Defesa & Geopolítica

NOVO MOTOR DA CRISE: BANCOS DA EUROPA TERÃO QUE OBTER 4 TRILHÕES DE EUROS ATÉ 2014

Posted by


‘A banca do euro precisa ser recapitalizada’, alertou Christine Lagarde, diretora-geral do FMI  na reunião conjunta do Fed com BCs de todo o mundo, na semana passada. Esse é o novo motor da crise.Nos próximos três anos, segundo o Financial Times,  a banca da UE terá que obter fundos da ordem de 4 trilhões de euros para garantir a liquidez de suas carteiras.

A perspectva desse encontro com a hora da verdade move a fuga de fundos de investimentos que tem reduzido sua exposição na zona do euro elevando o custo de rolagem de passivos de bancos e governos. Falta coordenação e estratégia para deter esse processo. E essa é uma dimensão da crise sistemica: ela dissolve e anula  as próprias instituições ordenadoras da hegemonia financeira na atual etapa do capitalismo. Nesse salve-se quem puder errático e selvagem, alguns países dificilmente escaparão de um imprevisto.

A dívida do setor privado espanhol, por exemplo, mediada pelos bancos, equivale a devastadores 170% do PIB. Zapatero tenta deter o tsunami prometendo arrocho fiscal eterno aos mercados, incorporando princípio ortodoxo à Constituição do país. Conseguiu unir operários e indignados contra o governo do PSOE a pouco mais de dois meses das eleições a sua sucessão.

Fonte: Carta Maior

13 Comments

shared on wplocker.com