O Sukhoi T 50 vai entrar em operação na Rússia mais cedo que o F 35 nos EUA…

A Força Aérea Russa anunciou que o Sukhoi T-50 entraria em serviço em 2015. Com esta data, o aparelho entrará em operação um ano antes do F-35 norte-americano (variante naval e da USAF). Desde logo, isto significa que qualquer atraso neste programa vai impactar esta data de lançamento, aumento assim o atraso tecnológico da USAF em relação aos russos. E que pelo menos durante um ano, a USAF estará ultrapassada pela Rússia. Sendo que a desvantagem será ainda maior se o F-22A Raptor se mantiver sem voar, com os problemas que recentemente foram identificados com o sistema de fornecimento de oxigénio aos pilotos e que mantêm todos estes aparelhos no solo desde maio deste ano.

O desenvolvimento do PAK T-50 prossegue a bom ritmo, ainda que recentemente um dos protótipos tenha tudo alguns problemas num dos seus voos. Com essa excepção, tudo parece estar a correr dentro do planeado ou o T-50 não teria sido apresentado no MAKS2011.

Texto Original: Russia Debuts Stealth Fighter – with Implications for the US

A Rússia tenciona ter, até 2020, 60 T-50 ativos na sua força aérea,  numa primeira encomenda de um pacote total que pode ultrapassar os 250 aparelhos. Este valor, que ultrapassa os 187 F-22A Raptor atualmente em inventário na USA, vai aumentar ainda mais a vantagem aérea teórica da Rússia sobre os EUA, já que há indícios de que o F-35 não será capaz de competir paritariamente com este caça russo de quinta geração.

Crescem assim os motivos de preocupação para os EUA… e a necessidade de construi rapidamente grandes números de aviões F-35 e de desenvolver um aparelho de sexta geração (um UCAV?) são cada vez mais prementes, mesmo no atual clima financeiro muito restritivo.

Fonte: Quintos

30 Comentários

  1. O que dirá do T-50 não??

    Espero que sua designação seja dada logo, para podermos chamá-lo pelo seu nome real o quanto antes.

    Não acredito em UCAV ou UCAS de sexta geração, mas acredito que uma nova aeronave de quinta deva ser desenvolvida e a Europa se verá obrigada a desenvolver uma aeronave de mesmo tipo…

    Mas… como futurologia é coisa para outras aéreas… Vamos deixar o tempo correr…

  2. são essas coisas que eu não entendo, com um momento bom como esse para que o Brasil adiquira o su 35bm e faça o mesmo acordo que a india fez com a russia e propos ao Brasil e o Brasil pipocou e saiu fora, agora é a hora os americanos iriam ficar muito “p” da vida.
    eu acho que isso seria o certo, pois, bem ou mal os russos são os unicos que se propuseram a vender um caça com tecnologia de 5° geração (su 35bm) e fazer parte da criação de um caça completo de 5° geração. eu diria que isso é algo para se pensar, pois qualquer um dos finalistas do fx 2 são de 4 a 4,5 geração dos tres paises dois não tem nem pespectiva de criar um caça de 5° geração, os americanos são os unicos dos tres que tem tecnologia para fabricação do caça de 5º geração que já estão construidos e que não transferem tecnologia e não vendem, com exceção do f35 que eles venderiam, mais não iriam tranferir tecnologia e nem liberariam todo o arsenal deste caça, sendo assim a unica opção sensata seria mesmo os russos. ok??

  3. A Europa tem o Saab FS 2020/25 e o Eurofighter 2020 que podem ser considerados (projetos de)caças de 5ª+.
    So por curiosidade !E a França tem qual(projeto)de caça de 5ª.

  4. Acho que o Brasil poderia fechar com o Gripen NG como caça multifuncional e com a Suécia, ainda desenvolver um caça de quinta geração para interceptação e superioridade aérea tendo como participantes no programa a Turquia, Coréia do Sul e Indonésia.
    E não descartaria a entrada de Japão e Israel no projeto.
    Haveria pulverização de custos, uma significativa demanda, aumento de conhecimento técnico e de engenharia em todos os países alem de possibilidade de negócios entre todos os envolvidos em outras esferas, digo, agropecuária, insumos, comodities, manufaturados, produtos militares dentre outros.

