Marco Aurélio Garcia
Por Jeferson Ribeiro
O Brasil pode concluir até o final deste ano o processo de escolha de um novo caça para a Força Aérea Brasileira e começar a negociar o contrato com o escolhido em 2012.
O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse nesta segunda-feira não acreditar em novos adiamentos no processo, iniciado no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em conversa com jornalistas após a posse de Celso Amorim como ministro da Defesa, Garcia avaliou ser “possível” que a presidente Dilma Rousseff tome uma decisão “até o final do ano” sobre os caças.
Essa é uma decisão muito aguardada pelos três concorrentes –a francesa Dassault, fabricante do Rafale; a norte-americana Boeing, que produz o F-18 Super Hornet; e a sueca Saab, que fabrica o Gripen NG.
No começo do ano, os Estados Unidos reforçaram seu lobby depois que Dilma decidiu adiar a decisão sobre a aquisição dos jatos e senadores daquele país se reuniram com Dilma para demonstrar que os norte-americanos estavam dispostos a aceitar as condições de transferência de tecnologia exigidas pelo Brasil.
O presidente dos EUA, Barack Obama, também reforçou essa posição sobre a transferência de tecnologia, considerado o ponto fraco da proposta norte-americana, ao visitar o Brasil em março.
Durante o governo Lula, o Rafale era visto como favorito para fornecer os caças à FAB e o ex-presidente chegou a assinar uma carta de intenções com o presidente francês, Nicolas Sarkozy.
Na avaliação de Garcia, um novo adiamento da definição sobre essa questão coloca o Brasil com “risco de apagão” no setor de defesa.
Apesar da expectativa de Garcia, o Ministério da Defesa foi um dos que mais perderam capacidade de investimento neste ano por causa do ajuste orçamentário de 50 bilhões de reais promovido pela presidente. A pasta perdeu cerca de 4,2 bilhões de reais do seu orçamento original.
Uma das primeiras tarefas de Amorim à frente do ministério será justamente definir quais programas serão mais afetados pela restrição orçamentária.
Devia ter saido a 12 Anos…
Amigos, Este projeto ja devia ter saido a 12 anos. E esse final: “Uma das primeiras tarefas de Amorim à frente do ministério será justamente definir quais programas serão mais afetados pela restrição orçamentária.”
Programas Que nao podem parar:
Submarinos Nucleares
Compra dos cacas da FAB
Producao do Guarani
Salvar a Avibras e entre muitos outros… Para mim temos que investir muito mais do que inventimos
Aquilo que falei, ela precisa criar fato positivo pra não descontentar a tropa!O fato é que o maquiavelismo de lula superou o de FHC, elegeu sua sucessora alguém sem expressão politica pra não lhe fazer sombra, assim ele poderá retornar já que ainda se encontra no imaginário do nosso povo humilde , ou seja, os eleitores de sempre. Só que foi inresponsável com o destino da nação e do próprio país, colocou seus interesses de glória pessoal acima de valores mais elevados, lamentavelmente!Agora dá nisso aí, que estamos vendo…
Algumas aquisições estratégicas da FAB parecem enfrentar uma oposição, talvez loby externo com ação interna,…
.
Os P-3 Orion, que são aeronaves usadas.. Demorou 12 anos para chegar o 1º pós modernização.
.
As células usadas foram compradas em 99…
Vamos lembrar que o interesse dos caças não beneficia apenas a FAB, a marinha também é prejudicada com esse atrazo. Se esquecem também do programa de aquisição das novas fragatas que sempre ficam em segundo plano.
Essa observação pesa ainda mais na importância do caça a ser escolhido, ja que a operação dele em um porta-aviões deve ser considerada não apenas para o São Paulo, mas para o próximo aeródromo que substituirá este navio.
Batem sempre na mesma tecla dizendo que é só para a Força Aérea esses aviões, e com isso limitam a estratégia da compra a um único destino, sendo que sua escolha é mais ampla.
Está com pq atraso só de 12 anos…mô novela, falta coragem , visão de texto e contexto geopolitico mundial, qto aos n objetivos.P Ontem.
Vocês estão pensando em qual caça o Brasil vai escolher né? Qual será o vetor , a máquina, o jato, a turbina, o rasante, a tecnologia.
