

  14. Parem de migrar esta idéia palhaça de que título dá mais upgrade sob qualquer assunto. Ainda mais hoje. Acordem!.. Parem com esta palhaçada que os gringos querem que continuemos mergulhados. Esqueci o termo em francês né! Ou o nome de um autor famoso! estrangeiro para dar crédito à o que falei agora. Quer saber.. F…-se! O Francês.. Ou autor famoso. Argumentos são argumentos. Quer argumentar contra? Que seja!.. Mas com seu nick ou nome, e não falando que porque tem doutorado.. mestrado.. ou porque alguém ‘importante’ disse.

  15. Até que enfim alguém tomou uma atitude para refrear a ignomínia de certos inconfessáveis deturpados… sobrecarregados de rancores, que se dão ao trabalho de perseguir quem, provavelmente lhes pôs no devido lugar… são como moinha que o vento carrega de site em site, disseminando ojerizas por onde passam… que se atenham ao assunto proposto e deixem de se auto difamarem, pois todos já sabem como lidar com tipos como esse…

  16. Rafael, deixa o vadio pra lá, ele sempre troca de nick, veja ai resposta do “blue eyes”, o meu prato predileto é quando o hornet da uma sova no vader, no mais esse J-20 é de causar admiração, copiando ou não a tecnologia deles esta muito mais adiantada do que a do Brasil.

  17. Talvez daqui uns 50 anos após esses caças de 5ª geração entrar em serviço, o FX-2 saia do papel e o Brasil compra algumas unidades de segunda mão.

  18. Alias sou biologo,nao entendo de engenharia ,sou um intusiasta da aviaçao,sera que isto me desqualifica para postar meus lampejos de ideias e opinioes,mesmo sendo elas lixo no ponto de vista matematico,fisico ou quimico? Necessitamos de opinioes contraditorias para melhorarmos nossa capacidade de convencimento. Nao e´comum evoluirmos sem antes sentirmos a necessidade !

  19. Interessante…
    Aviões stealth tem de carregar suas armas em compartimentos , ao inves de nas asas.
    E eles tem preferencia em usar bombas planadoras ou inteligente, pois ao usar um missil, as emissões deste podem denunciar a posição do avião, se o inimigo tiver sensores feitos para isso.
    Isso obriga eles a chegarem perto ou crusar a area de bombardeio….
    Isso me da ideias…
    Talves camera que varrem o horizonte, mais software de reconheimento de padroes podem ser a saida quando os radares faharem.

  20. Só porque tem mestrado e doutorado? Se você fizer um curso destes vai perceber que não é só. São ANOS de dedicação a um determinado assunto, virando várias noites e muitas vezes com dedição exclusiva. É motivo de orgulho ter um título destes, tanto é que na Alemanha uma pessoa quando termina o doutorado, seu nome na carteira de identidade muda passando para DR. fulano de tal.

    Não quero com este comentário atacar ninguém, só defender aquilo que acredito, também acho que a melhor maneira é defender com argumentos seu ponto de vista, aliás se estuda justamente para apromorar seu conhecimento e não para ter um pedaço de papel.

    Henrique, mestre e doutorando pela USP.

Comentários não permitidos.