Rússia e Brasil estreitam ainda mais as relações bilaterais

http://anfalpet.org.br/portal/images/stories/bandeira20Brasil_russia.jpgO Ministro das Relações Exteriores do Brasil, diplomata Antônio Patriota, estará em Moscou nos dias 3 e 4 de setembro, a convite do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov.

A seguir, a entrevista do representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, A. K. Lukashevich, à agência de notícias RIA Novosti, a propósito da visita do Ministro Antônio Patriota.

RIA Novosti – Nos próximos dias acontecerá a visita a Moscou do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, diplomata Antônio Patriota. Quais são os objetivos dessa visita, e quais serão os principais assuntos tratados nas reuniões?

A. K. Lukashevich – A visita de trabalho do Ministro Antônio Patriota será em 3 e 4 de setembro, a convite do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, Sergey Lavrov. A visita deverá se tornar um novo passo no trabalho de fortalecimento das relações de parceria estratégica entre Brasil e Rússia, de acordo com o plano de ações de parceria estratégica assinado em alto nível entre os dois países em 14 de maio de 2010. Além disso, dará um impulso extraordinário a todo o conjunto de cooperações russo-brasileiras e o crescimento de relações comerciais, econômicas e cientifico-tecnológicas.

Durante as conversações, deverá ser discutida a execução dos acordos alcançados nos encontros entre os Presidentes Dmitri Medvedev e Dilma Rousseff, no âmbito da Conferência de Cúpula dos BRICS, na cidade de Sanya, na China, em 14 de abril, e em 17 de maio deste ano, entre o Primeiro-Ministro Vladimir Putin e o Vice-Presidente Michel Temer, na 5.ª Reunião da Comissão Russo-Brasileira de alto nível, sob a direção dos Srs. Putin e Temer. E também das anteriores 7.ª Reunião da Comissão Intergovernamental Russo-Brasileira de Cooperação Comercial, Econômica e Científico-Tecnológica e reunião de cooperação da Comissão Política.

Estão previstas a troca de opiniões sobre assuntos atuais da pauta internacional e ações conjuntas de reforço da diplomacia multilateral, da supremacia do Direito Internacional, do papel central de coordenação da ONU nos negócios internacionais, do avanço do desarmamento e da ação para evitar e não deixar proliferar novas provocações e ameaças. Serão discutidas questões referentes ao desenvolvimento da situação no Oriente Próximo e no Norte da África. E em outros pontos quentes da situação econômico-financeira mundial. Também serão discutidos os caminhos para o aprofundamento da cooperação prática entre os dois países na ONU, no Conselho de Segurança e no Conselho dos Direitos Humanos, e em órgãos especializados.

Os ministros também irão analisar as possibilidades de aprofundar a cooperação construtiva no BRICS, os resultados da 3.ª Conferência de Cúpula, que visa à continuação do esforço russo-brasileiro para reforçar o grupo como um mecanismo de diálogo importante, que goze de mais atenção da comunidade internacional.Também será discutido o desenvolvimento de contatos nas áreas cultural e humanitária. O exemplo mais forte da colaboração nessa esfera é a Escola de Balé do Teatro Bolshoi em Joinville, Santa Catarina, que já funciona com sucesso há 11 anos. Por sua vez, na Rússia, funciona uma escola brasileira de futebol. Serão também tratadas questões como os Dias de Cultura Rússia-Brasil e Dias de Cultura Brasil-Rússia, que sem dúvida vão colaborar para a amizade e a aproximação de nossos países e povos.

RIA Novosti – Como o senhor avalia, no total, o nível de cooperação com o Brasil, como um país influente do continente sul-americano? O senhor poderia citar exemplos de colaboração entre os dois países na área internacional?

A. K. Lukashevich – O Brasil é realmente o maior parceiro comercial da Rússia na América Latina, e está entre os nossos principais parceiros comerciais no mundo. Nesse contexto, no decorrer do encontro em Moscou, uma atenção especial deverá ser dada ao planejamento e realização prática de programas de maior perspectiva e projetos de colaboração em áreas científicas, como a utilização pacífica do espaço, energética, incluindo a nuclear, o gás natural, as tecnologias modernas e o agronegócio. Um significado especial no âmbito do crescimento de relações comerciais e econômicas é dado ao desenvolvimento do mecanismo de pagamento de contas correntes com a utilização de moedas nacionais.

