BAE Systems desenvolve proteção balística pessoal inovadora

http://www.tecnodefesa.com.br/images/stories/liquidarmor.jpg

A BAE Systems está desenvolvendo uma blindagem balística pessoal inovadora baseada em um líquido especial que endurece instantaneamente ao sofrer impacto de um projétil. O equipamento deverá proporcionar aos combatentes do futuro melhor proteção e mais liberdade de movimento, bem como maior conforto em teatros de operações onde predominam elevadas temperaturas, como os desertos.

A tecnologia denominada Liquid Armor, que esta sendo aprefeiçoada por engenheiros e pesquisadores da companhia, faz uso das propriedades de fluidos de expansão rápida, cujas moléculas se aglutinam mediante o choque de um corpo sólido.

http://i.ytimg.com/vi/kot_maQXj54/0.jpgAs placas cerâmicas utilizadas atualmente como blindagem corporal cobrem grande parte do tórax do portador do dispositivo, entretanto, são relativamente pesadas e volumosas, impondo limites para a mobilidade dos soldados, aumentando a fadiga física e a sensação de calor.

As blindagens produzidas com tecnologia Liquid Armor atenderão aos requisitos de melhor proteção pessoal para tropas, incluindo as vantagens de oferecerem menor peso, maior área de proteção, melhor liberdade de movimentos e fácil integração em outros sistemas.

Essa tecnologia associada com blindagens de Kevlar, por exemplo, reduz em até 45% a espessura de uma armadura de proteção pessoal.  Ao ser combinada com Kevlar, os fluidos de endurecimento instantâneo inseridos na blindagem restringem as deformações das couraças conformadas com esse material e aumentam a área sobre a qual se dispersa a energia cinética do projétil.

http://www.actudefense.com/wp-content/uploads/2011/01/liquid_armor_bae.png

Como resultado, obtem-se a diminuição dos riscos de que o material se deforme da mesma forma como acontece com as proteções atualmente em uso, fato que geralmente dá origem a grandes pretuberâncias concavas, resultando em ferimentos graves ou até morte.

http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2010/07/12/article-1294074-0A6A0ED6000005DC-74_468x200_popup.jpg

Fonte: Tecnologia&Defesa

24 Comentários

  1. falando nisso, e a proteção dos nossos soldados? temos coletes só para as forças especiais ou para as tropas regulares também?

  2. “Essa tecnologia associada com blindagens de Kevlar, por exemplo, reduz em até 45% a espessura de uma armadura de proteção pessoal”.
    ja tenho a resposta, é que nao li direito o post.
    E.M.PINTO , pode deletar o meu comentario acima.
    obrigado e sds a todos.

  3. e concordo com vc Xtreme , um dos problemas na blindagem dos carros hj é o seu peso pos blindagem , sem falar que danifica todo o carro.

  4. Mindua, eu servi a cavalaria, teoricamente a arma mais cara do EB, e lá não tinha colete pra cada militar, e não tinha fuzil pra cada militar, só pra soldado, cabo/sgt/ten ficava com pist. e claro muito menos ovn pra cada um.
    .
    Mas quero deixar claro que isso era na minha unidade, já ouvi relatos do pessoal dizendo que em outras unidades, tinha fuzil pra soldado e cabo….
    .
    abraço

  5. Se ele serve p atenuar o calor de áreas deséticas q o msm tenha mangas compridas do tipo q se pode retirar e recolocar até p as pernas, vai dar + conforto…o calor em certo momento e uma droga.

  6. Ótima notícia num ciclo vicioso: daqui a pouco vão se queixar de forças inimigas que os usam e a “solução” de novas balas que os perfuram…

    Enxugar gelo…

  7. Essa blindagem líquida/sólida, pode ser perfurada que nem manteiga,com uma certa munição, podendo ter calibre 22.
    Kevlar idem.

  8. 100.000 vezes ? É possível, utilizando o meu processo.
    1000 x bastaria para naves espaciais.
    Para CC, Navios e Helicópteros em torno de 50 x.
    É um dispositivo que consome energia, mas não muita.
    Descobri a mãe de todas as blindagens.
    Não pense que seja blefe (propaganda enganosa).
    Testei o dispositivo em folha de papel e alumínio para enrolar quentinha.
    Estou querendo ganhar uma grana com essa invenção, a fim de alavancar os meus futuros projetos científicos.
    Se a Nasa ou Centro Espacial Europeu estiverem interessados nesse projeto, ou mesmo Israel.
    Não Brasil não há a mínima condição, pois é o país do amigo, amigo do amigo, fidalgo (filho de algo), dos bajuladores e dos políticos incompetentes.
    Não somos exemplo para nenhum país do mundo, nem mesmo para o Paraguai, Bolívia e Haiti.
    O nosso Sistema de Ensino engessa a mente dos nossos alunos, desde criança. É proibido pesquisar, criar e intuir … Eu escapei dessa desgraça, devido a minha estrutura cerebral, garças a Deus.
    Vocês não estão acreditando em mim ? Não posso fazer nada … Em 1972, quando cadete da AMAN, por ocasião da instrução de lança-rojão (carga-oca), eu disse: Neutralizo a carga oca, colocando uma chapa perfurada de sacrifício a 30 cm da blindagem principal. Os colegas olharam para mim com espanto. A minha mente é criativa.
    Como capitão, eu tive outra visão sobre blindagem, ou seja, uma brlindagem leve para neutralizar a munição flecha e a carga oca. E de 4 anos para cá, tive o insight da blindagem inteligente (como a chamo). Tenho outros tipos de blindagens interessantes e inéditos, utilizando os princípios básicos da nossa física obsoleta.
    Agora, eu precisava testar tais blindagens em um Centro de Pesquisa Militar, mas isso é muito difícil, pois quem tem o poder de mando, quer a glória apenas para si.
    Fulano não tem mestrado e nem doutorado, e nem fez o ITA e IME. O pensamento obtuso é esse, por incrível que pareça.
    Precisamos mudar de mentalidade urgentemente, caso contrário vamos perder feio na próxima guerra, e ninguém será responsabilizado por causa disso, infelizmente.

