Incorporação avião P-3AM

“Hoje o Brasil recebe um legado que garantirá a hegemonia brasileira nas águas do Atlântico Sul sob nossa jurisdição”.

Com essas palavras o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, saudou a incorporação do P-3 AM Orion à frota de aeronaves da Força Aérea Brasileira.

25 Comentários

  1. Eu li no site forc,a terrestre que o Brigadeiro Saito foi a Republica Tcheca para ver a possibilidade de transferir o leasing dos Gripens ao Brasil..Alguem tem mais informacoes a respeito?

  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Juniti Saito é o novo Stand up Comedy rumo ao sucesso !

    Onde já se viu uma sucata dessas garantir hegemonia ?

    Só se for a hegemonia dos maiores possuidores de sucatas !

    Dilma , manda o velho gagá embora !

  3. Os números abaixo podem conter alguns erros, más não deixam dúvidas de que o P-3 Orion é uma aeronave ainda amplamente utilizada, sendo o seu maior utilizador a USN…
    —————————————–

    Brazilian Air Force – 9 P-3AM(Upgraded)
    .
    USA
    .
    * United States Navy – 154 P-3Cs and EP-3Es; additional P-3A, P-3B, P-3C and EP-3J aircraft in long-term storage at AMARC[40] The US Navy plans to reduce this number to 130 by 2010
    .
    Argentine Naval Aviation – 6 P-3B
    .
    Royal Australian Air Force – 18 AP-3C, 1 P-3C
    .
    Royal Canadian Air Force – 18 CP-140 Aurora (P-3 Orion airframe with S-3 Viking electronics suite) and three CP-140A Arcturus (CP-140 Aurora without full ASW suite)
    .
    Chilean Navy – 4 P-3A.
    .
    German Navy – 8 P-3C
    .
    Islamic Republic of Iran Air Force – five P-3F.
    .
    Japan Maritime Self-Defense Force – 101 P-3C, five EP-3, one UP-3C, three UP-3D.
    .
    Royal New Zealand Air Force – six P-3K2 (5 Sqn).
    .
    Royal Norwegian Air Force – four P-3C, two P-3N .
    .
    Pakistan Naval Air Arm – ~Four P-3C; based in Naval aviation base Faisal, Karachi.
    .
    Portuguese Air Force – Five P-3Cs.
    .
    (Taiwan) Republic of China Air Force 12 EP-3E ARIES II versions
    .
    Republic of Korea Navy – eight P-3Cs, eight P-3CKs.
    .
    Spanish Air Force – Two P-3A HWs, four P-3B being upgraded to P-3M.
    .
    Royal Thai Navy (Thailand) – two P-3Ts, one VP-3T
    .
    (Wikpédia)

  4. Gostei da aquisição, estavam parados e compramos barato,poderiam vir mais(Atualizadas e sem problemas de estrutura é claro) pois esta aeronave e excelente,pra mim ela só perde para o Poseidon que é muito caro.

  5. Uma plataforma antiga, mas boa e barata. O que importa é que a aeronave foi modernizada, com novos sensores e recursos. Se tem 50 anos de uso, não importa. Está como nova.

  6. Caramba!….se não compra o governo não leva a sério a defesa e se compra,o governo joga dinheiro fora,fez péssima compra….vai entender essas cabecinhas!

  7. Ao Sr. Raul Cotrim de MAttos,
    As células dos aviões tem vida útil, passada esta n servem p nada, estamos correndo o risco desses queridos aviões s desmancharem no ar ou terem uma manutenção tão onerosa q será melhor aposentá-los de vez.

  8. Não sou ‘entendido’ na questão, mas me parece uma decisão acertada, afinal mesmo em defesa, onde precisamos de upgrade geral, existem prioridades.
    Se tais aviões ainda permanecem em uso por diversas forças armadas, deve ser ainda bastante útil.
    Mais que isso, apenas pra se mostrar, é arrogância de novo rico, o que nem sequer somos ainda…
    Aos que se espelham na Índia como exemplo de material bélico: esse país tem DOIS conflitos latentes (Paquistão e China), um movimento separatista e situa-se em uma região explosiva. Não pode mesmo se dar ao luxo de depender apenas de seus próprios meios, sequer a médio prazo, embora (e aí sim, é um exemplo) procure ser auto-suficiente.
    Por aqui, embora estejamos atrasados, podemos ter mais calma, o que permite uma alocação de recursos (que devem ser aumentados) de forma mais eficiente em médio prazo.
    Além disso, pareceu-me que o essencial nesse tipo de equipamento é o que vai dentro, aí sim devemos procurar o mais moderno e de modo a nos capacitarmos (em termos de auto-suficiencia) melhor.

