Força Naval turca escoltará barcos humanitários do país até Gaza

http://i1.r7.com/data/files/2C95/948F/323B/6CBA/0132/4463/A85F/3E10/erdogan%20redimens.jpg

A Força Naval turca escoltará de agora em diante os barcos turcos que transportam ajuda humanitária a Gaza, disse nesta quinta-feira o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan.

A afirmação foi feita depois que Israel se negou a pedir desculpas pela morte de 9 ativistas turcos que estavam na flotilha que tentou chegar à Faixa de Gaza –submetida a um bloqueio israelense– em 2010.

O Mavi Marmara fazia parte de uma flotilha ativista que levava ajuda humanitária a Gaza quando foi abordado por fuzileiros navais israelenses em alto mar, no Mediterrâneo, em 31 de maio de 2010. Os marines mataram a tiros nove turcos, incluindo um cidadão turco-americano, durante um combate a bordo.

“Os navios de guerra turco se encarregarão de proteger os barcos turcos que transportem ajuda humanitária à Faixa de Gaza”, declarou Erdogan citado pela Al Jazeera.

“De agora em diante, não permitiremos que esses barcos sejam objetos de ataque por parte de Israel, como foi o caso da flotilha da Liberdade, então Israel enfrentará uma resposta adequada.”

RECUSA

O chefe de governo israelense, Binyamin Netanyahu, reiterou no domingo (4) sua rejeição absoluta a se desculpar a Ancara pela morte de nove ativistas turcos no ataque por soldados de elite israelenses à pequena Frota da Liberdade em maio de 2010.

“Não precisamos nos desculpar porque os soldados se defenderam do ataque de ativistas violentos.”

SUSPENSÃO DE LAÇOS

O premiê turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou na última terça-feira (6) a suspensão total dos laços comerciais e militares com Israel, depois de reduzir o status das relações diplomáticas com o país.

“Laços comerciais, laços militares, relativos à indústria de defesa, nós estamos suspendendo-os completamente. Este processo vai ser seguido de diferentes medidas”, disse Erdogan a repórteres em Ancara.

As novas medidas vieram apenas dias depois de Ancara lançar uma série de ações para penalizar Israel por sua recusa em se desculpar pela operação contra uma frota humanitária em 31 de maio de 2010 que tentava furar o bloqueio à faixa de Gaza. A ação deixou nove ativistas turcos mortos.

O chefe militar de Israel Amos Gilad havia dito que os laços militares com a Turquia, uma importante parceira de Israel na região, ainda estavam em efeito.

Nesta semana, o chefe do Banco central de Israel, Stanley Fischer, alertou contra as consequências econômicas de uma prolongada disputa com a Turquia, dizendo que a economia do país supera em muita Israel e cresce muito rápido.

“A economia turca está crescendo em um passo excepcional. Eles têm grande empreendedores e uma força de trabalho treinada na Europa. Turquia será um grande mercado na região e um grande exportador. As consequências de não ter relações comerciais com a Turquia serão custosas”, disse.

RELATÓRIO

Uma investigação solicitada pela ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o ataque israelense a uma flotilha de bandeira turca que levava ajuda a Gaza em 2010 indicou que a ação de Israel foi “excessiva”, de acordo com trechos publicados ontem pelo “The New York Times”.

“A decisão de Israel de tomar o controle dos barcos com tamanha força, a uma grande distância da zona do bloqueio e sem aviso prévio, foi excessiva e nada razoável”, concluiu o estudo, que foi coordenado pelo ex-primeiro-ministro da Nova Zelândia Geoffrey Palmer.

O documento indica ainda que a frota de seis barcos “atuou de maneira imprudente ao tentar forçar o bloqueio naval” de Israel em torno de Gaza, território palestino controlado pelo movimento islâmico Hamas.

O relatório –que ainda não foi divulgado oficialmente e que gerou uma crise entre Israel e Turquia– indicou, entretanto, que o bloqueio israelense de Gaza está dentro das normas do direito internacional.

