Deu no Aéreo: Pilotos Britânicos voarão Rafale no CDG

http://3.bp.blogspot.com/__A2VG2LiIPk/TQ_twcRfokI/AAAAAAAAAao/hrRKTSK5TPU/s1600/rafaleRAN.jpg

Título original

Pilotos navais britânicos estão aprendendo francês. Adivinha por que?

Poder Aéreo: Por Alexandre Galante

Nota do Plano Brasil

Para quem se lembra, o Plano Brasil já havia comentado esta possibilidade em um post de 2010, acho que vale a pena não somente ler a matéria mas também os comentários dos nossos leitores- para ler a matéria do PB clique aqui -Medida do Reino Unido poderá ver aeronaves Rafale da França nos porta-aviões britânicos

E.M.Pinto

Segundo jornais ingleses, os primeiros cinco pilotos da Royal Navy de um total previsto de 30,  já estão tendo aulas de francês com esse objetivo

Pilotos ‘top gun’ da Marinha Real britânica estão sendo forçados a tomar aulas de francês, de modo a voar caças Rafale a partir do navio aeródromo Charles de Gaulle, da Marinha Francesa. As informações são dos jornais ingleses Daily Mail e The Telegraph.

Os pilotos da Royal Navy deverão se comunicar em francês com suas contrapartes da Marine Nationale, tanto no ar quanto a bordo do Charles de Gaulle, em treinamentos conjuntos com o caça Rafale, enquanto aguardam pela entrega de seus novos F-35, que não deverão estar prontos antes de 2020.

Os primeiros cinco, de um total que deverá chegar a 30 pilotos navais britânicos, já estão recebendo aulas de francês no Collège Interarmées de Défense (CID), em Paris. Serão 16 semanas aprendendo a língua, antes de iniciarem um período de três anos treinando no grupo aéreo embarcado do Charles de Gaulle, de modo a ganhar experiência no Rafale, cujos melhores pilotos, ou ’top guns’, são conhecidos como  ‘les chevaliers du ciel’ – cavaleiros do céu.

Um alto oficial da Marinha Real disse: ‘Quem diria que, mais de 200 anos após a Batalha de Trafalgar, estaríamos pedindo aos franceses para treinar nossos pilotos navais de caça? Nossa relação com os franceses sempre foi um pouquinho tensa, então esse será um grande teste de cooperação. Por décadas. nossa percepção dos franceses sempre foi de que eles chegam quando a batalha já acabou. Agora  David Cameron (primeiro-ministro inglês) nos forçou a unir forças, ter aulas de francês, e comer sua comida.’

Falando em comida, ao invés dos ovos com bacon do café da manhã dos navios britânicos, os ingleses terão que se acostumar a croissants com café. Quanto à qualidade da comida, esse não deverá ser um problema: quem já embarcou em navios franceses afirma que as refeições a bordo têm qualidade muito superior às servidas nos navios britânicos, com o jantar sendo o ponto alto de cada dia.  Queijos e vinhos finos também estão no cardápio, estes últimos e o vermute substituindo a cerveja  e o gin tônica e tradicionalmente consumidos por oficiais britâncos nas folgas do serviço.

O Reino Unido já enviou pilotos para treinar com a Marinha dos EUA (U.S. Navy), mas é a primeira vez que os franceses foram solicitados para treinar pilotos navais britânicos.

Segundo o capitão Jock Alexander, a frota britânica precisará contar com um grupo experimentado de pilotos navais de caça antes que a Marinha Real receba seus dois novos navios aeródromo de grande porte, ao final desta década.

Segundo um porta voz do Ministério da Defesa do Reino Unido, ‘o relacionamento com a França tem importância estratégica, e as discussões estão em andamento para que pessoal da Marinha Real seja baseado no Charles de Gaulle, como parte do acordo bilateral entre os dois países. Isso permitirá que mantenhamos nossas habilidades e ajudará a desenvolver uma capacidade superior de ataque a partir de navios aeródromo no futuro.’

