Caças, as gerações e o futuro

Autor: E.M.Pinto – Plano Brasil

Vídeo: Sugestão: Gérsio Mutti

Passado e Futuro

http://www.airforce-magazine.com/SiteCollectionImages/Magazine%20Article%20Images/2008/September%202008/issbf01.jpg

Os americanos criaram um sistema de classificação para distinguir e melhor representar os níveis de desenvolvimentos tecnológicos e capacidades dos caças a partir da Segunda Guerra Mundial.

Este método de classificação embora seja cada vez mais difundido no mundo de hoje, não é aceito por unanimidade nem mesmo pela maioria dos países. Há controvérsias sobre as capacidades hoje existentes nos caças 4,5 ou 4+, 4 ++ e os caças 5G por exemplo, porém, excluindo-se os esporádicos casos incipientes, é possível fazer uma sobregeneralização sobre os demais.

Para entender as diferentes gerações de caças podemos separá-los da seguinte maneira:


Primeira Geração

http://www.aviationspectator.com/files/images/Lockheed-F-80-Shooting-Star-16.jpgA primeira Geração inclui os caças do pós segunda guerra mundial, são aqueles empregues na Guerra da Coréia até a metade dos anos 50. Tratam-se de caças geralmente armados com bombas “burras”, canhões e metralhadoras com sistemas de miras óticas, a sua maioria sequer possuía radar, eram subsônicos.


Segunda Geração

http://www.strijdbewijs.nl/top/p/F86K1.jpgDesenvolvidos a partir da segunda metade dos anos 50 os 2G eram capazes de voar a velocidades supersónicas já eram dotados dos primeiro mísseis gueiados e voavam a maiores altitudes, a grande maioria já possuía radar.

Terceira Geração

http://secretvietnamwar.com/jets/MIG19.JPGIntroduzidos nos anos 60, estes caças já possuíam sistemas eletrônicos embarcados mais refinados, estes caças também inauguraram a era dos estudos de novos materiais de revestimentos e da aerodinâmica refinada.

Quarta geração

http://www.best-wallpapers.com/aircraft/images/187.jpg

São hoje a grande maioria dos caças em operação, equipados com dispositivos eletrônicos produzidos com o advento da Micro e nano eletrônica estes aviões possuem inúmeros censores para detecção dos inimigos e suas ameaças, introduziram o HUD e FLIR entre outros sistemas avançados tal como o fly-by-wire e HOTAS..

Quarta Geração- mais ou quarta geração e meia

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/01/rafale_show6.jpgTambém chamada de geração de transição este caças certamente serão a maioria dos aviões operados ainda na próxima década, altura em que começarão a ser superados numericamente pelos 5G. Em geral são versões melhoradas dos 4GVersões melhoradas tal como o F 18 EF, o Su 35 Rafale F3 eurofighter Typhoon, Mig 35 e Gripen NG. São dotados de sensores khoi Su-30/35, Eurofighter Typhoon, dotados de novos radares e ECM e e aviônicae o conceito de glass Cockpit.

Estes caças possuem também a capacidade multipropósito  podem operar a qualquer tempo e em qualquer tipo de missões, alguns possuem inclusive relativa e considerável furtividade oq eu os coloca muito próximos dos ditos 5G.

Quinta Geração

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2011/01/PAK-FA-J-20-F-22.jpgO esplendor tecnológico alcançado pelos 5G os habilita através de novas tecnologias eletrônicas e da aplicação de novos materiais, serem furtivos aos radares e sistemas de detecção. Estes caças possuem geometrias e materiais de revestimentos que desviam, absorvem e filtram as ondas eletromagnéticas, tornando-os difíceis de detectar.

Transportam seus armamentos internamente e possuem sistemas embarcados que aumentam os níveis situacionais das tripulações aumentando a sua letalidade no cenário de combate.

Certamente serão os dominadores da próxima década, altura em que diversos programas estiverem maduros tal como explanado anteriormente.

Sexta Geração?

Representando o Futuro, cujo desenvolvimento encontrará seu auge na segunda metade da próxima década, estes caças só dominarão os céus na 3ª década deste século, altura em que suplantarem os 5G e provavelmente alguns 4.5G que ainda serão operados em quantias expressivas por grande parte das nações, inclusive as mais desenvolvidas.

Almeja-se que estes caças inaugurem as capacidades de disparo de armas de energia dirigida, laser ou microondas, alguns modelos certamente serão híbridos, tripulados ou não.