O estudo exorta Israel a emitir “uma declaração adequada de pesar” pelo ataque e estabelece o pagamento de uma indenização às famílias dos oito turcos e do americano de origem turca que morreram na operação, assim como aos feridos.

O porta-voz adjunto da ONU, Eduardo del Buey, disse na quinta-feira (1º) que o relatório será apresentado ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, “nos próximos dias”, indicando que a confirmação da data de divulgação oficial será feita na sexta-feira.

A publicação deste relatório já havia sido adiada várias vezes este ano para permitir que Israel e Turquia normalizassem duas relações.

A Turquia julga o relatório “nulo e sem valor”, segundo o presidente do país, Abdulá Gül.

O Hamas, por sua vez, considerou que o documento foi “injusto e desequilibrado”, declarou um porta-voz do movimento palestino em Gaza.

Fonte: Folha de S.Paulo

19 Comentários

  1. E sabe-se la se os EUA não darão uma de Pilatos nessa pois uma escaramuça entre Turquia e Israel pode balançar e azedar de vez a OTAN que alias mantem a Turquia ao mesmo tempo com favores e chantagens.A Turquia é importante demais para a OTAN e todo mundo ja esta cansado de bancar as intransigencias de Israel.Vão se dar mal se ficarem apenas os dois para decidirem na foguetada e ninguem se meter pois se se meterem desanda a OTAN os EUA ficam mal a coisa se generaliza com outros paises Arabes se metendo e ainda tem Russia e China ou voces acham que o mundo iria a uma guerra nuclear pelas atrocidades e intransigencias de Israel.O proprio EUA ja não aguentam mais a Ortodoxia intrasigente que ja lhes custou o que hoje eles não teem para disponibilizarem para o proprio povo GRANA e guerras são movidas por grana ou possibilidade concreta de e a pouco mais de um mes cogitou adiquirir tecnologia belica Russa e Chinesa e foi chantageada pelos EUA e OTAN e posteriormente adulada.No mano a mano sou mais os Bizantinos.

  2. “Francoorp disse:
    09/09/2011 às 20:56
    .
    .
    Ja falei que o Egito está mudando de posição depois que o Ditador Mubarak caiu… manifestantes invadiram a embaixada de Israel no Cairo:”
    .
    Meu caro:
    Não queira aqui, com sua análise plana e superficial, tentar forçar uma opinião. Após o ocorrido, o Ministério do interior egípcio decretou estado de alerta no país todo, suspendeu folgas de policiais e ordenou que veículos policiais e militares cercassem o prédio da embaixada. Ou seja, o Conselho militar no poder não endossa e sequer está por trás do ocorrido, que a meu ver deve ser de obra da irmandade muçulmana ou de partidários do fracassado e falecido ex-ditador Gamal Abdel Nasser. E cabe também relatar que o governo americano lembrou o Egito de honrar a suas obrigações internacionais e proteger o prédio
    .
    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/09/110909_egito_israel_rp.shtml

  3. com certeza o povo de israel é usado como massa de manobra na verdade eu tenho é pena deles pois eles acreditam nos anglo saxião e acham que os gringos irão apoiar eles até o fim torço para que não aja mais conflitos armados naquela região e que tudo se resolva na base do dialogo do mesmo jeito que não gosto de ver covardia do lado de israel torço para não haver covardia do lado arabe

  4. Parabéns Pé de Cão pelo último post. Mostra que você é um cara de paz, bem diferente dos irmãos siameses esquerdalhas e fascistas que vituperam suas estultices por aqui.

