Jornal questiona se China é parceira ou 'saqueadora' do Brasil

O jornal britânico The Guardian destaca em sua edição desta quinta-feira a construção de um enorme complexo portuário e industrial na costa do estado do Rio de Janeiro, apelidado de “Estrada para a China”, e questiona se o gigante asiático é um “parceiro” ou um “saqueador” do Brasil.

“Milhares de toneladas de minério de ferro, grãos, soja e milhões de barris de petróleo devem passar pela ‘estrada’ a cada ano em seu caminho para o Oriente, onde eles irão aliviar a aparentemente insaciável sede da China por recursos naturais”, diz o Guardian.

Neocolonialismo

Na reportagem intitulada “Parceiro ou saqueador?”, o jornal afirma que investimentos como o Super Porto do Açu garantiriam o acesso a recursos naturais fundamentais do Brasil.

No texto, o complexo de mais de R$ 4 bilhões e com área equivalente a 12 mil campos de futebol é descrito como “uma nova fase nas relações entre Brasil e China” pelo secretário de desenvolvimento econômico do Rio, Júlio Bueno.

Mas o jornal diz também que a obra está gerando protestos dos que vêem a presença chinesa como neocolonialismo. O economista Delfim Netto é citado na reportagem, com uma declaração em que afirma que é um “erro grave” permitir que um país estrangeiro compre terras, minerais e recursos naturais do Brasil.

O empresário por trás do super porto, Eike Batista, rechaça as críticas ao crescente volume de investimentos chineses no país em entrevista ao jornal britânico.

“A associação entre Brasil e China é uma estrada de mão dupla”, disse Batista ao Guardian.

“Se você quer três toneladas de minério de ferro bruto, você produz uma tonelada de aço no Brasil.”

“Essa filosofia está ganhando reconhecimento e é ótima para ambos os lados”, defendeu o empresário, que é o homem mais rico do país.

Petrobras

O interesse chinês no Brasil também é assunto de uma reportagem do Financial Times nesta quinta-feira, que diz que investidores do país asiático estão analisando com interesse especial uma oferta de ações da Petrobras.

O FT fala dos “sólidos laços econômicos” estabelecidos entre os dois países nos últimos anos e destaca que a China considera o acesso a petróleo e gás uma questão de segurança nacional, já que o país é o segundo maior consumidor do mundo e produz menos da metade do que precisa.

Segundo o jornal, “as grandes empresas de petróleo chinesas estariam interessadas principalmente em investimentos não-operacionais em alguns dos campos de pré-sal brasileiros, o que poderia ajudá-las a ganhar experiência de operação em situações tecnicamente complexas”.

Fonte: BBC Brasil

49 Comentários

  1. A China acumulou muito papel higiênico (dólar). De que forma eles vão se desfazer destes papéis pintado de verde se não for adquirindo bens de consumo, terra e etc? E se não vendermos para eles, vamos vender para outros de qualquer forma.

  2. A CHINA É UM PAÍS CONSISTENTE NAS SUAS IDEIAS E PRETENSÕES, PELO QUE DE NADA TEM DE INGÉNUA NA SUA POLÍTICA INTERNA E EXTERNA. O BRASIL É MUITO EMOCIONAL E INOCENTE , SITUAÇÃO PRÓPRIA DE PAÍS LATINO, PELO QUE É DEVERAS INGÉNUO ALIÁS VIU-SE COM O IRÃO, A FIGURA RIDÍCULA QUE FEZ, PONDO EM CAUSA ATÉ AS SUAS BOAS RELAÇÕES COM AS GRANDES POTÊNCIAS.

  3. leonardo_sp :
    ahhhahahah, olha a europa aiii com medo de perder “a grande fatia de bolo que eles tem aqui no brasil”.

    Medo nada. Nos deveriamos abrir os olhos para os chineses, que são mais perigosos que qualquer outra potencia no mundo. A China esta colonizando a Africa, e vai fazer o mesmo com o Brasil. ate terras, eles já estao comprando e não vao parar ate sugar toda nossa riqueza. Eles tem 1 Bilhão e 300 milhoes de pessoas pra alimentar e não possui terras totalmente ferteis pra isso, então, eles vao procurar isso em outros países.

  4. Para aqueles que por acaso vejam com bons olhos essa proximidade com a China eu só digo uma coisa; Com os Chinas todo cuidado é pouco.