Errado.
Quando o Brasil escolher um caça ,estará escolhendo com quem vai andar de mãos dadas, de quem será dependente tecnologicamente , com quem vai se aliar por pelo menos 50 anos , eu disse 50 anos no mínimo.
Entendeu?
E depois que escolher nós aqui vamos ter que apoiar, torcendo para que a escolha tenha sido a certa e para não nos traírem, porque não temos todas as informações do por que da escolha. RISCO PURO.
Mas temos que correr tal risco.
Boa sorte Brasil.
StadeuR colocou tudo corretamente, este é o ponto o resto é conversa pra distrair.
Só passando por uma guerra pra a população brasileira cai na real, bem que seria bem melhor assim.
Investimentos em defesa tem repercussão em tudo que se possa imaginar. Os EUA pode ser um país bélico, mas seus investimentos em tecnologia militar sempre repercutiram em seus variados produtos.
Começou no governo Lula não! Engraçadinho. Tem 12 anos esta novela.
E se quer colaborar, passa um montante do capital do min. das relações exteriores para a defesa!
O que eu fico p..! É que botam “estes caras” que fizeram nem sequer um curso! no âmbito da defesa para querer opinar sobre, como funcionários do Estado.
Agora que tem um da curriola, claro que a decisão vai sair.
E mesmo assim, decisão este ano, negociação no ano que vem.
Papagaio…
Creio eu, que o retardamento na aquisição dos novos caças brasileiros tenham mais a ver com a incapacidade da nossa indústria de assimilar completamente a tecnologia de ponta que lhe estará sendo imediatamente ofertada, com o nível da qualidade da oferta e com o grau de satisfação e peso no relacionamento político atual dos envolvidos na disputa, do que mesmo com o modesto valor que será pago pelo desenvolvimento das aeronaves. Se considerarmos os benefícios alcançados por trás do conjunto de transferências de tecnologias , se considerarmos o quanto já gastamos até hoje e o que ainda gastaríamos para desenvolvermos solo toda essa tecnologia que envolve a construção de um desses caças e também o que não dispomos (turbinas, softwares, armas, sensores IR, etc), considerando obviamente o ganho com o aspecto dual de algumas dessas tecnologias, a geração de empregos, considerando o prazo e a forma de pagamento, mas sobretudo o amplo benefício político – estratégico alcançado pelo país com essa negociação, diria que isso é uma “liquidação de oferta”. A MB, por deter o conhecimento de uma tecnologia mais ampla no campo nuclear e de construção de submarinos, soube melhor aproveitar as ofertas, enquanto a FAB está preocupada com a opinião de “jornalistas”,pilotos insatisfeitos, brigadeiros aposentados, aficionados, simpatizantes, etc,etc, demonstrando dúvida sobre o que realmente quer e dando munição para os adversários travarem a disputa. Ora, a operacionalização da Estratégia Nacional de Defesa engloba tomadas de decisão oportunas, muito acima destas questões preliminares e diz respeito ao “futuro imediato” do Brasil. O gestores do programa devem procurar atingir os objetivos traçados, minimizando riscos e dentro de um tempo razoável,reaparelhar a FAB, preservando a segurança do nosso povo, território, nosso patrimônio, o desenvolvimento das indústrias, universidades, escolas técnicas, comércio global, da ONU, parcerias em outras áreas e confiança mútua na relação, condição básica para a negociação. Só assim conseguiremos um assento no CS da ONU, se é que vale a pena. Tomem coragem e decidam é o que todos nós esperamos.
Um assunto para os experts do ramo!!! Eu um leigo tentando entender!!!!!! Esse bendito caça…já não virou uma furada,para jogar mais dindim pelo ralo????? Queria chegar no seguinte…essa demora na ESCOLHA…depois DEMORA mais ainda na negociação do contrato… depois acredito eu após muita enrolação, enfim começam a fabricar esses caças, os primeiros lá não dei a onde…depois o resto começará aqui a ser fabricado…qual vai ser a transferência…isso tudo e muito mais sem contar os atrasos…e alguns entendidos falam q no final estaríamos com um caça defasado, de geração inferior aos top do momento e uma TOT q não estaria totalmente absorvida por nós…Enfim alguém poderia nos esclarecer melhor em q pé nós vamos com isso ?????????? Abrçs.