Estima-se também a adoção de novos sistemas que suplementarão os radares como detectores e “radares” a laser. Porém muito do que se estima para estes caças é previsto acontecer num horizonte de tempo de pelo menos 18 anos, com o galopante desenvolvimento tecnológico, muitas tecnologias ainda vão surgir e modificar inúmeros parâmetros e expectativas sobre esta geração vindoura de caças.


Os 5G, situação atual e o futuro

http://nycaviation.com/newspage/wp-content/uploads/2009/09/Lockheed_Martin_F-22A_Raptor_JSOH.jpg

Tendo em conta a explanação feita sobre os níveis tecnológicos podemos destacar a evolução tecnológica dada em saltos, quase que em sua unanimidade pode ser facilmente identificada por esta classificação de “gerações de caças”, cuja vanguarda ainda está sobre as mãos dos Estados Unidos com o F 22 e F 35.

Apesar dos seus percalços, o único caça 5G de fato operacional é o F 22 Raptor e mesmo com seus sucessivos problemas o Programa F 35 segue rumo linha d eprodução das verções A e , sendo a B a que mais problemas tem enfrentado, recentemente a USAF recebeu os primeiros exemplares dos modelos e em breve deverá ter operacional o seu primeiro esquadrão, de modo que podemos considerar estes dois modelos, os únicos 5G de fato da atualidade.

http://1.bp.blogspot.com/_ej5kQwZWlzM/TIZFbVGvCII/AAAAAAAAA4k/z2Lkh_Q3Sqw/s1600/Pak-fa.jpegDespontando no horizonte, podemos considerar que em meados desta década, teremos os Russos chegando ao clube primeiramente com o PAK FA, seguidos pelos Chineses com o J 20  e posteriormente dos indianos, pois embora participem do programa PAK FA com seu FGFA os Indianos só entrarão plenamente no seleto grupo dos desenvolvedores de 5G após a conclusão do seu caça FGFA previsto para depois de 2018.

Na retaguarda segue o Japão com o seu ATDX, que caso seja bem sucedido é estimado para entrar em operação em 2020.http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/02/20070802118598100113106000.jpg

Apesar de se encontrar em um estágio muito mais avançado de desenvolvimento em relação aos demais projetos, o caça coreano KFX não pode ser classificado como um 5G uma vez que os próprios coreanos declaram que este caça será um 4,5 ou 4++.

Portanto, seguindo ao Japão, poderíamos estimar a Turquia, que tem das possibilidades, a de ingresar no programa KFX, o que é considerado remoto por algus especialistas dado que a Coréia exige o controle do programa, ou desenvolver um novo caça em parceria.http://images.wikia.com/empiresandallies/images/5/5d/KAI_KF-X_FIghter_Jet.jpg

http://www.defencetalk.com/pictures/data/3719/medium/TXF-2012-2.jpgNa melhor das hipóteses um novo 5G turco não estará pronto antes da próxima década o que restringe o seleto grupo do 5G a uma meia dúzia de países ainda por esta década.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/04/Iran-1.jpgVale ressaltar que projetos e desenhos são igualmente pretensos por muitas nações como a Suécia e mesmo o Irã, sendo este último o menos acreditado do grupo por razões tecnológicas, o programa iraniano é dado como improvável de ocorrer antes do fim da próxima década a menos que o Irã conte com parceiros como os  Chineses ou Russos, remoto, dado em gerações, de acordo com as tecnologias empregadas.

Por sua vez o programa Sueco carece de financiamento, se por um lado os suecos perderam a oportunidade no KFX, descartados pelos coreanos pelo motivo já mencionado, o programa da SAAB pode encontrar grandes possibilidades de ingressar no programa Turco com grandes chances.

Ademais, estima-se que além destes caças e possibilidades mencionadas, outros programas estariam em andamento.

Horizonte de tempo, pós 2020

EUA

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/05/boeing_6thgen.JPG

O programa FA- XX para a próxima década.

Rússia

http://3.bp.blogspot.com/_KK2fcxEDFpA/TPkXQIUTi8I/AAAAAAAAALM/GOlojvflptI/s1600/mig39_1.jpg

A possibilidade já considerada descartada do MIG 39 que se fosse retornado ingressaria também na próxima década.

