As consequências para o mundo do declínio dos Estados Unidos


Hoje, a opinião de que os Estados Unidos estão em declínio, em sério declínio, é uma banalidade. Todos o dizem, excepto uns poucos políticos norte-americanos que temem ser recriminados pelas más notícias da decadência se forem discuti-la. O fato é que hoje quase todos acreditam na realidade do declínio.

Mas o que se discute muito menos é quais têm sido e serão as consequências mundiais deste declínio. Este tem, evidentemente, raízes econômicas. Mas a perda de um quase-monopólio do poder geopolítico, que os Estados Unidos já exerceram, tem as mais importantes consequências políticas em todo o lado.

Immanuel Maurice Wallerstein

Comecemos com uma pequena história contada na secção de negócios do The New York Times de 7 de agosto. Um gerente financeiro de Atlanta “carregou no botão pânico” devido a dois clientes que lhe ordenaram que vendesse todas as suas ações e investisse o dinheiro num isolado fundo mútuo. O gerente disse que, em 22 anos como agente de negócios, nunca tinha recebido uma ordem como esta. “Isto não tinha precedentes”. O jornal observou que a ordem era o equivalente à “opção nuclear”. Ia contra o santificado conselho tradicional de uma “abordagem ponderada” às reviravoltas do mercado.

A Standard & Poor’s reduziu o rating dos Estados Unidos de AAA para AA+, o que também é “sem precedentes”. Mas tratou-se de uma ação bastante suave. A agência equivalente na China, a Dagong, já tinha reduzido a notação financeira, em novembro passado, para A+, e agora reduziu-a para A-. O economista peruano Oscar Ugarteche declarou que os Estados Unidos são uma “República das bananas”. Disse que os EUA “optaram pela política da avestruz, esperando com isso não afugentar as esperanças [de melhoria].” Reunidos em Lima, os ministros das Finanças da América do Sul tiveram um debate urgente sobre como se protegerem melhor dos efeitos do declínio econômico dos EUA.

O problema de todos é que é muito difícil isolar-se destes efeitos. Apesar da severidade do seu declínio econômico e político, os Estados Unidos permanecem um gigante na cena mundial, e qualquer coisa que lá aconteça ainda provoca grandes ondas em todo o lado.

É certo que o maior impacto do declínio dos EUA é e continuará a ser sofrido nos próprios Estados Unidos. Políticos e jornalistas estão a falar abertamente da “desfuncionalidade” da situação política dos EUA. Mas o que mais poderia ser, além de desfuncional? O fato mais elementar é que os cidadãos dos EUA estão atordoados pela simples existência do declínio.

Não se trata apenas de os cidadãos dos EUA estarem sofrendo materialmente com o declínio, e terem um temor profundo de virem a sofrer ainda mais com o tempo. A questão é que acreditavam profundamente que os Estados Unidos são a “nação escolhida”, designada por Deus ou pela história para ser a nação modelo do mundo. Ainda estão a receber a garantia do presidente Obama de que os Estados Unidos são um país AAA.

O problema para Obama e para todos os políticos é que muito pouca gente ainda acredita nisso. O choque para o orgulho nacional e a auto-imagem é formidável, e também é muito abrupto. O país está lidando muito mal com esse choque. A população está à procura de bodes expiatórios e a fustigar feroz e não muito inteligentemente os presumíveis culpados. A última esperança parece ser a de alguém ser culpado, e o remédio mudar as pessoas que têm autoridade.

Em geral, as autoridades federais são vistas como as únicas responsáveis –o presidente, o Congresso, os dois maiores partidos. A tendência é muito forte no sentido de haver mais armas a nível individual e uma redução do envolvimento militar fora dos Estados Unidos. Culpar de tudo os políticos de Washington leva à volatilidade política e a lutas intestinas locais cada vez mais violentas. Eu diria que os Estados Unidos são hoje uma das menos estáveis entidades políticas no sistema-mundo.

