Uma questão de Segurança Nacional?

http://www.estadao.com.br/fotos/PoliciaCivildaBahia.DIV.MACONHA_288.jpg

Por Paula Laboissière

América do Norte é maior mercado de drogas do mundo; cocaína e remédios sem prescrição preocupam

A América do Norte, em particular os Estados Unidos, continua a ser o maior mercado de drogas do mundo, de acordo com documento divulgado hoje (23) pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc).

A taxa de prevalência de consumo de maconha na população entre 15 e 64 anos chega a 10,7% – bem acima da média mundial (7%). A região abriga cerca de um quinto de todos os usuários da droga no mundo.

América do Sul é a maior produtora de cocaína; consumo na região também começa a se destacar, diz Unodc

A América do Sul permanece conhecida pela produção e pelo tráfico de cocaína em larga escala, mas o consumo de drogas, sobretudo em países do Cone Sul, também tem se tornado significativo. É o que aponta o Relatório Mundial sobre Drogas 2011, divulgado hoje (23) pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc).

De acordo com a publicação, a produção ilícita de drogas continua significativa em três países andinos – Colômbia, Peru e Bolívia, responsáveis por praticamente100% da produção global da folha de coca, matéria prima para a fabricação da cocaína.

Os fluxos do tráfico são principalmente direcionados a partir dos países produtores de cocaína na região dos Andes rumo a América do Norte; ou diretamente para o México e, em seguida, para os Estados Unidos; ou via América Central para o México; ou via Caribe para os Estados Unidos. Os fluxos para a Europa ocorrem de forma direta, partindo da  região andina; via países vizinhos; via região do Caribe; ou via países da África Ocidental.

Fonte: Agência Brasil

34 Comentários

  1. Embora os EUA,preguem enfrentamento ao narcotráfico em sua sociedade, isso já é uma pandemia mundial que a cada dia afeta a todos!
    O combate as drogas deve ser contínuo ! e deve começar dentro das famílias, as marchas em favor da maconha,agora liberadas, vão somente piorar as coisas!
    Alguns poucos fazem manifestações a favor ,mesmo sabendo dos resultados nocivo que as drogas tem,mas contam com a ineficiência da lei. Se o álcool já faz tanto estrago imagine as drogas ilícitas !?

  2. E em pensar que os “alienígenas” do STF liberaram a marcha da maconha… Quer dizer: Fazer publicidade do “barato” da maconha é permitido… Masss, fumar o “barato”, não é… Será que os dementes ministros supremos não sabem que a propaganda cria um grande apelo de consumo, principalmente, entre os mais jovens e inexperientes… Ou será que os MeretRíssimnos capas-pretas fizeram tão elevado uso da “erva assassina de neurônios”, que já não conseguem enxergar a realidade?!?… E O QUE VIRÁ AGORA?!?
    🙁

  3. Tenho a impressão que se a OEA e a ONU adotassem medidas econômicas restritivas com relação a países produtores de drogas, com certeza haveria uma redução bastante significativa na produção e no tráfico internacional, não me parece que os grandes produtores estejam de fato empenhados em acabar com essa fonte de renda espúria.
    Há de se verificar quem são os maiores beneficiários do tráfico, não tenho dúvidas de que o dinheiro grosso arrecadado com a venda da cocaína e seus derivados beneficie inúmeras campanhas políticas pelo mundo afora.
    É necessário que se utilizem medidas impactantes contra os governos dos países exportadores de drogas.Os países produtores de coca devem fazer uma opção ou se engajam efetivamente na luta contra a produção das drogas, matéria prima ou coisa que o valha ou verão suas economias serem penalizadas. A sociedade está cada vez mais refém das drogas e os seus produtores pouquíssimo ou nada fazem para
    reverter esse quadro.

  4. Maxtedy, já tomaste um mate de coca? Contra “comeu demais”, contra o “sorote” (mal das altitudes), enxaqueca, dor de cabeça, contra gulodice, não tem igual.
    Aí, cientistas sintetizaram a cocaína, para fins medicinais.
    E certos doentes começaram a ficar viciados.
    E os empreendedores começaram a comprar a produção de coca e vender cocaína.

