No Brasil, Ban Ki-moon defende reforma do Conselho de Segurança

http://wscdn.bbc.co.uk/worldservice/assets/images/2011/06/16/110616193501_patriota_ban_304x171_ap.jpgJoão Fellet

Da BBC Brasil em Brasília

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse nesta quinta-feira em Brasília que o Conselho de Segurança da ONU deve ser modificado para se adaptar à nova realidade geopolítica mundial.

“Isso significa que ele deve ser reformado de modo que se torne mais representativo, com mais credibilidade e democrático. Os Estados-membros começaram negociações num texto-base, e espero que isso se acelere”, afirmou Ban em entrevista coletiva, após se encontrar com o chanceler Antonio Patriota no Palácio do Itamaraty.

Ban na América do Sul

Ban disse que está “totalmente consciente” da ambição brasileira de se tornar um membro permanente no Conselho – atualmente, o país ocupa um assento rotativo no órgão – e afirmou que o tema “deve ser discutido entre os Estados-membros” da ONU.

O sul-coreano chegou ao Brasil nesta quinta-feira, após visitar Colômbia, Argentina e Uruguai, e ainda esta quinta-feira iria ter um encontro com a presidente Dilma Rousseff.

Sua viagem antecede a eleição para a secretaria-geral da ONU, cargo que ele ambiciona ocupar por mais um mandato de quatro anos. Como é o único candidato, dificilmente enfrentará obstáculos.

Papel maior na ONU

Ban disse ter afirmado aos líderes de todos os países sul-americanos que visitou que “eles podem ter um papel muito maior na ONU e em organizações multilaterais”.

“Ao mesmo tempo, a ONU pode ter um papel maior na região, em termos de promoção de instituições democráticas, direitos humanos e a promoção da cooperação sul-sul”.

Na coletiva, Ban disse ainda ter tratado, em seu encontro com Patriota, da Conferência de Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que deve ocorrer em junho de 2012.

“Esta (desenvolvimento sustentável) será a questão prioritária mais importante para ONU. (…) Avançamos rápido, mas não conseguimos entrar em acordo quanto a um acordo amplo e aceitável.”

Ele afirmou também que o Brasil, dado o papel internacional que conquistou nos últimos anos, está em posição estratégica para construir consensos entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Mundo árabe

Comentando as instabilidades no mundo árabe, particularmente na Síria e na Líbia, Ban disse ter conversado muitas vezes com o líder sírio, Bashar Al-Assad, e o exortado a “ouvir os desejos e as aspirações de seu povo”.

“É totalmente inaceitável que muitos civis se manifestando pacificamente para conquistar seus direitos genuínos de maior liberdade e democracia sejam mortos e feridos.”

Quanto à Líbia, disse esperar que o regime do coronel Muamar Khadafi promova um cessar-fogo que possa ser verificado, para que a ONU e outras entidades internacionais possam prover ajuda humanitária aos afetados pelo conflito.

Após o encontro, Patriota disse que tem conversado com chanceleres de alguns países do Conselho de Segurança na tentativa de articular a elaboração de uma declaração presidencial sobre a violência na Síria.

A declaração presidencial, afirmou o chanceler, não precisaria ser votada e “seria uma maneira de o Conselho de manifestar sobre uma situação que é preocupante e complexa”.

Segundo Patriota, Ban lhe disse considerar desejável a iniciativa.

Fonte: BBC Brasil

12 Comentários

  1. Ban Ki-moon veio ao BRASIL ”jogar pra galera” como dizem alguns! as promessas do secretário da ONU são tão reais como uma nota de R$3,00.
    Nada que disse esse senhor pode ser levado a sério em relação a ambição brasileira de se tornar um membro permanente no Conselho de segurança da ONU.

  2. eu simplesmente não sei o que o brasil quer fazer na onu.se eu fosse a presidente dilma estaria mais preocupada em consolidar o brasil como potencia economica e militar e me preocuparia com o conselh. de seg.da onu depois.

  3. Acho que a ONU está falida moralmente , até no G-8 tem bicão, organizações paralelas como a Brics ganharam força, o Brasil atropelou a Espanha e Itália estamos nos calcanhares da França e Alemanha, Índia e China a mesma coisa, forças militares não são mais capazes de influenciar por si só o mundo de hoje, tem que ter matéria prima, indústria, população , território e principalmente OPINIÃO E PERSONALIDADE com justiça ou próximo dela. As influências mudaram.
    Veja o Brasil disse não sozinho no caso da Síria e foi copiado por China e Rússia. Altas patentes militares inglesas já vislumbram um amortecimento por pressão no caso das Malvinas .
    Observe o roteiro do Secretário Geral: Brasil-Uruguai-Argentina. Se a Onu quiser renascer vai ter que mudar, sempre trabalhou em favor das ” potências ” .
    Mudará ou será enterrada.

  4. Se fizermos um plebicito,com pessoas AQUI DO BLOG,poucos seriam a favor do brasil pleitear este cargo,e creio que a maioria dos brasileiros que lem jornais e revistas,assistem tele jornais,tambem talvez tenha alguma importancia,mas as que eu vejo tenho visto,é para se intrometer em conflitos,que na maioria diz respeito a seu propio povo resolver,interfiriram em varias nações ,resolveram alguma coisa,somalia,iraque,varios paises da africa,haiti,viatnã,levaram alguma riquesa a estes paises,levaram a tal paz,falam de paz mentem sobre paz,mas só fasem a guerra e destruição nestes paises,levam a miseria e a fome,a libia,talvez estivesse meio ruim,e agora sera que esta melhor?pontes destruidas cidades destruidas,imprezas destruidas,usinas destruidas casas escolas é inumeravel a destruição,será que tá melhor?Muitas viuvas defuntos viuvos pais sem filhos filhos sem pai sem mãe,sera que esta melhor?O iraque vive a mesma tristeza,o terror vive no iraque hoje,sera que esta melhor?Eu fico muito feliz de nosso pais não participar desta bandidagem,o brasil hoje faz um papel que todos deveriam faser,levar a ordem a verdadeira paz,remedios comida,vestuario,interferir sim em calamidades, desastres como no haiti,isto é humanitario,agora no libano ja é fria,os caras la não querem paz,e la não avera paz,pois quando diserem á paz e segurança repentina destruição sobrevira naquela região,é uma profecia que ainda vai se cumprir,todos sentam na mesa falam de paz mas só mentem ninguem quer a paz em seus corações,então praque o brasil ir pra lá.

  5. Eu sempre defendi e defendo a presença do BRASIL,no Conselho de segurança da ONU. O BRASIL levará uma nova mentalidade ao conselho,e acreditem o BRASIL não fará nada pior que os que lá estão já fizeram !
    As nações do 3ºmundo só tem a ganhar com presença brasileira, e volto a dizer, se houver mudança no conselho, o BRASIL estará lá,pois conquistou esse direito como nação,com grande economia e população!

  6. concordo com dandolo essa ONU só serve para fazer os interesses dos poderosos e as vezes seu poder não é respeitado, caso da guerra do iraque, o Brasil não precisa desse órgão.

Comentários não permitidos.