Com a cara de broa, o megalonanico e o Top Top a soprar em seus escutadores os mantras anti isso, anti aquilo e demais velhacarias, a coisa sai… tomara que não sai pela culatra… senão vamos amargurar decadas… o Top Top não entende nada de estratégia, mas para articular a politica nanica junto com o novissimo MD ele é bom… também, pra que queixar… tamos bem acompanhados… Irã, venezuela, bolivia, cuba, africa… isso que é politica externa independente…
Por acordo, vai ocorrer a transferência de T&T dos franceses p nós ref. aos caças rafales. Sds.
.
.
Vai anunciar ainda esse ano…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
.
.
Eu não duvido que os americanos transfiram a nós a tecnologia, mas tenho certeza que não deixarão vender-mos nem um único parafuso desses caças para país nenhum. Nos tornaremos, no máximo, uma filial da Boeing fabricando e vendendo caças para os EUA.
Talvez o F-18 servisse apenas para que nossos engenheiros criassem um caça totalmente novo com peças 100% nacionais, se servindo do conhecimento adquirido com a transferencia de tecnologia do F-18. Seria algo a longo prazo.
Caças sem transferencia de tecnologia nem pensar. Não acredito que os EUA transfiram toda a técnologia, seria uma exceção inacreditável. Eles querem é fazer o negocio e depois irão empatar empatar e atrapalhar. Os Eua não vendem tecnologia a ninguém. O caça frances pode não ser o melhor mas não deixa de ser bom. Contudo já é tempo do Brasil acabar o negocio de uma vez por todas. Chegou ao ponto. Mais uma visita da Sra Presidente aos EUA é imprecindivel no caso do caça deles ser escolhido.
.

.
. 😆 , Blue Eyes:
.
A a coisa está ficando patológica hein… cuidado com a psicose, ninguém vê ela chegando, vem de mansinho, se instala sem chamar a atenção, mas quando se acomoda nunca mais vai embora!!
.
MAG não vem contar estorinha não amiguinho.Desde o final do ano passado ja estava prospectado o contigenciamento do FX,Jobim ficaria de fora mas Lula interviu.Pra mim não tem nenhuma novidade pois sei que teremos um pacotaço Americano e so não se fecha se eles não abrirem o que queremos ou então vem ai algo muito mais atrativo SU35BM sob licença com possibilidade do SU34 para a MB ou ate o 5.0 novo que eles escondem na Siberia que ja vazou e foi oferecido ao Brasil e ainda serviços de assessoramento de desenvolvimento,projeto e fabricação de um 5.0 nacional.MAG minha fonte é mais quente que a tua e é Tupynambá.
sultan v. naba
–
Não sou um “experts” e sim mais um leigo tentando aprender um pouco mais a cada dia, mas me parece que quando recebemos os nossos caças esses estarão defasados se comparamos com o PAK FA e o F-35 disso não resta dúvida a única saída é se esses projetos forem cancelados, mas isso não deve acontecer. E não importa se formos de Su-35, EF-2000, Rafale ou F-15 os melhores de hoje não serão amanhã, mas mesmo assim o FX-2 nós tarar conhecimento, não importa se o caça é um de 5ª geração ou 4ª o que precisamos é saber como se faz principalmente – motor e o radar – sabendo fazer o motor podemos construir um e colocar em um caça ou navio nosso o mesmo para o radar AESA que não importa de qual caça venha será do mesmo nível dos caça de 5ª geração uma vez que o radar AESA é o que existe de melhor para caças e ainda não inventaram nada melhor para os ditos caças de 5ª geração.
Enfim acho que o FX é essencial para nossa indústria civil e militar (não só para aeronáutica, mas para o EB e a MB também), assim como foi o A-1 que deu um salto de qualidade nos aviões da EMBRAER.
