Defesa & Geopolítica

BAE Systems desenvolve proteção balística pessoal inovadora

Posted by

http://www.tecnodefesa.com.br/images/stories/liquidarmor.jpg

A BAE Systems está desenvolvendo uma blindagem balística pessoal inovadora baseada em um líquido especial que endurece instantaneamente ao sofrer impacto de um projétil. O equipamento deverá proporcionar aos combatentes do futuro melhor proteção e mais liberdade de movimento, bem como maior conforto em teatros de operações onde predominam elevadas temperaturas, como os desertos.

A tecnologia denominada Liquid Armor, que esta sendo aprefeiçoada por engenheiros e pesquisadores da companhia, faz uso das propriedades de fluidos de expansão rápida, cujas moléculas se aglutinam mediante o choque de um corpo sólido.

http://i.ytimg.com/vi/kot_maQXj54/0.jpgAs placas cerâmicas utilizadas atualmente como blindagem corporal cobrem grande parte do tórax do portador do dispositivo, entretanto, são relativamente pesadas e volumosas, impondo limites para a mobilidade dos soldados, aumentando a fadiga física e a sensação de calor.

As blindagens produzidas com tecnologia Liquid Armor atenderão aos requisitos de melhor proteção pessoal para tropas, incluindo as vantagens de oferecerem menor peso, maior área de proteção, melhor liberdade de movimentos e fácil integração em outros sistemas.

Essa tecnologia associada com blindagens de Kevlar, por exemplo, reduz em até 45% a espessura de uma armadura de proteção pessoal.  Ao ser combinada com Kevlar, os fluidos de endurecimento instantâneo inseridos na blindagem restringem as deformações das couraças conformadas com esse material e aumentam a área sobre a qual se dispersa a energia cinética do projétil.

http://www.actudefense.com/wp-content/uploads/2011/01/liquid_armor_bae.png

Como resultado, obtem-se a diminuição dos riscos de que o material se deforme da mesma forma como acontece com as proteções atualmente em uso, fato que geralmente dá origem a grandes pretuberâncias concavas, resultando em ferimentos graves ou até morte.

http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2010/07/12/article-1294074-0A6A0ED6000005DC-74_468x200_popup.jpg

Fonte: Tecnologia&Defesa

24 Comments

shared on wplocker.com