Força Naval turca escoltará barcos humanitários do país até Gaza

http://i1.r7.com/data/files/2C95/948F/323B/6CBA/0132/4463/A85F/3E10/erdogan%20redimens.jpg

A Força Naval turca escoltará de agora em diante os barcos turcos que transportam ajuda humanitária a Gaza, disse nesta quinta-feira o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan.

A afirmação foi feita depois que Israel se negou a pedir desculpas pela morte de 9 ativistas turcos que estavam na flotilha que tentou chegar à Faixa de Gaza –submetida a um bloqueio israelense– em 2010.

O Mavi Marmara fazia parte de uma flotilha ativista que levava ajuda humanitária a Gaza quando foi abordado por fuzileiros navais israelenses em alto mar, no Mediterrâneo, em 31 de maio de 2010. Os marines mataram a tiros nove turcos, incluindo um cidadão turco-americano, durante um combate a bordo.

“Os navios de guerra turco se encarregarão de proteger os barcos turcos que transportem ajuda humanitária à Faixa de Gaza”, declarou Erdogan citado pela Al Jazeera.

“De agora em diante, não permitiremos que esses barcos sejam objetos de ataque por parte de Israel, como foi o caso da flotilha da Liberdade, então Israel enfrentará uma resposta adequada.”

RECUSA

O chefe de governo israelense, Binyamin Netanyahu, reiterou no domingo (4) sua rejeição absoluta a se desculpar a Ancara pela morte de nove ativistas turcos no ataque por soldados de elite israelenses à pequena Frota da Liberdade em maio de 2010.

“Não precisamos nos desculpar porque os soldados se defenderam do ataque de ativistas violentos.”

SUSPENSÃO DE LAÇOS

O premiê turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou na última terça-feira (6) a suspensão total dos laços comerciais e militares com Israel, depois de reduzir o status das relações diplomáticas com o país.

“Laços comerciais, laços militares, relativos à indústria de defesa, nós estamos suspendendo-os completamente. Este processo vai ser seguido de diferentes medidas”, disse Erdogan a repórteres em Ancara.

As novas medidas vieram apenas dias depois de Ancara lançar uma série de ações para penalizar Israel por sua recusa em se desculpar pela operação contra uma frota humanitária em 31 de maio de 2010 que tentava furar o bloqueio à faixa de Gaza. A ação deixou nove ativistas turcos mortos.

O chefe militar de Israel Amos Gilad havia dito que os laços militares com a Turquia, uma importante parceira de Israel na região, ainda estavam em efeito.

Nesta semana, o chefe do Banco central de Israel, Stanley Fischer, alertou contra as consequências econômicas de uma prolongada disputa com a Turquia, dizendo que a economia do país supera em muita Israel e cresce muito rápido.

“A economia turca está crescendo em um passo excepcional. Eles têm grande empreendedores e uma força de trabalho treinada na Europa. Turquia será um grande mercado na região e um grande exportador. As consequências de não ter relações comerciais com a Turquia serão custosas”, disse.

RELATÓRIO

Uma investigação solicitada pela ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o ataque israelense a uma flotilha de bandeira turca que levava ajuda a Gaza em 2010 indicou que a ação de Israel foi “excessiva”, de acordo com trechos publicados ontem pelo “The New York Times”.

“A decisão de Israel de tomar o controle dos barcos com tamanha força, a uma grande distância da zona do bloqueio e sem aviso prévio, foi excessiva e nada razoável”, concluiu o estudo, que foi coordenado pelo ex-primeiro-ministro da Nova Zelândia Geoffrey Palmer.

O documento indica ainda que a frota de seis barcos “atuou de maneira imprudente ao tentar forçar o bloqueio naval” de Israel em torno de Gaza, território palestino controlado pelo movimento islâmico Hamas.

