A China, segunda maior economia mundial, está em busca de reservas estratégicas

http://www.agenciat1.com.br/wp-content/uploads/2011/03/logo-atual-cbmm.jpgConsórcio chinês compra participação na CBMM por US$1,95 bi

Três empresas chinesas pagarão 1,95 bilhão de dólares por 15% das ações da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), maior produtora mundial de nióbio, um metal altamente valorizado, informou nesta quinta-feira a imprensa chinesa.

O Taiyuan Iron and Steel Group, o conglomerado financeiro do CITIC Group e o Baosteel Group, chegaram a um acordo para a operação, concluída nesta quinta-feira, informou a agência oficial Xinhua em seu site.

“Esta compra bem-sucedida tem um enorme significado para a estabilidade do abastecimento de recursos de nióbio”, assegurou a Xinhua, que cita especialistas.

A CBMM é especializada na extração de nióbio, e controla mais de 80% do mercado mundial.

O nióbio é um metal de cor branca-acinzentada, duro, maleável, fundamental para a produção de aços inoxidáveis especiais, caracterizado pela extraordinária estabilidade ante a ação dos agentes químicos.

Ele é utilizado em ligas de alta temperatura e em ligas supercondutoras. Pode ser utilizado na fabricação de automóveis, reatores nucleares, jatos e mísseis.

A mineradora brasileira, parte do Grupo Moreira Salles, extrai, processa, manufatura e vende produtos a base de nióbio, segundo seu site.

A China, segunda maior economia mundial, está em busca de reservas estratégicas de recursos-chave em todo o mundo para suprir a alta demanda de sua indústria, em particular de matis de terras raras.

O Taiyuan Iron and Steel Group, com sede na província de Shanxi, é uma grande produtora de aço inoxidável, enquanto a Baosteel, com sede em Xangai, é a segunda maior produtora de aço da China.

Este acordo é similar a outro obtido por um consórcio de empresas japonesas e sul-coreanas em março para a compra de uma participação na CBMM, também por 1,95 bilhão de dólares.

O consórcio é integrado pelas japonesas Nippon Steel, JFE Steel, Sojitz e pelas estatais Japan Oil, Gas and Metals National Corp, assim como pelas sul-coreanas Posco e National Pension Service (NPS).

Estas companhias asseguraram que buscavam um abastecimento estável do metal, já que China, Índia e outros países emergentes produzem aço inoxidável.

A demanda mundial de nióbio cresceu cerca de 10% em ritmo anual, enquanto as importações deste metal na China praticamente duplicaram nos quatro últimos anos e seguirão crescendo nos próximos, disse a Xinhua, embora não tenha divulgado dados.

Fonte: AFP

25 Comentários

  1. Brasilllllllllllllllllllllllllllllllllll ah Brasilllllllll,cadê a Vale para explorar isso,pagar uma quantia relativamente pequena por uma empresa que domina 80% do mercado,só no Brasil mesmo,o Cade deveria vetar ou o Brasil exigir mais do Governo Chinês em relação aos nossos produtos em seu mercado!

  2. .
    .
    Isso ai que é burrice, ou o tal ditado do ” Dinheiro na mão, Cueca no Chão”… o brasileiro se vende mesmo, impressionante, já tinha visto isso com os compatriotas na Europa, e agora aqui também!!
    .
    Vender uma empresa tão importante como essa que controla 80% do Mercado Mundial de Nióbio é coisa de estupido, e mais uma que os políticos aceitaram e deixaram passar… começo a acreditar que somente uma revolução pode salvar esse país dos politiqueiros e do povo que não sabe votar, e essa venda do patrimônio nacional começou ainda com os portugueses!
    .
    Valeu!!

  3. Nada mais natural do que entregar para quem tem capacidade para produzir.
    .
    Enquanto isso, o Brasil continua em berço esplêndido de subdesenvolvimento.

  4. Os políticos analfas, entreguistas e ladrões que estão por traz dessa mineradora devem estar comemorando como nunca. Isso aí é trágico, 15% por apenas 1,95 bilhão! Bom, se fosse mais, não adiantaria nada, pois esse dinheiro vai pros bolsos dos porcos entreguistas de brasília.

  5. Alguns anos atrás , a organização PICARETA munialmente conhecida como GREENPEACE , comprou uma grande quantidade de ações da empresa petrolífera Royal Dutch SHELL .

    O Greenpeace foi fundado no Canadá e sua sede é na Holanda,que por sua vez é o país sede da anglo-holandesa Royal Dutch Shell controlada pela Casa Rothschild.