    E a cocaína começou a ser misturada com outras coisa, dando pasta básica, crack, oxi etc.
    A coca é da cultura da Bolívia, Peru e Colombia.
    A cocaína é da nossa cultura.
    A produção da coca se alastrou por causa da cocaína consumida nos países industrializados, notadamente os EUA, disparado o maior consumidor.
    O que precisamos fazer, com maior vigor, é auxiliar esses países a terem cultivo alternativo para a coca. Erradicar não tem jeito, porque existe necessidade real para a coca, dezenas de anos se passariam para tal.
    Os quechuas e os aymarás mascam coca o tempo todo, como formar até de burlar a fome. As folhas são vendidas por qualquer camelô, em Sucre, La Paz, Santa Cruz.
    Não podemos ir “pro pau” tão somente, porque daqui a pouco vão “nos pegar de pau” também por causa de cidreira, boldo, carqueja etc.
    Tenho parentes no Amor Exigente, que contam estórias de arrepiar, de fazer chorar. Mas a culpa dessas tragédias é do indio boliviano?
    A OEA e a ONU têm que adotar medidas economicas alternativas e não restritivas, que acirrariam animos.
    Vi numa feirinha em La Paz, com um só agricultor, 7 tipos diferentes de batata. O que esse indio não faria bem apoiado?

  5. Só existe vendedor porque existe os compradores, espero q ñ fiquemos na situação do México…+ se a pobreza persistir, isso irá ocorrer, como está virando epidemia no norte do n país…Sds.

  6. Realmente a liberação da marcha vai traser grandes dores de cabeça,e se liberarem o usu o que eu não duvido nada,trara dores as familias a comunidade em geral,hoje fumam escondido,amanha se amontoarão em tua porta e vc não podera diser nada e ainda podera ser processado por discriminação,ja pensaram nisso?a cracolandia mudara para a tua porta,é tomara que se amontoem na porta dos ministros,quem duvida que não pitem umzinho juntinho.

  7. Vamos praticar a democracia estilo americano, quem sabe,
    talvez a tão desejada cadeira na ONU venha. Apóio
    a politica do Indio Boliviano é suicidio para o BRASIL, o camarada é FALSO, joga sujo, é viciado, foi criado no cultivo e comercio da erva, não vai mudar nunca sua cultura de lucro fácil,saída para o pacifico via chile nunca. No BRASIL a fronteira é exemplo de democracia tudo é permitido, país irmão? Você vende droga para seu irmão?
    Só na cabeça de alguns ditos brasileiros.
    O CHILE estar certo em não querer negócios com o governo
    da BOLIVIA, é barca furada, acerta uma coisa e faz outra,
    quando dar errado se faz de vitima, são pobres coitados, indios inocentes que necessitam da folha para mascar nas
    altitudes dos andes, será que na fronteira com o BRASIL
    tambem tem essa altitude? Atualmente estar do lado CHINÊS
    negociando materia prima, será que irá convencer aos chineses sobre as vantagens do seu principal produto?

  8. Armas, mortes, bandidos ricos e com muito dinheiro no bolso… É culpa do tráfico ou da venda liberada? vamos quebrar os traficantes… é só liberar a venda produção consumo, regulamenta coloca imposto para financiar o tratamento dos viciados… Após um breve aumento do consumo o mesmo vai cair assim aconteceu com o cigarro e outras cosisitas mais, vim de uma familia de fumantes podia fumar quando quisesse mas não sou fumante, não uso drogas, e bebo socialmente. O USA combatem tanto as drogas por questão de mercado consomem muito e não produzem nada…
    quer dar mais dinheiro aos traficantes? Proíbe a venda de Coca Cola e de chocolate… no outro dia estão vendendo nas vila e favelas… e ai a historinha todos conhecem…

    Força e Honra!