O relatório –que ainda não foi divulgado oficialmente e que gerou uma crise entre Israel e Turquia– indicou, entretanto, que o bloqueio israelense de Gaza está dentro das normas do direito internacional.

O estudo exorta Israel a emitir “uma declaração adequada de pesar” pelo ataque e estabelece o pagamento de uma indenização às famílias dos oito turcos e do americano de origem turca que morreram na operação, assim como aos feridos.

O porta-voz adjunto da ONU, Eduardo del Buey, disse na quinta-feira (1º) que o relatório será apresentado ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, “nos próximos dias”, indicando que a confirmação da data de divulgação oficial será feita na sexta-feira.

A publicação deste relatório já havia sido adiada várias vezes este ano para permitir que Israel e Turquia normalizassem duas relações.

A Turquia julga o relatório “nulo e sem valor”, segundo o presidente do país, Abdulá Gül.

O Hamas, por sua vez, considerou que o documento foi “injusto e desequilibrado”, declarou um porta-voz do movimento palestino em Gaza.

Fonte: Folha de S.Paulo

50 Comentários

  1. Isso não me cheira a boa coisa…
    O rumo que estão tomando nos leva a um conflito perigoso…..Israel aprendeu com o tio SAM a ser arrogante…ou seria o contrário???…israel baixará a crista da pior maneira possível…
    E que venha a WW-III…será???….

  2. Essas atitudes irão culminar num conflito maior se assim continuarem, mas acredito que a Turquia esta blefando,Israel tem aliados poderosos que devem estar agindo nos bastidores nesse momento!

  3. bem bem……a turkiapode estar blefando ou nem tanto….talvez queira testar até onde com a crise global os paises da otan podem ajudar israel afinal tecnicamente todos os paises da otan exceto a alemanha estao “falidos”

  4. Não acho os turcos estejam errado, Israel arrogante demais para se desculpar, porque não escoltaram a flotilha e revistaram de forma civilizada! Israel quer o povo palestino sangrando e se possível pisar na cabeça de todos eles!

  5. O pessoal a Turquia faz parte da OTAN, tem tecnologia da OTAN, tem armas nucleares da OTAN, tem várias base da OTAN em seu território e sua posição geografia e muito boa para a mesma OTAN que vai fazer o escudo antimísseis em seu território, se israel atacar um navio turco e o mesmo que declarar guerra a OTAN, israel e importante mais não faz parte da OTAN, se OTAN trair a Turquia e o fim dessa aliança.

  6. “De agora em diante, não permitiremos que esses barcos sejam objetos de ataque por parte de Israel, como foi o caso da flotilha da Liberdade, então Israel enfrentará uma resposta adequada.”
    ———————————————–
    Essa Flotilha da Liberdade tentou furar o bloqueio a Gaza, então se a Turquia cumprir o que está prometendo, estará praticamente chamando Israel para uma guerra, pois se eu entendi bem, eles vão furar o bloqueio a Gaza juntamente com os barcos “humanitários”? Ou estou errado?

  7. Bom…. Nao darei meu pallpite, mas creio que isso se continuar… Vai terminar como a guerra dos 6 dias rsrrs com um final talvez nao igual… e duvido q os egipicios honrrem o acordo de Oslo.. Allias… Israel vai ter probleminhas… Mas pode ocorrer dos turcos estarem blefando, creio que e dificil, pois os arabes dificilmente blefam

  8. Agora é que que o Bizantino vai fumar pelo turbante rsrs Ué aqui na AS ja fazem isso,a Marinha Paraguaia escolta seus contrabandistas e largam o dedo na Policia Federal que vai pedir reforço pra PM que ate chegar la ja foram todos embora rsrs

  9. Tendo em vista que a própria ONU considerou o bloqueio de Israel uma medida legítima para proteger os seus cidadãos, iria então a Turquia violar o direito internacional? Sinceramente falando,tudo o que o surto islâmico de Erdogan está fazendo é prejudicar os interesses do Estado Turco.

