Início do conteúdo Documentos revelam fortes vínculos de Reino Unido e EUA com Kadafi

Sugestão: Lucena

LONDRES – Documentos secretos revelam o alcance dos estreitos vínculos que Muamar Kadafi tinha com Reino Unido e Estados Unidos, até o ponto de autoridades britânicas facilitarem ao regime da Líbia informação sobre opositores.

As informações foram publicadas neste sábado, 3, pelo periódico britânico The Independent, que diz ter tido acesso a arquivos que mostram que, em virtude dos chamados voos secretos da CIA, os EUA enviaram à Líbia prisioneiros para que fossem interrogados.

Os documentos também indicam que o serviço de espionagem britânico MI6 entregou ao ditador líbio detalhes de pessoas que se opunham a seu regime, acrescenta o rotativo.

Além disso, autoridades britânicas ajudaram a redigir a minuta de um discurso para Kadafi quando este decidiu há alguns anos abandonar o apoio a grupo terroristas e colaborar com o Ocidente.

Outros documentos revelam que EUA e Reino Unido atuaram em nome da Líbia nas negociações deste país com a Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA).

Segundo o The Independent, os arquivos foram achados nos escritórios privados de Moussa Koussa, braço direito de Kadafi e ex-ministro das Relações Exteriores que fugiu ao Reino Unido após a revolução iniciada há alguns meses na Líbia.

Os documentos fornecem detalhes da visita a Trípoli do então primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, cujo escritório solicitou que a entrevista com Kadafi acontecesse em uma tenda de campanha.

Após a chegada de Koussa ao Reino Unido, vários políticos pediram que este fosse interrogado com relação à participação do regime líbio em assassinatos perpetrados no exterior, como o da policial britânica Yvonne Fletcher, que morreu em frente à embaixada da Líbia em Londres em 1984 por disparos efetuados desde a legação diplomática.

Segundo a informação do The Independent, Moussa teria copiado vários documentos antes de deixar a Líbia.

Fonte: Estado de São Paulo

14 Comentários

  1. Ainda tem os presidentes francês e italiano. Podemos confiar nesses presidentes ? Se o mundo civilizado não tiver ética, seria melhor a humanidade ser extinta. Estava lendo na imprensa, que o ex-presidente francês está sendo julgado em tribunal por corrupção.
    Essa notícia, pra mim, foi altamente estimulante. Estão dando um grande exemplo para a humanidade. Que Viva e França.

  2. .
    .
    E a novidade onde está???… isso ai todo mundo sabia, so não tinham documentos disponíveis confirmando antes…
    .
    O Mundo que a humanidade criou para viver é isso ai mesmo, sempre foi, apoio de dispoticos lideres pelo mundo em troca de vantagens politicas, economicas ou recursos estratégicos… ou tudo junto!!
    .
    Vimos e vemos isso na Arabia Saudita, Yemem, Coréia do Norte, Egito, Síria, Tunísia, Líbia, “Republica Democrática(?) do Congo”, Guiné Equatorial, Honduras, Birmânia, Sudan, e a lista continua… acham mesmo que a propaganda justificativa do Viva a Liberdade e democracia no mundo seja real, e o que dizer do chamativo “Direitos Humanos” então… NAO, tudo mentira, é somente para ludibriar a sua mente dizendo aquilo que você quer escutar por uma razão de seu senso moral interior, usando os seu senso de humanidade contra você mesmo para fazer a tua cabeça e conseguir o seu consenso… mas na prática não funciona assim “Tudo Justo para todos”, o mundo e as relações internacionais é cruel, classista, concentrador e homicida!!
    .
    E assim caminha a Humanidade, fazendo passos novos na mesma direção de sempre!!
    .
    Valeu!!

  3. Temos que punir severamente os Estados Unidos e a Inglaterra???!!!…
    Como assim?????
    Bombardeando e invadindo a America do Norte e a ilha bretã???
    Ou pedindo punição através do Conselho de Segurança da ONU???
    …??!

  4. Lista negra de envolvimento dos EUA e a patota da OTAN: Saddan, Osama, Ben Ali, Mubarak e Kadafi. É uma lambança só.
    Lembrando ao senhores que o sonho da patota “libertadora” é chegar no Ahmadinejad. Atacar o Irã faz parte dos sonhos mais molhados da patota.

  5. A novidade é que Sadam foi aliado deles por décadas e Kadhafi foi traido quando pediram a ele que destruisse suas armas de destruição em massa, e assim que ele concedeu o pedido foi traido.

  6. O PÃO É BOM,O PROBLEMA É A MÃO SUJA QUE O DÁ
    .
    .

    Ninguém de sã consciência, é a favor de tirania e de tiranos no poder,independentemente da ideologia políticas.
    .
    O Kadafi,passou 40 anos no poder e só agora dizem que o cara é tirano,em especial essa rapaziada que esta ai na foto?
    .
    Não se questiona as ações aqui e sim as intenções;o inferno esta abarrotado de pessoas que praticaram “boas ações” e cheias de segundas intenções;nas favelas desse meu Brasil descalço,existem muitos “bons samaritanos”(os traficantes),que fazem o seu lado social na comunidade e também vão vender drogas nas esquinas e nos sinais de trânsitos.
    .
    Os líbios terão que travar provavelmente outras lutas,para expulsar os ratos que infestaram ali.
    .
    Com certeza,essa “boa ação” será cobrada,visto que as clausulas do contrato dos ladrões assim exige.
    .
    Acreditar no altruísmo deste “nobres do norte”,é uma afronta a nossa inteligência.

Comentários não permitidos.