Isso faz dos Estados Unidos não só uma nação cujas lutas políticas são desfuncionais, mas também um país incapaz de exercer muito poder real no cenário mundial. Assim, há uma grande queda na credibilidade dos Estados Unidos e do seu presidente por parte de tradicionais aliados externos, e por parte da base política doméstica do presidente. Os jornais estão cheios de análises dos erros políticos de Barack Obama. Quem pode contradizê-los? Eu poderia fazer facilmente uma lista de dezenas de decisões de Obama que, na minha opinião, estavam errados, foram covardes, e às vezes francamente imorais. Mas pergunto-me: se ele tivesse decidido de acordo com o que pensa a sua base, o resultado teria sido muito diferente?

O declínio dos Estados Unidos não é o resultado de más decisões do seu presidente, mas de realidades estruturais no sistema-mundo. Obama pode ser ainda o indivíduo mais poderoso do planeta, mas nenhum presidente dos Estados Unidos é ou poderia ser hoje tão poderoso quanto os presidentes do passado.

Entrámos numa era de agudas, constantes e rápidas flutuações – nas taxas de câmbio da moeda, nos índices de emprego, nas alianças geopolíticas, nas definições ideológicas da situação. A extensão e a rapidez destas flutuações leva à impossibilidade de previsões a curto prazo. E sem alguma estabilidade razoável das previsões de curto prazo (três anos ou mais), a economia-mundo paralisa-se. Todos terão de ser mais protecionistas e virados para dentro. E os padrões de vida vão cair. Não é uma imagem bonita. E, embora haja muitos, muitos aspectos positivos para muitos países devido ao declínio dos EUA, não é certo que, com o barco do mundo a balançar ferozmente, outros países sejam de facto capazes de lucrar aquilo que esperam desta nova situação.

É tempo de fazer análises de longo prazo muito mais sóbrias, de fazer julgamentos morais muito mais claros sobre o que a análise revela, e de realizar uma ação política muito mais eficaz no esforço de, nos próximos 20-30 anos, criar um sistema-mundo melhor do que aquele em que estamos todos enredados hoje.

(*) Tradução, revista pelo autor, de Luis Leiria para o Esquerda.net

Fonte: Carta Maior

43 Comentários

  1. O declínio dos EUA é inevitável…. é so uma questão de tempo, temos que nos preparar para a epoca de seu declinio e seu pos-declinio, pois mesmo sendo falido e em decadência é ele quem dita as regras, maioria dos paises tem medo dele, agora imagine numa época em que não há país para ditar as regras?

    So por terem baixado a nota dele para AA+ eles “apelaram” isso so demonstra que são arrogantes, eles não querem se juntar aos paises “marginais”, e assim como todo grande império ele irá cair…

  2. “É tempo de fazer análises de longo prazo muito mais sóbrias, de fazer julgamentos morais muito mais claros…
    ————-
    Sem dúvida a questão crucial é esta.

  3. O Brasil tem que pegar esse bonde da história, estamos fazendo o certo protegendo o nosso mercado interno e estimulando-o, nosso mercado consumidor é de 200 milhões de pessoas e isso é suficiente para nos mantermos bem, por outro lado nossa balança comercial é basicamente composta pelo agronegócio e comodytes, e isso pode sofrer uma baixa no mercado externo diminuindo nossas exportações, mas nunca vai deixar de existir pois a europa ,a china, os EUA e a rússia vão ter que comer e continuar a importar minério de ferro. A única ressalva que faço é com relação aos metais raros como niobio na qual somos os únicos com reservas, devemos exigir que estes sejam beneficiados aqui e com troca de tecnologia, se querem fazer chips que façam no Brasil e nos ensinando a fazer tb, do contrário não recebem o mineral.

  4. Um mundo sob o jugo chinês, conforme o sonho de alguns esquerdalhas de plantão, seria o próprio desastre. A verdade é que o mundo caminha para um relativo multipolarismo. Relativo pais alguns continuarão maiores que os outros, e entre esses maiores certamente estarão os EUA. BRICS? é muito mais uma sigla de propaganda do que efetivamente um bloco monolítico e coeso tão aos sonhos da esquerdalha. E não poderia ser diferente pois uma análise simples demonstra de forma cabal que se tratam de países diferentes e com diferentes interesses e agendas. Mas vejo com mais simpatia e futuro o bloco IBSA pois é composto de países cujas economias são mais ou menos simétricas e possuem uma história de formação parecida.