  10. Como podemos ver que Israel está cada vez mais isolado, ninguém está discutindo o direito de abordar os navios, mas a execução de nove nacionais turcos, a investigação apurou que eles foram executados, assim, as alegações de legítima defesa são mentirosas, então o Governo Turco exigiu o mínimo, pedido de desculpas formais e indenizações para as famílias dos ativistas mortos. O resto é papo furado, Israel deve sofrer as consequências de seus atos.

  11. Israel não passa de uma “rogue nation”, terra de bandido. E pior, com o apoio de seu povo e Governo. Não respeita tratados, não cumpre o Direito Internacional, não respeita Direitos Humanos, soberania alheia, e nem a ONU. > Papai “Tio Sam” protege…e o filhinho playboy com as contas pagas pode sair por aí fazendo a arruaça que quiser. Só que as coisas estão mudando e “papai” ta muuuuito endividado, então pode complicar pro playboyzinho..
    ———————————————————
    A Turquia está certíssima, a faixa de Gaza NÃO É TERRITÓRIO ISRAELENSE; dane-se o que fala a CNN, FOX, Globo, etc..Esses marginais de israel assassinaram civis que levavam suprimentos e comida para o campo de concentração de Gaza, e não tiveram nem a vergonha na cara de se desculpar. Israel está completamente fora da realidade, sua arrogância os está cegando e os levando para seu amargo futuro..Essa postura vem dos Sionistas dos EUA que estão crentes que a NOM está garantida..rs.
    Israel só chuta cachorro magro, se o país é mais ou menos fortinho eles já arregam na hora, e chamam os EUA para pressionar sempre foi assim. Inclusive na guerra dos seis dias. Até o hesbolah andou dando um cacete nas IDF, e tiveram que apelar para a força aérea bombardear o Líbano todo pra fazer os guerrilheiros recuarem..mídia, TV e cinema não ganha guerra meus amigos. DUVIDO que eles ataquem os barcos de guerra turcos,..ha haha..Os turcos já estão preparados com o dedo no gatilho e babando por uma pequena provocação..

  12. A arrogância israelense será finalmente colocada a prova.
    É muito fácil bombardear e assassinar civis palestinos ou mesmo atacar barcos carregados com ajuda humanitária (não haviam armas ou explosivos a bordo da frota) em águas internacionais, sabendo da impossibilidade de resposta armada daqueles que estão sendo atacados.
    A Turquia planeja escoltar navios turcos contendo ajuda humanitária através do emprego de uma ou mais de suas fragatas classe Yavuz (Meko 200TN-I) composta por quatro navios (F240/F243), ou através de uma combinação com uma ou mais de suas fragatas classe classe Barbaros (MEKO200TN-II) também composta por quatro navios (F244/F247), uma versão ampliada das Yavuz, que fazem uso da mesma plataforma básica das anteriores mas exibindo um deslocamento 320 toneladas maior, e entre 6 e 8 metros de comprimento a mais.
    Estas fragatas projetadas e construídas (50/50) pelo estaleiro alemão Blohm+Voss constituem uma séria ameaça a qualquer navio que pretenda engajá-las em combate.
    Especificações técnicas:
    Deslocamento: 3.100 toneladas vazia, 3.350 toneladas carga plena
    Comprimento: 116,72 m
    Boca: 14,8 m
    Calado: 4,25 m
    Propulsão: CODOG com duas hélices de paço variável
    Duas turbinas a gás General Electric LM-2500 gerando 60.000 hp
    Dois motores diesel MTU 20V 1163, gerando 13.060 hp
    Velocidade: 32 nós (usando turbina a gás), 22 nós (usando diesels)
    Alcance: 4.100 milhas náuticas (8,000 km) a 18 nós (33 km/h)
    Tripulação: 180 (24 oficiais e 156 praças)
    ***Sensores e armas***
    Radares:
    Decca 2040 BT
    Siemens-Plessey AWS-9 Radar 3-D
    HSA D08
    HSA STIR -24, HSA STIR 18 (radar de direção de tiro)
    Sonar:
    Raytheon AN/SQS-56,
    Sistema de Guerra Eletrônica e despistadores:
    MAGE Racal Cutlass
    Interferidor eletro-magnético Racal Scorpion
    Mk 36 SRBOC (Chaff)
    Armamento:
    Canhões: 1x 5 pol /54
    3x canhões Oerlikon Contraves Sea Zenith 25mm CIWS
    Torpedo:
    2x 12.75″ lançador triplo Mk32 de torpedos
    Mísseis SSM:
    2x Mk 141 lançador quádruplo para um máximo de 8 mísseis RGM-84 Harpoon
    Mísseis SAM:
    1x lançador vertical Mk 41 VLS Mod 8
    Para RIM-162 ESSM (MEKO200TN-IIb):
    1x lançador Mk 29
    Para Sea Sparrow e ESSM (MEKO200TN-I e MEKO200TN-IIa)
    Operações aéreas: Hangar para um helicóptero
    Vale ainda lembrar que a marinha turca possui treinamento e capacitação dentro dos standards preconizados pela Otan.