  9. RB, realmente as células dos aviões têm vida útil, mas essas foram/estão sendo revisadas também.
    As B52 dos EUA estão sofrendo revisão atualmente para prolongar sua vida até 2040. Voam, algumas desde 1958. A maioria voa desde a década de 60, ou seja, 50 anos também.

  10. Para quem nao sabe, a vida util pode ser estendida, apos a manutenção, onde componentes estruturais vitais são trocados, fato que ocorreu nesses avioes, que voarao com plena segurança. Fosse verdade que os avioes devem ser “jogados fora” apos a vida util inicial, nossos f5 estariam se “desmanchando” no ar ha decadas…

  11. E só para completar…
    Se a FAB diz que servem e serão úteis, não sou eu que vou dizer o contrário, pois estaria sendo mais realista que o rei.
    Ótimo que vieram, que cumpram a finalidade a que se destinam (em todos aspectos, inclusive nos fornecer capacitação de melhorar futuramente), da maneira mais barata possível.
    Compreender o possível é a chave para apreender a realidade e então controla-la…

  12. “garantirá a hegemonia brasileira”
    Só se puserem dentro do avião uma arma super-secreta junto ao radar de varredura. Porque nem se por mísseis cruzeiro nestes 9!! p-3 orion vai resultar em garantir alguma hegemonia.. mas discursos são assim mesmo!.. Sabem como é neh!…

  13. Pra mim já é um começo,pra quem não possuía nem isto.Não sei se rapaz possui capacidade de ataque,ou é só um avião de patrulha marítima.Pra mim nove estão de bom tamanho,só gostaria que a FAB ou MB incorporasse ou EMBRAER 145 MP ou o Su-32 FN para complementar.o Melhor dos mundos seria as 3 aeronaves sendo operadas.

  14. Ora cá temos os do costume! O Brasil é riquíssimo!Podia e devia comprar o Poseidon… o exemplo da Índia. Da Índia também podem ficar com o exemplo do número de pobres!…
    Depois temos os outros, tudo o que é americano é sucata, talvez qualquer coisa chinesa ou russa… seria muito melhor! Em todos os conflitos levaram sempre. Como o avião incorpora algumas tecnologias israelitas ainda melhor. Vão-se catar, O P3 é um excelente avião que ao ser modernizado poder ser essencial para patrulhar as águas brasileiras. Tudo o resto é excesso de vermelho(que já não existe) ou complexo de inferioridade. (não estraguem as excelentes matérias com comentários tendenciosos)

  15. A FAB tem que parar com essa mánia compra helicópteros de ataque mais eles voam desarmados estou referindo aos MI35 que quando voam nao estao armados se os P3 podem ser usados como uma aviao de ataque que compre logo essas armados adequadas para ser usadas nós P3 senao nao adianta nada eu ter uma plantaforma de ataque ele nao usar arma nenhuma.

  16. O que se deve levar em consideração com a incorporação dos P-3AM a Força Aérea Brasileira é a retomada do contato com as novas doutrinas de guerra anti-submarina, adestrando-se e capacitando-se os seu efetivos e colocando-os em contato com uma nova realidade tecnológica nessa área, pois há muito estava antiquada e obsoleta.

    Os vetores há serem incorporados são extremamente efetivos nesse tipo de combate e no momento eles caem como uma luva para atenderem aos propósitos da END e habilitarem a tropa até a incorporação do novo modelo da EMBRAER destinado a esse fim.

  17. Equipamento militar atualizado não é velho, velhas são as idéias ultrapassadas, os EUA tem aviões com quase cinquenta anos na ativa pesquisem.

  18. Eu só gostaria de saber se os P-99 ou EMBRAER 145 estes avião não faziam patrulha marítima e os mesmos vão operar em conjunto com o P-3.

Comentários não permitidos.