Três empresas chinesas pagarão 1,95 bilhão de dólares por 15% das ações da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), maior produtora mundial de nióbio, um metal altamente valorizado, informou nesta quinta-feira a imprensa chinesa.
O Taiyuan Iron and Steel Group, o conglomerado financeiro do CITIC Group e o Baosteel Group, chegaram a um acordo para a operação, concluída nesta quinta-feira, informou a agência oficial Xinhua em seu site.
“Esta compra bem-sucedida tem um enorme significado para a estabilidade do abastecimento de recursos de nióbio”, assegurou a Xinhua, que cita especialistas.
A CBMM é especializada na extração de nióbio, e controla mais de 80% do mercado mundial.
O nióbio é um metal de cor branca-acinzentada, duro, maleável, fundamental para a produção de aços inoxidáveis especiais, caracterizado pela extraordinária estabilidade ante a ação dos agentes químicos.
Ele é utilizado em ligas de alta temperatura e em ligas supercondutoras. Pode ser utilizado na fabricação de automóveis, reatores nucleares, jatos e mísseis.
A mineradora brasileira, parte do Grupo Moreira Salles, extrai, processa, manufatura e vende produtos a base de nióbio, segundo seu site.
A China, segunda maior economia mundial, está em busca de reservas estratégicas de recursos-chave em todo o mundo para suprir a alta demanda de sua indústria, em particular de matis de terras raras.
O Taiyuan Iron and Steel Group, com sede na província de Shanxi, é uma grande produtora de aço inoxidável, enquanto a Baosteel, com sede em Xangai, é a segunda maior produtora de aço da China.
Este acordo é similar a outro obtido por um consórcio de empresas japonesas e sul-coreanas em março para a compra de uma participação na CBMM, também por 1,95 bilhão de dólares.
O consórcio é integrado pelas japonesas Nippon Steel, JFE Steel, Sojitz e pelas estatais Japan Oil, Gas and Metals National Corp, assim como pelas sul-coreanas Posco e National Pension Service (NPS).
Estas companhias asseguraram que buscavam um abastecimento estável do metal, já que China, Índia e outros países emergentes produzem aço inoxidável.
A demanda mundial de nióbio cresceu cerca de 10% em ritmo anual, enquanto as importações deste metal na China praticamente duplicaram nos quatro últimos anos e seguirão crescendo nos próximos, disse a Xinhua, embora não tenha divulgado dados.
Brasilllllllllllllllllllllllllllllllllll ah Brasilllllllll,cadê a Vale para explorar isso,pagar uma quantia relativamente pequena por uma empresa que domina 80% do mercado,só no Brasil mesmo,o Cade deveria vetar ou o Brasil exigir mais do Governo Chinês em relação aos nossos produtos em seu mercado!
.
.
Isso ai que é burrice, ou o tal ditado do ” Dinheiro na mão, Cueca no Chão”… o brasileiro se vende mesmo, impressionante, já tinha visto isso com os compatriotas na Europa, e agora aqui também!!
.
Vender uma empresa tão importante como essa que controla 80% do Mercado Mundial de Nióbio é coisa de estupido, e mais uma que os políticos aceitaram e deixaram passar… começo a acreditar que somente uma revolução pode salvar esse país dos politiqueiros e do povo que não sabe votar, e essa venda do patrimônio nacional começou ainda com os portugueses!
.
Valeu!!
Nada mais natural do que entregar para quem tem capacidade para produzir.
.
Enquanto isso, o Brasil continua em berço esplêndido de subdesenvolvimento.
infelismente as nossas riquezas ficam na mão dos gringos veja o que aconteceu na libia se for diferente vcs ja sabem o que vai acontecer! BOMBA, BOMA, BOMA
Governo entreguista?
Os políticos analfas, entreguistas e ladrões que estão por traz dessa mineradora devem estar comemorando como nunca. Isso aí é trágico, 15% por apenas 1,95 bilhão! Bom, se fosse mais, não adiantaria nada, pois esse dinheiro vai pros bolsos dos porcos entreguistas de brasília.
e só 15% não e o fim do mundo ainda
Alguns anos atrás , a organização PICARETA munialmente conhecida como GREENPEACE , comprou uma grande quantidade de ações da empresa petrolífera Royal Dutch SHELL .
O Greenpeace foi fundado no Canadá e sua sede é na Holanda,que por sua vez é o país sede da anglo-holandesa Royal Dutch Shell controlada pela Casa Rothschild.
O Canadá é uma federação, apresentando como forma de governo uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar como sistema político. Constitui-se de dez províncias e três territórios. O chefe de Estado do país é a rainha Elizabeth (Isabel) II do Reino Unido – um símbolo dos laços históricos do Canadá com o Reino Unido — e o governo é dirigido por primeiro-ministros. O atual primeiro-ministro do Canadá é Stephen Harper.