  9. Não sei se seria a melhor escolha, pois poderia acontecer uma epidemia, com o consumo liberado além de aumentar muito o número de usuários os traficantes não deixariam de existir, pois assim como o cigarro cujo a venda é permitida existe o contrabando que para piorar é ainda mais barato, acredito que aconteceria o mesmo com as drogas o preço cairia muito principalmente nas mãos dos traficantes e logo teríamos um problema de saúde pública.
    Por outro lado sou favorável a decisão do STF que permite a marcha em pró da liberação dos entorpecentes o indivíduo tem todo o direito de reivindicar, isso se chama liberdade de expressão também conhecido como democracia eu gostando ou não é meu dever respeitar a opinião dos outros mesmo confesso repudiando a idéia da liberação dos entorpecentes, pois repito não acho que melhore nada e é bastante provável que piore.
    sds

  10. “Marcha para liberação da maconha”. Ao meu ver, isso é legitimar o “trabalho” de traficantes, já que são os únicos que comercializam a erva. Ou será que esses ‘moleques de prédio” que fumam maconha na faculdade e fazem passeata não enxergam que se a erva começar a ser vendida em ‘supermercados’, o governo vai cobrar um imposto absurdo em cima e o baseado de cada dia vai sair caro. Será pura demagogia o governo liberar o uso de um produto de contrabando.
    Mas críticas serão bem-vindas caso eu esteja errado!

  11. Não quero ser redundante, mas às nossas FRONTEIRAS, colhe toda esta droga que circula no Brasil e em partes do mundo.
    Ninguém está vendo, que este espaço entre Roraima ao RGS, é aberto ao “público” do tráfico. Os três países: Bolívia, Colômbia, Equador, são eles que produzem e, não tem como consumir-la, assim repassa a “bola”, à Argentina, ao Brasil e ao Chile clientes, desta demanda ilícita. Por que estes três últimos, estão em uma modalidade de nível social totalmente diferente dos demais da América do Sul. São os A’B’C,’ que vão construir uma área latina desenvolvida, primeira do continente.
    Vamos esperar agora, que este movimento de patrulhamento no “Front” venha dá um impulso na segurança em nosso pais.
    Dona Dilma, vamos gastar com investimento em defesa, em educação, em saúde(… assim poderá gerar pesquisa tecnológica neste pais…); à fronteira não pode sai da mídia, precisamos controlar “ELA”; sempre nós esquecemos à Amazônia Azul mas, é outra história idêntica. Valeu Amigos.

  12. Sou contra liberação, libera e tem de ter qualidade, ai alguem lança uma droga mais barata sem qualidade continua o trafico e por ai vai.

  13. o velho falso moralismo do cidadão brasileiro!a maconha tem mais de 10,000 anos de consumo e nenhuma morte,a coca é cultivada a mais de 5,000 anos pelos povos andinos , por que sem ela é impossível viver naquelas regiões! O ser humano usa substancias alucinógenas desde os primórdios,(afinal só assim pra escrever um livro como a bíblia he he he …)mais de 80 anos pra cá começou uma campanha anti drogas meramente comercial, com fins totalmente comerciais. Perceba que quem saiu ganhando nessa guerra só foi as fabricas de armas (vendendo para os dois lados)e os EUA invadindo vários países com o pretexto de combater o narcotráfico!Eu recomendo aos colegas de debate abrir os olhos pra realidade , afinal cada cidadão deve ter o direito de escolher o que quer pra si próprio,independente do que escolher.