  5. Não, a visão do autor da matéria está errada, ele como marxista (ou filomarxista) não pode produzir algo novo, ele só pode repetir o dito durante décadas pelos seguidores dessa ideologia.
    .
    Além, sua única “contribuição” , isso do “sistema-mundo” não passa duma bobagem, não adiciona nada, o cara descobriu que existem os países.
    .
    ENTENDER OS EUA
    Devemos primeiro entender os EUA, por um lado está o estado americano, o país, por outro está a elite financeira.

    Vou ser sintético:
    quem está em crise é o país, mas não seus donos, os banqueiros.

    Esta foi uma “crise” gerada pela elite
    para fazer o mais grande roubo da história.

    Têm muitos falando de “crise geral do capitalismo” kkk, hehe, bobagens, estamos como nos anos 29-30, uma crise criada pelos banqueiros.
    (os marxistas falam de crises “cíclicas do capitalismo”, incrível, se são crises CRIADAS pelos banqueiros, como podem falar isso? mas é claro eles precisam falar que o “império” está prestes a ir embora, para motivar a militância).

    A superioridade dos EUA perante os chineses russos e brasileiros é tão grande, que dá espaço para estes jogos dos banqueiros Bilderberg (sem pôr em sério risco seu país-base, os EUA).

    Esses banqueiros são o principal problema da humanidade, por isso a situação do Brasil entanto não limitar o poder desse inimigo será a mais grave dos três BRICS citados (RU CN BR).

    Infelizmente o PT não está nem aí em parar os banqueiros, obviamente a oposição, o general Heleno (provável candidato do PSDB-PFL-Kassab), também não.
    Estamos no forno.



  6. EUA vão continuar mandando .. e o resto dizendo amem.. FATO !!!

    qual a única potência militar presente em qualquer região do planeta ?

    qual a única potência militar que pode vencer qualquer país do planeta… (dependendo até 1 continente)

    quem é dono da ONU.. do atual sistema FINANCEIRO . da INTERNET… do Iphone Ipad..FaceBook..Twiter..gmail..google..WP..Intel..FDA..Hollywood..rsrsrsrssrsrsrsrs

    de quem todo mundo tem credito a cobrar..

    podem espernear – nos próximos 30 anos.. os EUA mandarão e mudarão o mundo.

  7. Muito bom raciocínio Miltão. E acrescento explicando: o ParTido nunca quis insurgir-se contra a elite financeira, quer seja ela brasileira ou internacional. Tudo o que o ParTido sempre quis foi chegar ao poder para, a partir daí, reunir as condições necessária para ser coooptado e manter relações promíscuas com a elite financeira. Enquanto a militância toma sol e chuva, e grita palavras de ordem os dirigente participam de jantares com a elite financeira em restaurantes finos, tudo isso regado à garrafas de vinhos que custam milhares de reais.