Fácil de entender como o tentáculo sabotador disfarçado de ONG dedicada ao meio ambiente trabalha.
O Greenpeace só engana otário !
Vocês acham que existe democracia no Brasil ?
Esse grupo Rothschild controla a economia do Brasil há muito tempo os nossos políticos a maioria já se vendeu.
As riquesas do país estão sendo entregues de mão beijada e a voz do povo que se houvesse democracia de verdade deveria ser ouvida pois é para isso que eles estão representando o povo.
Em Araxá – MG,está a mina de Nióbio controlada de fachada pelo grupo Moreira Salles,que na verdade é controlado pelos Rothschild ( Inglaterra ).
Quando compraram e reformaram o Grand Hotel Termas de Araxá ninguém estava interessado em banho de lama e águas milagrosas não !
Desde a época da prostituta conhecida por Dona Beija, a cobiça pelas riquesas do local já era grande.Ela mesma foi uma das entusiastas à depepredação do patrimônio do Brasil.
O Hotel serve de fachada aos saqueadores internacionais.
Liguem os pontos !
–
–
cada comentário…
–
fizeram um otimo negocio.. capital chines (investimento direto)
–
o mineral esta aqui… não tem como …rsrs.. transferir a jazida para china..rsrs (em caso de interesse nacional toda a produção fica aqui, óbvio)
–
turma do mimimimi (sem noção)
–
ps. a Bolivia acha que esta em posição invejavem por causa de sua imensa jazida de LÍTIO… vão tomar naba..como ja começaram a tomar com as reservas de gas… hoje a tecnologia evolui estupidamente rápido em qualquer área
novas tecnicas e invenções substituem produtos ou agregam valor aos ja existentes.. FATO!!
Comerciar excessos de material estrategico, nao ha nada de errado, todos os paises o fazem, porem, o fornecimento (estrategico para o pais que adquire) deveria ter contrapartidas, como, a exemplo: produtos para uso no mercado interno, ser proveniente de producao e pesquisa radicada no pais (estrategico para o pais que fornece)…
Infelizmente, ha conhecidos problemas de assimetrias qualitativas no comercio entre os dois paises… Esse e o mau estar da relacao…
Sair de uma dominacao politico militar para outra, de natureza industrial/comercial, e trocar 6 por meia duzia…
Cade os papagaios para falar mal do FHC?
Cara me revolto com isso, q país de bobo é esse o nosso…Jogamos dinheiro fora com besteira de Copa do Mundo, Olimpíadas, Jogos Militares, Missão de Paz no Haiti, etc..E para recursos estratégicos o Governo não tem dinheiro. Não duvido que nos próximos 10 anos os chineses comprem 100% das ações da CBMM.
Uma coisa é negociarmos parte das nossas jazidas estratégicas seja qual for o minério, urânio, nióbio , petróleo, etc, isto faz parte do jogo político internacional, sempre existiu e sempre existirá.
Todavia, devemos mesmo é cobrar do nosso governo que parte do dinheiro arrecadado nas transações seja de fato empregado para o necessário investimento na instalação de indústrias de transformação de ponta, ampliação dos parques tecnológicos, formação de qualidade de cientistas, engenheiros, químicos , físicos e técnicos em número suficiente, proporcionado dessa forma a mão de obra qualificada em todos os níveis, a fim de agregar valor no beneficiamento e transformação das nossas riquezas minereis e desta forma diminuindo a nossa dependência e as investidas em nosso recursos.
Paulo
CBMM não é uma estatal…
.
Alem do mais é um belo exemplo para agente serguir.
O Grande problema é que nossas empresas ainda não tem esse tipo de pensamento,,,
.
Ao invés de mendigar no mercado externo, Nos poderiamos estar comprando parte da Fincantieri, Boeing, Nokia e de todas essas grandes empresas de tecnologia.
Rafael-JF.
Concordo com seu comentário.
è melhor ter recursos físicos que os fictícios-financeiros.
Desde Enéas! Saqueiam o nióbio brasileiro ( porque muito é de forma ilegal, e também porque como possuímos quase 100% deste, bem que poderiamos por um preço justo para nós! E investir isto em educação e tecnologia no país, já que importamos tanto! E tanto lucro foi dado aos estrangeiros historicamente). De mais valor que os próprios ouro e diamante!.. inclusive o petróleo! Já que existem as energias renováveis em crescimento, e a nano e biotecnologia desenvolvendo-se visando substituir os derivados do petróleo.
http://www.youtube.com/watch?v=WQhR0Dvtnn8
Quando eu tinha 11 anos fiz uma peça de teatro dos presidenciáveis!.. Eu fui o enéas, heuehe. E por incrível que pareça, o mago fela da mãe disse exatamente o que o país está necessitando hoje depois de tanto tempo. Bomba atômica, e resguardar nossas riquezas.