  5. Realmente os ladrões agora estão preocupados de perder a boca. Melhor o Brasil se armar e bem rapido. As Frem e os Scorpene pra ontem e mais alguns sub russo.

  6. Paulo :

    leonardo_sp :ahhhahahah, olha a europa aiii com medo de perder “a grande fatia de bolo que eles tem aqui no brasil”.

    Medo nada. Nos deveriamos abrir os olhos para os chineses, que são mais perigosos que qualquer outra potencia no mundo. A China esta colonizando a Africa, e vai fazer o mesmo com o Brasil. ate terras, eles já estao comprando e não vao parar ate sugar toda nossa riqueza. Eles tem 1 Bilhão e 300 milhoes de pessoas pra alimentar e não possui terras totalmente ferteis pra isso, então, eles vao procurar isso em outros países.

    concordo paulo, é que eu so quis dizer que na verdade nao tem bonzinho nesta historia, sao todos querendo colonizar o brasil.

  7. MARCIO :A CHINA É UM PAÍS CONSISTENTE NAS SUAS IDEIAS E PRETENSÕES, PELO QUE DE NADA TEM DE INGÉNUA NA SUA POLÍTICA INTERNA E EXTERNA. O BRASIL É MUITO EMOCIONAL E INOCENTE , SITUAÇÃO PRÓPRIA DE PAÍS LATINO, PELO QUE É DEVERAS INGÉNUO ALIÁS VIU-SE COM O IRÃO, A FIGURA RIDÍCULA QUE FEZ, PONDO EM CAUSA ATÉ AS SUAS BOAS RELAÇÕES COM AS GRANDES POTÊNCIAS.

    ô Marcio
    Só afirmativa é cheia de contradição, ma hora o Brasil é ingênuo, latino, outra ele tem que ser servil, outra é rídículo. Aho que os milicos nesse aspecto tem razão nesse lema: ame-o ou deixe-o. Essasindrôme de vira-lata e que atravanca o país, pois em gente que tem obstinação por sevilismo e se achar inferior.

  8. Eu entendi a reportagem sob outra ótica.

    O que eles sugerem é que o Brasil venda o aço pronto para a China… Venda a comida Pronta e que venda a Gasolina e não o Petroleo.

    Dessa forma a China está explorando o Brasil SIM!

    Ao invés deste porto de commodities teriamos 10 portos de produtos manufaturados.

    Queria ver se a China ia aceitar em comprar o produto acabado.

    Se vendessemos o produto acabado teríamos a China em nossas mãos. Que tal isso?

    Isso é pensar estratégico. Amarrar quem amarra os outros.

  9. KKKKKKKKKKK Raivinha e pura inveja….Tenhamos ousadia e coragem e deixemos de comercializar com a Europa ja que tudo que aqui temos é lixo para o mercado deles e os veremos rastejarem e nos implorarem…Acorda Brasil,estas com a faca e o queijo não mão so falta a coragem para desferir o golpe de misericordia e dar fim ao lobo Europeu…Vamos vender e comprar de quem quisermos e pra que tem grana pra pagar e nem as cascas de nossas bananas aos especuladores escravisadores de oprimidos e assassinos de desprotegidos…FEIJOADA NELES.

  10. BOM TEM QUE ABRIR O OLHO ESPECIALMENTE COM UM PAIS QUE PARA ALGUNS E UMA NOVA SUPER-POTENCIA,MAS TEMBEM TEM QUE ABRIR O OLHO COM A EUROPA E ESTADOS UNIDOS QUE TAMBEM NÃO SÃO NADA SANTO.

  11. Uma hora o Brasil vai ter que se decidir. ou fica do lado dos americanos e europeus, ou se torna aliado dos chineses. o país não vai poder ficar em cima do muro, pq vai se isolar. A China é hoje a maior ameaça a paz mundial com seu capitalismo selvagem. O país é ambicioso e não vai medir esforço pra conseguir o que quer.

  12. Tanto faz ser de Direita, Esquerda ou Centro, os nossos políticos não estão nem aí. O que eles querem é levar vantagem em cima do povo brasileiro. E esse “Zé Povinho” não percebe a real intenção desses políticos. Estamos sendo re-colonizados e, agora, por chineses. Aí vem um empresário do alto de sua torre de cristal dizer que faz parte do jogo esse tipo de negócio. Será que poderemos usar o porto para exportar para outros países? Com esse porto poderíamos desafogar as exportações do porto de Santos, tendo em vista que muitos produtos industrializados ficaram na fila de espera lá em Santos devido às exportações de açúcar (vide reportagens recentes a este respeito). Estamos virando colônia de novo!

