Irã não enriquecerá urânio se receber combustível nuclear, diz Ahmadinejad

http://0.tqn.com/d/politicalhumor/1/0/_/x/2/iran-uranium-program.gif

Presidente iraniano assegurou que país pode deixar de enriquecer urânio a 20% para reator médico.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, assegurou que seu país deixará de enriquecer urânio a 20% se receber combustível nuclear para suas instalações médicas e elétricas.

Em entrevista à emissora de televisão pública, Ahmadinejad repetiu a oferta feita recentemente durante sua passagem por Nova York para assistir à Assembleia Geral da ONU, e criticou a instalação, por parte da Otan, de um escudo antimísseis na Turquia.

“Afirmam que o Irã, ao enriquecer urânio a 20%, segue um programa para construir bombas atômicas, mas com a resposta de que estamos prontos para cessar o enriquecimento se recebermos urânio enriquecido para o reator médico de Teerã as acusações ficam sem fundamento”, disse Ahmadinejad.

O líder iraniano precisou que o programa nuclear de seu país pretende gerar 20 mil megawatts de eletricidade nos próximos 15 anos, além de contribuir para os setores industrial, agrícola, médico e científico, mas não tem fins militares.

A única usina nuclear do Irã, situada em Bushehr, às margens do Golfo Pérsico, tem capacidade para gerar 1 mil megawatts e, embora tenha sido conectada à rede elétrica nacional no mês passado, ainda opera com parte de sua potência.

O Conselho de segurança da ONU impôs quatro pacotes de sanções ao Irã por seu programa nuclear, que alguns países, com os Estados Unidos à frente, consideram que tem fins militares, embora Teerã reitere que só tem objetivos civis.

Na entrevista, Ahmadinejad também criticou o sistema de radares antimísseis que a Otan instalará na Turquia, após a assinatura de um acordo entre Washington e Ancara, e disse que seu objetivo é defender o Estado de Israel.

Ahmadinejad também voltou a exigir a retirada dos navios de guerra americanos do Golfo Pérsico e assegurou que os próprios países da região são capazes de estabelecer a segurança na área.

Fonte: Estadão

11 Comentários

  1. Todos podem, eles não….
    porque?
    Essa segragação só alimenta o extremismo do lado e lá. Ao invés de os olharmos com reprovação vamos abraça-los.
    Mantenha seus amigos proximos, mas os seus inimigos mais proximos ainda.

  2. Estranho, muito estranho, o bichinho de pelúcia ahmadinejad abrindo mão de enriquecer seu próprio irânio?
    Qual a fonte do estadão?
    Esta notícia está correta?
    Terá o Irâ feito uma aliança secreta extremamente estratégica com alguém?
    Pois esta notícia parece uma guinada de 180º no que se sabia sobre conduta nuclear iraniana.

    Só falta agora a notícia bomba do milênio surgir do nada, pegando todo o planeta de surpresa…
    Os USA anunciarem que irão se desfazer de todo seu arsenal de ogivas atômicas, iniciando, ao mesmo tempo, uma séria jornada rumo a eliminação de gastos com forças armadas, em prol de um mundo sem guerras.

  3. Mas a origem desta notícia está muito intrigante e misteriosa e há que haver uma explicação…

    Será que o bichinho de pelúcia mor iraniano foi arrebatado em espírito para o harém das 100 virgens, e descobriu que, na verdade, são uma cambada de barangas solteironas da terceira idade? Coisa que, sabiamente, o Alcorão não relata.

    E, sendo assim, Ahmadinejad então deixou de lado os planos radicais de ter tecnologia nuclear, própria e total, em sua pátria?

    Acho que o tal de arrebatamento, eliminou sua angustia, plantada em sua mente e coração desde menino, por religiosos cínicos, de ter seu próprio harém de virgens. E em compensação, com os pés mais no chão, está agora mais realista quanto a esses arrepios de delicioso poder nuclear que estava tendo.

  4. o problema de fanaticos islamicos e tecnologia nuclear, e que eles não nos consideram seres humanos, nos chamam de cãos infieis, são a versão moderna dos nazistas, e desejam nosso exterminio !!

  5. ***********
    “(….)O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, assegurou que seu país deixará de enriquecer urânio a 20% se receber combustível nuclear para suas instalações médicas e elétricas. (….)”
    ***********
    .

  6. “BOAS PRÁTICAS” DA TEORIA DA MENTIRA
    .
    .
    ***********
    “(….)O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, assegurou que seu país deixará de enriquecer urânio a 20% se receber combustível nuclear para suas instalações médicas e elétricas. (….)”
    ***********
    .
    QUEM ACREDITA EM GÊNIO DA LÂMPADA MÁGICA?!
    .
    vamos ver aqui….UM,DOIS, TRÊS….
    .
    O Irã assim como Israel tem o direito de se defender com o que tem,no meio de tantos lobos sanguinários neste mundo,ser uma ovelha é ser burro,ou melhor,um jumento vestido de ovelha _Rsrsrs….
    .
    Assim como Israel que comprou e desenvolveu armas nuclear vendida pela França com as benção dos EUA;os iranianos e qualquer pais do mundo,que se sinta ameaçado por potências nucleares;deve e tem o direito de ter umas também.
    .
    Não se deve criticar ou condená-los pelo fato de quererem se defender,assim como Israel e a Palestina,o direito a existência é sagrado;é um direito universal.

  7. O Governo sionista de Israel, por deter armas nucleares, “representa uma ameaça de uma guerra mundial, o objetivo de Israel e EUA é distrui o Iran”.

  8. Isso aí vai acabar em guerra termonuclear, dia mais dia menos; uma guerra nuclear localizada é possivel sem o fim do mundo (os EUA mesmo explodiu centenas ao ar livre em seu próprio território e não houve o fim da terra); o problema é segurar a china e a russia; a coisa terá que ficar bem alinhavada entre eles. Vai chegar aquele momento crucial sobretudo pelas posições de Israel de intransigencia em que não haverá mais retorno!

Comentários não permitidos.