  13. Tudo já estava escrito, já está nas antigas profecias, no “FIM” Israel será atacado pelos árabes, persas, turcos e outros que se unirão contra essa nação… Mas Israel vencerá!

  14. Bloqueio legítimo? Não há nada de legítimo da parte de Israel na Faixa de Gaza, é a maior prisão do mundo. ONU? A ONU está nessa desde que o Estado sionista foi instituído, o que ela diz e faz vale tanto quanto uma nota de 3 reais.

  15. Isso nada mais é doque o velho jogo de sempre vc cria um conflito externo para incubri os internos, nao esqueçao das revoutas arabes e do conflito dos curdos. Assim eles poden fazer a repressao sem alarde da midia internacional.

  16. Será que por tras dessa nova postura turca não está em andamento um suporte inicial à segurança, defesa e consolidação de um novo Estado palestino? Veremos.

  17. Estou louco para que a Turquia faça o que disse, quero ver esses israelenses peitarem, vão levar uma sova, e o que é pior, na guerra dos seis dias só quem era bem armado era israel, agora é diferente, só a turquia já é páreo para israel, se entrar síria , arábia e os próprios palestinos de gaza vai ser uma pisa que nem o tio sam salva.

  18. O governo turco tem o dever de defender o seu povo contra qualquer mal que sobre venha a estes,quer seja de piratas ou de bandidos do sião.
    .
    Assim com a ONU julgou e procurou explicar o “direito” de Israel de assassinar civis turcos para a sua “defesa” em águas internacionais.

  19. .
    .
    A fronteira de Gaza com o Egito foi aberta recentemente, foi so o Mubarak cair que ja abriram a fronteira… Agora chega a Turquia e faz o mesmo, entrando com força até militar para escoltar suas ajudas humanitárias… realmente a queda do poder dos USA na região ja está fazendo efeitos nas relações de força dos países interessados.
    .
    E a ONU não reconheceu o Bloqueio da faixa de Gaza como legal, somente a revista dos navios por parte de Israel, e mesmo assim so daqueles que os proprietários consentirem… o que parece não será o caso turco!!
    .
    Vamos ver o que o destino nos tras em breve!!
    .
    Valeu!!

  20. o/ Finalmente um país que tem coragem pra peitar este genocídio e campo de tortura oficializado!.. Agora queria ver ao vivo! na íntegra essa escolta. =b Israel está começando a dançar!.. Turquia é mais importante que israel naquela região. Israel só possui valor simbólico. Que agora não está mais sendo útil.
    Vem cá.. alguém ainda ‘escuta’ esta ONU? heueheh…. Primeiro que direito internacional não quer dizer que seja justo!.. Ainda mais pelo recente histórico de organizações paramilitares oficializadas agirem com total full access. A Black Water que o diga! A bebê da OTAN.. que não difere muito de terrorismo porque de maneira totalmente irresponsável largou países nas mãos de arruaceiros. Assim nem precisou gastar com soldados para conseguir seus ‘interesses’.. INTERESSES!… que realidade patética esta. Até quando o sinismo persistirá.