Fonte: Poder Aéreo


36 Comentários

  1. E os nossos Dilma rsrs rsrs rsrs rsrs A cada instante se faz evidente que teremos SU35BM/S na FAB rsrs rsrs Para desespero dos babas óvos de Americanos e saudosas viuvinhas do Rafale rsrs rsrs

  2. F-35, que não deverão estar prontos antes de 2020
    eses Jacalis quando sairem pra producao ja tarao ultrapasados 🙂
    Muitos mais comprarem Rafales pra Navy
    -SO CEGO QUE NAO VE QUE RAFALE EO MELHOR P FAB
    Quanto Gipen Naval os Ingleses nem sem animao pq sera?
    que venha os Rafales

  3. Desde de a aposentadoria do antigo Ark Royal os ingleses não voam asa fixa nos PAs…. Deve ser no mínimo estranho aprender falar francês… hasdhasduhasduhasduhasuhduhasduhasd!! 🙂

    []’s

  4. Tenho que confessar que morri de rir com essa matéria.Acho que a Royal Navy vai com a dobradinha Rafale F-35.O F-35 vai demorar a amadurecer,enquanto o Rafale já é uma realidade concreta.Pelo que vejo a “Jaka” virou princesa todos querem casar com quem um dia foi Bete a Feia.Mas ainda prefiro para nossa FAB o SU-35.
    O F-18 foi projetado inicialmente para enfrentar com superioridade Mig 21,Su25,Mig 23,etc…Posteriormente navalizado e agora modernizado(o velho quebra galho).
    O Su-27 foi feito para superar o F-15 e agora com novas modernizações acabou se tornando o SU-35(quebra galho Golden).
    O Rafale foi projetado para enfrentar os aviões da antiga URSS e substituir todos os aviões da Força aérea e Naval Francesa.
    O Brasil quer um único caça para Marinha e Fab.Se der a lógica vomos de Rafale,mas ainda tenho esperança no quebra galho Golden que foi feito para superar o F-15.

  5. Com os ingleses voando com o Rafale, o Brasil deveria voar com SU-35. A amizade entre Frances e inglês, não é benéfica para o Brasil, com um grande litoral a ser explorado, o governo do Brasil tem que ficar esperto com os ingleses, que são ladrões desde de tempos remotos.

  6. Para mim isso tem sérias implicações no FX-2, como eu disse no caso do Tejas, sem abandonar o projeto FX-2 em si, é melhor o Brasil passar à procurar soluções secundárias para reforçar o projeto.
    Quanto dois países operarem um porta aviões, acho correto no Atlântico Sul, em vez de dois, três países no Porta Aviões São Paulo : BRASIL, URUGUAI E ARGENTINA.
    Nem que fale mandarim.

  7. Não importa qual caça iremos comprar. Temos que pensar em torná-los submersíveis. Eles precisam mergulhar no mar como aves de rapina, “nadar” em direção ao inimigo e surpreendê-los.

  8. quando li a reportagem desconfiei que a inglaterra iria trabalhar com o rafale ao inves do f-35 americano,só não sei se daria para operar o rafale nos porta aviões ingleses,mas se der pode ser uma opção para os ingleses no caso do f-35 não aprovar,pelo que tenho lido esta muito complicado de ser aprovado,assim os britanicos estarão com o rafale na mão como opção,que é uma vergonha este nosso fx isso é que governo nosso povo tem eleito,nem conhecem direito sem nenhuma referencia,ja vai se elegendo ooooooooooooo brasil aprende aaaa votar,vota em quem tem bagagem em quem é brasileiro,lutador pelos nossos intereses,votar em gente traumatizada,cheia de picuinha só da nisso,não votei na dona,mas achei que éla ia faser mais,pelo menos dar continuidade no governo que a elegeu,é um absurdo o que esta acontecendo com nossa defesa,quando vemos os americanos encomendarem 690 elicopterosa pache enchergamos a distancia,a disparidade,a falta de vontade,a miseria que se encontra nossas forças militares,faltam bases,se olharmos no nosso mapa veremos o monstro buraco,é um absurdo e uma falta de consideração com este pais,encomendaram 12 helicopteros russos,bons helicopteros,mas muito pouco,uma micharia,se olharmos os caças que estão servindo em nossas bases da até dó como estamos atrasados,estar atrasados não é o grande poblema,mas o poblema é este coverno não ter dado pelo menos continuidade ao que estava sendo feito,tenha dó dona dilma,vc ta michada.