  13. marcello :
    Para variar, somos os explorados, desde sempre por europeus e agora por chineses…

    Rapaz, vende-se aquilo que se tem para vender.

    Se o Brasil tivesse tecnologia, venderia tecnologia. Mas como não tem….

    Espero que pelo menos o Brasil se utilize de forma correta do minériodólares e agridólares, assim como os países do oriente médio souberam se utilizar dos pretodólares.

  14. Lembro-me da briga da Transpetro com a Vale sobre o preço minério de ferro. Esse minério e o aço têm que ser monitorados para o interesse do nosso país. Espero que se respeite a lei de suprir primeiro o mercado interno e depois o mercado externo. Já não estou confiando muito nesse Eike Batista.

  15. Parece que ninguém encherga a estratégia Chinesa de conseguir reservas de minério e alimentos para manter sua máquina industrial e alimentar seus trabalhadores. O Brasil vende insumos de base que serão sempre manufaturados na China e voltam aqui ainda para competir com os poucos industriais que apostam no país. É a chamada desindustrialização que muitos falam nestes meses de campanha eleitoral e poucos dão atenção. Hoje se fabricam carros de alta gama no México e Argentina e Coreia, o lixo se produz no Brasil para manter a aparência e se conseguir insentivos fiscais e empréstimos camaradas do BNDES. Isso é uma vergonha, e o pior, os sindicalistas que estõa hoje no poder não têm capacidade intelectual e experiência para lidar que isso. Matam nossa indústria e condenam nossos filhos a produtores de soja, minério, etc.
    Uma vergonha!

  16. O maior problema é se a China começar a explorar nossos recursos e vendê-los por baixíssimos preços para a mesma. Os tributos pagos ao Brasil sobre o vendido tb passariam a ser muito baixos. Outro problema diz respeito a segurança alimentar. Se a China dominar a produção e estabelecer o que deve ser produzido, o preço e para quem; em detrimento dos brasileiros.

    Os contratos devem estabelecer um preço mínimo de mercado para os produtos explorados.

  17. Tô de acordo com quem pensa que isso é inveja dos euros.

    E as alegações de neocolonialismo são exageradas. O artigo mesmo aponta que a legislação brasileira proibe a vinda de trabalhadores chineses para a construção dessas obras – algo que seria da preferência da China e que ela tem feito na África.

    E compra de terras por estrangeiros também não passou a ser restrita a 25% da terra arável de uma cidade?

    O perigo do Brasil é somente o de se firmar como país exportador de minérios. É pro governo federal impor taxas nas exportações desse tipo de commodity.

  18. Wolfpack :Parece que ninguém encherga a estratégia Chinesa de conseguir reservas de minério e alimentos para manter sua máquina industrial e alimentar seus trabalhadores. O Brasil vende insumos de base que serão sempre manufaturados na China e voltam aqui ainda para competir com os poucos industriais que apostam no país. É a chamada desindustrialização que muitos falam nestes meses de campanha eleitoral e poucos dão atenção. Hoje se fabricam carros de alta gama no México e Argentina e Coreia, o lixo se produz no Brasil para manter a aparência e se conseguir insentivos fiscais e empréstimos camaradas do BNDES. Isso é uma vergonha, e o pior, os sindicalistas que estõa hoje no poder não têm capacidade intelectual e experiência para lidar que isso. Matam nossa indústria e condenam nossos filhos a produtores de soja, minério, etc.Uma vergonha!

    COncordo contigo Wolfpack. Gostaria de ver a reação dos amarelos se o Brasil vendesse os produtos prontos e não apenas a matéria-prima. Infelizmente muitos incautos, apenas para se mostrarem contra “Uzamericanú mau” concorda com a política de saque que a China quer implantar aqui.

