NOVO MOTOR DA CRISE: BANCOS DA EUROPA TERÃO QUE OBTER 4 TRILHÕES DE EUROS ATÉ 2014


‘A banca do euro precisa ser recapitalizada’, alertou Christine Lagarde, diretora-geral do FMI  na reunião conjunta do Fed com BCs de todo o mundo, na semana passada. Esse é o novo motor da crise.Nos próximos três anos, segundo o Financial Times,  a banca da UE terá que obter fundos da ordem de 4 trilhões de euros para garantir a liquidez de suas carteiras.

A perspectva desse encontro com a hora da verdade move a fuga de fundos de investimentos que tem reduzido sua exposição na zona do euro elevando o custo de rolagem de passivos de bancos e governos. Falta coordenação e estratégia para deter esse processo. E essa é uma dimensão da crise sistemica: ela dissolve e anula  as próprias instituições ordenadoras da hegemonia financeira na atual etapa do capitalismo. Nesse salve-se quem puder errático e selvagem, alguns países dificilmente escaparão de um imprevisto.

A dívida do setor privado espanhol, por exemplo, mediada pelos bancos, equivale a devastadores 170% do PIB. Zapatero tenta deter o tsunami prometendo arrocho fiscal eterno aos mercados, incorporando princípio ortodoxo à Constituição do país. Conseguiu unir operários e indignados contra o governo do PSOE a pouco mais de dois meses das eleições a sua sucessão.

Fonte: Carta Maior

13 Comentários

  1. Parabéns pra UE,levando o mundo pro buraco……Essas são as vantagens de um mundo globalizado,se a UE quebrar,entraremos numa crise muito profunda…….Só com crise pra a Europa voltar a ser o centro das atenções…..hahaha

  2. O que me preocupa nessas crises são as ‘soluções’…
    Geralmente tais crises são resolvidas saqueando o resto do mundo pela força das armas, pelo menos tem sido assim até hoje…
    Que os desarmados (como nós) se cuidem, a ‘fome’ hegemonista está brava.

  3. Será que o petróleo da Líbia ajuda a tapar só um pouquinho deste buraco.
    Esses chupa-cabras não tomam vergonha na cara mesmo.
    Bom segundo as teorias conspiratórias eles querem é realmente isto.A ordem através do caos,haverá fome e guerras e quando as pessoas estiverem exauridas e famintas elas se tornarão submissas e irão implorar por um governo mundial tendo a ONU como coordenador.O presidente da ONU será o presidente do mundo.
    Fim da Primeira Guerra mundial criação da Liga das Nações.
    Fim da Segunda Gerra Mundial criação da ONU.
    Fim da Terceira Guerra será criado o Governo Mundial.
    Se perceberam forma uma estrutura piramidal de poder.Poucos governam e o resto obedece.

  4. Os paises ricos sao ricos com mais de 100% de dinheiro emprestado dos paises ditos “pobres”…assim ate eu fico rico.kkkk

  5. Se eles estão afundando, nós emergimos!Vamos torcer pro pior acontecer lá, em qualquer hipótese nos daremos bem eqto país e nação!Se não tiver mercado na europa e eua, vamos criar o mercado africano e latino americano e superar os desenvolvidos, essa deveria ser nossa politica de Estado, ou seja, construir um mercado consumidor na africa e ampliar as fronteiras economicas da america latina!Vai restar a tecnologia dos desenvolvidos que nos venderão pra gerar receita, senão será o fim deles!Eles precisam de trilhões de dolares que não tem de onde tirar, eles e os americanos!Já se chegou ao limite de impressão de dólares sem que se crie o perigo de falência sistemica na economia global!A gde salvação da lavoura é recursos naturais e mercado consumidor que temos de sobra!

  6. OS NOBRES DO NORTE VIRANDO SOCIALISTA
    Distribuindo a crise com o mundo
    .
    .
    Não tenho nem uma dúvida que eles irão conseguir esses 4 trilhões de dólares,com a enxurrada dessa moeda no mercado internacional,esse dinheiro ficou tão fácil e barato;basta vê a cotação do dólar e a inflação galopante nos mercados.
    .
    Esse dragão,não o chines;já,já ira fazer uma turnê na Europa,quando a liquidez dos seus mercados acabar,é só uma questão de tempo.
    .
    E além do mais,os países(terceiro-mundo,como os “entendidos” nos chamam),irão contribuir nessa vaquinha enlameada,um compulsório para os “nobres” bem na fonte;a Líbia que o diga.Heheh…..

  7. A crise nos EUA é tão séria quanto a européia, agiram de forma irresponsável durante décadas, agora, terão que pagar a conta. E o resto do mundo não vai afundar, porque o resto do mundo é a maioria dele, felizmente, cada vez mais são os BRICS que determinam o crescimento do mundo, mas nossa elite colonizada só pensa neles, a Rede Globo vive em Miami e em Roliúde!

  8. Na Europa pra mim só se salva Alemanha e França,esse dois sim tem força economica,industrias altamente qualificadas já o resto tá num buraco e sem forças pra sair dele…acho que o fim da zona do euro vai ser o desmantelamento e os que não tiveram força pra superar essa crise vai ter que resurgir das cinzas após um longo periodo.

Comentários não permitidos.