  9. Quanto a qual será o melhor para o Brasil, tecnicamente falando…
    Não sei, não entendo nadica de aviação, menos ainda de aviação militar e muitíssimo menos de caças.
    Apenas penso que o correto é buscar a maior capacitação possível, no menor tempo possível e ao menos custo possível, para, no mais próximo futuro possível produzir seu próprio armamento.
    O que não for possível produzir internamente, providenciar de vários fornecedores, pois ovos todos num mesmo cesto são um convite a ficar sem omelete.
    Assim, parcerias com russos, chineses, franceses, sul-africanos indianos, argentinos, paraguaios, porto riquenhos, senegaleses, palmeirenses, corintianos, anjos e demônios, etc…tudo vale para ser capaz de ter pelo menos 80% de seus armamentos sem depender criticamente de ninguém, para daqui uns 20 anos, estourando a boca do balão.
    Isso vai ter de incluir, ensino e pesquisa de qualidades no caldo…
    No mais, que Deus nos proteja até termos nossas próprias bordunas…

  10. Ah, só complementando: nukes e a respectiva capacidade de ‘delivery’ também fazem parte do caldo, como ‘tempero’ quente…

  11. Tem gente que vai ter que tomar Rivotril para o resto da vida se a Grã Bretanha comprar os Rafale.. Principalmente um tal de Darth Vader, personagem cômico da blogosfera, que seria capaz de apostar o esfíncter retal de que o Rafale é a pior desgraça já produzida na História humana e que só tem chances de vendas em função de negócios escusos..

  12. A genética do Rafale é a mesma dos mirages, são décadas e décadas de caças testados , aprovados e respeitados no mundo todo, ai vem meia dúzia de babacas e o chamam de jaca, taí a resposta, India, EAU e agora a própria Inglaterra se rendendo ao Rafale, lembrem-se que eles fazem parte do consórcio do Eurofight, só falta os Americanos comprarem os Rafales para substituir os f18 super jacas.

  13. Só para registrar, essa estranha associação faz parte do programa de contenção de despesas de ambos países.
    Os ingleses anteciparam a baixa dos seus porta-avioes e, enquanto não recebem os novos, voam com os franceses.

  14. AS histéricas defensoras do Rafale apenas esquecem que tal fato deve-se a necessidade dos pilotos ingleses manterem a proficiência até a chegada do F-35C. E não se esquecendo que outro grupo foi enviado aos EUA para voar o Super Hornet. Ademais o futuro prevê que Rafales operem do QE e F-35s do CDG. Então garotas, menos..

  15. Então quer dizer que eles terão que manter a proficiência voando jatos tão “inferiores” ??? O Rafale só é “inferior” na mente de alguns colonizados tupiniquins veneradores de Tio Sam. Pelo que eu vejo todos os grandes operadores de jatos de primeira linha respeitam o modelo Francês e o colocam em perspectiva em caso de uma futura aquisição. Não que eu seja exatamente a favor dele, mas eu não admito que se coloque um produto em questão apenas porque um presidente da República deu um parecer favorável a este caça.

  16. Tirando a adjetivação aos demais leitores concordo contigo. ALiás já tinha escrito isto em 2010. transcrevo o que escrevi no outro post que mandei como referência (link).
    #####################
    E.M.Pinto disse:
    28/10/2010 às 07:03 (Editar)

    Senhores, em nenhum lugar ai está dizendo que a Inglaterra vai comprar Rafale, a matéria é alusiva a possibilidade de interoperacionalidade de ambas as nações UK e França, o que é muito bom pois pilotos franceses operarão em navios britânicos e vice versa.
    Isto é muito positivo pois nos intervalos de paradas dos navios as tripulações e sistemas poderão manter-se em constante operação.
    Aliás isto é o que devemos fazer com nossos parceiros e apresentar um programa semelhante que vise a interoperacionalidade dos nossos pilotos e demais tripulantes, a parada de 5 anos do São Paulo custou caro para nós, e não e estou falando apenas de $$$$ e sim de perda de capacidades humanas devido ao longo período de inoperabilidade.
    como já foi dito os Britânicos vão de F 35, nada de rafale.
    sds
    E.M.Pinto

    #########################
    lembro que na outra matéria falava-se d ecompartilhamento dos navios…

    Agora a pergunta mais importante não foi feita ainda.
    Poruqe a Royal Navy declinou de treinar com os EUA?
    Porque vão com os Franceses? ou ainda será só com os Franceses?

