Sonda detecta fluxo de água em Marte

http://dsc.discovery.com/news/2008/05/19/gallery/mars-water-324x205.jpgEstruturas no solo seriam formadas por água corrente, diz estudo.
Descoberta é o mais perto que se chegou de detectar água líquida.

A sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) encontrou evidências de que água corre em Marte durante períodos de calor, divulgou a agência espacial americana (Nasa) nesta quinta-feira (4) em um estudo publicado na revista especializada Science.

As fotografias mostram estruturas escuras e compridas no solo marciano durante a primavera e o verão do planeta. No inverno, elas desaparecem e retornam na primavera seguinte.

“A melhor explicação até agora é o fluxo de água salgada”, afirma o líder do grupo que estudou as imagens, Alfred McEwen, da Universidade do Arizona.

De acordo com os pesquisadores, o fluxo de água explica a formação das estruturas. Se ela for salgada, explica por que congela mais tarde do que seria esperado. Água pura congelaria na temperatura local, mesmo no verão.

A descoberta é o mais perto que os cientistas já chegaram de encontrar água líquida no planeta. Água congelada foi detectada perto da superfície em diversos pontos.

“O programa de exploração de Marte da Nasa continua nos trazendo mais perto de determinar se o planeta vermelho pode abrigar alguma forma de vida”, disse o administrador da agência, Charles Bolden.

Fonte: G1

27 Comentários

  1. Caras, estamos muito proximos de colonizar Marte! Se quisessemos poderiamos começar a fazer isso amanhã mesmo, não estariamos assumindo mais riscos do que foram assumidos quando o homem foi a lua em maquinas mais “rusticas” que uma calculadora de bolso, pelo menos em termos de processamento e capacidade.

    Se tem água salgada corrente tudo fica mais fácil, basta pegar essa agua e destilar atraves de processos relativamente simples para ter água limpa e potavel, nada que um reator nuclear do tipo que vai em toda sonda não faça. A proxima sonda que vai ser lançada em novembro vai nos dar informações completas sobre a composição quimica dessa água se tudo der certo.

    Se conseguimos pousar como plumas maquinas tão sensiveis quanto as sondas, que alias pesam centenas de kilos, podemos ir mandando atraves de varias viagens as peças para a montagem de uma futura colônia, além de suprimentos diversos. Quando enfim mandarmos homens a Marte a casa já estará quase arrumada para nos receber. Bastará os astronautas montarem tudo e terão uma estação marciana pronta para ser o ponto inicial da colonização humana.

    Acredito que até 2030 veremos isso acontecer.

  2. SERÁ QUE OS SUMÉRIOS ESTAVAM CERTOS?
    Teoria de TIAMAT
    .
    .
    Segundo os sumério,uma civilização, tão antiga quanto a egípcia,a 3 mil ou mais anos AC,escreveram sobre a origem do planeta Terra.
    .
    Tal escrita cuneiforme,traduzida por Zecharia Sitchin,antropólogo que consegui decifra-las,nela os sumérios relatam a colisão de dois astros,uma lua de um planeta que estava passando em nossa constelação, com o planeta Tiamat que se encontrava nas cercanias onde se encontra o planeta Marte.
    .
    Tal colisão com Tiamat e esta lua, geram ou produziram diversos fragmentos e um desses seria o nosso satélite natural (a Lua),o nosso planeta Terra e os fragmentos do cinturão que se encontra entre Marte e Júpiter.
    .
    Tiamat era, segundo os sumérios,um planeta cujo a superfície era coberta de água e tinha vida.
    .
    ”(..) Num estudo feito nos planetas do nossos sistema, a probabilidade de uma colisão celeste surgiu como a única resposta plausível . As luas de Urano, bem como sua posição, levaram os cientistas da NASA à conclusão de que uma colisão com algo do tamanho da terra, viajando a mais de 60 mil quilômetros por hora, poderia ter causado isso, declararam, sugerindo que provavelmente isso aconteceu há cerca de 4 milhões de anos. (…)”
    .
    http://www.imagick.org.br/zbolemail/Bol03x07/BE07x8.html
    .
    Existem muitas coisas que ainda não foram revelada,a não ser à “conta-gotas”

  3. Descobetta de água salgada em marte , nuvem de hidrogênio no espaço > q n sistema solar…enfim; meios p vicejar a vida tal como nos a conhecemos.Pura loucura? mt sabedoria , poder e conhecimento.Sds.

  4. Água + Sol + Célula Solar é sinônimo de combustível: H2 + O2.

    Pessoal, precisamos fabricar a Nave 1/3 C (100.000 km/s), para irmos da Terra a Marte em poucas horas.

    Tenho esse projeto em mente.

    Os ETs se locomovem em Naves 1000 C. Eu sei como é a tecnologia deles, mas acho que não permitirão que fabriquemos naves desse tipo, pois a genética do ser humano ainda é ruim.