  14. A drogas são um grande problema.
    E muito maior que parece. Não se trata apenas das tragédias cotidianas que trazem às famílias e indivíduos, e por conseguinte, às sociedades.
    Devem ser combatidas, não apenas nos aspectos repressivos, policiais.
    Todavia, vejo com muita preocupação a tendência de tornar o combate ao narcotráfico uma questão quase militar.
    Parece que sob essa problemática ampla e generalizada, está escondido o assalto às soberanias e recursos de países do mundo.
    Será que não se defenderá em breve uma ‘intervenção’ em países andinos (Bolivia, p.ex., grande produtora de lítio…), ou mesmo ‘países rotas’ como o Brasil…???
    E esse ‘combate ao narcotráfico’ não vai cumprir o papel de ‘armas de destruição em massa’ ou de ‘proteção aos civis’, ou ‘combate ao terrorismo’ , ou ‘proteção ambiental’ (lembrem-se que a Otan coloca isso como motivo de intervenção em qualquer lugar do mundo) , etc, etc ??
    Ou seja, não vai se transformar apenas em mais uma desculpa formal para a invasão de países visando o saque de seus recursos ??
    Esse é meu temor nesse assunto, mas parece que todos temem colocar as coisas nesses termos, pois serão acusados de ‘favorecer’ a industria das drogas. Talvez a resistência às ‘políticas internacionais’ sobre o assunto deva ser analisada sob esse angulo.
    Afinal, suspeitosamente, são sempre os mesmos países armados, poderosos e tradicionalmente saqueadores que formulam tais ‘políticas’ .
    É preciso muito cuidado nessa questão de ‘internacionalização’ do ‘problema’ das drogas….

  15. Considero esta questão da maconha uma guerra perdida, mas o estado e a mídia apesar de dizerem que são contra iriam faturar muito com impostos e com o dinheiro da propaganda.

  16. Cerca de 1/3 do dinheiro que gira na bolsa de NY é resultante do tráfico internacional de drogas. Vocês acham que querem mesmo acabar com isso? Se quisessem já teriam desenvolvido uma praga biológica pra acabar ou se não prejudicar en grande escala a produção da folha de coca, maconha ou flôr da papoula por ex,deixando apenas para o consumo local. Diante da tecnologia de hoje não seria tão complicado concordam? Da minha leiga parte acho a clonagen animal ben mais complexa. O negócio é lucrativo principalmente pros caras do hemisfério norte, aqui no sul também temos grandes beneficiários sendo as FARC um dos principais captadores de recursos diante às drogas, que pagam amaior parte de um dos maiores orçamentos de compra de materiais de defesa,(armas importadas) que sustentam outro tipo de tráfico, o de armas. Essas duas categorias de crime são também responssáveis por grande parte dos crimes em território brasileiro. Sabemos que onde há trafico temos também furtos, roubos,homicídios ou seja tudo em virtude da droga que “sustenta” governos,grandes investidores,movimentos politicos-ideológicos ou “sociais”. Bem, acho que somente os mortos verão o fim desta guerra!

  17. Eu não diria que a marcha da maconha é apenas liberdade de expressão pura e simples,mas sim uma apologia às drogas como esta no código penal!
    Se qualquer manifestação for liberada, daqui a pouco teremos a marcha da pedofilia, do crack,do assassinato,etc!
    Estamos numa democracia certo? pois bem, na democracia PREVALECE A VONTADE DA MAIORIA, e se fizermos um plebicito
    vamos ver que a maioria e contra essas marchas!

  18. O Brasil não trata os seus diabéticos, os seus cancerosos, agora terá que tratar os seus viciados em droga? onde? com que dinheiro?
    E os viciados em sexo, jogos de azar, alcool etc..? também não são brasileiros?
    Tenha santa paciência quem vem com discurso mediocre de que ” na holanda é liberado”… Vá lá e veja se eles querem plantar e cultivar lá… pergunte para os europeus, porque que eles , que liberam , não plantam depois venha om esata idéias revolucionárias para cá…
    Sou contra, esta marcha é uma afronta a lei e a sociedade, defesa di direitos não é isso.
    Nós vivemos um estado que quer dizer, se eu fumo é meu problema, mas quando você fuma o problema é meu, pois tenho que comprar carro blindado e viver dentro de bunker para me proteger do traficante e dos viciados que roubam e matam para comprar a sua droga. portanto, acho pouco se o estado te persegue e te prende, pois você e tão ou mais bandido que o traficante.
    mas é isso, querem que vivamos no pais da democracia das minorias, ou seja na anarquia generalizada, onde basta ser um para passar por cima dos direitos de todos, e assim ainda surgem defensores.
    Passar bem
    E.M.Pinto

