MAKS-2011: Empresa russa apresenta sistema de mísseis de cruzeiro "único"

Sistema “Caixa Pandora” —  Dispara mísseis do tipo Club-K 3M-54TE

Uma empresa russa revelou um sistema único de mísseis de cruzeiro durante a MAKS-2011. Trata-se do sistema “Caixa Pandora”, um sistema de mísseis que pode ser implementado contêineres, em navios, em vagões ferroviários ou até mesmo em um baú de caminhão.

O sistema foi desenvolvido pela empresa russa Morinformsystem-Agat JSC, sistema esse que pode ser transportado para qualquer lugar. O sistema dispara mísseis do tipo Club-K 3M-54TE, um dos de cruzeiro mais mortais da atualidade. O sistema pode ser usado contra navios e alvos terrestres.

“Nos o chamamos de Caixa Pandora”, disse um representante da empresa que participa da MAKS-2011. Essa foi a primeira vez que o sistema foi apresentado em uma feira.

O sistema de mísseis Club-K recebe informações de satélite, em seguida se eleva a uma posição vertical graças a um sistema hidráulico e em seguida dispara. O míssil tem guiamento inercial para atingir o alvo, que pode estar até 270 km de distância.

O míssil pode atingir a velocidade de 700 m/s e contém uma ogiva altamente explosiva.

A fabricante se recusa a falar de potenciais clientes, mas afirma que o sistema tem chamado a “atenção” do exterior.

http://www.youtube.com/watch?v=9xupOQSvnas&feature=player_embedded

Fonte: O Informante

13 Comentários

  1. Os russos!! sempre inventivos e criativos.Me veio à cabeça?Será que é esse o míssil que vimos no céu de Cuiabá?Este é o único sistema que poderia sem transportado sem levantar suspeitas e causar alerde.

  2. Na verdade o sistema tem como singularidade o fato de poder ser camuflado em containeres comerciais, o que dificulta sua neutralização prévia, mas por outro lado coloca todo container como alvo válido.
    Acho o conceito pouco válido para um país que preza pela segurança de seus cidadãos.
    Esse sistema é compatível com os mísseis da família CLUB (ou KLUB). Entre os membros da “família” tem um míssil antinavio supersônico, o CLUB “E”, que sem dúvida usa um dos mais letais conceitos de míssil antinavio existente, combinando um “ônibus” subsônico com um módulo terminal supersônico.

  3. Americanos, nossos inimigos?
    Os nossos inimigos somos nos mesmos, votamos errado em pessoas aventureiras desqualificados, despreparados sem comprometimento com
    os enteresses do povo; o fato da rússia mesmo em dificuldades mantém suas politicas de EDUCAÇÃO/DEFESA,
    nunca deixou em segundo plano sua soberania, os INVESTIMENTOS são carimbados, tratados como prioridades até mesmo os projetos aparentemente simples. Aqui no BRASIL, para se ter uma noção do quanto é insignificante o assunto de defesa… foi perguntado o que
    faltava a EMBRAER para desenvolver o caça da FAB- todos foram unânimes em AFIRMAR-INVESTIMENTO!
    E aí fulano… silêncio. Não vou fazer nada.Silêncio.Já disse, primeiro o meu, depois o “RESTO”
    Pergunto? Quem é o RESTO?
    …você conhece o garçom? estranho, fica
    nos rodeando…tira esse sujeito daqui, já!

  4. Este sim, um sistema sem comparação na defesa do litoral e fronteiras brasileiras… uma boa compra, mesmo de pratileira, para o momento, garantiria muitos anos de sossego para nós… que NAE se arriscaria aportar em nossa costa?

  5. Falou e disse BlueEyes, pode até ser compra de prtateleira, + q vai dar uma segurança , isso vai. Colocar uns no Esatado do Mato Grosso e mt no n litoral…falou.E p ontem.

  6. Bom para esconder em portos ou galpões aparentemente abandonados!! Só colocar uma camuflagem tipo enferrujado(velho proteção raio x) ou mato etc..!!

  7. Ygor,
    Você tocou num ponto crucial.
    Os EUA têm um comportamento ético no mínimo estranho, pra dizer o mínimo, em relação à comercialização de armas já que, pelo menos no discurso, evitam levar determinadas regiões a uma corrida armamentista ou evitam que armas avançadas possam cair em mãos erradas e se voltar contra eles ou seus aliados no futuro.
    Já os russos não têm ética alguma em relação à venda de armas. São apenas negócios.
    Obs:
    Esse comentário é apenas e tão somente uma constatação e não um juízo de valores.

  8. .
    .
    Parece que os USA procuram manipular as regiões do mundo com suas vendas de armas, em própria vantagem é claro, procuram ver se a venda vai de acordo com seus interesses geopolíticos na região, se vai ficar somente com aliados ou protegidos, etc… ja a Russia não tem essa pretensão de “Policia Global” dos próprios interesses no exterior, não é que deseja sair por ai invadindo territórios variados pelo mundo… então vende pra quem pode pagar, pouco importa o país, ja que estas armas não poderiam ser usadas contra eles mesmo, ja que não vão invadir ninguém por ai, VENDEM PRA TODOS!!
    .
    Pra quem não pode pagar tudo de uma vez, mas tem potencial confirmado, usa o “Crediário Próprio” do Kremlin, longe dos banqueiros internacionais… O Chavez mesmo vai pegar mais 4Bi em armas com financiamento direto russo!
    .
    Mesmo que vendam para todos os armas de exportação deles são de-potencializadas em relação à armas que a própria Russia usa, normal, todos fazem isso, e pra mim estão certos, deve ser somente negócios mesmo, ja que não se tem a índole de invadir terras por ai!!
    .
    Vamos trazer uns 50 conteiners desses pra ca e rápido!!
    .
    Valeu!!!

Comentários não permitidos.