    O Canadá é uma federação, apresentando como forma de governo uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar como sistema político. Constitui-se de dez províncias e três territórios. O chefe de Estado do país é a rainha Elizabeth (Isabel) II do Reino Unido – um símbolo dos laços históricos do Canadá com o Reino Unido — e o governo é dirigido por primeiro-ministros. O atual primeiro-ministro do Canadá é Stephen Harper.

    Fácil de entender como o tentáculo sabotador disfarçado de ONG dedicada ao meio ambiente trabalha.

    O Greenpeace só engana otário !

    Vocês acham que existe democracia no Brasil ?

    Esse grupo Rothschild controla a economia do Brasil há muito tempo os nossos políticos a maioria já se vendeu.

    As riquesas do país estão sendo entregues de mão beijada e a voz do povo que se houvesse democracia de verdade deveria ser ouvida pois é para isso que eles estão representando o povo.

    Em Araxá – MG,está a mina de Nióbio controlada de fachada pelo grupo Moreira Salles,que na verdade é controlado pelos Rothschild ( Inglaterra ).

    Quando compraram e reformaram o Grand Hotel Termas de Araxá ninguém estava interessado em banho de lama e águas milagrosas não !

    Desde a época da prostituta conhecida por Dona Beija, a cobiça pelas riquesas do local já era grande.Ela mesma foi uma das entusiastas à depepredação do patrimônio do Brasil.

    O Hotel serve de fachada aos saqueadores internacionais.

    Liguem os pontos !



  6. cada comentário…

    fizeram um otimo negocio.. capital chines (investimento direto)

    o mineral esta aqui… não tem como …rsrs.. transferir a jazida para china..rsrs (em caso de interesse nacional toda a produção fica aqui, óbvio)

    turma do mimimimi (sem noção)

    ps. a Bolivia acha que esta em posição invejavem por causa de sua imensa jazida de LÍTIO… vão tomar naba..como ja começaram a tomar com as reservas de gas… hoje a tecnologia evolui estupidamente rápido em qualquer área
    novas tecnicas e invenções substituem produtos ou agregam valor aos ja existentes.. FATO!!

  7. Comerciar excessos de material estrategico, nao ha nada de errado, todos os paises o fazem, porem, o fornecimento (estrategico para o pais que adquire) deveria ter contrapartidas, como, a exemplo: produtos para uso no mercado interno, ser proveniente de producao e pesquisa radicada no pais (estrategico para o pais que fornece)…

    Infelizmente, ha conhecidos problemas de assimetrias qualitativas no comercio entre os dois paises… Esse e o mau estar da relacao…

    Sair de uma dominacao politico militar para outra, de natureza industrial/comercial, e trocar 6 por meia duzia…

  8. Cara me revolto com isso, q país de bobo é esse o nosso…Jogamos dinheiro fora com besteira de Copa do Mundo, Olimpíadas, Jogos Militares, Missão de Paz no Haiti, etc..E para recursos estratégicos o Governo não tem dinheiro. Não duvido que nos próximos 10 anos os chineses comprem 100% das ações da CBMM.

  9. Uma coisa é negociarmos parte das nossas jazidas estratégicas seja qual for o minério, urânio, nióbio , petróleo, etc, isto faz parte do jogo político internacional, sempre existiu e sempre existirá.
    Todavia, devemos mesmo é cobrar do nosso governo que parte do dinheiro arrecadado nas transações seja de fato empregado para o necessário investimento na instalação de indústrias de transformação de ponta, ampliação dos parques tecnológicos, formação de qualidade de cientistas, engenheiros, químicos , físicos e técnicos em número suficiente, proporcionado dessa forma a mão de obra qualificada em todos os níveis, a fim de agregar valor no beneficiamento e transformação das nossas riquezas minereis e desta forma diminuindo a nossa dependência e as investidas em nosso recursos.

  10. Paulo
    CBMM não é uma estatal…
    .
    Alem do mais é um belo exemplo para agente serguir.
    O Grande problema é que nossas empresas ainda não tem esse tipo de pensamento,,,
    .
    Ao invés de mendigar no mercado externo, Nos poderiamos estar comprando parte da Fincantieri, Boeing, Nokia e de todas essas grandes empresas de tecnologia.

  11. Desde Enéas! Saqueiam o nióbio brasileiro ( porque muito é de forma ilegal, e também porque como possuímos quase 100% deste, bem que poderiamos por um preço justo para nós! E investir isto em educação e tecnologia no país, já que importamos tanto! E tanto lucro foi dado aos estrangeiros historicamente). De mais valor que os próprios ouro e diamante!.. inclusive o petróleo! Já que existem as energias renováveis em crescimento, e a nano e biotecnologia desenvolvendo-se visando substituir os derivados do petróleo.
    http://www.youtube.com/watch?v=WQhR0Dvtnn8
    Quando eu tinha 11 anos fiz uma peça de teatro dos presidenciáveis!.. Eu fui o enéas, heuehe. E por incrível que pareça, o mago fela da mãe disse exatamente o que o país está necessitando hoje depois de tanto tempo. Bomba atômica, e resguardar nossas riquezas.