  5. “Francoorp disse:
    09/09/2011 às 11:54
    .
    .
    .
    “E a ONU não reconheceu o Bloqueio da faixa de Gaza como legal, somente a revista dos navios por parte de Israel, e mesmo assim so daqueles que os proprietários consentirem… o que parece não será o caso turco!!”
    .
    E o amigo mais uma vez se perde em análises precipitadas:
    .
    “Uma investigação da ONU sobre o episódio derivou em um relatório, que será divulgado nesta sexta-feira. Segundo uma cópia do documento obtida antecipadamente pelo New York Times, os militares israelenses usaram força excessiva ao enfrentar a frota naval civil.
    Mas a conclusão do relatório vazado ao NYT é de que o bloqueio marítimo israelense a Gaza – criado sob a justificativa de evitar a entrega de armas ao grupo islâmico Hamas – é ‘legítimo’.”
    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/09/110902_relatorio_gaza_israel_pai.shtml

  6. “análise plana e superficial”…rsrsrsr… pegou pesado carissimo… rsrsrsr… apesar dos pesares, é gente boa… insonso, mas tem boa vontade…

  7. .
    .
    HMS TIRELESS disse:
    09/09/2011 às 21:59
    .
    Pelo que vejo o que faz analises Planas e Superficiais aqui não sou eu… manifestantes não invadem embaixadas sem ter alguém manipulando e incitando por traz… e esse alguém não é mais o Mubarack!!
    .
    Quanto ao Relatório ONU, bem vemos que até o senhor não interpretou bem os fatos, onde foi que a ONU reconheceu o “Direito Internacional” de Israel fechar a faixa de Gaza como se fosse o patrão daquela região??? Eu não vi isso nessa tua postagem, alias essa tua postagem não disse nada de novo e nada com relação a ONU e o reconhecimento de que Israel agiu dentro da lei internacional com os navios turcos!
    .
    Quem disse isso foi o NYT, não a ONU, quero ver o relatório da ONU dizendo isso, o NYT pode dizer o que quiser, o que não prova que seja verdade!!
    .
    Valeu!!

  8. A Turquia esta sendo inteligente, qualquer analista sabe que assim que a assembleia da ONU reconhecer os palestinos como país, alguem vai ter de fiscalizar os navios para não serem entregues armas em gaza.

  9. Israel tem proteção divina, com certeza! NUNCA perdeu e não perderá uma guerra, seja com Turquia, Irã… ou todos juntos!, como dizem certas profecias. E Israel tem também… BOMBAS ATÔMICAS!!! É claro que eles “exageram” no tratamento aos seus vizinhos – que odeiam e sempre odiarão Israel, querendo sua destruição – mas a terra, na verdade, é deles, sempre foi, eles foram expulsos e voltaram. Até aceitaram repartí-la, na época da criação do Estado de Israel; mas, foram atacados e, legitimamente, tomaram terras dos agressores, até como forma de pagamento pelas perdas. Afinal, nós, aqui no Brasil, não fizemos o mesmo na Guerra do Paraguay???????

  10. Proteção Divina???
    … bem diferente dos irmãos siameses esquerdalhas e fascistas que vituperam suas estultices por aqui.
    É impressionante constatar que a esquerdalha e os fascistas, quando destilam seu ódio e expõem suas, vai lá, “idéias”, mostram-se como as duas faces de uma mesma moeda. E estes mesmos ainda se acham melhores brasileiros que os demais. Vai entender…
    Não subestimem Israel,muita gente já o fez e olhem o que aconteceu.

    Não há, nem haverá paz com islamistas. No ocidente, adotam o discurso da paz para se expandirem, mas quando o fazem impedem outros da livre expressão. Que estupidez é as pessoas nesse fórum apoiarem a islamitas, quando vocês próprios não seriam aceitos em Medina, Meca ou Gaza.
    Massa de manobra de liberais, esquerdistas e falso-humanistas.
    Afinal: Estamos em um fórum militar ou em uma sinagoga???

  11. Aos desinformados, mau informados ou inocentes úteis de plantão:

    As águas territoriais ao redor de Gaza, são águas territotiais israelenses e portanto sujeitas a vontade israelense.
    O premier turco está jogando p/ a torcida, quem sabe qndo quebrar a cara, os militares tenham a magnífica opurtunidade de lhe presentear c/ um pijama.