  5. Como disse o ex-ministro da aeronautica, em entrevista ao programa da band platão da madrugada ” A vida e um dom universal ela só existe na terra porque ela existe no universo ” um abraço amigos

  6. .
    .
    Gostei Dandolo, 1000 x a velocidade da Luz… essa ai é a Nave!!!
    .
    Quanto à genética do ser humano ser ainda primitiva eu confirmo isso, pois ainda estamos competindo uns com os outros ao invés de ajudar-nos uns aos outros, isso demonstra que ainda somos animais irracionais de fato, e sendo irracionais somente traremos novas técnicas genéticas para aumentar a competição e não para ajudar na evolução!
    .
    Valeu!!

  7. Daqui uns 500 anos começa a colonização de Marte, kkk.

    E graças a NASA, mesmo com orçamento reduzido, a humanidade avança em conhecimento.

    Pena que a administração Obama cancelou o programa Constellation… dentre outras coisas, o retorno do homem à Lua, inclusive no lado oculto…

  8. Se construirmos uma nave na velocidade da Luz danolo ja e muito bom…. E quanto a essa agua, nao dou muito para ela, deve ter uma boa radiacao, como a massa gigantesca que acaharam em vapor no espaco

  9. Hahahah rídiculo isso. Agora estamos falando de ufologia? que piada! Genética nada tem haver com comportamento social. Muitos povos tem outra cultura onde a vida em comunidade e o respeito pelo outro são levados à sério, mesmo assim todos temos a mesma genética.

  10. O homem defeca,urina,joga um monte de outras ecas nos rios da terra e,agora esta noticia magnifica de uns canais em marte,na realidade(novidade)os gafanhotos procuram e´por minerios nobres.Me fez lembrar aquela cassepa de muie´azul de AVATAR,ela deve cozinhar muito bem!

  11. meu caro dandolo uma nave espacial viajando a 100.oooKm/s nos chegariamos a marte em aproximadamente 37 minutos ou seja pouco mais de meia hora. há outra observação uma viajem inter-estelar com essa nave de forma linear ou seja do ponto a ao ponto b por exemplo com a velocidade da luz (300.ooo km/s) e totalmente inviavel com seres humanos a bordo. pois ele teria que ser muito grande mas muito grande mesmo, grande o bastante para sustentar um pequendo eco-sistema com fontes renovais de oxigenio, agua, uma pequena fauna e uma flora para sustentar a vida dos astronautas numa viajem de aproximadamente uns 4,5 anos para ir e outros 4,5 anos para voltar sem falar na imensa quantidade de energia que seria consumida pela mesma (Nave) uma forma de viajem ainda pouco conhecida e divulgada e uma viajem inter-dimencional. mas isso e assunto para peixe-graudo e não para mim um sinples leigo. um abraço amigos

  12. Jose Maria, a minha física é um pouco mais evoluida que a dos terráqueos. Esqueçam as bobagens que Einstein disse. A Nave 1/3 C vai acelerar até a metade do percurso, e desacelerar na outra metade, por isso vai demorar mais de meia-hora para chegar a Marte. Essa nave possui dois tipos de dispositivos anti-inerciais,em que a aceleração de 15G se transformará em 5G. Terá um pequeno motor de Fusão Nuclear, utilizando o combustível deutério. Poderemos também utilizar um gerador anti-gravitacional linear. O sistema de segurança dela é uma prioridade, para que não seja destruida por partículas espaciais: Blindagem Inteligente + Canhão Laser + Radar com sistema de desvio. Querem que eu fabrique essa nave ?

  13. Jose Maria, ETs se locomovem pelo Universo em Naves 1000C. Essa velocidade é em condições ideais. Essas Naves geram um campo, chamado de “Bolha de Nada”, que tem capacidade de atravessar o Universo de ponta a ponta em frações de segundos, mas só se consegue controlá-la em apenas 1000C. Tal Bolha pode atravessar planetas e estrelas de lado a lado sem problemas, mas não os buracos negros. Um disco-voador desse tipo se desloca em zig-zag, evitando as grandes massas. Indo devagar, eles fazem 10 anos-luz em 3 meses. Daqui a 500 anos os terráqueos terão tal nave, depois de evoluirem geneticamente, através da engenharia genética.

  14. Francoorp, a nossa genética piorou, pois a competição natural acabou. A engenharia genética vai corrigir essa falha nos próximos 500 anos, sem traumas.