  5. F 35 e um projeto falido, vai sai da fabrica por causa do

    din din dos trouxas ,Muitos amigos do projeto JSF de

    Inicio hoje ja olhao com preucupacao pelo gasto exorbitante

    Quanto T 50 tai um projeto que vale pena por o din din

    eses paises da OTAN DEVEN pensar.Cansei de ouvi certo povinho

    Diser o EUA tem din din por anos investe e bla bla bla

    o grande segredo nao e so ter Din din e ter CONHECIMENTO

    .grande prova diso e esa Jaca que ja se torna

    pesadelo pro budget militar deles,Noticia tai cansada

    afirmar isso .E de pois do Iron Eagle quando o Rafale deu

    aquele Show ja pode ter um glimpse do que esa jaca

    pode ser

  6. O programa F 35 não está falido e sim com problemas especilamente na variante VSTOl.
    Porém é verdade que os crescentes custos do programa que devem-se não somente aos sucessivos atrasos, mas também a redução das encomendas pretendidas, têm tornado juntos o programa insustentável até mesmo para uma economia como a dos EUA, que ainda é e será por muito tempo a maior do mundo.
    O calcanhar de aquiles do F35 não é de todo um problema americano, diga-se de passagem, Turquia, Reino Unido, Holanda, Canadá, Itália e ISrael, com exceção da primeira nação, reduziram os seus pedidos, isto sim tem tido um impacto negativo no programa perante os analistas americanos.
    OS EUA estão prontos e tem condições de aracar com o prejuizo pois é a soberania deles que está em jogo, e disso não abrem mão. O Problema dos atrazos tem gerado descrédito e cortes nos demais sócios, e o ciclo vicioso prossegue.
    mas devo lembrar que a exemplo da europa, o eurofighter percorreu o mesmo caminho,10 de atrazo mas os europeus acabaram assumindo.
    A exemplo do rafale, a França assume os custos em nome da soberania e estes dois exemplos serão seguidos pelos EUA.
    Acho que o F35 terá vultosos cortes e reduções, atrazos também, mas jmais será cancelado, estamos falando dos EUA e não do Brasil, cujos fome zero e crises marolinhas entre outros são motivos pífios para justificar suspensões de programas vitais para a nova soberania e desenvolvimento economico indistruial.
    sds
    E.M.Pinto

  7. A turbina do T50 é stealth? Porque assim por fora, parecem duas fogueiras! Pode enganar um radar até certo ponto mas se não tiver cuidado vai sambar quando apontarem um míssil infravermelho.

  8. Vou perguntar para a DonaGabriella se ela sabe qual projeto de quinta geração vai entrar em operação primeiro… se é o T-50 ou o F-35.

    Caso ela não saiba, eu vou perguntar para a vidente Tara.

    Eu diria que o T-50 para 2015 deve ser um caça geração 4.999…

  9. E.M.Pinto disse:
    30/08/2011 às 12:51
    ——————————————————–

    Caro Edison
    concordo com vc Plenamete.Eles tem dinheiro pra jogar

    Nesse Buraco sem fundo mesmo

    Mais com andar da carroagem da Economia deles muita coisa vai muda .Chinas na porta deles atras do din din que eles deven ,

    e ainda reclamando do gasto militar deles

    Sinais de novos tempos para eses projetos com problemas

    sds

    derasds

  10. Tudo leva a crer que o Pak-fa será um bom caça,resta saber o quanto de carga útil poderá transportar,pena que nossa classe política não acreditou no projeto.
    Quanto ao F-35 acho que o tio sam tentou abraçar o mundo com as pernas.Iniciou três projetos de uma só vez:a versão naval,a versão da USAF e a versão VTOL,são três desafios pesados que até a turma do Skunk work em seus áureos tempos teriam dificuldades de completar.
    Se tivessem concentrado esforços em um projeto de cada vez com certeza teriam tido mais éxito.
    A acho que a Europa não terá fólego para produzir nem um low de 5 geração,vai sair mais barato comprar o F-35,que com certeza será um bom caça.
    Eu ainda aposto que os russos podem produzir um low de 5 geração que ficari
    a a cargo da mig,já que parecem bem confiantes com a evolução do T-50.
    A Rússia tem tradição de operar Hi-low e seria um passo natural estarem planejando um “pakinho”. Talvez siga as linhas de seu irmão mais velho ou talvez siga o conceito de monomotor como o F-35.
    Só espero que nossa classe política se aberta a uma parceria como esta e não perca o bonde da história pela segunda vez.