A cooperação com o Brasil em assuntos internacionais, especialmente nas principais organizações internacionais, antes de tudo na ONU, têm uma tradição de longa data. Além das Nações Unidas, Rússia e Brasil colaboram ativamente no G-20 – fórum global para a discussão de assuntos da pauta econômica internacional. Além disso, estamos interessados no desenvolvimento da cooperação bilateral no formato das organizações regionais que integram países da América Latina e do Caribe, como o Mercosul, o Unasul e outros.

Em resumo, o potencial de relações com o Brasil continua bastante sólido, e as partes pretendem ativá-lo de forma mais enérgica possível.

Fonte: Diário da Rússia

27 Comentários

  1. Temos que perguntar a Gabriela a vidente se ela tem alguma previsão se sairá algum acordo deste encontro.
    Dilma…Dilma fecha logo com os cossacos um amplo acordo de defesa porque a Carla Bruni está em greve e o Sarkô tá nervoso,Kadafi que o diga.Sempre quando a Bruni tá de greve o Sarkô joga bomba em alguem.

  2. e isso ai, espero sinceramente que as relações tenham uma aceleração pratica, efetiva e verdadeira que venham a beneficiar ambos os paises em especial ao Brasil e que nos possamos deslanhar no programa espacial em especial no vls na parceria estrategia militar rompendo com as barreiras fisicas e psicologicas e as desconfianças quanto aos armamentos russos que tanta necessitamos para modernizar as nossos forças armadas e sinceramente destravar a compra e o recebimento de nossos helicopteros de ataque H-2 sabre e efetivar-mos as percerias atuais e futuras. Boa sorte ao ministro patriota e que traga resultados possitivos para as nossas fas, um abraço amigos

  3. “…projetos de colaboração em áreas científicas, como a utilização pacífica do espaço”.
    Será que vem aí um empurrãozinho russo na nossa AEB? Principalmente no que tange ao VLS?…
    sonho meu… rsrsrs

  4. Se o Brasil quizer crescer esquece os franceses e os americanos,vamos fazer acôrdo com a Russia,China,África do Sul e a Suécia,já perdemos muito tempo.

  5. Brasil e Russia uma otima parceria concerteza

    estamos muito longe dos intereses deles ,e uma coisa que eu

    gosto de ver e que sempre em questao internacionas como do Golfo Libia

    o Brasil sempre compartilha com a Russia a mesma posicao

  6. Acho incrivel ver esse pessoal que acredita que a Russia abriria mão de sua tecnologia, repassando assim de mão beijada sem pedir em troca 50% do pré-sal ou a mineração de nióbio, as pesquisas na amazonia, enfim.. nossas riquezas.
    .
    .
    A Russia na visão dos ufanistas é um país de santos padroeiros

  7. Faltam 6 MI35 para entergar que já estao prondos na rússia com ida de Patriota vamos ver se ele consegue dezatar esse nó com os 6 que Já temos ajudária bastante no patrulhamento das nossas fronteiras. O BRASIL tem que fazer como a Venezuela faz chegar para os russos e pedir um crédito para comprar os armamnetos que mais necessitamos um bom sistema de defesa antiáreo.

  8. Novo Brasuk, gostei do seu comentário, essa parceria é ótima pois armas é com os russos.Ta na hora do Brasil acordar, e parar de pensar que ninguém virá nos atacar é só acabar os recursos de alguma potência que nós viramos a bola da vez….

  9. Olha o Su-35 chegando aí…rs. Atualmente a coisa está tão descarada no cenário internacional, e estamos de tal forma despreparados. Que governo e oposição devem ter admitido que não adianta briguinha por poder e interesses pessoais. Pois no caso de um ataque ou guerra eles, seus bens e suas famílias também vão estar na mira das balas… olha o caso do Kadaffi.

  10. Parcerias boas são feitas sem ideologia. Não deve levar em consideração somente a direita, o centro ou esquerda. Tem que ser global. Neste caminho, o Brasil está fazendo o correto. Parcerias com europeus, orientais e mesmo com as américas.
    Quando se tem um único parceiro, corre-se o risco de ficar sem nenhum.
    Abraços.

  11. tem que acelerar esses processos é mais maleavel conseguir algo mais com os russos que buscam aliados na america latina do que com os gringos que já tem seus aliados definidos

  12. Eu gostaria mas vai ser difícil o Su-35 por aqui. Os negócios e a nossa matriz tecnológica é muito americana ainda.

  13. Não existe jantar de graça nas relações internacionais. Todos querem nossas riquezas, mas repassam a tecnologia versão exportação. Fiquei espantado, porque a argentina vai fabricar 40 aviões Pampa a jato, e nós ainda vamos de Tucano. Enquanto não fizermos tecnologia reversa que nem os chineses, americanos, russos, franceses fizeram, vamos continuar deitado em berço esplêndido.

