Imagem puramente ilustrativa, não representa o modelo de navio em questão
Texto Plano Brasil
E.M.Pinto
Sugestão e informações: Ignat St. Petersburg Rússia Para o Plano Brasil
Em um pronunciamento na feira de defesa IMDS-2011 em St. Petersburg Rússia, Roman Trotsenko diretor de projeto e construção da United Shipbilding Coporation, anunciou que o primeiro Porta aviões nucleare de uma nova classe destinada a Marinha Russa deverá estar pronto por volta de 2023.
Segundo Trotsenko, a definição do projeto será efetuada em 2016 e a construção iniciada em 2018. O navio terá deslocamento entre 60 e 65 mil toneladas métricas e será construído na planta naval de Zvezdochka e Severodvinsk.
O navio terá propulsão nuclear e cerca de 300m de comprimento e operará aeronaves de combate de 5ª geração Sukhoi PAk FA, bem como aeronaves de alerta antecipado, aeronaves não tripuladas de combate e helicópteros.
Será equipado com modernos radares de busca de superfície e de sistemas de rastreio conectados a satĺites e sistemas integrados de guerra centrados em redes.
Trotsenko afirmou ainda que o navio terá a sua construção concluída no ano fiscal de 2023 e será o primeiro de uma classe de 4 navios, o que poderá ser extendido para dois outros mais dependendo das condições econômicas e das necessidades da Marinha Russa.
Quando questionado sobre os custos do programa, Trotsenko respondeu que todos os custos e previsões estão dentro do cronograma orçamental Russo para os anos fiscais e disse ainda que prevesibildiade do número dos navios a serem construídos está diretamente relacionada ao crescimento da economia russa para os próximos 25 anos. Neste ponto, fez questão de afirmar que o período de construção é programado para ser de cinco anos e que o navio entrará em operação já em 2023 após os períodos de teste de mar.
Quando questionado se o desenvolvimento do novo Porta aviões Nuclear terá a participação de algum escritório de projetos estrangeiro, Trotsenko respondeu não estar autorizado a falar sobre informações estratégicas.
Comandante da Marinha Russa anuncia que a nova classe de destroyers russos será de propulsão nuclear
34 Comments