  12. Os poucos produtos acabados ou semi-acabadas que a empresa brasileira produzia, serão encerrados e processados na própria China como já fez com várias outras indústria adquiridas do Brasil. Pagaremos uma fortuna pela bagatela de matéria prima fornecida. Viva o PT entreguista.

  13. Essa CBMM é apenas uma empresa de fachada. Criada para atender a demanda do mercado internacional com a venda de nióbio puro e subfaturado. E quem ganha com isso ? Políticos poderosos e corruptos de 1°Escalão, como o José Dirceu.

    Essa compra de ações da CBMM pelos japones e posteriormente pelos chinenes faz parte do plano de negócios da corja corrupta deste país. Eles garantem fornecimento aos seus clientes de acordo com a porcentagem das ações de cada um e ganham verdadeiras fortunas com isso.

  14. Se fosse o FHC venderia 100% em troca de fornecimento eterno de maconha , para ele é claro..kkkkkkkk O PT vendeu 30% por $4 bi fora a caninha 51, é o preço da Vale quando vendida pelo PSDB.

  15. Taxação de minérios destinados à exportação. Querem desenvolver ligas de alto padrão, cerâmicas de alta resistência, materiais de precisão? Abram fábricas no Brasil, desenvolvam o material aqui. Como pode uma só empresa explorar 80% de um minério estratégico e este ter a cotação ditada pelo mercado externo? Taxação e concorrência, além de culhões e um bom rosnado.

  16. É inacreditável como o povo brasileiro é subjugado pela política suja e pelas rédeas internacionais!!! Porém se o Brasil(Único produtor mundial de fato do mineral.) tentasse domínio mundial de nosso nióbio e vendesse pelo preço que ele realmente vale, seria invadido de imediato ou seria a maior potência desse globo.( a primeira alternativa hoje é a mais crível.). A Inglaterra o maior vendedor!?? no mercado internacional já mama nas tetas há muito tempo comprando do Brasil metade do nióbio Nacional via contrabando por preço de banana para que o Governo consiga pagar o mensalão como citou o própio Marcos Valério na CPI. A Inglaterra, os E.U.A e seus servos colonialistas poderiam muito bem encarecer de forma absurda o mineral estratégico a alguns países como a china por ex. Com essa iniciativa o Brasil coloca infelizmente o nióbio nas mãos de empresas estrangeiras mas por um outro lado não deixa o domínio do mineral somente nas mãos dos E.U.A, Inglaterra e de suas marias, equilibrando de alguma forma a distribuição do mineral com parceiros estratégicos,o que não deixa de ser uma vergonha e mais um duro golpe no seu própio povo. Pena que o brasileiro não recebe Educação e nem Saúde, nunca ouviu falar do nióbio e se soubesse o que realmente significa esse mineral para a economia do País, ainda sim preferiria fingir que não sabia, pois lutar, boicotar, divulgar e fazer realmente a miséria e a pobreza serem extintas desse país daria muito trabalho!?!?

  17. Com uma visão além, vou mais longe que alguns aqui no blog, todos estão revoltados é lógico, mais existe algum muito em comum nisso, alguns meses atraz não sei se a turma ae viu o Wekileaks, divulgou uma lista é lá estavam eles os EUA, dizendo que todas as reservas do brasil inclusive o nióbio era matéria extratégico de interesse da segurança é hegenomia dos EUA, agora que vém a parte mais interessante meus amigos como os imperialistas vão ficar ao saber que as industrias agora pertecem a china, se mexe conosco mexerão com a china é outra deixa eles sugarem um pouco a constituição não permite vender tudo, porque as terras são da união é portanto patrimonio nacional o que é permitido é o uso fruto por 30 ou 40 anos de exploração, é se os chinas mandares esse matéria de volta como ligas super-condutoras é matérias estrátegicos para nossa industria espacial, é energia é valido oque não pode ficar é os gringos usurpando nosso pais até hojé, que isso sirva de lição não podemos fabricar por incopetencia ou politica mesmo ou seremos beneficiados no retorno. sem mais

  18. Me parece um negócio estratégico e tático.
    Uma vez que o Brasil está sem condições de explorar os nossos tantos recursos, autoriza-se grandes potências a explorá-los, assim o país está sempre com países e seus interesses diversificados agindo e dentro da lei, havendo um equilíbrio de forças de forma que todos explorem , paguem divisas e ninguém reclama.
    Isso está acontecendo no pré sal e até na exploração com satélites do nosso espaço.

Comentários não permitidos.