Plano Brasil
A variante naval embarcada em porta-aviões do caça leve indiano LCA (Light Combat Aircraft) fará seu voo inaugural em 6 Julho próximo.
Segundo as autoridades indianas, está tudo pronto para que o protótipo NP-1, uma variante biplace do caça leve LCA que deveria ter voado em Dezembro passado.
O HAL Tejas é um caça multimissão leve 4.5G, desenvolvido pela Índia e a produção da versão baseada em terra foi iniciada em 2007. O Tejas emrpega técnicas modernas de projeto, incluindo emprego de materiais compostos leves.
A aeronave foi desenvolvida aplicando técnicas de redução do radar cross section (RCS) que além de soluções estruturais e geométricas emprega material radar absorvente ( RAM).
A indústria indiana desenvolveu localmente um sistema fly-by-wire dentre outras tecnologias críticas. A aeronave integra aviônica nacionalizada glass cockpit compatível com night vision goggles (NVG), um head up display (HUD) e três multifunction displays (MFD) de 5×5″.
O caça utilizará sistemas hands on throttle and stick (HOTAS) e futuramente um helmet mounted display (HMDS) israelense a Dash, da Elbit. Será equipado com um sistema inercial a laser além de IFF, rádios VHF e UHF, e datalink ar-ar e ar-terra.
A aeronave será equipada com uma moderna suíte de guerra eletrônica, indiana composta por RWR, ECM, LWS e chaff/flare. A aeronave será equipada como as turbinas americanas GE F404-GE-IN20.
A Índia espera adquirir cerca de 200 caças monoplaces e 20 biplaces para a a sua Força Aérea e outros 40 monplaces e cerca de 12 biplaces para a sua Marinha.
Ficha Técnica (versão baseada em terra)
Comprimento: 13,2m
Envergadura: 8,2m
Peso vazio: 5 000 kg
Peso carregado: 12 500 kg
Máximo de decolagem: 15 000 kg
Velocidade Máxima: Mach 1.8
Sistemas de Armas: Até 4 000 kg de armamentos ar-ar e ar-superfície, em 8 pontos duros, a aeronave será equipada com um canhão interno GSh-23, de 23mm.
28 Comments