    Sds
    E.M.Pinto

  17. Vão pilotar o orgulho frances, um belo caça , um ótimo caça…sói a dilma q ñ sabe, ò dilma qdo vão chegar os novos caças p a n FAB e MB !?!?!? Veja como está a Líbia minha sra, td isso pq uns esperto deixou a defesa p depois…liberdade custa caro.P Ontem sra.

  18. André Oliveira disse:
    12/06/2011 às 20:34
    Tem gente que vai ter que tomar Rivotril para o resto da vida se a Grã Bretanha comprar os Rafale.. Principalmente um tal de Darth Vader, personagem cômico da blogosfera, que seria capaz de apostar o esfíncter retal de que o Rafale é a pior desgraça já produzida na História humana e que só tem chances de vendas em função de negócios escusos..

    Camarada, fc foi no ponto.
    meus parabéns pela sacada.

  19. André Oliveira:

    Eu afirmei aqui nesse tópico que o Rafale era assim “tão inferior”? Não né? Apenas disse que tal medida tinha o objetivo de, além de manter a proficiência dos pilotos britânicos, iniciar a interoperacionalidade entre a Marinha Nationale e a RN. Caso não saiba aviões Grumman C-2 Greyhound da U.S Navy estão efetuando as tarefas de CoD entre as bases aeronavais francesas e o CDG.Antes de ser docado após o acidente nas caldeiras, pilotos argentinos de S-2T e Super Etendart operavam no SP para manter suas proficiências em operações embarcadas. Há dois anos atrás um esquadrão de Rafales operou embarcado no USS Enterprise enquanto o CDG estava fazendo seu Overhaul. No mais somente recomendei a caras como você que contivessem o entusiasmo. E sim, considero que quando entrar em serviço o F-35 será superior ao Rafale!

  20. Bom eu sou segundo o colega disse ali,uma ou um antigo histérico defensor do Rafale,pois é na minha opinião um projeto maravilhos,um caça impar,em relação aos 4g,na minha opinião o segundo melhor caça do Ocidente,perdendo apenas para o F-22,tem uma tecnologia embarcada de altíssimo nível,a sua versão naval,o Rafale M,tem no seu projeto a possibilidade de em caso de pane num dos motores ou se esse motor for danificado,ele pode mandar um percentual alto de combatibilidade,e de pous,ou seja caso o rafale seja atingido por um disparo e um dos seus motores estaja danificado ele pode ainda combater,pode pousar com segurança,me lembro da Matéria de um alto oficial da RAF QUE DISSE:Se eu tivesse que escolher um caça para pilotar em um combate eu escolheria o Rafale,fora a possíbilidade do rafale ser modernizado,poder operar o neuron,e tudo isso é concreto não é promessa,é uma pena que muitos que se dizem supostos conhecedores de caças e assuntos de defesa,deixem o lado político falar mais alto,e por pura neurose,saiam denegrindo o caça o Jobim,o MD,pelo simples fato do EX-Presidente ter dito que esse era o seu preferido,é uma pena,mas o tempo é o senhor da razão,os insandecidos,caluniadores e até certo ponto idiotas,estão agora meio sem o que dizer,vão falar que o Lula e o Jobim,INTERFERIRAM NO PROCESSO DA ESCOLHA DOS CAÇAS NA ÍNDIA,vão falar aqueles absurdos de loby,ida a Castelo na França,Mulher do Sarkozy,acho que não,só a Fab para escolher um caça que não existe,que nem o seu país de origem banca,que um Ministro que veio na delegação sueca,tentar vender esse LIFT,disse que o caça não é bom para ataques ao solo,e ai vamos ter que usar AMX e Gripen.

    Com a palavra os senhores da verdade,e tem outra até hoje não vi nenhum desses senhores me apresentar dados que comprovem que o gripen é melhor que o Rafale e o F-18SH.

    Agora meu caro amigo maluquinho,quanto ao SU 35,eu concordo com vc é um senhor caça,mas acho que tem um Bifé estragado no meio desse negócio,não é a primeira vez que a Russia usa as exportações de carnes contra o Brasil,e isso mostra uma certa caractesitica de personalidade dupla de Moscou,eu tenho mais confiança em negociar com os americanos,e ingleses e franceses do que com os Russos,Italianos e Chineses,o americano pode ser o que for,podem achar o que for deles,mas quando eles assinam algo em contrato eles cumprem,sempre foi assim,se eles dissserem,vamos abrir o F-18SH para o Brasil,eu acreditaria,um exemplo foi a IBM que vendeu máquinas de Tabulação,algo como o avô do computador,servia acho que para cálculos e catalogação,bom eles mantiveram o suporte,e só pararam quando a ALEMANHA oficialmente entrou em guerra com os Americanos,muitos politicos,eram contra e outros a favor,pois os que eram a favor diziam que o contrato foi assinado,e que a credibilidade americana,não poderia ser afetada,outra história é a propria historia da ascençao do Dolar a referencia monetária.