  8. .
    .
    O declínio deles é patente e evidente, e FINALMENTE no futuro não teremos mais uma “única potencia hegemônica” e este é o fato positivo da coisa, nenhum patrão super potente que diz como os outros devem ser ou impõem com a força das armas que modelo deves seguir… mas teremos vários lideres fortes que representam vários estilos de vida e vários modelos sociais, e o Brasil tem muito o que contribuir pra isso, tolerância racial, alegria de viver, e a filosofia do “VIVA E DEIXE VIVER”!!!
    .
    E sim, esse novo mundo geopolítico representará a VERDADEIRA DEMOCRACIA GLOBAL para a humanidade, e nada de sistema único, finalmente retorna o direito de escolha para os países, e mesmo o de não escolher a fato um modelo estrangeiro, tendo liberdade e vivendo como o próprio povo e as próprias tradições determinam, sem ter que copiar nada de ninguém… essa é a coisa mais bela para a humanidade, viver livre de ter um “Boss”!!
    .
    Podemos ajudar se pedirem OFICIALMENTE a nossa ajuda, mas não iremos la “PARA AJUDAR” de forma unilateral, sem pedido do povo… e a nossa ajuda deve ser temporânea e não constante e nem mesmo opressora com soldados Tupiniquins ali presentes em bases fixas… esse modelo gera somente ódio e terrorismo, pois muitos não aceitam soldados estanciados em suas terras, e combatem o povo que mandou os soldados… não funciona, aumenta os problemas e não os reduz!
    .
    Esses são alguns dos problemas para aqueles que não gostam de novidades e são fechados à novas formas de vida e de escolha social, e para MASCARAR O MEDO QUE TEM das novas oportunidades, usam sempre argumentos carregados de Clichês, adjetivos pejorativos, e implícitos de ódio politico, racismo e preconceito… mas a mente humana não se deixará mais convencer por esse canto, identificará os mau intencionados e em má-fé dos que pregam o bem e a paz social!!
    .
    AVANTE BRASIL, e demonstre que a melhor forma de viver é a nossa, deixe que os outros vivam como quiserem pelo mundo, que se matem se for essa a intenção de seus povos… nada de copiar modelos de comportamento dos Yankees, Chineses, Russos, Europeus e outros… nada de ser “Os Paladinos” de alguma coisa em algum lugar, eles que tenham o que plantaram e nós também… mas antes devemos acabar com a miséria e a pobreza no nosso país, com a corrupção,impunidade e com a intolerância politica, econômica e social, e assim levar o nosso estilo de vida para todos como um “Modelo” da convivência humana à ser seguido se quiserem, se não querem problema deles, nós continuamos vivendo na nossa… trabalho pra viver e não viver pra trabalhar… diversão real e não técnicas de distração de massa… companheirismo e não competição com o amigo… educação critica em raciocínio logico e não verdades absolutas pré confeccionadas… aceitar a crença do outro e não ficar intolerado com o “Diferente”… encontrar soluções ao problema e sua realidade, e não ficar so centrado no problema não considerando uma solução… entender a mentalidade do outro e não condenando-a em juízo publico em cada oportunidade… serve mais humanidade, mais calor humano, mais dialogo, mais compreensão e não a velha perseguição, condena sumaria, jogo sujo ou censura!!! O Brasil e o brasileiro não são mais esses, infelizmente alguns pararam no tempo e não entendem isso!!
    .
    Para os que não vivem assim “De Boa” e não acreditam nesses valores brasileiros que descrevi acima, eu digo o de sempre: Vá embora, mude-se para o estrangeiro, vai viver em outro país, e notará quem és de verdade e no que realmente acredita… essa é uma experiencia que recomendo a todos os que se dizem convencidos do que é o Brasil e tudo aquilo que representa!!
    .
    Vai morar lá, por que está aqui?? Está perdendo tempo, pegue um avião e vai embora pra ver o que é realmente o outro país que tens como exemplo de vida para a humanidade… mas viva la por algum tempo, minimo de uns 5-10 anos!!
    .
    Valeu!!

  9. Quem iniciou o processo de ‘fuckeação’ da América e do mundo não foi a China… foram as empresas americanas… com outsourcing, alavancagem e distribuição bônus aos seus executivos irresponsáveis. E sim, é inevitável o fato de que a economia chinesa vai superar a americana… e isso é péssimo para o resto do mundo, para o Brasil nem tanto enquanto exportar commodities, mas até aí não muda o nosso paradigma… os chineses sabem que exército industrial de reserva e grande mercado consumidor não bastam… por isso eles investem em know-how e tecnologia, fitando os americanos e japoneses no passado, e assim mantém seu capitalismo de estado avançando.

    Sim, o sistema capitalista não está perto do fim, mas as crises são cíclicas… negar que existam é coisa de gente cega. O pior é negar a grande socialização das perdas, como ocorreu na última crise. Alguém vai negar que o governo americano interveio na GM? O neo liberalismo está em baixa e vai ficar, pelo menos durante o atual ciclo… Qual é o discurso do Tea Party? Tirando a parte de valores, que alguns direitalhas aqui amam… me refiro a parte econômica…

    É muita pretensão… direitalha ou esquerdalha, ninguém tem bola de cristal. O cara posta no PB e sabe mais que economistas laureados com prêmio Nobel… critica o determinismo marxista e o substitui pelo ‘fim da história’ de Fukuyama.

    Inteligente! Adoro ler bobagens. Muito fraco, muito fraco mesmo.