China

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/03/fc-2.jpg

J 12-13 ou 14 para a próxima década.


http://3.bp.blogspot.com/_o_no4M2xEPY/TVTdLT9PCHI/AAAAAAAAMow/KN6M0nLjddQ/s1600/DSC07358.JPGÍndia

AMCA também para a próxima década

Além das nações desenvolvedoras dos 5G haverá também os países usuários destes caças, países que compram ou produzem parcialmente estes aviões através de acordos de co produção ou mesmo montagem.

Conclusões

Desconsiderando os problemas econômicos que assolam principalmente a Europa e que devem afetar os programas e cronogramas de caças 5G, podemos estimar que na próxima década várias nações serão operadoras de caças 5G, são elas.

Dinamarca, Holanda Reino Unido, Espanha, Itália, Israel, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Belgica, Austria, Noruega, Austrália, Canadá, Chile, Venezuela, indonésia, Taiwan, Egito, Cazaquistão, Bielo Rússia e quem sabe o Brasil (????).


36 Comentários

  1. Nao acredito que Raptor seja o Numero 1 .Pelo fato de que
    SU 50
    .
    FOI FEITO PRA SER SUPERIO A ELE ( F 22)
    .
    Agora se for pelo fato de que ja teja em producao MAIS POREM NO XAO BOA PARTE DO TEMPO faz sentido..
    .
    caso contrario o video e tendencioso pro Yank
    .
    Avioanzinho Coreano e Turco parece uma copia Do Gripen porem com 2 turbinas
    .

  2. Quem sabe, quando os meus bisnetos estiverem adultos, e eu já tiver ido pro buraco, o governo brasileiro resolva abrir uma concorrência para um “FX-Alguma coisa” para podermos comprar um caça de 5ª geração com transferência de tecnologia. Até lá companheiros, os países que irão concorrer já estarão operando algo parecido com o X-Wing.

  3. Putz! Venezuela com 5G???
    Esse dito sueco seria muito bom sendo: sueco-brasil-turco.
    Daí seria fácil politicamente ageitar o dinheiro na sequencia do Gripen NG a este futuro 5G SAAB e de quebra a Turquia conseguiria diminuir a dependencia estadunidense
    em F-16 e outros mais pois o Gripen é superior ao F-16 e assim teriam mais frente contra Israel

  4. Como disse a designação das gerações é controversa, por vezes o termo 4+ é designado para o F 18 EF e o 4++ par ao F18 Silent Hornet.
    Por vezes o Su 30MK é considerado 4+ e o SU 35 4++
    do meu ponto de vista é apenas uma subclassificação devido ao fato de já existir os de 5ª do contrário, estes caças, especialmente o Silent Eagle e o Silent Hornet seriam os herdeiros noemados pela 5ª pois possuem os atributos necessários para tal classificação.
    Sds
    E.M.Pinto

  5. Bela matéria, caro Edilson ! parabéns!

    Nada a acrescentar, resta apenas torcer para que o Brasil entre em algum projeto de 5ª geração, seja Turco, Indiano ou Sueco. Ou ao menos compre de prateleira o F-35 ou o PAKFA.

    []’s

  6. Leonardo,
    O AMX não entra nessa classificação por ser basicamente um avião de ataque e não um caça.
    Sua designação de caça bombardeiro é tão somente para denotar que é capaz de se autodefender contra outra aeronave, mas seu papel primário é como avião de ataque/interdição/apoio tático.

  7. .
    .
    O Brasil vai ter o FX2 até 2040… hehe, isso se sair a decisão até 2020!!!
    .
    Pra mim o nosso 5°G será nacional, com as TECH do FX2 que conseguirmos + as que desenvolveremos sozinhos… tudo por volta de 2030… uns 10 anos de atraso em relação aos demais… isso se não tivermos paradas no orçamento dos programas!
    .
    Valeu!!

  8. O legal deste blog é isto. Esmiuçam por muitas vezes os significados. Compartilhando a informação! É o que falta em 99% da mídia. Sensacionalismo sem conteúdo de nada útil a longo prazo para o receptor serve!..

  9. Guatemala…5ªG
    Suriname…5ªG
    Haiti…5ªG, etc, etc, etc.
    Já o Brasil…e nossa aeronáutica de mentirinha…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!

  10. Não quero criar intrigas, mas nos meus livros e revistas jamais existiu uma geração superior a 4ª, que não a 4.5ª geração.

