Deu No CAVOK: EUA teriam usado helicóptero stealth na operação que matou Osama bin Laden

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/05/1112510.jpeg

A rede de TV americana CNN afirmou na noite desta quarta-feira que os EUA podem ter usado um helicóptero com uma nova tecnologia –que o tornaria invisível para radares– durante a operação que matou o extremista saudita Osama bin Laden.


Sites de defesa dizem que o modelo seria um Black Hawk modificado, com características stealth. (Foto: EPA)

A suspeita foi levantada durante o programa Anderson Cooper 360º com base em fotos supostamente tiradas por agentes paquistaneses na casa que escondia o saudita no Paquistão.

Elas mostram destroços da aeronave que fez um pouso forçado na casa onde estava Bin Laden, em Abbottabad, e foi destruída por Seals (forças especiais da Marinha americana) antes da retirada americana com o corpo do extremista.

Ele é diferente do modelo padrão do UH-60M Black Hawk, helicóptero que autoridades dos EUA afirmaram ter sido usado na operação.

De acordo com especialistas ouvidos pela emissora, a configuração da peça é semelhante às usadas na fuselagem de aeronaves do tipo “stealth”, que não podem ser detectadas por radares inimigos. Isso explicaria o fato dos helicópteros americanos terem entrado em território paquistanês sem alertar as defesas aéreas do país.

Também seria um motivo para os Seals gastarem tempo da operação tentando destruir o que sobrou da aeronave após a queda. O objetivo seria impedir que a tecnologia caísse em mãos paquistanesas, segundo a CNN.

A CNN disse que o governo americano não comentou o assunto.

Fonte: Cavok

Suposições de como seria a versão stealth do Black Hawk

Concepção artística do novo modelo de helicóptero Black Helo visto no Paquistão. (Foto: Ugo Crisponi / Aviation Graphic)

Diversas imagens criadas por computação gráfica estão surgindo na internet do novo suposto modelo de Black Hawk que participou da operação que causou a morte de bin Laden. Chegou a ser especulado que o modelo seria de helicópteros Comanche, mas o rotor de cauda é diferente do modelo RAH-66 da Boeing. As suposições surgiram após terem surgidos imagens de um helicóptero norte americano que fez um pouso de emergência durante a operação.

Uma das melhores imagens do “novo” helicóptero (acima) veio do blog do David Cenciotti, que mostra claramente as diferenças de design da versão atual com a nova versão do Balck Hawk, com novo design das pás do rotor principal e uma nova cauda toda carenada.

Duas concepções do suposto Silent Hawk utilizado pelos EUA na missão que resultou na morte de bin Laden.

O site SecretProjects também divulgou diversas suposições do novo modelo, utilizado pelas forças especiais da U.S. Air Force, também chamado de Silent Hawk.

Fonte: Cavok

17 Comentários

  1. KLM disse:
    05/05/2011 às 19:44

    Tem razão enquantos os chinas vivem de copiar os americanos estão sempre 20 anos a frente, kkkkkkkkkkkkk

  2. A China e o Paquistão mantêm diversos acordos de desenvolvimento e pesquisa de equipamentos militares. Me uno aos que acham que é grande a possibilidade da China se apropriar das peças. Estranho é não ter se tornado público nenhum movmento por parte dos EUA em recuperar os destroços

  3. Peraí.. somente a geometria da aeronave é suficiente para enganar um radar? tem mais coisa por detrás da tecnologia stealth. compostos.. tinta.. e alguns eletrônicos também. Sobrou esta parte grandona hein. heheh E para fazer cair uma aeronave destas ou fuzilaram os pilotos em pleno vôo.. ou a blindagem da aeronave não foi capaz na missão.

  4. .
    .
    Então o Hiper Mega Tecnológico Stealth Hawk ja foi perdido no inicio da carreira… abatido obviamente, pois falha técnica não levaria a isso ai, afinal o Paquistão é um aliado dos USA na guerra contra o terrorismo, bastaria “Estacionar” ele e voltar pra buscar depois!!
    .
    Mas agora que está em mil pedaços fica em terra paquistanesa e no fim vai acabar na China mesmo… afinal o Paquistão e a China tem varios acordos na indústria aeronáutica e um deles é o do JF-17.
    .
    Pra mim são modificações para a supressão de ruídos, mas se foi realmente um novo veiculo Stealth demonstraria que não foi bem realizado, pois ja foi abatido ja de cara!!
    .
    E fazer um Helis Stealth não uma coisa fácil assim, pois as pás em movimento ja geram o RCS para os radares!!
    .
    Valeu!!

  5. .
    .
    Poxa vida esses carros de Israel ai estão completamente arruinados, são para sucata mesmo, dentro não deve ter mais nada de equipamentos e sistemas, e nem motor devem ter… além de que as ferrugens estão claras!!
    .
    Valeu!!

  6. Eu sabia que havia uma razão pela qual eu não poderia identificar os restos mortais de Osama bin Laden, ai vem aquele papo que jogaram o malandro no MAR, ai vem aquele papo que jogaram o malandro no MAR ta de sacanagens yanques

  7. “Meu Deus, como são incopetentes os americanos, só fazem lixo, tanto que esta merd* de heli que qualquer um faz foi abatido por estalinhos”

    Sério, cresçam, crianças.
    Não é a primeira vez que um heli é abatido. O fato do heli ser furtivo (nada de “stealth”, não são vcs que reclamam da infiltração cultural ianque?” não quer dizer que ele resista mais à fogo antiaéreo do que outros heli. A furtividade do heli não é para ser em relação a radares, mas sim em relação ao ruído. Sim, para permitir uma aproximação mais silenciosa.

    Ai ai, podem me chamar de vendido/agente da CIA/lesa-pátria agora

  8. A tal teconologia stealth é a permissão e conivência do corrupto governo paquistanes com com ações militares estrangeiras em seu território. Como pode um governo de um país aceitar uma condição dessas? …e numa região de formação de militares? Que nivel moral chegou as lideranças árabes e alguns mulçumanos? Não era para o próprio exercito do Paquistão capturar Osama Bin Ladem (se é que ele estava lá e foi morto mesmo… eu não acredito em nadinha dessa storinha) e depois extraditar aos EUA?

Comentários não permitidos.