Defesa & Geopolítica

Deu No CAVOK: EUA teriam usado helicóptero stealth na operação que matou Osama bin Laden

Posted by

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/05/1112510.jpeg

A rede de TV americana CNN afirmou na noite desta quarta-feira que os EUA podem ter usado um helicóptero com uma nova tecnologia –que o tornaria invisível para radares– durante a operação que matou o extremista saudita Osama bin Laden.


Sites de defesa dizem que o modelo seria um Black Hawk modificado, com características stealth. (Foto: EPA)

A suspeita foi levantada durante o programa Anderson Cooper 360º com base em fotos supostamente tiradas por agentes paquistaneses na casa que escondia o saudita no Paquistão.

Elas mostram destroços da aeronave que fez um pouso forçado na casa onde estava Bin Laden, em Abbottabad, e foi destruída por Seals (forças especiais da Marinha americana) antes da retirada americana com o corpo do extremista.

Ele é diferente do modelo padrão do UH-60M Black Hawk, helicóptero que autoridades dos EUA afirmaram ter sido usado na operação.

De acordo com especialistas ouvidos pela emissora, a configuração da peça é semelhante às usadas na fuselagem de aeronaves do tipo “stealth”, que não podem ser detectadas por radares inimigos. Isso explicaria o fato dos helicópteros americanos terem entrado em território paquistanês sem alertar as defesas aéreas do país.

Também seria um motivo para os Seals gastarem tempo da operação tentando destruir o que sobrou da aeronave após a queda. O objetivo seria impedir que a tecnologia caísse em mãos paquistanesas, segundo a CNN.

A CNN disse que o governo americano não comentou o assunto.

Fonte: Cavok

Suposições de como seria a versão stealth do Black Hawk

Concepção artística do novo modelo de helicóptero Black Helo visto no Paquistão. (Foto: Ugo Crisponi / Aviation Graphic)

Diversas imagens criadas por computação gráfica estão surgindo na internet do novo suposto modelo de Black Hawk que participou da operação que causou a morte de bin Laden. Chegou a ser especulado que o modelo seria de helicópteros Comanche, mas o rotor de cauda é diferente do modelo RAH-66 da Boeing. As suposições surgiram após terem surgidos imagens de um helicóptero norte americano que fez um pouso de emergência durante a operação.

Uma das melhores imagens do “novo” helicóptero (acima) veio do blog do David Cenciotti, que mostra claramente as diferenças de design da versão atual com a nova versão do Balck Hawk, com novo design das pás do rotor principal e uma nova cauda toda carenada.

Duas concepções do suposto Silent Hawk utilizado pelos EUA na missão que resultou na morte de bin Laden.

O site SecretProjects também divulgou diversas suposições do novo modelo, utilizado pelas forças especiais da U.S. Air Force, também chamado de Silent Hawk.

Fonte: Cavok

17 Comments

shared on wplocker.com