Quanto à defesa bem, se a tecnologia vinda do FX forem bem aproveitadas, podemos usar em outras aéreas e como a defesa do país não é feita só de caças estará ótimo, mas para melhorar além do FX-2 deve-se abrir uma outra concorrência para um FX-3 ( assim como na – Coréia do Sul, Índia, Rússia, China e EUA – que continuam a comprar caças de 4ª e planejando a compra dos de 5ª que devem ser absurdamente mais caros) onde os caças de 5ª geração venham sem transferência de tecnologia tão ampla. Mas apesar do grande foco do FX-2 ser a transferência de tecnologia isso não quer dizer que eles não sirvam para a defesa propriamente dita afinal um caças atual não serve só para “caçar” outros caças, mas também para atacar alvos em terra e mar além de não está claro até onde de fato os caças de 5ª geração são assim tão melhores que os de 4ª , o que vemos até agora é um monte de história, mas fatos nenhum. Inclusive com aquela história do EA-18G e o Rafale terem carimbado o F-22… (sobre o Rafale é muito estranho em uma foto dos franceses o F-22 ta sem os tanques reservas e eles dizem que se deram bem contra o F-22, já os americanos dizem que eles é que se deram bem e que estavam usando tanques reservas – mas pra que o F-22 usaria tanques reservas? Seja como for alguém ta mentindo, mas tem quem possa garantir sem sombra de dúvidas mesmo não estando lá que à versão americana é a verdadeira, já outros dizem que é a versão dos franceses. Particularmente apenas tenho minhas dúvidas sobre toda essa tal superioridade dos caças de 5ª geração).
–
sds
Embora o pacote Rafale seja o melhor o programa Gripen NG seria o mais interessante e não so pelo preço que em vacas magras influencia mas por suas caracteristicas e o biotipo de nossos pilotos alem de encima desse programa que sera so nosso criarmos muito.Obama so morde esta fruta se de 4 de pires na mão pedir PINICO.
Dilma não é boba e sim uma adiministradora capaz e exigente e so fecha com os Americanos com total comprometimento dos mesmos.Ou eles cedem ou chupão dedo.O que mais eles querem hoje é fazerem do Brasil seu mais importante aliado e o pacote do F18 como estava sendo oferecido jamais foi oferecido igual a nenhum outro pais mas queremos mais.AUTOSUFICIENCIA TECNOLOGICA E INDUSTRIAL senão nada feito.
temos que resolver essa novela logo quanto maior a demora mais devassado o caça escolhido fica por causa da chegada dos caças de 5º geraçao no mercado nao é mto vantajoso adquirir um numero mto alto de caça é partir logo para vetor de 5º geraçao senao a FBA vai continuar anos luz atrás das outras forças areas
Duvido muito que saia alguma coisa esse ano ou no próximo..O dono do cofre Min. Guido Mantega já avisou que vai ter zero de gasto fora do orçamento previsto( e apertado). Esse idiota, assessor para assuntos aleatórios comunistas inúteis: Marco Aurélio Garcia. Não passa de um bolha. Esse palhaço está por trás do roubo das refinarias da Petrobrás na Bolívia, quando rasgaram o contrato de fornecimento de gás. E por trás da extorsão do Paraguai no caso da venda da energia de Itaipú. Se esse senhor está na notícia não perco tempo lendo..
Blah blah blah..vai faltar VERBAS outra vez. vem ai mais uma bolsa alguma coisa com precedencia.
So que na Hora H, la por 2027, e bom entregar tudo sem briga pra nao perder os 7 F-5 restantes.Senao contra ataca com Xavantes depois de serem reativados em 2018.
Amigos,
Tratando do assunto com mais seriedade eu ja estou exausto desse assunto. Somente uma coisa veam a mente. O negocio ja estava praticamente fechado com a Franca, mas creio que os americanos andaram jogando areia na engrenagem e voltaram a oferecer alguma coisa melhor.
“Decisão sobre caças pode sair este ano…”
AAAAAAAAAAAAAAAAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! Não sabia que o PB postava piada agora por aqui, muito boa!
Aguardo o Rafale ansiosamente.
Carl94fn…obrigado Caro Colega…Abrçs…
norte-americanos estavam dispostos a aceitar as condições de transferência de tecnologia exigidas pelo Brasil.