  11. De modo algum há motivo para intriga, entendo sua posição, mas eu mesmo acho balela algumas das classificações, até duvido de algumas.
    Porém o termo + e ++ é encontrado em vários lugares e eu mesmo não vejo razão para isto, apenas constatei, até mesmo na imagem de David Cenciotti apresentada na matéria há esta distinção entre o + e o ++.
    Não creio eu que haja um consenso,
    obrigado pela observação
    E.M.Pinto

  12. “Como disse a designação das gerações é controversa…”
    .
    O Brasil por exemplo , já opera o seu caça 5G…o F5-G
    G de Gardenal… rsrs

  13. .
    .
    Por nada não, mas esse programa da SAAB bem que poderíamos participar… ou melhor ainda comprar tudo de vez, até a SAAB e seus conhecimentos aeronáuticos!!
    .
    Mas sempre mantendo uma visão atenta para o FX2 e seu 4,5° Geração, e como gosto de concorrência de mercado e fornecedores diferentes evitando os ovos na mesma cesta, espero que venha o Rafale nos 4,5°G!!
    .
    Valeu!!

  14. Me desculpem os pessismistas mas há muito tempo não se ouvia tantas noticias de investimentos em defesa no Brasil, são nos subs, nos blindados, em pesquisas de novas turbinas, VLS, parcerias estatégicas, acredito que logo teremos notícias do novo caça da FAB e da MB, precisamos ter um pouco de paciência, uma grande caminhada começa pelo primeiro passo, o GF acessorado pelos especialistas militares já começaram a andar, agora é uma questão de tempo.

  15. Olha companheiros eu vou dizer uma coisa.. mas não quer dizer que sou comunista nem capitalista selvagem, mas é a realidade.

    O sr.Eike Batista pretende obter 100 bilhões de fortuna daqui a 5 anos. e vai! conseguir com 70% de apoio da maioria dos investidores. E o mais importante srs. Destes 100 bilhões a maioria será graças à sua empresa de extração de óleo e gás!.. NO BRASIL!.. Não o estou culpando nem nada. Só é a realidade. A FAB conseguiu 250 milhões de uma empresa ucraniana pra lançar um foguete ucraniano da mesma empresa! em alcantara.. ??.. Quero dizer na síntese é que o sistema pede isto!.. Situações como esta. Infelizmente, pois acho que deveria-se investir muito mais nas forças armadas em sí!.. Que protegem de todos para os brasileiros tudo isto.

  16. Entendo seu ponto de vista mas não recrimino os que são pessimistas, aliás eu mesmo estou cada dia mais pessimista com as coisas.
    Veja, a FAB pode se tornar a primeira força aérea do Mundo a dar o maior salto tecnológico de todos os tempos pulando duas gerações de caças, partindo dos Mirage III e F 5 para um FX 5G.
    Claro que isto é um exagero pois o M 2000 é um 4G e muito provavelmente vamos de 4.5 antes.
    Porém é só para ilustrar que enquanto operávamos o M III a França desenvoveu a série Mirage G, Mirage V, Mirage IV, Mirage 2000 e Rafale, e nós nos despedimos deles um dia destes…
    Sds
    E.M.Pinto

  17. bem pra mim existe 7gerações,porque como se pode ver apenas caças jatos são classificados, os caças a helice tb deveram ser integrados,porq foram caças….., então ai seria 1° caças da primeira guerra, 2° da segunda guerra( ñ contando o me-262 apenas caças a helice) ,e ai normal como conhecemos….

  18. E.M.Pinto também entendo a pressa e desmotivação.
    Qual seria a solução imediata? Compra de prateleira e buscar parcerias para desenvolvimemto de um vetor nacional?
    Quero frisar que estamos começando a investir, coisa que há muito tempo não acontecia. Sem entrar no mériot eleitoreiro, em governos anteriores privatizaram a Embraer, a Vale, setores importantes estatégicos como o setor elétrico, tentaram entregar Alcântara para o americanos, agora as coisas começam a fluir, não explica tando pessimismo.
    Abraços e obrigado pela atenção, sou novato no assunto e q.

  19. E.M.Pinto também entendo a pressa e desmotivação, investimentos em defesa deveria ser prioridade no país.
    Qual seria a solução imediata? Compra de prateleira e buscar parcerias para desenvolvimemto de um vetor nacional? Vai acontecer.
    Quero frisar que estamos começando a investir, coisa que há muito tempo não acontecia. Sem entrar no mérito eleitoreiro, em governos anteriores privatizaram a Embraer, a Vale, setores importantes e estatégicos como o setor elétrico, acabaram com a industria naval brasileira, tentaram entregar Alcântara para o americanos, agora as coisas começam a fluir, não explica tando pessimismo.
    Abraços e obrigado pela atenção, sou novato no assunto e quero aprender com vcs do blog.

