Defesa & Geopolítica

IAE Realiza com Sucesso a Operação Camurupim no CLBI

Posted by

Sugestão: Gérsio Mutti

Campo Montenegro
11/05/2011
O foguete Orion V4 foi lançado com sucesso no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte, após a primeira tentativa de lançamento, nesta quarta-feira (11). O lançamento ocorreu às 15 horas, tendo como apogeu 99,7 km, ponto de impacto 80 km e tempo de vôo com 320 segundos.
Na Operação Camurupim, o foguete alemão foi equipado com carga útil tecnológica desenvolvida pela Agência Espacial Alemã (DLR), com o objetivo de receber operacionalmente o Lançador Móvel de Foguetes de Sondagem fabricado na Alemanha que o CLBI recebeu recentemente.
Os ensaios para o lançamento do veículo Orion V04 foram realizados nos dois dias anteriores, segunda (9) e terça-feira (10), com a finalidade treinar as equipes na execução das tarefas referentes à operação.

No dia 9 a Cronologia Simulada da Operação Camurupim foi interrompida no início da tarde devido a condições climáticas desfavoráveis (chuvas). No dia 10 todas as etapas foram executadas com sucesso possibilitando, assim, a verificação precisa da realização das tarefas associadas ao evento. O treinamento Operacional foi iniciado às 9 horas e encerrado às 15 horas (horário local).

Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (IAE)
Comentário: Veja você leitor pela primeira vez fotos desse novo lançador brasileiro, o primeiro móvel, que permitirá ao COMAER a partir de agora lançar foguetes de sondagens de qualquer parte do Brasil quando assim for necessário. Esse é mais um dos benefícios da parceria de longa data entre o Brasil e o DLR alemão e o IAE está de parabéns por mais essa conquista.

Fonte: Brazilian Space

10 Comments

shared on wplocker.com