EU DUVIDO QUE VAIIIIIIIIII
É né e se esquecem dos Russos né.Alguem ai sabe o que Termer tratou com Putin e alguem sabe o teor da carta secreta de Medevedev a Dilma?Se souberem me falem trsrs rsrs E alguem ai ao mesmo sabe o que a secreta reunião de alto escalão entre Russos e Brasileiros no RJ tratavam enquanto Jobim o X9 posava pra fotos na LAAD rsrs se souberem me falem tambem rsrs
E sera que alguem ai tambem sabe quais são os equipamentos belicos Russos que o EB esta testando em segredo se souberem tambem me falem,to curioso rsrs rsrs
E o Iraniano que visitaria o Brasil ontem KD ele,escafedeu-se rsrs rsrs nenhuma midia falou mais nada rsrs rsrs
Com uma nova e severa crise econômica batendo à porta, tenho minhas dúvidas à respeito do desfecho do Programa Fx2.
Já a proposta americana só vale apena se forem nos nossos termos e não nos termos deles.Sem essas de qualquer upgrade no F-18 TEM que ser obrigatóriamente lá.Só vale se for feito aqui e com os nossos parceiros.
O maluquinho pode esta totalmente ou parcialmente certo, o Brasil tem uma balança comercial muito favorável com a Russia, esta situação tem feito os russos pressionarem por mais equilibrio, principalmente por ser uma estratégia dos brics, então é razoável pensar em equilibrio com o que a russia tem de melhor que é equipamento militar, nós estamos com eles no VLS, com os IGLAS e temos interesse em caças e vigilancia aérea, portanto não é improvável uma relação militar mais abrangente.
Caro 1maluquinho, a imprensa brasileira não está interessada no bem do nosso país. Ela tem como principal objetivo agradar aos seus financiadores do Norte. Esses encontros com essas autoridades; que são muito importantes como alternativas viáveis e mais baratas para uma maior independência de nossas Forças Armadas. São sumariamente ignorados pela totalidade de nossa imprensa. Agora se alguém “arrota”, ou solta um “pum” nos EUA, Europa ou Israel..falta até tinta nas gráficas dos jornais. É bom sempre atentar para isso.
Aguardo o GRIPEN NG com bastante ansiedade, contudo, é certo que até lá Dona Dilma vai barrar tudo e os nossos pilotos vão continuar morrendo na queda desses aviões doidos da Aeronáutica, pois, pilotar essas caças do paleolítico é morte na certa.
Acho que vocês não estão entendendo o plano estratégio e de desenvolvimento da Presidenta Dilma, eu vos explicarei: Se Dilma não comprar caças novos ela aumentará o número de empregos no país, pois, precisaremos de oficinas Martelinho De Ouro, para combater tanto ferrugem nesses transmissores de tétano que a turma da Força Aérea chama de caças. Se bem que Dilma vai ter que contratar o Thor, pois, para retirar a crosta de ferrugem desses caças brazucas só o Martelo de Thor mesmo.
Sabe o mais legal disso tudo todos nesta esfera e ate no governo estão boiando no jogo que vem sendo jogado nos bastidores a bem mais de um ano com mais intensidade pois na realidade desde que foram desclassificados os Russos não se sentiram excluidos.Tudo o que os caras la criam de novo o primeiro pais que eles oferecem é ao Brasil,ate mesmo primeiro do que a India sua maior cliente.Ainda aqui existe uma forte ignorancia que acha que comprarmos equipamentos deles é tornarmo-nos COMUNISTAS.E vale lembrarmos tambem que apesar de não se pronunciarem nossos militares hoje são conscientes que o perigo eminente a nossa soberania chama-se OTAN.Desde o ano passado o EB vem testando coisinhas Russas e não são so sistemas antiaereos não heim…Olhem aonde não tem base e nem campo de teste http://www.youtube.com/watch?v=77s_ee765h8 e aproveitem e recordem as palavras de Fomim quando disse esperar o cancelamento do FX2 e o retorno do mesmo com o SU http://www.youtube.com/watch?v=-_MwVgy4xaE inclusive citando publicamente o oferecimento de assessoria para projeto,desenvolvimento e fabricação de um caça 5.0 nacional mesmo sem o SU no FX.E recordem-se tambem da Dilma em Pequin dizendo a Medvedev que nada ainda estava decidido dando-lhe a certesa do interesse no SU.Preparem-se Tchutchuquinhas virgenzinhas evangélicas escandalizadas seus Deus Jobim Móóóreu e com o SU é inevitavel O HARAKIRI BAIANO COLETIVO rsrs rsrs E recordem tambem a quanto tempo eu falo que essas coisas aconteceriam e vem acontecendo na sequencia certinha.O cancelamento do FX2 FOI PURA ESTRATEGIA E A SEQUENCIA JA ESTA PRÉ-ESTABELECIDA.
