Turquia pode esfriar laços com UE se Chipre presidir bloco

Candidata à União Europeia, a Turquia vai congelar as relações com a UE se o Chipre ficar com a presidência rotativa da entidade em 2012, afirmou o vice-premiê turco Besir Atalay, segundo a agência de notícias estatal Anatolian na noite de sábado.

Os comentários sinalizam um novo obstáculo nas relações entre a União Europeia e a Turquia, que iniciou conversações para a adesão ao bloco em 2005. As declarações foram feitas em um momento de tensão no leste do Mediterrâneo, onde a Turquia trava uma disputa com Chipre sobre potenciais depósitos de gás offshore e também quando as relações entre Turquia e Israel, seu aliado de longa data, estão desgastadas.

“Se as negociações de paz lá (no Chipre) não são conclusivas, e a UE dá a sua presidência rotativa para o Chipre, a crise real será entre a Turquia e a UE,” declarou Atalay à rádio e TV Bayrak, segundo a agência de notícias Anatolian.

“Porque nós vamos, então, congelar as nossas relações com a UE. Fizemos esse anúncio. Como governo, nós tomamos essa decisão. As nossas relações com a UE serão interrompidas subitamente.”

Um funcionário da Comissão Europeia se recusou a comentar a declaração de sábado.

O governo cipriota grego internacionalmente reconhecido está prestes a assumir a presidência rotativa da UE por seis meses a partir de julho de 2012.

O Chipre está dividido desde a invasão turca em 1974, desencadeada por um breve golpe de inspiração grega.

Apesar de a muçulmana Turquia ter começado as negociações para adesão à UE em 2005, o progresso tem sido lento, em grande parte por causa do conflito com o Chipre.

Fonte: Terra

10 Comentários

  1. Turquia com Erdogan se tornou um barraco a cada semana.
    .
    É aguardar o próximo capítulo.
    .
    Talvez a reflexão que caiba seja dizer que há os que pensam que se tornaram grandes com declarações bombásticas, ao invés de serem grandes dando escolaridade, habitação e justiça para todos os homens.
    .
    Por outro lado, a conduta do Ergogan não é completa surpresa, uma vez que políticos padecem de idolatria de si mesmos.

  2. .
    .
    O problema de Chipre existe a muito tempo, e a Turquia nunca em usa história aceitou colocar isso em discussão por nações estrangeira seja ela qual for…
    .
    Parece que a Turquia decidiu fazer sua politica internacional e reduziu a obediência à outras nações!!
    .

  3. que a Turquia vai ser um grande player daqui 10 a 20 anos ninguem duzida mais acho que eles devia espera chegar os F-35 pra coloca as manguinhas de fora. Alem disso eles estão procurado parceiro para produzir um caça de quinta geração mais capaz que o F-35 sera que o Brasil não podia enbarcar junto com os turcos nessa.

  4. “•Turquia pode esfriar laços com UE se Chipre presidir bloco”

    Mais de metade da UE deve estar a pensar: “que pena!”.

  5. Como o amigo Rogério definiu sabiamente, o surto islâmico populista de Erdogan provoca um barraco por semana. Agora envolve o Chipre, que possui uma metade ocupada pela Turquia desde 1974 (e eles ainda criam caso por causa do bloqueio à Gaza). Ainda que o surto de populismo islâmico seja popular entre as massas ignorantes, a tendência é que esse tipo de comportamento vá no futuro provocar prejuízos crescentes à Turquia em suas relações internacionais.

  6. Fério, o problema são os politicos daqui, eles vão ganhar algo com essa parceria ??? Não ?? Então não vai acontecer, eles vão falar que desenvolverão um caça nacional (lááá por 2050) para sermos independentes (e eles poderem ter a sua parte…)

  7. Com a Grécia falida e de calça arriada, e o Euro balançando; a Turquia se movimenta para controlar toda a ilha de Chipre. Os europeus depois de bancar as dívidas impagáveis dos gregos NÃO vão se meter em guerra por causa dos mesmos também; tudo tem limite…O mundo sempre foi assim, é o dinheiro que move as coisas.

  8. ROGERIO SCHNEIDEr voce sempre defende em teus raciocineos uma tendencia puramente Sionista e aqui a maioria ja percebeu isto.Voce desconhece que a Turquia tem muito mais haver em costumes e tradições com o povo Arabe do que com Europeus-Ocidentais ou Israelenses e que a mesma é mantida com chantagens pela OTAN por ser estrategica a ambições deles inclusive Israelense.O lider Turco ultimamente apenas reflete o pensamento e a vontade da maioria de seu povo e mais cedo ou mais tarde a Turquia saira da esfera OTAN e adentrara para os BRICS aproximando-se cada vez mais aos Arabes.Amiguinho ningem neste planeta tem mais direitos do que ninguem e assim como Israelenses merecem existirem Palestinos tambem tem o mesmo direito e nada e nem ninguem impedira isso.O mundo ja esta se cansando de bancar as cagadas de Israel.Embreve a Arabia Saudita tambem saira desta malha manipulada de Lobos intransigentes e intolerantes.Esperar os F35 rsrs eles vão é embarcar ate o talo de T-50 rsrs Muito embreve veremos a maior exportação de vetor de caça fazendo da Russia a maior referencia.Perdeu Tio San rsrs e perderão todos os que os acompanham rsrs

  9. Já perceberem q a UE e uma furada, e q ele ñ são bem visto, antes da decadência mt menos agr…então, vão criar uma zona econômica árabe e com eles juntos…querem ser a voz e o corpo. sds.

Comentários não permitidos.