  19. Primeiro de tudo uma critica ao rapaz que postou este topico, apesar do tema ser super interessante, Colocar uma foto de um bolo da MACONHA, com um texto falando sbre produção de COCAINA, nao tem nada a ver.
    Eu acho uma baita ignorancia colocar a maconha lado a lado com drogas como o crack, cocaina, sinteticos e etc.
    Morro de raiva, a discução que o STF firmou foi a respeito de MACONHA e nao DROGAS
    vamos parar de generalizar as coisas.
    Essas drogas sintetizadas, eu concordo, sao o veneno do mundo moderno. Mas e a maconha? especificamente a maconha, alguem tem algo de ruim a falar dela?
    Fora aquela balela de porta de entrada para outras drogas pesadas e etc, que também é outra burrice.
    A porta de entrada para outras drogas são as más companhias. Baita os seus pais lhe ensinarem o que é ter personalidade, e nao ser maria vai com as outras, que mesmo gostando de maconha voce nao ira entrar no meio do submundo.
    O ponto positivo da regulamentação é que justamente o usuario de cannabis, nao precisara mais se infiltrar no submundo, cheio de pessoas ma intencionadas, para conseguir o seu baseado. Essa historia de consumo aumentar, so acontecerá se os pais permitirem que seus filhos a utilizem.

  20. A foto foi escolhida tendo em mente a banalização do tema como vem sendo feito.
    Ou seja um inocente bolo de maconha como algo a dar para as crianças da 1º série na escolhina dos nossos filhos, já que é algo que não tem problema.
    A escolha foi minha pois sou contra a liberação e ao discurso do tipo, “alcool também é droga e daí”????
    Também sou contra o método que justifica um erro por outro.
    Seja qual for a droga deve ser controlada sim, não só pelo efeito Zumbi que cria numa sociedade mas principalmente pela criminalidade e clandestinidade que ela leva.
    Anualmente o tráfico mata cerca de 50000 brasileiros, direta e indiretamente, o tráfico gera outros 75 outros tipos de crimes deles 6 considerados ediondos.
    DVD também é legalizado e vendido em loja e shopping, mas o mercado clandestino é maior e apesar da política ser conivente com a venda dos camelôs, ainda há clandestinidade, crime e evasão de divisas, sonegação e tudo mais.
    quem defende a legalização está agindo em causa própria e não considera o resto do país o resto da população que tem que viver enjaulado num bunker pra não sofrer com a violência decorrente do tráfico, corrupção e clandestinidade das drogas.
    Sds
    E.M.Pinto

  21. Gostei do seu argumento E.M. Pinto, para isso que servem os foruns, e ja me desculpo por critica-lo. Pois na minha visão sao assuntos diferentes.
    Eu tambem quero um mundo melhor, onde nao tenhamos mais que nos esconder de todos esses problemas que nos cercam.
    E concerteza O MUNDO DAS DROGAS, é o grande responsavel por isso.
    Eu so penso que, se tirarmos a droga ilicita mais popular atualmente que é a maconha, deste nicho do submundo teriamos sim alguns beneficios.
    COncerteza todo bandido ou 90 porcento deles, é usuario desta droga. Mas isso nao significa dizer que todo o usuario é bandido, seria simplista demais.
    Pessoas que trabalham, que estudam como(bill clinton, FHC, paulo coelho, Gabeira) tambem ja foram usuarias, nem por isso descambaram para o lado do crime. Talvez porque eles nao tiveram tanto contato com a criminalidade como outros usuarios. Talvez porque eles sejam esclarecidos e tenham personalidade, uma coisa que falta e muito hoje em dia. Fruto desta má educação que os pais estao dando aos seus filhos.
    EU so acho que a guerra contra o trafico é uma guerra dificilima de vencer, ao se prender um traficante, outros 10 assumem seu lugar, ao se fechar uma fronteira, surgem milhares de rotas alternativas. E nós gastamos fortunas e fortunas neste combate quase irracional. Dinheiro que, sendo concentrado somente ao combate e a educação de pais e filhos contra o vicio da cocaina e do crack, utilizando também recursos adquiridos atraves da possivel arrecadação de impostos proveniente da venda legalizada da maconha, seria um caminho Mais RACIONAL.
    Eu acho que pelo menos o debate em relação a maconha deve haver. A marcha eu nao vejo como uma simples apologia. Eu acho que concerteza propaga a ideia a cabeças que nao estao preparadas para o assunto. Mas eu acredito que se as pessoas discutissem mais, e se informassem mais. Ao contrario do que muitos pensam, que isto iria aumentar o consumo, imagino que o debate e o esclarecimento, dos pontos positivos e negativos do consumo desta substancia, nada mais faria do que incentivar uns, mas também desestimular muitos outros.
    VIVA A FAMILIA e a EDUCAÇÃO, nao podemos esquecer que o mau nasce dentro de casa!

