Rapidinhas

As voltas que o mundo dá

Por Suely CaldasEnquanto o Partido Republicano dos Estados Unidos rejeita proposta do presidente Barak Obama de elevar impostos dos americanos ricos, 16 multimilionários franceses assinam documento pedindo para pagar mais imposto. Pedido prontamente atendido, no dia seguinte o presidente Nicolas Sarkozy instituiu uma taxa temporária de 3% sobre a renda dos franceses que ganham acima de 500 mil por ano. A crise econômica segue, desafia os ricos, testa reações e condutas pessoais.

É claro que os milionários franceses olham por suas empresas, querem evitar que elas mergulhem com o país num possível rebaixamento da nota de risco.

Mas deram sua parte, estão tirando do bolso. Os americanos nem se mexeram e viram a Standard & Poor”s (S&P) rebaixar o rating dos Estados Unidos. Outras agências de risco não seguiram a S&P e três semanas depois seu presidente, Deven Sharma, demitiu-se do cargo. Na quinta-feira a Standard & Poor”s melhorou a classificação do Brasil.

Fonte: Estadão

PIB: BRASIL SERÁ 4ª ECONOMIA EM 2030, diz consultoria britânica

Britânica EIU prevê crescimento médio de 3,9% ao ano nos próximos 20 anos

O Brasil vai se tornar a quarta maior economia do mundo até 2030, segundo projeção da consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit).

Atualmente, o país ocupa a sétima posição no ranking global, considerando o PIB (Produto Interno Bruto) medido em dólares. A crise que afeta as economias dos países desenvolvidos, minando sua capacidade de expansão no longo prazo, vai beneficiar a ascensão do Brasil.

A EIU previa, antes, que o país alcançaria o quinto lugar no ranking mundial na próxima década. Mas reduziu recentemente sua projeção para o crescimento do Japão. Com isso, espera agora que a economia brasileira vai se tornar maior do que a japonesa em 2027. “Antes, tínhamos o Brasil superando a França, a Alemanha e o Reino Unido, mas não o Japão. Essa projeção agora mudou“, afirma Robert Wood, analista sênior da EIU.

Fonte: FolhadeS.Paulo via DemocraciaePolítica

Patriota afasta possibilidade de Brasil suspender sanções à Líbia

Por Renata Giraldi

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afastou hoje (26) a hipótese de o Brasil suspender unilateralmente as sanções impostas à Líbia pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ele disse que qualquer modificação e decisão referente ao tratamento dado à Líbia por parte do governo brasileiro está ligada às iniciativas que o Conselho de Segurança da ONU tomar.

“O Brasil não costuma se posicionar unilateralmente sobre sanções”, disse o ministro durante encontro com o chanceler da Geórgia, Grigol Vashadce, no Itamaraty. “É uma matéria para deliberação do Conselho de Segurança. O conselho impôs por unanimidade as sanções há alguns meses, qualquer determinação de modificação, suspensão e interrupção terá que ser tomada pelo conselho”.

Fonte: AgênciaBrasil

12 Comentários

  1. Contrariando o que muitos dos colegas aqui pensam e atribuindo alguma racionalidade à política externa brasileira, não seria uma ótima estratégia jogar nas costas da ONU as decisões difíceis e polêmicas da nossa diplomacia para evitarmos sermos pressionados (ainda mais) pelos países colonialistas, ao mesmo tempo em que levantamos a bandeira de uma ONU mais humana (por essa que está aí…), recebendo assim apoio dos outros países que se vêem de certa forma oprimidos por ela?

  2. O Brasil tem que perder a mania de apoiar reis e ditadores. Isso é o fim da picada … E tem que passar a colocar TODOS os políticos corruptos na cadeia, dos últimos 60 anos para cá. Nada de prescrição da pena para corruptos. Roubar (furtar) o dinheiro do povo, é crime de Lesa a Pátria. Não tem perdão. Tem muita gente morrendo por falta de verba pública.

  3. Nós só vamos disparar no crescimento se adotarmos o Regime da China com Tiro na Nuca, dos corruptos e assassinos, além de colocar nas pesquisas, pessoas intuitivas e criativas, e o nosso Sistema de Ensino for na mesma direção. Quem não criar e inovar, rua …

  4. De baixo pra cima.
    O Brasil está dando uma forcinha para a desmoralizada e manipulada Onu, visando algo sem dúvida. Aprendeu.
    Tudo o que vem de institutos e jornais britânicos não é confiável, tanto que deu uma previsão depois mudou.
    O último desejo deles era voltarmos ao século 19, agora essa ?
    A França com seus ricos está prevendo, e isto é verdade, uma nova revolução francesa mundial, é a guilhotina sendo afiada. Agora então, eles estão se lembrando da máxima revolucionária :
    LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE.

  5. Belo exemplo da frança.
    E essa noticia deveria servir de exemplo para os EUA, que chama alguns governantes por aí de ditadores, mais no seu proprio prais quem dita as regras são os grandes congloomerados.
    Demos, de democracia significa povo, pessoas.. o governo americano governa não para as pessoas mas parra suas empresas. meio paradoxal para o pregador da democracia capitalista

  6. Dandolo
    Acha mesmo que prender politicos vai mudar alguma coisa; Enquanto nos Brasileiros não mudarmos de atitude???
    Os politicos fazem oque deixamos eles fazerem, pois a impunidade que assola o nosso Brasil não é culpa das léis ou da justiça… a responsabilidade é toda da nossa sociedade que ao acostumar-se com a impunidade, deixou-se acreditar que isso não tem solução…
    .
    É como você disse, isso vem de muito tempo. e fazer uma mudança assim (sem que haja uma revolução), vai leva mais de uma geração.

  7. Eu acho que o título: “BRASIL SERÁ 4ª ECONOMIA EM 2030, diz consultoria britânica” está errado. Pois em seguida o texto diz: “Antes, tínhamos o Brasil superando a França, a Alemanha e o Reino Unido, mas não o Japão. Essa projeção agora mudou”
    A Alemanha que é a 4° economia do mundo, ultrapassando o Japão seremos a 3° economia do mundo.

  8. Dandolo, vc vive reclamando do Brasil, da falta de apoio, etc.. mas se vc e tao inteligente, inventivo e criativo, por que n’ao inventou nada que desperte o interesse da iniciativa privada brasileira ou estrangeira, temos v[arios exemplos de pessoas intuitivas que foram descobertas assim, primeiro inventaram, depois patentearam e depois venderam. cade vc garoto

  9. David Queiroz disse:
    29/08/2011 às 14:56

    O Brasil vai ser a 4ª maior economia em 2030, ja que provalvelmente vai estar assim :

    1º China 2º EUA 3º India 4º Brasil

  10. rafael-jf vc esta certo na sua colocação, creio que ainda isso mudará,vai demorar claro, ñ é rapido mudar uma mentalidade que vem de seculos,mas pode ser parece pelomenos que cada vez esta tendo mas protestos por parte do povo,mas é muito pouco ainda, a classe media brasileira tem que mudar muito.. flws..

Comentários não permitidos.