O Verdadeiro ganhador é o Caça SU-35MB que foi o primeiro vencedor do FX-1 é ponto final, agora isso foi no governo tucano imagine agora, Rafael, Gripado, é agora o Boenga, que não vai ser transferidar poha nenhuma pelos gringos isso é so pra constar nos atos, o verdadeiro segredo dos materias sensíveis eles nuncas transferirão por causa do valor agregado é da pesquisa, é também do segredo de estado ensinar aos tupinikes como fazer armamentos isso é piada.
O Irmão Caim do Norte e a Europa agonizam.Comprem seus titulos rsrs façam negocios com eles de longo prazo rsrs e vão para o buraco juntinhos com eles.Não tem saida somente paliativos que empurram o que não tem solução para mais adiante.Apenas estamos vendo o começo do que sempre ocorreu A QUEDA DE UMA HEGEMONIA e por sinal a menor,a mais curta hegemonia da historia da humanidade.Agora é chegado a nossa vez mas se arrastarmos Ratazanas nas costas atreladinhas a nós tambem não vamos muito longe.Um pais pré-destinado a ser liderança primeiro se desenvolve,se fortalece,para depois dialogar.O ser humano so respeita o mais forte e somente o poder belico impõe respeito.Se ficarmos pensando como esse poder MANGUAÇA nos induz que patrocinando igualdade obteremos um consenso rsrs rsrs Apenas enriqueceremos e engordaremos as cobras que depois nos morderão.
E não se surpreendão O Irmão Caim do Norte ja ate cogitam deixarem a Europa a deriva no vacuo rsrs rsrs.Farinha pouca meu pirão primeiro rsrs rsrs PINICO BRASIL PLEASE MY FRIEND PINICO rsrs rsrs
Como sempre tem alguem querendo mostrar a buzanfa e ficar em evidencia agora que o Jobim X9 foi embora assume essa mascara ai MAG
O ideal para o Brasil seria ter 2 tipos de caças:
1) Um baratinho, que pudesse se esconder de baixo das árvores e usar as estradas como pista;
2) Outro que fosse possante e com um grande raio de ação, para poder atacar em profundidade, e boa velocidade para desengajar-se do inimigo.
Um deles seria o Gripen, e o outro o Rafale, devido a aquisição de outros tipos de armas (submarinos, helicópteros, etc).
Estava tão empolgado com o FX2 que agora so acredito depois que fecharem o acordo u.u
1maluquinho.
Os tres são ótimos progetos e concordo junto que os americanos só levam se fizerem a jogada da Dilma e do MD, só não usam o poder de barganha que eles tem porque são uns canalhas mesmo.
Dos tres prefiro o Rafale mas pessoalmente prefiro é a família Sukhoy rsrsrsr.
Essa decisão fica pro ultimo trimestre desse ano, como já havia dito antes.
Pessoal, a presidente Dilma é mais pragmática do que Lula. Então creio que ganhará quem “gerar mais empregos aqui”!
Gripen NG para a FAB e MB e Su35BM/S para a FAB…..Descoberto o maior segredo da industria aeronautica nacional.Filmado prototipo da mais avançada aeronave Brasileira em SP http://www.youtube.com/watch?v=fRC0y3QF8P4&feature=player_embedded
///////////////////
Maluquinho esta matéria como muitas outras já foi desmentida um serralheiro admitiu ter feito um balão com suporte para luzes. é só buscar na net.
Não creio que possuamos tecnologia a ponto de fazermos disco voadores interplanetários (ainda).
sds
E.M.Pinto
O Senta Puá voara neles.Esse sim tem autonomia e poder a altura do Brasil http://www.youtube.com/watch?v=L9LH585IJ4A&feature=related