Defesa & Geopolítica

Robô da Nasa atinge cratera Endeavour

Posted by

Opportunity percorreu 21 quilômetros desde sua última parada

na cratera Victoria e gastou três anos para atingir o seu novo destino.

Lançado em 2003 e colocado na superfície de Marte no início de 2004, finalmente o jipe robô Opportunity, da Nasa, atingiu o seu principal destino no mundo vermelho: a gigantesca cratera Endeavour.

O Opportuninity percorreu 21 quilômetros desde sua última parada na cratera Victoria e gastou três anos para atingir o seu novo destino. Durante a jornada, o veículo extraplanetário enviou informações importantes sobre a composição do solo marciano e outras particularidades atmosféricas.

A cratera Endeavour mede 22 quilômetros de diâmetro e guarda determinadas rochas jamais estudadas em outrora. A Nasa informou que, através das imagens obtidas foi possível detectar na cratera um material similar a argila, o que pode significar sua formação em uma época mais úmida do planeta.

As informações enviadas pelo Opportinuty serão cruciais para o desenvolvimento de futuras missões tripuladas que a Nasa planeja enviar a Marte.

Os engenheiros da missão denominaram o novo ponto de exploração de ‘Spirit Point’, em homenagem ‘póstuma’ à sonda gêmea do Opportunity, o Spirit, que encerrou suas atividades na superfície marciana em março de 2010. As duas sondas foram lançadas em 2003 para uma missão de três meses, mas acabaram por desdobrar os seus serviços por vários anos.

O substituto

Após aposentar o Spirit e estar prestes a aposentar o Opportunity, a Nasa já prepara a  missão Mars Science Laboratory (MSL) que será administrada pelo JPL em Washington e vai usar o substituto, Curiosity, para prosseguir as pesquisas na superfície de Marte.

Este novo jipe robô, bem maior que os da geração atual, carregará um complexo sistema de câmeras e diversos outros recursos. Ele irá analisar se a área selecionada para atuar oferece condições ambientais favoráveis para a existência de vida microbiana. Além disso, o próprio robô tem capacidade de produzir comprovações sobre a possibilidade da existência de vida extraterrestre.

O Curiosity e outros componentes da nave espacial MSL passam por inúmeros testes no Centro Espacial Kennedy/JPL, em Pasadena, na Califórnia. O novo membro da nova geração de jipes robôs da Nasa será lançado no final de 2011 e deverá chegar a Marte em agosto de 2012, onde permanecerá por dois anos pesquisando a possibilidade de vida microbiológica.

Fonte: Astrovia

2 Comments

  1. Marcus Antonius says:

    É estranho pensar nesse robozinho viajando sozinho na imensidão vermelha e silenciosa de outro mundo, enquanto estivemos aqui cuidando das nossas rotinas durante esses três anos, pelo menos pra mim.

    Agora estou contando os dias para o lançamento do novo robô, eu vi ele sendo construido do zero na webcam que a Nasa mantem no local de construção, e por isso sinto como se tivesse ajudado a fazê-lo!

    Quero tambem ver essas imagens da Endeavour e aguardar mais descobertas do Opportuninity!

    Continue nos mantendo informados Plano Brasil!

  2. E encontraram prova de q há água no planeta vermelho,Sds.

shared on wplocker.com