  9. Dandolo,
    O Mindua te ofereceu 100.000 reais.

    Mindua,
    Se o Dandolo não quiser e você for jogar fora o dinheiro daria pra me “emprestar” só uns 30.000?

  10. Não sei se este novo é bom mas o DRAGON SKIN coleto balístico segura 7,62 russo e o 5,56 colt .Deve ser bem caro pois se fala pouco dele ,mas o resto é coisa do passado .Abraços.

  11. Mindua, você é de onde ?
    Com 5 mil reais eu monto o protótipo para teste.
    Vamos usar uma blindagem de aço, com de 2 cm de espessura para segurar o tiro do canhão 90, inclusive com munição flecha, e de lança-rojão, com munição RGP em tandem.

  12. Se essa blindagem der certo, não tem preço.
    Faz parte do Projeto Nave 1/3 C.
    Nos testes que fiz em pequena escala,deu certo.
    Imagine uma folha de papel comum, segurar o tiro de um fuzil 7,62 mm. É um campo de energia que fecha as moléculas dos materiais.

  13. putz… ate aqui o dandolo tah valando da blindagem dele q segura meteoros e outros projeteis afin hsusush XD

    salve dandolo o/

  14. Sobre o processo citado no artigo acima, de dissipação de energia (cinética em calorífica),o utilizei para segurar a munição flecha, através de uma blindagem de aço com formato especial. Testei por intermédio de pêndulo, prego e chapa de aço.Funcionou muito bem.
    O processo blindagem reativa, pode ser neutralizado pela munição em tandem.
    A Blindagem Inteligente, realmente será considerada a Mãe de todas as blindagens. A testei utilizando folha de alumínio para enrolar alimentos e pêndulo com prego.
    Um gerador eletromagnético com determinada frequência, reforça a ligação entre as moléculas.São múltiplas frequências. Funciona também com papel ou qualquer outro material.

  15. Amigo Dandolo por favor me corrija, pois ñ tenho pratica nesta área mais acredito que vc esteja correto, pena ñ disponibilizar este valor, mais sei que seria uma patente valiosa.
    O que Dandolo escreve tem ate pratica, mais teria enorme o consumo de energia durante uso deste gerador eletromagnético, ate mesmo durante seu movimento e uso dos dispositivos de mira, radio, torreta e mecanismo tiro. Caso esteja errado por favor corrija este amigo. Acredito que vc tenha algo que poderá resolver este problema, mais no resto vc esta super correto.
    Fiquei sabendo sobre o uso de sistema de invisibilidade para tanque usando projetores e com uma blindagem que responde a estímulos elétricos, só que consome muita energia, e deixa mais pesado e lento o tanque. Acredito que o trabalho do amigo Dandolo seja correto, vc deve ter lido sobre isso..
    Aprendi que devemos correr da educação dada para os jovens do Brasil, pois criamos zumbis que ñ acredita em nada e nem gosta cria, vivemos no pais do compra e joga fora, fica esperando concurso publico para fica bem na vida ou de bem com a vida, coisa de esperto. Será??. Ñ cria e ñ sai da vidinha Será??.
    Dandolo vai em frente, pois tenho também idéias para novos modelos de tangues, mais no Brasil ñ vale mostra pois aqui vc cria e acaba na Europa e nos EUA.
    Darei uma idéia para os homens que poderá um dia ir a uma luta no futuro. Copie os coletes usados no império medieval japonês, eles usavam colete com escamas de papel, poderíamos usar com laminas e material balístico.
    Os americanos já esta usando esta idéia de coletes com escamas, fica ate mais barato e bem interessante.
    Já li que usando teflon na ponta da munição ela perfura tudo, tem ate governos que deve usar esta munição. Será???
    Desculpe pelos erros, digito mal. Dandolo corra na frente amigo, pois vc terá muito sucesso em suas pesquisa, pois tudo que escreve tem sentido para quem tem conhecimento básico em engenharia ou técnico em mecânica

  16. Se o Dandolo batesse na porta do centro tecnologico das nossas forças armadas com 1/100 dos projetos que ele comenta aqui, já teriamos ultrapassado os EUA, CHINA, JAPÃO em nivel tecnologico..
    É só patentear suas invensões e pronto.. alguém faz, mas se nação X, Y, Z fazer também você ganha uma porcentagem das patentes.

Comentários não permitidos.