Pesquisador japonês cria Veículo Aéreo Esférico

http://i0.ig.com/bancodeimagens/4r/l7/od/4rl7od26p5coi5ydccz5cbipd.jpg

Dispositivo pode voar por controle remoto e foi montado com componentes eletrônicos normais, a um custo de 2,2 mil reais.

Um pesquisador japonês inventou um veículo aéreo de observação esférico que pode sobrevoar ruas estreitas, pairar, decolar na vertical e quicar como uma bola.

Preto e do tamanho de uma bola de praia, o dispositivo, controlado à distância, pode transmitir ao vivo imagens feitas por uma câmera de vídeo. Ele é impulsionado por uma hélice protegida por um escudo esférico com aberturas largas para a circulação do ar, o que significa que um choque contra um muro ou uma queda não irão danificá-lo.
As pesquisas para aperfeiçoar o dispositivo continuam. Segundo seu criador, no futuro ele poderá ser usado como um veículo de perseguição, com capacidade de voar sobre os carros ou espionar um alvo por uma janela. O pesquisador também espera que o dispositivo possa ajudar em operações pacíficas, como busca e resgate em áreas de desastre, onde ele poderia voar por entre prédios e até percorrer escadas.

“Este é o primeiro veículo aéreo esférico do mundo”, afirmou Fumiyuki Sato, engenheiro do Instituto de Pesquisa Técnica e Desenvolvimento do Ministério da Defesa, em Tóquio. O modelo mais recente, o sétimo protótipo, pode atingir uma velocidade de até 60km/h.

Segundo o pesquisador, todos os componentes do dispositivo podem ser encontrados em lojas de eletrônicos de Tóquio ou na Internet, a um custo total de 1,4 mil dólares (cerca de 2.200 reais). O veículo pesa 350 gramas e tem um diâmetro de 42 centímetros.

Ainda há obstáculos a serem superados até que o dispositivo possa sobrevoar as ruas, entre eles a inclusão da função de piloto automático e a descoberta de uma forma de driblar a turbulência e condições climáticas desfavoráveis. Por enquanto, ele não pode ser usado fora do campo de visão de seu controlador.

Fonte: Último Segundo

18 Comentários

  1. É um pequeno helicóptero circular. Pode bater nas paredes que não tem problema. Eu já pensei em algo assim para voar entre as árvores da Floresta Amazônica.
    Achei a ideia bastante criativa.
    Agora, não é um disco-voador tal como pretendo criar.

  2. É um pequeno helicóptero circular. Pode bater nas paredes que não tem problema. Eu já pensei em algo assim para voar entre as árvores da Floresta Amazônica.
    Achei a ideia bastante criativa.
    Agora, não é um disco-voador tal como pretendo criar.

  3. Eu estava pensando, será que existe a possibilidade de desenvolverem um mini observador com autonomia própria capaz de ficar 24 horas no céu, alimentado por leves painéis solares e baterias, com várias câmeras, a uma altitude média, registrando e captando imagens de uma cidade por exemplo?

  4. SpaceGhost, os japoneses em seus desenvolimentos, se inspiram muito em jogos de video game(faz parte da cultura deles).

  5. Absolutamente fantástico!
    Veículos menores, usando sensores de proximidade, poderão sempre se manter afastados de objetos e paredes e terão certa autonomia de operação, podendo adentrar em construções de forma mais prática, sem necessidade de controle direto do operador.
    Poderiam até rolar no chão em situações específicas.
    Parabéns aos engenheiros japoneses.

  6. .
    .
    Lembram de um dos episodios de Star Wars onde um robozinhos voaram e paravam no ar para espiavam da janela e tentavam eliminar um inimigo de forma direta dentro do apartamento… bem a tecnologia esta ai, pronta para os serviços secreto e forças de segurança publica do mundo inteiro, e por US$1,4 mil!
    .
    Essa corrida nas escadas me deixou bastante impressionado, e certamente com a evolução do equipamento veremos aumento da autonomia, sensores de impacto e de relevo, FLIR para ver do outro lado dos muros, na mata, nos becos das favelas ou dentro de veiculos… começou a espionagem do século XXI que ja vinha utilizando Drones, mas o potencial deste ai parece superar a dos outros, e é muito silencioso, notaram que a apresentadora com ele do lado não teve interferência no microfone??
    .
    Vamos Brasil e Dandolo, ta na hora de fazer o nosso, e não serve muito investimento não…

  7. Uma máquina desta na fronteira ,equipada com visão noturna e uma câmera térmica ,abordo de uma embarcação militar pode mostrar por onde os contrabandistas entram a noite .Assim uma equipe bem armada pode se adiantar e acabar com esta farra em nossas fronteiras .


  8. essa “bola” pode substituir os motoboy com vantagens…

    servir como policia e vigia virtual… o japa mandou bem…

  9. concordo com com todos os comentarios!!!
    acredito que esta tecnologia poderia ser usada para monitorar nossas fronteiras ou servir de espião eletronico dando suporte a um ataque de infantaria motorizada. mas eu acredito que o dandolo com a sua genealidade ja têm a solução para aumentar em 20x a autonomia das baterias,sem falar na estrutura furtiva e sensores infra-vermelh. de alta resolução e etc.VAI QUE É SUA DANDOLOOOOOOOO!!!!

  10. Eder, pra que bateria ? Faço um carro elétrico sem bateria, e um avião elétrico, também sem bateria.
    Pra não acharem que eu sou louco, amanhã vou mostrar essa solução para vocês.

  11. Olha, eu já havia bolado essa esferinha para voar sob e entre as árvores da Floresta Amazônica. Como eu não tenho a oportunidade ” nas FFAA ” de desenvolver projetos, os japoneses se adiantaram.
    Essa era uma das armas secretas que eu tinha para a Amazônia. Um robô voador.

  12. Posso fazer uma esfera levitar de 3 maneiras diferentes: Usando um gás mais leve que o hidrogênio,um sistema antigravitacional e um sistema de emissão eletrônica.

  13. Cada vez mais pequenos UAVs tomarão o campo de combate e até atividades civis, servindo aos mais diferentes propósitos e ficando cada vez mais autônomos, podendo inclusive obedecer a ordens verbais e mandar informações para o visor do capacete do soldado ou para seu smartphone.
    Nos exércitos principais pequenos VANTs serão orgânicos de veículos de combate e até mesmo do combatente individual.
    Cada combatente terá um pequeno VANT, assim como hoje cada indivíduo tem um celular ou smartfone.
    Um soldado com um pequeno VANT individual (tipo esse só que não muito maior que uma granada de mão) irá aumentar a consciência situacional e poderá permitir que o mesmo consiga fazer observação fora da linha de visada, lançando um míssil ou um morteiro contra alvos encobertos, por exemplo. Hoje isso já é possível, mas exige uma estrutura maior, não a nível individual.

  14. Dentro de pouco anos também haverá micro UAVs suicidas.
    Há um projeto da DARPA que visa desenvolver um UAV pesando menos que 300 gramas (Lethal Miniature Aerial Munition System), com alcance de até 4 km, para ser usado contra snipers. Ele leva uma pequena carga explosiva.
    Um UAV esférico como esse, mas do tamanho de uma granada de mão, descartável, poderia ser usada como uma “granada de mão guiada” e ser usada como dispositivo de observação mas dotada de uma carga explosiva/fragmentação. Em locais confinados ou em ambiente urbano seria muito útil, podendo atingir alvos atrás do muro ou parede.

Comentários não permitidos.