IAE Realiza com Sucesso a Operação Camurupim no CLBI

Sugestão: Gérsio Mutti

Campo Montenegro
11/05/2011
O foguete Orion V4 foi lançado com sucesso no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte, após a primeira tentativa de lançamento, nesta quarta-feira (11). O lançamento ocorreu às 15 horas, tendo como apogeu 99,7 km, ponto de impacto 80 km e tempo de vôo com 320 segundos.
Na Operação Camurupim, o foguete alemão foi equipado com carga útil tecnológica desenvolvida pela Agência Espacial Alemã (DLR), com o objetivo de receber operacionalmente o Lançador Móvel de Foguetes de Sondagem fabricado na Alemanha que o CLBI recebeu recentemente.
Os ensaios para o lançamento do veículo Orion V04 foram realizados nos dois dias anteriores, segunda (9) e terça-feira (10), com a finalidade treinar as equipes na execução das tarefas referentes à operação.

No dia 9 a Cronologia Simulada da Operação Camurupim foi interrompida no início da tarde devido a condições climáticas desfavoráveis (chuvas). No dia 10 todas as etapas foram executadas com sucesso possibilitando, assim, a verificação precisa da realização das tarefas associadas ao evento. O treinamento Operacional foi iniciado às 9 horas e encerrado às 15 horas (horário local).

Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (IAE)
Comentário: Veja você leitor pela primeira vez fotos desse novo lançador brasileiro, o primeiro móvel, que permitirá ao COMAER a partir de agora lançar foguetes de sondagens de qualquer parte do Brasil quando assim for necessário. Esse é mais um dos benefícios da parceria de longa data entre o Brasil e o DLR alemão e o IAE está de parabéns por mais essa conquista.

Fonte: Brazilian Space

10 Comentários

  1. Apartir de um projeto como este, será que não conseguimos desenvolver um míssil anti-navio tais com o de Taiwan ???

  2. Na Operação Camurupim, o foguete alemão foi equipado com carga útil tecnológica desenvolvida pela Agência Espacial Alemã (DLR, com o objetivo de receber operacionalmente o Lançador Móvel de Foguetes de Sondagem fabricado na Alemanha que o CLBI recebeu recentemente.


    em resumo a tecnologia alemã é um sucesso…rsrsrsrs

    ps. tão gastando nosso dinheiro por lá fazendo o que mesmo ????

  3. Isso pra mim é algo patetico, pois o Brasil com toda essa riquesa e não está investindo com um real valor, agora vejam esse foguete que está nesta imagem, parece um foguete criado na decada de 60, repito!!!! se investirem valores reais com um objetivo concreto e metas traças para daqui a quanto tempo esperam um retorno de um resultado como foi o caso do veiculo sobre rodas, pois saiu do papel e agora é só fabricar.

    SÓ DEPENDE DE NÓS BRASILEIROS, ACORDA BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Uma correção*
    Eu dizia que o Brasil lançava “garrafa pet”, mas nem as pets são so brasil ahhaha
    Piada esse país!

  5. Foguete da decada de 60?
    Na verdade o conceito externo de foguete é praticamente tudo igual o que muda é a parte interna.
    .
    O Brasil tem que apoiar a agencia alemã que é uma parceira e ja deu pra ver o novo lançador movel, amigo nesse jogo é uma mão lava a outra, não é só venha a nos!

Comentários não permitidos.