  14. Por quê uma parceria militar com os Russos vai custar nosso niobio ou o pré sal? eles fizeram parceria com a india há decadas e não levaram as riquezas de lá. tem cada comentário aqui, putz.

  15. Eu sempre ouvi o meu avô e o meu pai dizerem que: “negócio só é bom quando ambas as partes perdem um pouquinho”. Quando ambas só almejam levar vantagem ou o negócio não presta ou simplesmente não há negócio. Portanto, tirem suas próprias conclusões.

  16. Esse é o caminho do Brasil, mas tem os francesess e ingleses, que também não podemos ignorar, efetivamente os russos podem nos dar (entenda-se vender) ampla tecnologia militar e espacial; esse efetivamente é um bom caminho, chega desses americanos que só querem pra eles, além das desconfianças infundadas que sempre lançam em relação ao Brasil, como se fossemos ficar pra sempre sendo marionete deles, independencia, soberania é o que nós precisamos no rumo pra se tornar potência…

  17. Como a maioria por aqui eu também gostaria ver o SU-35 e o PAK-FA nas cores da FAB, porém duvido muito que isso possa ocorrer e explico o porque:
    1°) A propria FAB descartou a proposta RUSSA, acredto que por questões técnicas e logisticas;
    2°) Caso o governo desconsidere os FX2 e compre diretamente da RUSSIA o SU-35, com toda certeza haverá uma verdadeira batalha judicial impetrada pelos 3 finalistas visando melar essa compra e tenho a clareza que a FAB não vai querer ficar anos na fila sem seu caça por uma questão juridica.
    3°) Como o objetivo final é dotar a marinha brasileira com caças iguais aos da FAB o SU-35 ou sua variante naval não servirá no NAe São Paulo ou seu substituto.

  18. Ao colega Jose Maria,
    Não se trata de gostar dos EUA, pois ninguém é tão inocente a ponto de acreditar cegamente nos americanos. A questão é que ninguém faz algo sem interesse, veja, a China envolvida no nosso pré sal, pois pelo emprestimo de US$ 10 bilhões o petrobras durante 10 anos repassará sua prdução aos chineses com o valor do barril muito abaixo da tabela. OS chineses (principalmente)olham para o Brasil como uma “propriedade” fornecedora de materia prima como minerios, alimentos e etc, a maior parte de nossas usinas de alcool já está na mão de extrageiros.
    Já em relação aos EUA (que não também não são bobos)lhe garanto temos uma boa condição comercial, pois, além de MP conseguimos exportar pra eles produtos de alto valor agregado, como aviões da EMBRAER, maquinários e etc.
    Verfique quais produtos industriais a Russia e China compram do Brasil.
    Nós brasileiros é que temos que ficar atentos e defender nossos interesses.
    Saudações.

  19. E voces acham que ele apenas foi tratar do intercambio do Ballet Bolshoi né e mais assuntos de iteresses mutuos acordos,intercambios e blablabla.Essas coisas entre nações temos ate com Djibot e tambem com Kukamonga.Tudo isso ja foi tratado por Temer e Dilma e Patriota é o homem de confiança dela que tem o que faltava a Amorim quando MD,bom senso e jogo de cintura.Não se esqueçam da frasezinha “Nós conversaremos tambem com os Indianos” quando a Presidente indagada se havia recebido a correspondencia pessoal e secreta de Medvedev.O vazamento de informação a uns meses atraz de um militar de alto escalão Russo para um reporter Russo sugerem que esse segredinho seja o novo MIG 5.0 desenvolvido em segredo e oferecido primeiramente ao Brasil e posteriormente a India.Pode pintar um acordo de intenção mutua Brasil-india que baratearia o preço da aeronave e seria bom aos 3 paises ja que eles os Russos criam,desenvolvem e aperfeiçoam mas tem dificuldades com liberações de verbas para tocarem o projeto em serial.A formação dos BRICS como bloco não so economico,comercial e diplomatico mas tambem um bloco de defesa sera inevitavel.E ja que muitos gostam de tudo em duas cores começem a pintar o globo em duas cores e de uma cor Canada,EUA,Israel,Europa-Ocidental,Australia e nova Zelandia e o restante do globo de outra cor pois ate a Coreia do Sul que se afina aos EUA por temor a Coreia do Norte tendera aos BRICS.

Comentários não permitidos.