  10. FAZENDO CORTEZIA COM O CHAPEL DOS OUTROS-parte 4
    .
    .
    .
    Esse cenário em que se encontra os EUA,na UTI,por desespero de alguns aqui;é igual a que aconteceu com a antiga URSS.
    .
    Como uma das potências militar,ela não consegui manter essa banca,muito dos militáres da extinta URSS,foram para o mundo do crime-FATO.
    .
    As forças armadas americana tem um estraordinário peso no orçamento americano,penalizando o pobre e sofrido trabalhador americano,não é de admirar que o país tem uma deficiência social que aumenta todod mês,pois falta investimento nesta área;o resultado é a pobreza alta por lá que cresce-FATO.
    .
    A grande pergunta é, o que fazer com o grande aparato milhionário militar americano,está muito pesado;quando os EUA era hegemonico,deixou muitos inimigos e todos os seus aliados são de conveniência;outro FATO.
    .
    O cidadão americano que mora lá,na sua grande maioria não se importa muito se os EUA mandam no mundo,só querem um emprego para viver com dignidade e em paz;para eles, sonhos e ilusão não enche a barriga e nem paga as suas dívidas e elas são bem reais-FATO.

  11. O declínio dos EUA era uma coisa que iria ocorrer cedo ou tarde, basta estudar história para ver que sempre tem uma nação ou império que domina um período da história e que este domínio é temporário e que ao término deste domínio outra nação ou império vai surgir como força dominante. O domínio pode durar décadas ou séculos mais um dia chega ao fim. Assim foi no passado, esta sendo no presente e será no futuro. Quem surgir como nação ou império dominante após o declínio dos EUA também terá o seu declínio e não a nada que mude isto.

  12. Milton Brás Cabral, não acredito que qualquer governo tenha um “poder inferior” ao sistema bancário ou até monetário de seu pais, muito menos o governo americano. Da maneira que você fala o DOLLAR parece ser a unica moeda com problemas nessa crise, ou o EURO é totalmente dependente do DOLLAR? Ao que me parece o EURO foi criado com o propósito da europa ou pelo menos os 17 países do EURO equilibrarem ao coisas em meio a globalização e seus reflexos (livre comércio). Quero dizer se os EUA e a europa estão experimentando novamente o desemprego e a decadência de suas moedas não venha me dizer que os governos não fizeram nada enquanto grupos de banqueiros preparavam um colapso mundial. Da maneira que se expõe mais parece John F. Kennedy falando das sociedades secretas americanas.
    Verifique que a moeda americana tem problemas e a Hegemonia também. Se eventualmente o Dollar voltar para as fronteiras americanas e o ouro retornar, ai sim veremos a verdadeira força americana sobre o restante do mundo, ao final de tudo descobriremos quem são os detentores das maiores reservas de ouro do mundo (moeda mundial).
    Referente a estarmos no forno devo concordar.

  13. Eu acredito que haverá um mundo multipolar, porém, não acredito que será para agora, talvez daqui a 20 anos…mas não acredito que isso ocorrerá com o fortalecimento de certos paises, mas de grandes blocos.

  14. O mundo está sofrendo um reajuste econômico devido ao crescimento exemplar da China e Índia, nada mais. A Argentina também está de parabéns. O Brasil é que está muito mal, devido ao seu péssimo quadro político.Se não fosse as multinacionais e a China, já teríamos afundado há tempos.Lula governou para os banqueiros e especuladores financeiros, e a impunidade e corrupção tornaram a nossa nação inviável. Nenhum propineiro vai para a cadeia. A nossa justiça é cara e ineficiente. Nenhum país suporta uma desgraça dessas por muito tempo. Tínhamos que apurar a fundo o Caso Gamecorp e Mensalão, mas nada foi feito. Que país é esse ?

  15. Pessoal, os EUA é um país sério. Eles colocam os políticos corruptos na cadeia e punem os seus assassinos. Nós, nem isso fazemos. A China também é um país sério.
    O Brasil precisava começar tudo da estaca zero, começando pelas nossas leis e regime político.

  16. O declínio dos EUA durará o EXATO tempo que o RESTO do MUNDO permitir…

    Os EUA exportaram a maior parte de sua indústria, recolhem uma ínfima parte em impostos do que REALMENTE gastam e dependem TOTALMENTE de que o mundo valorize sua moeda e seus títulos de tesouro.