  22. E.M.Pinto a criminalidade e o efeito zumbi não são as drogas que causam,se um sistema coloca nas drogas a culpa de seu total fracasso educacional, e ainda faz com que as outras pessoas acreditem nisso, vemos quem cria o efeito zumbi! o estado podia arrecadar bilhões de reais com a legalização, investindo em saúde , cultura e lazer!Mais isso pelo q parece não vai acontecer , por que no Brasil existe uma grande maioria que acredita em valores totalmente retrógrados,eu queria que o senhor me deixa-se bem claro apenas uma vitoria que essa guerra contra as drogas e a criminalização conseguiu! apenas uma! chega de olhar para o passado como referencia pra o futuro!evolua!

  23. Como eu disse antes e repito sou contra a liberação da maconha ou de qualquer outra droga e por mim nem cigarro poderia se vendido, pois essas drogas levam a problemas de saúde e meu dinheiro dos impostos é gasto nos hospitais pra curarem essas pessoas, liberar a maconha é gastar mais dinheiro em hospitais para curar essas pessoas sobrecarregando ainda mais os hospitais sem falar no possível aumento da criminalidade (se bem que reconheço que a maconha não seja lá uma cocaína não faz o mesmo estrago). Por outro lado defendo que o cidadão diga em alto e bom som o que pensa, o que o STF permitiu foi que essas pessoas digam o que pensam, mas ficou proibido à apologia “dizer que a maconha não faz mal” ou “dizer que faz bem e que as pessoas deviam usar” essas coisas são contra a lei ainda e tomara que continue assim.
    E democracia não é exatamente o que a maioria quer ou não quer, se fosse assim coitada das minorias, democracia pra mim é a liberdade que cada um tem desde que não prejudique ninguém e assim reservando o direito de todos inclusive das minorias.
    Se as pessoas querem discutir esse tema é direito delas, mas eu me reservo ao direito de se contrario a liberação por achar que não var resolver nada e var até piorar em todos os sentidos.
    http://www.bancodesaude.com.br/maconha/a-verdade-sobre-maconha

  24. Mas acho muito difícil liberarem essa droga quando estão a cada dia mais tentado corretamente acabar ou restringir com o uso do cigarro, bebidas e remédios sem receita medica.

  25. Eu tambem concordo que a maconha traz inumeros maleficios.. Cancer de pulmão(mais carbono que o cigarro), letargia(quem nao conhece o tipo famoso do maconheiro vagabundo), problemas psicologicos, como paranoia, depressão.
    Mas tambem tem alguns beneficios, já é comprovada como exelente para pessoas com cancer que passam por quimioterapia, ajuda em alguns casos leves de epilepsia, anorexia e alguns outros.
    Mas apesar do que os leitores que viram minha opinião imaginam, eu nao sou a favor da legalização. Eu também acho que criaria-se um clima de OBA OBA, onde os pais nao teria condições de impedir que seus filhos caisem nessa onda(muitas vezes errada).
    Mas eu acho que movimentos como essa marcha, ja propiciam alguma forma de dialogo, que poderia preparar a sociedade(isso em questao de varios anos) para uma possivel descriminalização do plantio e consumo para pessoas que realmente teriam algum beneficio com a planta, e eventualmente deixar de prender pessoas pelo seu uso em local privado, evitando que se lote o sistema carcerario de pseudobandidos. que ao sair da prisão se tornariam verdadeiros criminosos.