    “The problem Erdogan faces is that it is hard to imagine any Turkish Navy Captain would be foolish enough to take a warship into the territorial waters of Gaza, which under the Interim Agreement is considered Israeli controlled waters. Once inside those territorial waters, Israel would be within their legal rights to sink the Turkish Navy vessel. That won’t happen.”

    (http://www.informationdissemination.net/2011/09/diplomacy-can-be-ugly.html)

  12. Parabéns Maurício R por mostrar a verdade que os esquerdalhas insistem em não enxergar. O proselitismo islâmico de Erdogan não sobrevive ao mínimo choque de realidade. Constitucional o guardião do Estado turco, em especial sua laicidade, é as forças armadas. E as forças armadas turcas possuem antigo e profundo laços com Israel.Assim, dificilmente o capitão de uma navio da marinha turca iria violar a soberania israelense ou mesmo atacar algum navio da marinha israelense. E caso o surto islâmico de Erdogan prossiga, certamente o exército irá lhe providenciar um pijama!

  13. Uma coisa é facto, Israel acha que esta acima do bem e do mal, faz o quer e não esta nem ai para o resto do mundo, a onu tem inumeras resoluções pedindo para Israel respeitar as fronteiras Palestinas INVADIDAS após a guerra dos 6 dias e Israel ignora solenemente, continua de forma ilegal construindo assentamentos mesmo com a comunidade internacional(incluindo ai o seu maior aliado EUA)pedindo para não o fazer.A Turquia esta certa, não tem que abaixar a cabeça não, Israel se realmente quer ser respeitado e reconhecido como estado internacionalmente precisa começar a respeitar as resoluções internacionais.Mas claro isso alguns defensores de Israel aqui não dizem, não interessa, preferem por a culpa nos esquerdista(não, nem sou, quem me conhece sabe que passo muito longe disso)a PARCIALIDADE nos comentários de alguns aqui chega a ser GRITANTE

  14. Pelo contrario, um conflito agr, seria ótimo p distrair as atenções e aglutinar oposição e governo em só foco , o “INIMIGO”…sempre essa foi a saída dos caudilhos, vide argentina 1982, só q se ferraram…sds.

  15. 2Hard4U
    Israel simplesmente não tem como competir com seus vizinhos mais fortes pela supremacia da região. Se a população de Israel não se mobilizar contra as políticas de seu governo vão ficar em desespero como era antes.
    1maluquinho
    Com certeza meu amigo vai haver enfrentamento naval entre os dois.

  16. tony,
    Na realidade o que escrevi foi copiado dos posts de outros membros do fórum.
    Quem fica cotando passagens bíblicas e o “irrefutável direito” de que o governo SSionista ataque e mate quem bem lhe aprouver.
    Possuo diversos conhecidos de origem judaica e não os considero inimigos.
    E, não, eu não possuo nenhum laço étnico árabe e muito menos professo a religião islâmica.
    O engraçado é que qualquer um que se oponha ao atual ideário do governo israelense é sumariamente tachado dos mais diversos adjetivos pejorativos que tentam inutilmente calar os discordantes.
    Cordialmente…

  17. Caro Sr.Rogerio Schneider quando os hebreus chegaram a ”terra prometida” já haviam pessoas lá e ele promoveram uma limpeza étnica e se tivessem oportunidade continuariam a expandir seu território ,isso é fato!
    E NÃO SERA NEM UM RANZINZA COMO VOCÊ QUEM IRÁ MUDAR ISTO!
    Eu não sou a favor da morte de ninguém ,seja árabe ou judeu mas verdade seja dita os judeus não são nenhuns coitados como querem se mostrar !
    VOCÊ PODE CONTINUAR RASGANDO A SAIA QUE EU CONTINUAREI A DIZER A VERDADE AQUI !

Comentários não permitidos.