  21. Lamentável.
    .
    Vemos nessa história o quão irresponsável é este político islâmico que diariamente tenta criar um factoide.
    .
    Erdogan se considera soberano, enquanto militares da Turquia e dos EUA devem estar de saco cheio das palhaçadas de um político fisiologista que tenta ser simpático as massas.
    .
    Exemplar é a atitude de Israel que deixa o ministro maluquetes turco falando sozinho.

  22. Arrogância de Israel? Que tolice é dizer isto?
    .
    Acessei hoje o site do Arutz Sheva (ou The Jerusalem Post) e constava uma notícia de um franco atirador de Gaza que estava tentando vitimar civis do lado israelense.
    .
    – Como chama a isso?
    .
    Animais que tentam à esmo matar qualquer judeu instigados pela loucura e religião.
    .
    Não há, nem haverá paz com islamistas. No ocidente, adotam o discurso da paz para se expandirem, mas quando o fazem impedem outros da livre expressão. Que estupidez é as pessoas nesse fórum apoiarem a islamitas, quando vocês próprios não seriam aceitos em Medina, Meca ou Gaza.
    .
    Massa de manobra de liberais, esquerdistas e falso-humanistas.

  23. O que me admira muito e brasileiros apoiado israel, todo mundo sabe que israel e um país invasor, que construir assentamentos em terras palestinas, quem apoiar israel e igual aqueles que apoiaram os nazista no seculo passado.
    Israel teve varias chance de fazer a paz mais não quiseram até os EUA sabe que o acordo de paz foi por água abaixo por culpa do israelenses.

  24. O estado de Israel não passa de um souvenir para os semitas ricos que moram nos EUA, eu creio que para defender Israel, os EUA compram briga ate com os seus aliados da OTAN!
    Comparo os semitas ricos que moram nos EUA aos traficantes inatingíveis que moram no asfalto e o povo de Israel ao favelado que está na linha de frente!

  25. Dizer o que de pessoas que se intitulam “os escolhidos de Deus, O povo eleito”? O que é a Faixa de Gaza se não uma Guantanamo gigante?

  26. Que fique bem claro.

    TURCO não é Árabe.

    Portanto, se alguem ai pensa que o Irã, a Siria, o Libano etc irão apoiar a Turquia em um eventual conflito, esquece.
    Isso não vai acontecer.

  27. E não se esqueçam da insatisfação do povo Judeu que ja esta de saco cheio de seu governo intransigente genocida.

  28. Este final de ano e começo de 2012 reservam muitas derrotas para a intransigente expansionista Israel.Perderão territorio e ainda terão de indenizarem não so os 3 ativistas mas muitos inocentes Palestinos trucidados covardemente e acusados de serem terroristas sem jamais apresentarem provas inquestionaveis.Lembram quando eles mataram em um taxi a avó e sua netinha sem mais nem menos?Assim como usam as fabulas Biblicas e o Holocausto para subjugarem a humanidade sensibilizando-nos os EUA ja estão fazendo o mesmo com o 11 de Setembro.Ninguem mata ou explode nada sem um motivo.Não se resolvem problemas combatendo unicamente a consequencia e sim a causa e a consequencia.Se não querem buscar consenso e entendimento contrariando assim ate mesmo o proprio povo mais monstruosos ainda serão sacrificando o proprio povo para fazer valer suas ortodoxias intransigentes…NÃO SENTIREI PENA NENHUMA E QUE ARDAM LOGO NO MARMORE DO INFERNO.