  11. KLM disse:
    30/08/2011 às 11:53
    “o grande segredo nao e so ter Din din e ter CONHECIMENTO”

    Nisso eu concordo com o senhor.
    A começar pelo CONHECIMENTO DA LÍNGUA PÁTRIA.

  12. Eu concordo com o Sr Pinto. Afinal meus impostos esta ajudando o atrasado F-35. Como disse o VSTOL esta com problemas e cabecas ja rolaram pelo atraso, mas no final a gente assume as deficiencias.
    Os Russos sao como caixeiro viajantes do seculo 21. Prometem tudo a todos,mas existem reportes no mundo inteiro de paises que compram armas sofisticadas da Russia e em pouco tempo ja se veem ao redor de problemas de pecas, manutencao, qualidade etc etc. Nao existe uma so guerrinha no passado onde existiu vantagens operacionais com equipamento Russo. Ou o equipamento e ruin ou a Russia ofereceu a esses paises na forma de treinamento nao e suficiente ou sofisticado. Sempre levam as piores.
    O pessoal que pede a FAB modificar toda a sua doutrina operacional ao modelo Russo estao sonhando. Nao importa se a Russia baixe as calcas ao Brasil, a FAB e filha de USAF e vai continuar com a doutrina do ocidente. Esquecem da Russia. mesmo a Venezuela ja tem problemas com os Russos e sao uns puxa sacos. So trocaram de Masters.
    A China entao nem se fala. esta na infancia doutrinaria, apesar de serem imitadores de primeira.

  13. Jonas,

    Estas turbinas sao as al 41 e ja foi mais q informado pela Sukkoi q as mesmas nao sao definitivas.
    As definitivas ja se encontram em desenvolvimento eplas duas fabricantes Russas em parceria e estao previstas para 2018.
    Nao sera por isso q este aviao deixara de ser fabricado e operado, haja visto q seu conteudo eletronico , cockpit, radar e armas serao bem proximos dos ja existentes na versao SU 35 atualizados.

    Sds

  14. CCC,

    So uma coisinha…….KKKKKKKKKKKKKk da bem pra entendnder o pqe das horrorosas avaliaçoes do ensino em nosso Pais, imagina o q vai ser daqui a uns 10 anos ???? ninguem vai entender ninguem e teremos neste Pais diversos dialetos impossiveis de compreensao.
    Vide o idioma q hoje ja se fala nos rincoes do NO E NE.

    Sds

  15. Bom o que eu sei é que os russos venceram dois dos maiores exército da história.Um foi de Napoleão e o outro foi o de Hitler.Yaks e La5 davam muito trabalho a Luftwaffe e os aviões russos enfrentaram os melhores pilotos da 2º Guerra.
    A Índia parece bem satisfeita em operar aeronaves russas a ponto de descartar o F-18.Sem contar o projeto Brahmos e Pak-fa.Bom Talvez os Indianos sejam masoquistas e incompetes.

  16. RL tua visão é boa mas como termos essas participações da Coreia do Sul,Indonesia,Japão e Turquia se a SAAB não disponibilizara esses mercados para nós?Primeiro eles nos disseram que venderiam o projeto ou seja a propriedade intelectual do mesmo e que so nós o teriamos e assim poderiamos ter parceirias com outras nações se fosse de nossa intenção mas ja mudaram o discurso e dizem que seremos seus socios nos disponibilizando o mercado Latino e Africano.Seria perfeito um Hi Low NG SU e padronizando o NG para uso da MB.O melhor mesmo é fazermos sob licença o SU35BM e assim aprendermos fazendo embora não tivessemos a possibilidade de comercialização mas ganhariamos em Know How par fazermos um caça nacional.Os Russos nos ofereceram tambem serviço de assessoria para projeto,desenvolvimento e fabricação de um caça 100% nacional e tambem nos ofereceram um caça ja desenvolvido e testado em segredo assim como ofereceram tambem a India.Não foi dito qual caça seria e pode ate mesmo ser o MIG 6.5 que desinvolveram em segredo ou mesmo uma versão 6.0.De todas as formas as melhores propostas que temos para vetores de caça provem dos Russos e na area aeroespacial tambem seriam os melhores parceiros ja que assessoria eles ja nos estão dando.Eles tambem tem intenções de vender e de desenvolver conosco satelites e plataformas de defesa antiaerea e antimisseis.