  15. José Maria,
    A nave do Dandolo leva algumas horas porque ele computou o temo necessário para a aceleração e desaceleração, provavelmente por ter neutralizadores de inércia menos eficientes que o seu…rsrsss
    A “sua” nave é mais eficaz e acelera e desacelera quase que instantaneamente usando “neutralizadores de inércia” mais eficazes, ou então um sistema propulsor não reativo à base de antigravidade ou equivalente que envolve toda a nave em um “campo de deformação espacial” empurrando todos os átomos da nave e dos tripulantes de modo equivalente, anulando o efeito da inércia. rsssss
    A nave Enterprise usando propulsores de impulso à base de fusão nuclear atingia no espaço normal “somente” 20% da velocidade da luz e acelerava de 0 a 20% C em 30 segundos usando os tais neutralizadores de inércia.
    A Frota Estelar limitava a 20% a velocidade das suas naves no espaço normal para reduzir os problemas relativos à dilatação temporal.
    Usando “propulsores de dobra” alimentados por reatores de matéria-antimatéria a Enterprise podia chegar a mais ou menos 1000 C (Dobra 8)
    Deixando a brincadeira de lado, se houvesse uma nave capaz de se aproximar da velocidade da luz, digamos a 99%, apenas para os observadores da Terra teriam se passado 4,5 anos. Para os tripulantes, devido ao efeito da dilatação temporal, apenas alguns poucos meses teriam se passado.
    Não levando em conta a tecnologia dos propulsores nem o tempo gasto para acelerar e desacelerar (com uma aceleração de 1 g (10m/s2) levaria cerca de 1 ano para se atingir a velocidade da luz), apenas do ponto de vista da tecnologia de manutenção de vida, seria perfeitamente possível uma nave levar suprimentos para uma pequena tripulação por alguns anos sem que fosse necessário todo o “ecossistema” artificial que você mencionou.
    O mesmo seria necessário se a nave não se movesse à velocidades próximas à da luz. A 1% da velocidade da Luz (plenamente possível de acordo com os teóricos atuais), uma viagem a Alpha Centauri levaria uns 500 anos.
    Aí o jeito seria criar um mundo artificial dentro de uma “arca” espacial, multigeracional.
    Ou então o ser humano deveria ser levado em estado de animação suspensa ou na forma de embriões congelados.

  16. qnta enganaçao
    dizem que acharam agua em marte e bla bla bla

    agora nesses ultimos tempo tem gente dizendo que viu Nave extraterrestre

    e ainda vem dizendo que esse planeta e tudo que nele habita nasceu de uma explosao

    e que a gente era um macaco kkk

  17. Aguardando o Dandolo inaugurar a era das naves com propulsores de Dobra Espacial. 🙂

    Se conseguirmos ao menos voar à 100.000 km/s já tornaria viagens interplanetárias(dentro do Sistema Solar) rotina… Agora para outros Sistemas, precisamos de um salto tecnológico, semelhante de sair das caravelas do séc. XV para o Space Shutle do sec XX.

    []’s

  18. Bosco e dondolo a nasa, a roscosmos, a esa entre outras agencias espaciais mundo afora estão disperdiçando dois mega genios da inteligencia humana nascido nos ultimos 2 mil anos ( o ultimo foi jesus cristo ). parabens para voces eu tiro o chapeu voces são D+ para qualquer inteligencia humana ou alienigina, voces insuperaveis que bom que voces nasceram aqui no brasil. um abraço amigos

  19. Jose Maria,
    Que isso companheiro?
    Eu não chego nem aos pés do Dandolo. Minha capacidade de criação é zero ao quadrado.
    Eu apenas relato o que já existe, desenvolvido ou teorizado por outros.
    De qualquer forma agradeço o “elogio”.

  20. Meu deus… Temos técnico em engenharia alienígena neste site u.u

    Gostei da nave dimensional, mas essa tecnologia está bem longe da gente ainda. Já vi um filme chamado “Enigma do Horizonte”, sobre uma nave que viaja dessa forma…

    Alias já que é para brincar assim, deve lembrar que NUNCA vamos colonizar marte, os ETs nos expulsaram da Lua, imagina marte o.O #APOLO13

  21. Nada de dobra e tempo dilatado. Esqueçam Einstein e a ficção científica. A tecnologia dos UFOS é simplória. Eu tive que melhorar a nossa física para chegar a certas conclusões. Creio que tenha desvendado toda a física, desde o Big-bang, que na minha opinião foi divino. Fiz várias teorias: O novo Big-bang, Teoria Unificada Universal (microcordas), Nova Teoria Atômica, Teoria Inercial, Teoria Gravitacional, Teoria Eletromagnética, Teoria da Força Centrífuga, Teoria das Ondas Eletromagnéticas (luz, etc), Teoria Cosmológica, Buraco Negro, Teoria da Fusão Nuclear a frio, etc. Dentro de tais teorias, criei as duas Naves Espaciais (1/3 C e 1000 C). Para fabricar as naves, tive que intuir a Blindagem Inteligente, o Campo Bolha de Nada (desintegrador de matéria), Gerador de Ondas Gravitacionais, Compensadores Anti-inerciais, Gerador de Matéria, etc.
    A minha inteligência é criativa e intuitiva, por isso tenho muita facilidade para gerar ideias. Depois eu criei uma nova crença espiritual, que eu chamo de Dinamização.
    Eu tenho os meus contatos com os planos superiores. Lamentavelmente, a grande maioria da humanidade não possui o devido discernimento e percepção. Que oportunidade eu tenho para desenvolver esses meus projetos no Brasil ? Zero. Por isso, vou para qualquer país que acredite nas minhas pesquisas.

  22. dandolo nunca sua aero nave vai chegar a + doque a velocidade da luz porque ela é massa… amenos que tenha èscudo`´ de vacuo em volta e olhe lá flws..

Comentários não permitidos.