Embraer entregará 100 jatos para JetBlue

Por Cesar Bianconi

LE BOURGET, França – O contrato firme da Embraer com a JetBlue será cumprido e a fabricante brasileira de jatos entregará 100 aviões para a companhia aérea norte-americana, apesar dos planos de revisão de frota da cliente.

A informação foi dada à Reuters pelo vice-presidente de Aviação Comercial da Embraer, Paulo César de Souza e Silva, durante a Paris Air Show, nesta terça-feira.

Mais cedo, a JetBlue anunciou que irá revisar sua frota, otimizando o uso dos jatos regionais Embraer 190. A expectativa da JetBlue é utilizar 75 unidades da aeronave em suas operações, segundo comunicado ao mercado. O plano inclui a compra de 40 aviões Airbus A320neo.

Não está claro qual será o destino dos 25 aviões Embraer 190 que não serão integrados à frota da companhia aérea norte-americana.

A JetBlue foi a cliente que lançou o Embraer 190, de 100 passageiros, com encomenda firme por 100 aviões e 100 opções de compra. O acordo anunciado em 2003 foi estimado à época em até 6 bilhões de dólares.

Na noite de domingo, em entrevista à Reuters, o presidente-executivo da Embraer, Frederico Curado, disse ser pouco provável que a JetBlue exerça as opções de compra do contrato.

Até o final de março, a Embraer tinha entregue 49 aviões para a JetBlue, restando 51 unidades do pedido firme na carteira de encomendas da fabricante.

A Embraer não deve anunciar mais vendas durante o salão de aeronáutica que acontece no aeroporto de Le Bourget além das divulgadas na segunda-feira, segundo a assessoria de imprensa da fabricante.

Na abertura do evento, a Embraer divulgou cinco contratos para venda de 39 aviões avaliados em 1,7 bilhão de dólares. Há ainda opções de compra de outras 22 aeronaves, que podem levar o valor combinado dos novos negócios para 2,6 bilhões de dólares.

Além disso, também na segunda-feira, o vice-presidente de Aviação Comercial da fabricante disse que vê boa chance de conseguir uma encomenda da Delta Air Lines, com previsão de que a companhia aérea norte-americana decida fornecedores para renovar sua frota em outubro. “A nossa expectativa é que a Delta decida em outubro. Estão falando em 250 aviões, sendo 100 jatos regionais.”

O executivo da Embraer também disse que deve ser concluído nas próximas semanas contrato firme de venda de seis a 10 jatos para a norte-americana Republic Airlines.

Outra negociação em curso é com a companhia aérea Garuda, da Indonésia, com desfecho da campanha de venda esperado em três meses.

Fonte: Reuters

5 Comentários

  1. Temos de aproveitar-mos td e qlq oportunidade p vender n produtos, parabéns a EMBRAER,está aproveitando bem.É + empregos no BRASIL .Só está faltando no “BOOK” de vendas um caça supersônico com turbinas…tbm serve..e p ontem.

  2. “Só está faltando no “BOOK” de vendas um caça supersônico com turbinas…tbm serve..e p ontem.”
    .
    Exatamente argus…

  3. Gosto desse chavão do Carlos Argus, para ontem!
    Mandou bem, Carlos, é isso, torcendo sempre para o nosso time.
    Mas focando agora no tema da matéria, é intrigante realmente o que a Jet Blue vai fazer com os 25 aviões que não pretende incorporar. A situação está dificil para a empresa, não vai exercer realmente o direito das 100 opções de compra, mas ainda tem essa dúvida no ar.

  4. A Embraer tem que anunciar logo o seu próximo projeto de jato pra passageiros, pra nós vermos onde estamos em termos de avanço nesse quesito e se teremos futuro no emrcado a propósito da concorrência que se acirra!É claro que a Embraer nos salva do divã do fracasso e nos lava a alma, de cada brasileito, por seu sucesso global!!!

  5. Grande, Regivaldo, é isso aí.
    A Embraer registrou, novamente, em Le Bourget, acho que foi o Curado, que pretende decidir até fins de 2012 sobre a nova família ou novo avião, na classe do 737 e A320.
    Mas a nossa torcida é que decida por entrar, pois é a faixa mais rentável e de maior futuro. Basta ver as vendas da Airbus do A320Neo na feira aeronautica. E também as perspectivas de venda para essa faixa.

    Agora note a timidez das vendas da Bombardier com o CSeries. Esse é o cuidado que precisamos ter. Entrou primeiro na concorrencia com os verdadeiramente grandes e está sofrendo.

Comentários não permitidos.