  17. Desculpem-me, mas creio que tudo isto nao passa de mera especulacao. O desenvolvimento de uma aeronave tao sofisticada nao leva menos de 5 a 10 anos. Citem um unico caso, no mundo, nao existe. Trata-se apenas de um prototipo em testes. Quantos anos levaram F-22, O F-35, o Sukoy-35, o Rafale, ou o Eurofigter ? Quem viver vera …

  18. Vai entrar mais cedo e vai vender muito mais… A um custo bem mais baixo. Quem sabe, uma boa opção pra nos… Do jeito que as coisas andam lá nos EUA e capaz ate do J20 entrar em serviço primeiro…

  19. Esse texto está meio estranho… 🙂

    Russia na frente com o T-50, mesmo esse com entrada planejada em 2015, e desconsiderando que o F-22 está operacional desde 2005? E o F-35 que já tem unidades operacionais sendo entregues para a USAF?

    E não devemos deixar de considerar que PAK FA ainda em seu 1º “batch” tem muitos sistemas herdados do Su-35,como os motores e até mesmo o cockpit.

    []’s

  20. O SU35BM/S tambem herdou muita coisa do T-50 e ja é um caça 4.75 OBRIGADO FHC POR SUA CONVARDIA EM CONTIGENCIAR O FX1 POR IMPOSIÇÃO AMERICANA pois agora teremos um SU35BM bem mais moderno versatil e mortifero rsrs rsrs

  21. “o atraso tecnológico da USAF em relação aos russos”
    Meu Deus esses russos me matam de rir hahahahhahha
    O F-22 e o melhor caça da atualidade é sera até que venha um sexta geração americano.O pak-fa não assusta os americanos pois eles sabem que as suas maquinas F-22 e F-35 são superiores.

  22. tem só uma pequena diferença de escopo nos 2 projetos… vejam qtos T-50 a russia pretende colocar em serviço até 2020 e vejam quantos F-35 os EUA pretendem voar até 2020

  23. Hummm então ainda pensam que a quantidade é superior a qualidade né rsrs rsrs.Então ajuntem-se todos com seus mosquetões e venham,tenho uma MAG,vai encarar rsrs rsrs Quando se fala de SU,T-50 e J20 em blogs do genero eu vejo uma maioria aficcionada com Flamenguistas e Corintianos roxos a desmerecerem tudo o que é Russo ou Chines rsrs Do jeito que a banda vem tocando Ocidentais serão derrotados sem um unico diparo.Serão derotados pelo bolso vazio e com as lombrigas lhes devorando as tripas rsrs ou seja,sem dim-dim e com fome rsrs rsrs Helo my friend Mandarim Hello my friend Cosaco Please pinico pinico rsrs rsrs

  24. Kem disse que essa caça foi feito agora desde os anos 80 ele vem sendo aperfeiçoado é bom pesquisarem porque muitas das tecnologias Russas da Guerra fria agora que estão saindo do baú, o projeto Borey,Bulava, é agora o Bulava vai ter outro sucessor com 12 ogivas é agora a águi vai tremer perante o Urso, os projetos secretos ganhoes de plasma, que venha os laser gringos os Russos já estão no plasma a muito tempo, nossos amigos da Ruston que os diga, é ainda mais agora que os BRINC’S estão mais fortes, é vér é espera esse dias estão ficando cada vez mais dificeis…

  25. Esse é um bom avião para o BRASIL ter em sua linha de frente, chega de burocracia e compra logo uns 30 destes, dinheiro nos temos de sobra pra comprar avioes, so tem que parar de roubar do povo e investir no que realmente necessita, a proteçao de nossa amada PATRIA BRASIL.

Comentários não permitidos.