Os poucos produtos acabados ou semi-acabadas que a empresa brasileira produzia, serão encerrados e processados na própria China como já fez com várias outras indústria adquiridas do Brasil. Pagaremos uma fortuna pela bagatela de matéria prima fornecida. Viva o PT entreguista.
Essa CBMM é apenas uma empresa de fachada. Criada para atender a demanda do mercado internacional com a venda de nióbio puro e subfaturado. E quem ganha com isso ? Políticos poderosos e corruptos de 1°Escalão, como o José Dirceu.
Essa compra de ações da CBMM pelos japones e posteriormente pelos chinenes faz parte do plano de negócios da corja corrupta deste país. Eles garantem fornecimento aos seus clientes de acordo com a porcentagem das ações de cada um e ganham verdadeiras fortunas com isso.
Se fosse o FHC venderia 100% em troca de fornecimento eterno de maconha , para ele é claro..kkkkkkkk O PT vendeu 30% por $4 bi fora a caninha 51, é o preço da Vale quando vendida pelo PSDB.
Taxação de minérios destinados à exportação. Querem desenvolver ligas de alto padrão, cerâmicas de alta resistência, materiais de precisão? Abram fábricas no Brasil, desenvolvam o material aqui. Como pode uma só empresa explorar 80% de um minério estratégico e este ter a cotação ditada pelo mercado externo? Taxação e concorrência, além de culhões e um bom rosnado.
É inacreditável como o povo brasileiro é subjugado pela política suja e pelas rédeas internacionais!!! Porém se o Brasil(Único produtor mundial de fato do mineral.) tentasse domínio mundial de nosso nióbio e vendesse pelo preço que ele realmente vale, seria invadido de imediato ou seria a maior potência desse globo.( a primeira alternativa hoje é a mais crível.). A Inglaterra o maior vendedor!?? no mercado internacional já mama nas tetas há muito tempo comprando do Brasil metade do nióbio Nacional via contrabando por preço de banana para que o Governo consiga pagar o mensalão como citou o própio Marcos Valério na CPI. A Inglaterra, os E.U.A e seus servos colonialistas poderiam muito bem encarecer de forma absurda o mineral estratégico a alguns países como a china por ex. Com essa iniciativa o Brasil coloca infelizmente o nióbio nas mãos de empresas estrangeiras mas por um outro lado não deixa o domínio do mineral somente nas mãos dos E.U.A, Inglaterra e de suas marias, equilibrando de alguma forma a distribuição do mineral com parceiros estratégicos,o que não deixa de ser uma vergonha e mais um duro golpe no seu própio povo. Pena que o brasileiro não recebe Educação e nem Saúde, nunca ouviu falar do nióbio e se soubesse o que realmente significa esse mineral para a economia do País, ainda sim preferiria fingir que não sabia, pois lutar, boicotar, divulgar e fazer realmente a miséria e a pobreza serem extintas desse país daria muito trabalho!?!?
Com uma visão além, vou mais longe que alguns aqui no blog, todos estão revoltados é lógico, mais existe algum muito em comum nisso, alguns meses atraz não sei se a turma ae viu o Wekileaks, divulgou uma lista é lá estavam eles os EUA, dizendo que todas as reservas do brasil inclusive o nióbio era matéria extratégico de interesse da segurança é hegenomia dos EUA, agora que vém a parte mais interessante meus amigos como os imperialistas vão ficar ao saber que as industrias agora pertecem a china, se mexe conosco mexerão com a china é outra deixa eles sugarem um pouco a constituição não permite vender tudo, porque as terras são da união é portanto patrimonio nacional o que é permitido é o uso fruto por 30 ou 40 anos de exploração, é se os chinas mandares esse matéria de volta como ligas super-condutoras é matérias estrátegicos para nossa industria espacial, é energia é valido oque não pode ficar é os gringos usurpando nosso pais até hojé, que isso sirva de lição não podemos fabricar por incopetencia ou politica mesmo ou seremos beneficiados no retorno. sem mais
Entregar nada , vender p beneficio de n país, e beneficiado p valer mt mais. e p ontem.
Me parece um negócio estratégico e tático.
Uma vez que o Brasil está sem condições de explorar os nossos tantos recursos, autoriza-se grandes potências a explorá-los, assim o país está sempre com países e seus interesses diversificados agindo e dentro da lei, havendo um equilíbrio de forças de forma que todos explorem , paguem divisas e ninguém reclama.
Isso está acontecendo no pré sal e até na exploração com satélites do nosso espaço.
Brasil e China são países de economias complementares.É o parceiro ideal.