  19. Winston Churchil, o famoso primeiro ministro britanico, uma vez participando de um de debate no parlamento usou a seguinte frase para rebater os argumentos de deputado da oposição: ” a fala do nobre Lorde quando é boa é velha e quando é nova não é boa”.
    Neocolonialismo a Inglaterra ainda até hoje nas antigas colônias da Africa. Os britanicos e europeus há já exauriram suas reservas de minérios, petróleo, carvão e outros. Para garantirem seus suprimentos fomentam conflitos étnicos e apoiam governos títeres que lhes fornecem matérias primas a custa de muita fome e miséria no continente africano. Portanto acusar a China disso por um grande jornal inglês é muito contraditório e não pouco honesto.
    O Brasil busca investimentos estratégicos de longo prazo para se desenvolver mais e depressa e os dollares que aumentam nossas reservas e riqueza não interessa de que mão vem pois tudo é capitalismo. Ademais, sem paranóia, acredito que o governo saiba e tenha muito claro as necessidades chinesas e as nossas de desenvolvimento, sem cair nos erros do passado onde os capitais vinham, extorquiam o país com muitas exigências de incentivos fiscais, auferiam muitos lucros, destruiam a natureza e depois simplesmente iam embora em busca de mais vantagens em outros países, como nas décadas passadas do neoliberalismo, onde só sobravam desemprego, violência e miséria.

  20. Colonialistas, Imperialistas, Invasores, etc… o Mundo está cheio deles.

    NÓS É QUE TEMOS QUE ACABAR COM ESTE COMPLEXO DE COLÔNIA!!!!!!!

  21. Espera aí pessoal.
    O consumidor (china) pede…..e a gente (brasil) vende.

    Aonde há algo de errado nisso?

    Algumas coisas que precisam se levar em consideração:

    -A china tá crescendo financeiramente, e o povo lá tá comendo mais (consumindo).
    -A Europa tá falindo e não quer largar o osso.
    -Ninguem tá obrigando o Brasil a vender.

    Quanto a China não ser confiável isso é outros “500” eu mesmo concordo que os chineses são traíras, já disse aqui que a China é o pais que tem mais terras férteis no Brasil e muitas em mãos de empresas fantasmas….
    MAS cabe ao Brasil mudar isso….

  22. Carlos Augusto :
    Realmente os ladrões agora estão preocupados de perder a boca. Melhor o Brasil se armar e bem rapido. As Frem e os Scorpene pra ontem e mais alguns sub russo.

    O pernil e mt suculento, temos de nos preocupar-nos com tantos bucaneiros a n volta. Sds.

  23. na verdade é dor de cotovelo da europa e dos eua….

    na verdade nao muda nada… sempre foi assim, só que com eua e europa…

    soh vai muda que um tem olho puxado e outro nao.

  24. Com relação aos ingleses toda desconfiança é minima, por que eles já comprovaram do que eles são capazes, são vigaristas até debaixo dágua. Agora com relação aos chinêses, nos precisamos do dinheiro deles, mas convém não bobear e olhar bem os contratos que forem firmados com eles.

  25. É importante o Brasil vender bastante para a China, assim haverá muita grana para nossos politícos (mensalão, erenice etc.0

  26. Invincible :
    Eu entendi a reportagem sob outra ótica.
    O que eles sugerem é que o Brasil venda o aço pronto para a China… Venda a comida Pronta e que venda a Gasolina e não o Petroleo.
    Dessa forma a China está explorando o Brasil SIM!
    Ao invés deste porto de commodities teriamos 10 portos de produtos manufaturados.
    Queria ver se a China ia aceitar em comprar o produto acabado.
    Se vendessemos o produto acabado teríamos a China em nossas mãos. Que tal isso?
    Isso é pensar estratégico. Amarrar quem amarra os outros.

    Concordo!

    Mas o governo já disse que o pré-sal vai ser para vender derivados e não o óleo cru. Tem que ser assim em outros negócios também!

    Sds.

  27. “os sindicalistas que estõa hoje no poder não têm capacidade intelectual e experiência para lidar que isso”

    Eu gostaria sim, alguém melhor no governo, mas não dá para pensar na oposição, é só lembrar no ano passado quando u lula pressionou Vale para produzir aço, a resposta veio pela cofraria Folha-Veja-Globo, foi incrível, foi uma chuva de insultos contra u lula porque o cara osou pedir de produzir aço no lugar de exportar todo ferro.
    Mas não todo é caras que não prestam como a Vale, os produtores de aço, Gerdau etc, afins ao governo continuam a crescer.
    Pode-se criticar ‘os caras’, mas não dá pra voltar com os vira-latas da oposição, nunca. A oposição tem que aprender nacionalismo, e aí eu volto a votar eles, talvez.