    BASTA este consenso se findar e o castelo de cartas americano desmoronará….

    SIMPLES ASSIM….

  17. “Nos anos 90 o setor financeiro detinha 10% do lucro norte-americano; hoje essa fatia é da ordem de 40%. Num mundo cujo PIB oscila em torno de US$ 60 trilhões, os ativos financeiros somam US$ 600 trilhões”
    (Carta Maior)
    ………………………………
    Matemática simples,
    a festança foi uma verdadeira orgia, más agora tem que aterrizar, voltar a terra, a vida continua para todos… Só que aqueles que bancavam a festança dos “bacanas do norte/ocidente”, não querem mais fazer isto, nem querem continuar comprando papel verde sem valor de refinados estelionatários…

  18. Sabe quando alguem pensa que manda e não manda, é o caso dos EUA, vão sangrar pela indústria de armas até a morte, só espero que não levem a humanidade junto.

  19. Parece que não adianta muito os administradores do site dizer para evitar comentários em favor ou contra um partido…As mesmas cabeças(arcaicas) sempre persistem na mesma tecla independentemente das regras do site…deprimente.

  20. Pois é Gilsafra, parece no ocidente mandam os Banqueiros, é assim.
    Eu tô convencido que a CIA a NSA etc reportam diretamente aos banqueiros, é o que alguns chamam o poder paralelo.
    O presidente é só um ator que tem que seguir o script.
    Obama chegou, e lhe disseram o que tinha que dizer (“devemos levar a democracia a este e aquele país, asumimos o desafio de defender aquele povo, etc etc etc” bobagens, mentiras).
    Aqui no Brasil não é tão grave, mas tb mandam os banqueiros.
    .
    O DÓLAR:
    Enquanto ao dólar, eu não falei do dólar, eles precisavam baixar o dolar para poder exportar.
    Enqto EURO: em 2007, um cara comentou que um Bilderberg convidou ele para participar da reunião, ou não me lembro como foi o negócio, mas comentou que o banqueiro falou que iam afundar o euro, que eles iam a deixar o euro fora das moedas de referência, 2007.
    Um euro forte é bom para exportar desde EUA, mas o dólar recuperando a eurozona ganha 10 anos mais de vida.
    O dólar é a moeda dos Bilderberg, o dolar não tem problemas, simplesmente é uma variável de ajuste, nós, vemos como que se existissem problemas, mas não passam de reflexos dos negociados dos banqueiros.
    .
    O “BRICS”(a moeda)
    Como vc falou, o euro foi um ato de independência europeia, como o yuan-real-rublo pode ser agora nosso jogo.
    .
    2008
    A crise do 2008 é um ataque ao povo americano e tb às economias de países aliados: jp e europa. Houve um festival de créditos, agora os povos europeus e americano têm que pagar a conta.
    .
    O Povo Americano
    Eles têm que aguentar, eles sabem que a elite financeira é inimiga da humanidade, mas eles comem das migalhas dos roubos que se realizam nos outros países.
    O povo americano é cúmplice consciente dos crimes da elite de banqueiros.
    .
    O DESEMPREGO:
    O desemprego não é um problema para os banqueiros.
    É parte da solução, fazer com que o povo americano e especialmente o europeu aceitem “ajustes” ou seja se conformar com menos.
    Ou seja um ‘cair na real’ dos trabalhadores americanos e europeus, que seus salários não são sustentáveis perante a ameaça de China Brasil e a Índia.
    .
    Sim, “grupos de banqueiros preparavam o colpaso mundial”, eles durante 10 anos foram baixando os controles do estado sobre a ‘indústria financeira’, isso tem sido bem explicado nas matérias pelo menos deste ano 2011.
    Se chega à crise dos ativos podres, por ter eliminado controles nos EUA, os europeus japas alguns brasucas cairam no engano.
    .
    O REGIME AMERICANO:
    Me honra amigo me comparando com o Kennedy.
    Também está mostrando que conhece a versão não oficial de como funciona o regime americano.
    .
    O OURO:
    No ocidente, os únicos que tem ouro são os Bilderberg, eles terminaram de comprar todo o ouro nos últimos anos. A classe média chinesa está vivendo este ano uma corrida para o ouro, estão comprando qq coisa que seja de ouro.
    Falam que em FortKnox não ficou nem para fazer um anel.
    Um deputado americano apresentou um habeas corpus para checar quanto ouro havia no tessouro, seu pedido foi rejeitado (depois das leis post-911 eles nem tem habeas corpus).