    Mas volto a dizer, nossa sociedade nao esta preparada. Mas Espanha, Inglaterra, Argentina, Holanda, Portugal e varios outros paises, fizeram essa experiencia e nao se arrependeram.

  26. Toda substância que interfere no estado emocional das pessoas é perigosa, e com a maconha não é diferente.
    Mas o mais interessante é que os usuários da maconha falam como se fossem estudiosos que analisaram a droga, e contestam os verdadeiros cientistas que demonstram através de estudos os efeitos nocivos dessa substância !
    Se a droga prejudicasse só o usuário,seria menos mal,mas prejudica a todos e se por ventura for liberada não há impostos que iriam pagar o mal que se abateria sobre a sociedade!
    Imagine mais pessoas trabalhando,dirigindo,vivendo sobre efeito da maconha,seria um caos!

  27. Para quem disse aqui, ou para quem imagine que somente a orientação familiar é suficiente para evitar que um jovem venha a utilizar drogas, que tenha então, o meu testemunho: é doído dizer, mas apesar de todas as orientações, meu filho foi um viciado. As companias e facilidades de obtenção da droga falaram mais alto e por isso tiveram mais poder (e esta é situação de mais de 90% dos casos). Mai: nunca, exceto por ajudas “morais” de amigos ou organizações religiosas, tivemos algum apoio ou ajuda para internar meu filho. Você, se não pagar, simplesmente não tem a quem recorrer. Tivemos que arcar com tudo sozinhos. E mais um detalhe: exixtem muitas “clínicas” que não são CLÍNICAS. E você só descobre depois de um bom tempo, sem ter também com quem reclamar.
    Por isso, acho que facilitar aínda mais o acesso, mesmo que seja maconha, só irá piorar as coisas.
    Que Deus preserve a todos, sem excessão, de situação parecida.
    Abraços.

  28. Mas engraçado mesmo é o governo exigindo sigilo para as gastos com a copa do mundo, vereadores aumentando o própria salário pra mais de 20 mil reais, mensalão… e o povo só sai na rua pra liberação de maconha e passeata gay. êêêê povo brasileiro, vê se toma jeito!

  29. É eu ñ posso aumentar o meu miseravel salário mínimo…já tranquei até a faculdade de enfermagem.O meu contrato na Fesp-RJ- saúde, só me dá R$600,00 por mês e olhe lá, tem + dia q dineheiro.Se eu quizer tenho de ter + de tres empregos…e eles reclamam q ganham mal…dizer + o quê? sds.

  30. O amigo Carlos tem razão é uma vergonha em quanto o povo morre de trabalhar por um salário mínimo os políticos falando merda dizendo que ganham mal… Raça desgraçada!!
    Mas se não da para fazer a faculdade agora quem sabe tentar o técnico, boa sorte!!

  31. Como ambientalista vejo com bons olhos o aumento do consumo mundial das drogas,todos os sabemos oque acontece quando uma sociedade fica alienada,ninguem produs,a familia acaba,acaba o consumo de materias primas,doenças controladas retornam com força maxima,as pesquisas sao interompidas ,o caos se instala,so vai haver morte,a populaçao vai diminuir ate a extinçao,( ooo maravilha!!!!)ou alguem acredita que viciadinhos impulsivos produzem alguma coisa? sao parasitas de uma sociedade ja doente,a civilizaçao vai acabar desta forma ou vamos acabar por causa do fanatismo religioso,de qualquer forma a natureza agradece! muita agradecida,macaquinhos pelados!

Comentários não permitidos.