Defesa & Geopolítica

Tejas Naval fará o seu primeiro voo em Julho

Posted by

E.M.Pinto

Plano Brasil

A variante naval embarcada em porta-aviões do caça leve indiano LCA (Light Combat Aircraft) fará seu voo inaugural em 6 Julho próximo.

Segundo as autoridades indianas, está tudo pronto para que o protótipo NP-1, uma variante biplace do caça leve LCA que deveria ter voado em Dezembro passado.

O HAL Tejas é um caça multimissão leve 4.5G, desenvolvido pela Índia e a produção da versão baseada em terra foi iniciada em 2007. O Tejas emrpega técnicas modernas de projeto, incluindo emprego de materiais compostos leves.

A aeronave foi desenvolvida aplicando técnicas de redução do radar cross section (RCS) que além de soluções estruturais e geométricas emprega material radar absorvente ( RAM).
http://www.technologyreview.in/files/36823/tejas2.jpgA indústria indiana desenvolveu localmente um sistema fly-by-wire dentre outras tecnologias críticas. A aeronave integra aviônica nacionalizada glass cockpit compatível com night vision goggles (NVG), um head up display (HUD) e três multifunction displays (MFD) de 5×5″.

http://3.bp.blogspot.com/_En-sxfOkXP8/TDbqSSNZ-AI/AAAAAAAAGQU/XDYQu4Avxl8/s400/Naval+LCA.bmpO caça utilizará sistemas hands on throttle and stick (HOTAS) e futuramente um helmet mounted display (HMDS) israelense a Dash, da Elbit. Será equipado com um sistema inercial a laser além de  IFF, rádios VHF e UHF,  e datalink ar-ar e ar-terra.

A aeronave será equipada com uma moderna suíte de guerra eletrônica, indiana composta por RWR, ECM, LWS e chaff/flare. A aeronave será equipada como as turbinas americanas GE F404-GE-IN20.

A Índia espera adquirir cerca de 200 caças monoplaces e 20 biplaces para a a sua Força Aérea e outros 40 monplaces e cerca de 12 biplaces para a sua Marinha.

http://www.lca-tejas.org/images/line%20up.JPG

Ficha Técnica (versão baseada em terra)

Comprimento: 13,2m

Envergadura: 8,2m

Peso vazio: 5 000 kg

Peso carregado: 12 500 kg

Máximo de decolagem: 15 000 kg

Velocidade Máxima: Mach 1.8

Sistemas de Armas: Até 4 000 kg de  armamentos ar-ar e ar-superfície, em 8 pontos duros,  a aeronave será equipada com um canhão interno GSh-23, de 23mm.

28 Comments

shared on wplocker.com