  21. Pois é Tireless, nisso estamos dacordo, o PT mudou e agora nem fala de bancos, ele fixa uma taxa de juros varejista alta mediante o Banco do Brasil, essa taxa de juros se propaga depois pelo sistema financeiro.
    .
    Os banqueiros felizes porque o estado “não gera problemas”, mas o estado deveria dar juros mais baixos tipo 2% para os trabalhadores.
    Devemos lembrar que no governo FHC os juros eram mais altos, mas é claro não existia tanta demanda de financiamentos.
    .
    Lembro que uma vez publiquei aqui que com os lucros do Banco do Brasil do ano 2010 dava para enviar 1070 astronautas Marcos Pontes ao espaço.
    Por que fazer com que o BB ganhe tanto?
    para não entrar em colisão com os banqueiros, os banqueiros podem cobrar facilmente os juros que fixa o BB, porque o trabalhador não tem outra alternativa.
    .
    Então quem fixa o juro varejista brasileiro? O PT? o BB?
    Não, o juro seguramente é fixado pela banca privada na surdina, e repassado ao governo que por sua vez o repassa para o BB.

  22. Os EUA decaem de acordo com a diminuição dos escravizados que eles tem pelo mundo afora, eles fazem um jogo inteligente, escravizaram outros e não seu povo, a queda é certa, já está em processo e não vai demorar muito para os EUA se tornar mais um entre vários, é melhor aprenderem a negociar e perderem o espírito arrogante.

  23. Uns vem e outros vão Madruga! Ou você acha que chinês é bonzinho e não iria escravizar ninguém caso chegasse à hegemonia? Basta ver o que eles fazem no Zimbábue e no Sudão…

  24. Os comentários estão contundentes e realistas, ainda que alguns não queiram ver a verdade dos fatos, parabéns.
    Mas há uma chance aos tristes, arruma um grande vilão maior que Kadaff + Sadan + Taleban juntos = guerra total; aquece a indústria militar de novo, joga seus pobres para morrerem na guerra aproveitando para fazer uma limpeza na classe social e étnica descontentes,começando tudo de novo como herói salvador do mundo.

  25. É , Dandolo …mas pra isso precisamos do principal para a nação : Judiciário , Ministério Público e polícias honestos !

    Sem esses três pilares da sociedade agindo com total rigor que as leis requerem , nada feito !

  26. Certo..que eles estão decadentes, está ,mais que na cara. Mas ainda duram uns 15 anos..depois viram república de bananas de vez. Agora o que não dá para entender e não cola de jeito algum; é o Brasil comprar Dólar como reserva monetária e de longo prazo…Seria melhor comprar papel higiênico que tem mais utilidade. Se a equipe econômica quer comprar reserva de valor que compre OURO! Como tem feito países mais sérios como Índia e China.

  27. Corbin07, o site é de geopolitica e não de receitas, futilidades e fofocas… não dá para tratar do tema sem ser partidario, apesar dos exageros…

  28. Ademar Vila Nova disse:
    19/09/2011 às 12:27
    É , Dandolo …mas pra isso precisamos do principal para a nação : Judiciário , Ministério Público e polícias honestos !
    Sem esses três pilares da sociedade agindo com total rigor que as leis requerem , nada feito !
    ———————————–
    Eu venho dizendo isso … O problema do Brasil é um só: Político. Os políticos administrando pessimamente a nação, não se preocupam com o mau funcionamento das instituições públicas. Esse ciclo vicioso de realimenta. O STF é escolhido pelos maus políticos, que têm o rabo sujo, e só o STF poderá colocá-los na cadeia. Resultado: Impunidade total. Porque os políticos dão altos salários para o MP e Judiciário ? Para comprá-los.
    O nosso país só tem um jeito: Regime da China durante uns 30 anos. Depois,um regime do tipo alemão ou sueco.