  21. Bom eu sou segundo o colega disse ali,uma ou um antigo histérico defensor do Rafale, pois é na minha opinião um projeto maravilhos,um caça impar,em relação aos 4g,na minha opinião o segundo melhor caça do Ocidente,perdendo apenas para o F-22,tem uma tecnologia embarcada de altíssimo nível,a sua versão naval,o Rafale M, tem no seu projeto a possibilidade de em caso de pane num dos motores ou se esse motor for danificado,ele pode mandar um percentual alto de combatibilidade,e de pois ,ou seja, caso o rafale seja atingido por um disparo e um dos seus motores estaja danificado ele pode ainda combater,pode pousar com segurança,me lembro da Matéria de um alto oficial da RAF QUE DISSE:Se eu tivesse que escolher um caça para pilotar em um combate eu escolheria o Rafale,fora a possíbilidade do rafale ser modernizado,poder operar o neuron,e tudo isso é concreto não é promessa,é uma pena que muitos que se dizem supostos conhecedores de caças e assuntos de defesa,deixem o lado político falar mais alto,e por pura neurose,saiam denegrindo o caça o Jobim,o MD,pelo simples fato do EX-Presidente ter dito que esse era o seu preferido,é uma pena,mas o tempo é o senhor da razão,os insandecidos,caluniadores e até certo ponto idiotas,estão agora meio sem o que dizer,vão falar que o Lula e o Jobim,INTERFERIRAM NO PROCESSO DA ESCOLHA DOS CAÇAS NA ÍNDIA,vão falar aqueles absurdos de loby,ida a Castelo na França,Mulher do Sarkozy,acho que não,só a Fab para escolher um caça que não existe como finalista,que nem o seu país de origem banca,que um Ministro veio na delegação sueca,tentar vender esse LIFT,disse que o caça não é bom para ataques ao solo,e ai vamos ter que usar AMX e Gripen.

    Com a palavra os senhores da verdade,e tem outra até hoje não vi nenhum desses senhores me apresentar dados que comprovem que o gripen é melhor que o Rafale e o F-18SH.

    Agora meu caro amigo maluquinho,quanto ao SU 35,eu concordo com vc é um senhor caça,mas acho que tem um Bifé estragado no meio desse negócio,não é a primeira vez que a Russia usa as exportações de carnes contra o Brasil,e isso mostra uma certa caractesitica de personalidade dupla de Moscou,eu tenho mais confiança em negociar com os americanos,e ingleses e franceses do que com os Russos,Italianos e Chineses,o americano pode ser o que for,podem achar o que for deles,mas quando eles assinam algo em contrato eles cumprem,sempre foi assim,se eles dissserem,vamos abrir o F-18SH para o Brasil,eu acreditaria,um exemplo foi a IBM que vendeu máquinas de Tabulação,algo como o avô do computador,servia acho que para cálculos e catalogação,bom eles mantiveram o suporte,e só pararam quando a ALEMANHA oficialmente entrou em guerra contra os Estados Unidos,muitos politicos,eram contra e outros a favor,pois os que eram a favor diziam que o contrato foi assinado,e que a credibilidade americana não poderia ser afetada,outro exemplo é a propria historia da ascençao do Dolar a referencia monetária internacional.