  20. Eu faço Engenharia Aeroespacial e pretendo me especializar na área de propulsores e acredito que a aerodinâmica, que é uma área de suma importância na área venha a cair em desuso, pois ela é altamente levada em conta em grandes altitudes e grandes velocidades, mas creio veemente que ela irá cair em desuso se investirmos mais em pesquisa, pois ela existe até o momento em que existir resistência do ar e forças agindo sobre a aeronave. Confesso que acho o Dandolo meio maluco quase sempre, mas concordo com algumas coisas que ele diz e não levo tudo com descrença, pois tudo é possível com a ciência e como diz o próprio logo de uma grande empresa, a GE: “Se dá para imaginar, dá para fazer”. Sonho com um dia que seja possível naves se deslocarem em C e com componentes de aviônica com informações em tempo real a partir da condução das informações por neutrinos (que são em escala nanométrica um pouco mais rápido que a luz).

  21. Vocês já sabem a minha opinião:
    Vamos fabricar a Nave 1/3 C, para povoar o Sistema Solar.
    Desses aviões, algum tem sistema anti-míssil ? Não. Possuem a minha blindagem inteligente ? Não.
    Nenhum deles foi testado em combate pra valer.

  22. A nao unanimidade e´irrelevante tendo em vista que os supremos YANKEES criaram esta tabela apenas para terem uma referencia em relaçao aos saltos tecnologicos de aeronaves do proprio pais.O problema e´que sao odiados e invejados,por isso o resto copiou ou pegou carona nesta onda.Mas o mais interessante e´que o F22 com dodoi ou nao e´o alvo do RESTante das naçoes!Deve ser uma delicia ser invejado e,terrivel ter inveja,coitado daqueles que ainda estao no seculo XVI!

  23. Dandolo, fabricar uma nave 1/3 C de acordo com as especificações técnicas de sites UFO não dá!

    E usa album embasamento científico no que você diz, ou ninguém nunca vai levar a sério o que diz. Se quer promover o seu projeto, deve apresentá-lo de maneira a mostrar ele superficialmente e mostrar como funciona, sei lá, um esboço, qualquer coisa, e sem querer ser chato, fica como dica o jargão: “Cão que ladra não morde”.

  24. gostei muito da materia aborda um amplo assunto de suma importancia no mundo dos caças, e coloca na mesa uma ampla discusão e é disso que o sait precisa asunto discução e troca de ideias,opinião é opinião o zé tem a dele o pedrinho,e eu tambem mas respeitando a todos,na minha os americanos sempre estiveram a frente em termos de caças e em muitas armas de guerra tambem,eu pessoalmente gosto do su-35 um caça bonito elegante grande e com manobras incriveis,porem sei que em termos de durabilidade credibilidade segurança fica devendo aos caças americanos,tem tecnologia sim tem beleza sim tem mas todos sabem que com os russos é o seguinte deu para voar atira cabe o piloto la dentro manda ver,e com os americanos é muito diferente a prova é de fogo,tem que guentar o tranco e ter conforto qualidade durabilidade,acabamento em forma de arte,se estou erado me corijam,e quanto ao AMX- para sua época e para que foi feito e no que usado eu acho um otimo caça de ataque e deu provas no cosovo,albania,antiga iogoslavia.

  25. Dinamarca, Holanda Reino Unido, Espanha, Itália, Israel, Arábia Saudita,ok Emirados Árabes,ok Belgica,ok Austria,ok Noruega,ok Austrália,ok Canadá,ok Chile,ok Venezuela,okkk indonésia,ok Taiwan,ok Egito,ok Cazaquistão,ok Bielo Rússiaokkkkk e quem sabe o Brasil (????).o brasil kkkkkkkkkkkkk eu duvido nuca

  26. Porque o governo brasileiro, através da embraer não banca o desenvolvimento de um caça? Russia, china, india, israel, italia, franca, etc outros paises fazem assim. Poderia até ser em sociedada com outro pais de bom naipe, e que esta precisando tanto de um caça mas comprar e continuar dependente não é boa opção.

Comentários não permitidos.