  29. Ademar Vila Nova disse:
    19/09/2011 às 12:27
    É , Dandolo …mas pra isso precisamos do principal para a nação : Judiciário , Ministério Público e polícias honestos !
    Sem esses três pilares da sociedade agindo com total rigor que as leis requerem , nada feito !
    ———————————————————————-
    Eu venho dizendo isso. O problema do Brasil é um só: Político. Os políticos administrando pessimamente a nação, não se preocupam com o mau funcionamento do judiciário. O STF é escolhido pelos maus políticos,que têm o rabo sujo, e apenas o STF poderá colocá-los na cadeia por corrupção.Resultado: Impunidade total, pois os Ministros do STF não irão punir quem os escolheu para seus cargos. Há juízes e membros do MP idealistas, mas o STF e tribunais superiores não punem os maus políticos. Esse ciclo vicioso se realimenta. O nosso país só tem um jeito: Regime da China durante uns 30 anos. Depois, um regime do tipo alemão ou sueco.

  30. Milton Brás Cabral,
    Tenho que convir que seus argumentos são fundamentados.
    Verifiquei na materia sobre o Marx estar certo ou errado referente a crise…o pessoal buscando fundamentação do erro capitalista…seu comentário acima demonstra o lado desumano do capitalismo. Talvez se o Keneddy tivesse agido a tempo o Dollar teria tido um propósito mais justo no mundo.

  31. Presidência de John F. Kennedy

    Kennedy tomou posse, sucedendo a Dwight Eisenhower, a 20 de janeiro de 1961. Tão logo assumiu a presidência, teve que enfrentar uma crise causada pela invasão de Cuba por exilados cubanos com o auxílio da CIA. Assumiu a responsabilidade pelo fracasso, mas manteve a popularidade. Em junho teve seu primeiro encontro com o premier soviético, Nikita Krushchev, em Viena. Dois meses depois o Muro de Berlim foi construído. 1962 foi um ano turbulento. A crise dos Mísseis em Cuba quase levou o mundo a um conflito nuclear, mas Kennedy já mais entrosado com o poder, agiu com firmeza e ganhou admiração mundial. O conflito no Vietnã começou a se agravar e Kennedy enviou consultores militares para o sudeste asiático.
    Internamente, o governo Kennedy leva a economia a uma recuperação. Porém enfrenta forte oposição do Congresso a levar adiante algumas de suas propostas. No sul do país, a tensão racial se agrava e o Presidente é obrigado a enviar tropas para garantir os direitos civis da população negra. Foi um presidente que defendeu abertamente as causas das minorias e do papel de cada cidadão no seu país. Entre 1961 e 1963 vários países sul-americanos recebiam ajudas no setor de vestuário e alimentação (“Aliança para o Progresso”), hoje pessoas de países como o Brasil vivas na época confirmam o fato.[1] Queria uma aproximação maior com a União Soviética e uma gradual desmilitarização, já que não via num choque entre as duas potências uma solução das desavenças,

    fato que desagradou a maior indústria de armamento do mundo, a própria indústria americana.

    Promoveu trocas de membros do alto-escalão do governo e da CIA, por julgá-los ultrapassados.
    Foi um dos principais líderes mundiais do século XX.

  32. Amigo Madruga:

    Não é questão de possuir visão partidarista ou direitista. É apenas a fria análise dos fatos. O Zimbábue é o melhor exemplo de quão danosa é a presença chinesa em países de instituições fracas, onde o corrupto Mugabe apresenta-se como a maior das prostitutas de Pequim no mundo…

  33. .
    .
    HMS:
    .
    Pra dar exemplos e analises de fato não sendo partidário ideológico direitista, constatando dados de fato, deveria dizer isso ai que fala da China e do Zimbabue sobre países aliados dos Yankees também, pois não faltam exemplos pelo mundo disso, mostrar um lado só é ser partidário ideológico sim… fazendo assim pra mostrar o que quer mostrar, mas não os dois lados da moeda geopolítica, e ainda quer posar de apartidário… mas nunca faz isso!!

Comentários não permitidos.