  29. alguem que tenha todos os dados faça uma comparação entre as forças turcas e as forças de irsael. eu sei que a força naval turca tem de 3 a 4 vezes o tamanho da frota israelese. só pra comparar turquia tem 14 submarinos e irsael apenas 3.

  30. Pois e a Turquia mesmo mandar todos os seus navios todos para escoltar os navios humanitários
    E não se esqueçam que mesmo que aja um conflito Israel vai estar a combater perto de casa ou seja vai ter superioridade aérea,embora a Turquia possa mandar também aviões só que menos já que eles não podem deixar o seu espaço aéreo sem segurança

  31. Acho q tem sionista se mijando e tomando até remédio pra dormir de noite rsrs…a coisa ta complicando pro “estadinho” de brinquedo deles. Imagina quando o Dólar virar poeira de vez o caos que vai ser em Israel… Se hoje a coisa já está entornando, quero ver como vai ser depois. Fizeram tanta barbaridade desde 1948 que nem implorar de joelho vai adiantar..Tenho pena das crianças israelenses que vão sofrer por causa dessas múmias sionistas e dos fanáticos ortodoxos.

  32. Cesar Pereira
    .
    “Israel não passa de um souvenir rico para os semitas ricos que moram em Nova Iorque”.
    .
    Não acredito que isso seja verdade. Judeus formaram um Estado pois desde o século XIX a imigração foi acentuada visando um estado judeu. Após 2000 anos os judeus passaram a ter um país e um bandeira do qual muito se orgulham e não será qualquer opiniaozinha que abalará a determinação desse povo de manter seu país.
    .
    Como se não se bastasse a determinação dos judeus, há a incompetência dos árabes que além de lutarem contra si mesmos, não conseguem nunca vencer qualquer peleia contra Israel.
    .
    Na guerra de independência, 1% de toda a população morreu. O povo judeu está em Israel para permanecer, independente da opinião de esquerdistas, liberais e pseudo-humanistas.

  33. Tolo é quem acha que interesses em comum não fazem aliados povos e nações rivais, o que impede que uma ajuda em massa suporte a palavra da Turquia hoje é o fato do caos político em que está hoje boa parte do oriente médio, mas de qualquer forma, as forças armadas turcas parecem ser maiores, o que poderia fazer a diferença seriam alianças e estratégia.
    .
    http://en.wikipedia.org/wiki/Number_of_warships_in_service_worldwide
    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_level_of_military_equipment

  34. ISRAEL = USA… se partirem para cima, vão se dar mau… concordo com o RL… não adianta passionalismo contra a realidade gélida… os arabes, turcos e persas não tem como vencer os israelenses no quadro politico atual… mas não impede de que tentem ataques suicidas… isso sim, não duvido… ataque atomico contra Israel… ai sim, o oriente medio vai queimar e atear fogo no mundo todo…

  35. Isso vai dar em mlerda, e com certeza os iankSS vai ajudar os judeuSS, pode até ser indiretamente m afinalk e OTAN, + c certeza q irá trair os TURCOS assim como trairam o TIAR, ie,` argentina, quem viver verá. Sds.

  36. Duvido que a Turquia va peitar Israel, ela tem muito a perder e Israel quanto a sua segurança não brinca em serviço.Basta Israel apoiar os Curdos, e de fazer campanha acusando os Turcos pelo genocidio armernio no inicio do seculo passado ja complica para os turcos, as forças Israelença vão lutar em seu territorio por isso com muita vandagem estrategica sem contar que Israel tem armas nucleares,e se sua segurança estiver muito em perigo acredite eles vão usar.

  37. É impressionante constatar que a esquerdalha e os fascistas, quando destilam seu ódio e expõem suas, vai lá, “idéias”, mostram-se como as duas faces de uma mesma moeda. E estes mesmos ainda se acham melhores brasileiros que os demais. Vai entender……

Comentários não permitidos.