  22. Alarmistas de Plantão e entusiastas de ocasião,quanta teimosia heim em acharem que podemos ter um caça padrão para a Brasil dentro do FX2 ou mesmo com o SU35.Nenhum destes se adequa a nosso NAe São Paulo e porque ensisto trocentas vezes em repetir isso.Porque ele não foi projetado para esses tipos de vetores e que tudo que se coloca em um NAe diminui na mesma proporção espaço para outras coisas e alem do mais parece que ninguem se toca um NAe para ser operativo deve dispor de auto-defesa condizente e capacidapara apoiode artilharia e misseis a missões.Fora isso se depender de escoltas é apenas um banheirão pedindo ME AFUNDEM.Mas como Brasileiro perde tempo com padrões dos outros né mesmo ao invez de criarmos nosso proprio padrão adequado a nossa realidade e a nossas deficiencias rsrs rsrs rsrs rsrs Prefiro ir pro mar numa boia pneumatica com uma garruche e um binoculo falsificado Chines adiquirido por contrabando no Paraguai do que embarcado um banheirão-alvo rsrs rsrs Provavelmente teremos mesmo o SU35BM/S na FAB quanto para a MB tem varias opções mas nenhuma dessses que voces tanto alardeiam.Pode ser vetor Russo,Chines ou Indiano…QUEM QUER APOSTAR COMIGO HEIM rsrs rsrs

  23. Obrigado pela resposta hms tireless, mas as entrelinhas suas e de muitos comentaristas indicam o desprezo pela opção francesa e a meu ver por mera pirraça ideológica e justamente após Lula manifestar sua preferência pela proposta francesa. O f-35 obviamente tem recursos a mais que o Rafale, mas um ponto no qual o F-35 é imbatível é em manter a máquina lobista americana bem azeitadinha e os congressistas felizes em suas base com a graninha do lobby ( que aqui taxam de corrupção e nos EUA é mais legal que cantar o hino ). O caça é bom, funciona bem e se vier será bem vindo…Eu não tenho nada contra nenhum avião. Cada um tem sua utilidade e validade, mas a comunidade internacional aos pouco reconhece o valor do Rafale…

  24. Eu só quero saber onde no artigo menciona que os Britânicos vão adquirir os Rafale. É que eu leio os comentário e há vários elementos a dizerem isso, depois vejo o artigo e não aparece. Os primeiros F-35 A foram entregues à pouco tempo à Força Aérea Norte-Americana, os Israelitas já estão nos EUA para treinarem no novo caça. Pelos vistos o programa não está assim tão atrasado como isso. Na verdade com excepção da versão B que era a que a Royal Navy ia receber, as outras duas versões vão andando bem. Os britânicos estão sem dinheiro e usam este estratagema par safarem-se.

  25. olha … eu naum sei bem como funciona a compra desse caças pelos inglesses … mas ainda acho q eles continuarem desenvolvendo o deles era melhor … o f35 é muito bom realmente .. e sem comparação ao rafaele … mas a tecnologia q o seahear tinha era boa. dava rpa fazer um otimo caça com aquela turbina. contudo apoio a compra dos rafaele parar esse periodo até a chegada dos f35.

    jah a questão brasil da compra dos nossos caças .. rafaele erah um opção boa pela tecnologia ( antes dos russos entrarem na jogada ) soccom erah otimo por sem um caça mais avançado q o f18 q seria vendido … naum emnospresando os f18 .. mas os EUA tem coisa melhor pra oferecer todos vcs sabem …

    minha opnião pessoal = sucoy

  26. Essa questão da definição de qual o melhor caça é deveras complexa. Eu mesmo fico perdidão. Há muita complexidade técnica equando se junta à questão política, então. Sem contar a questão da transferência de tecnologia. Isso é um caldeirão de especulações.
    Precisamos de um caça, e como alguém aqui sempre diz, para ontem.
    Porém, não podemos abrir mão de desenvolvermos e construírmos o nosso próprio, se possível, em parceria com nossos vizinhos.

  27. concordo plenamente
    A frança tem acordo com o brasil desda compra dos mirrage
    Os EUA não vale a pena pois é uma acft muito ultrapassada
    Os soccom tem um valor imenso em combate mas a troca de tecnologia é fraca
    Os Sucoy são acft mais fracas em relação aos outros dois ( tirando o f-18) contudo a transferencia de tecnologia é melhor q a francesa ou a israelense
    E sim naum podemos deixa de procuzir o AMX e suas novas variações e modificações e talves uma versão stealth ( posso sonhar alto apesar de naumser impossivel ) jah q produzimos ele normal e consegue combater facil o f-16 e f-18 e o melhor tucano jah fabricado no mundo

  28. Caro jaspion,
    Esse sim é um tucano que nos orgulha.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!
    Foi mal, moderador, mas não podia perder a piada.

  29. shuahushaus

    eu diria a mesma coisa , acho q deve ser o unico hsauhusha
    sorry moderador .. tive q concordar hsuahsuhas

Comentários não permitidos.