  28. Carlos Augusto :
    Com relação aos ingleses toda desconfiança é minima, por que eles já comprovaram do que eles são capazes, são vigaristas até debaixo dágua. Agora com relação aos chinêses, nos precisamos do dinheiro deles, mas convém não bobear e olhar bem os contratos que forem firmados com eles.

    Na verdade o que os ingleses estão querendo é disseminar a discórdia nas relações sino-brasileira e com isso jogar a opinião pública brasileira favorecida pela imprensa entreguista no país, a ficar contra essa nova relação do Brasil com a China. Eles estão perdendo o butim a que sempre se acharam no direito de vim roubar e extorquir do Brasil, que agora estão fazendo de tudo para melar essa relação. Ademais, é óbvio que temos que ficar de olhos bem aberto com os chineses ou com quem quer que seja, poís afinal de contas, em qualquer negociação sempre as partes irão agir de acordos com os seus interesses.

  29. Paulo :
    Uma hora o Brasil vai ter que se decidir. ou fica do lado dos americanos e europeus, ou se torna aliado dos chineses. o país não vai poder ficar em cima do muro, pq vai se isolar. A China é hoje a maior ameaça a paz mundial com seu capitalismo selvagem. O país é ambicioso e não vai medir esforço pra conseguir o que quer.

    País inteligente não escolhe; fica com os dois… o que precisamos realmente é investir em EDUCAÇÃO de qualidade para a população… só isso mudará a cara do Brasil… qnto a aquisição de terras por grupos extrangeiros, fica fácil resolver através de leis de contingencia… outra preocupação é qnto ao dolar… até qndo os iankes terão condições de arcar materialmente com o lastro de sua moeda? incognita… preferiria receber em títulos do governo, muito mais confiáveis… outra coisa; não se desenvolve industria de base se não se desenvolver industria extrativista bem estruturada, e isso o Brasil tem… concordo com o Eike; para cada 03 tonelada de materia prima exportada in natura, que transforme pelo menos uma em produto acabado no próprio país… isso sim trará desenvolvimento… qnto ao resto, temos sim é que ficar de olho na classe política que governa esse país e não deixar que se desviem recursos públicos que deveriam ser aplicados no desenvovimento social pleno do povo brasileiro (se quiserem exemplo, vejam o Qatar)…

  30. Ao Historiador, faz-se necessário perguntar:
    Quem são os britânicos?
    The Guardian, a que tipo de ideologia ele está vinculado?

    Quem foi o grande inventor do Liberalismo? Do Colonialismo?
    A China, não foi ela colônia Inglesa?
    E o Brasil? E a Guerra do Paraguai?

    Eu acredito que este país, este nosso país, democrático e verdadeiramente livre, apesar dos constantes ecos do Racismo, esta SIM trilhando um caminho de independência e buscando novos parceiros em um mundo que:
    Já não é mais Bipolarizado e já não tem mais a hegemonia, pelo menos econômica dos Estados Unidos e da famigerada Inglaterra…

    São eles chorando as lágrimas do que perderam e perderão…

    E, com o perdão do trocadilho, DANDO LIÇÃO DE MORAL, DE CUECAS!

  31. Paulo :
    Uma hora o Brasil vai ter que se decidir. ou fica do lado dos americanos e europeus, ou se torna aliado dos chineses. o país não vai poder ficar em cima do muro, pq vai se isolar. A China é hoje a maior ameaça a paz mundial com seu capitalismo selvagem. O país é ambicioso e não vai medir esforço pra conseguir o que quer.

    Concordo concordo contigo que chegara o momento que deveremos tomar uma posição mas ainda hoje a unica ameaça a paz mundiial é a união Anglo e seus protegidos judeus.A China cresceu tanto que ja não cabe dentro de seu territorio.Confiaveis não são.Qual dominador ou ascendente a donimador é confiavel?Mas dizer que eles nos escravizam e nos sugam é muito exagero.Eles compram conosco o que precisam e a Inglaterra esta preocupada que vai faltar pra eles.Temos ´mais é que vender mesmo e de tudo para quem pagar e se o comprador repassar a nós melhor ainda.Vejo na China uma possibilidade de absorvermos muitas coisas.A estrategia Anglo-Americana de convencimento sempre foi focada no alarme e assim eles tem a Europa a seus pés.Na verdade Americanos e Europeus estão se borrando pois ja anteveem a queda e ela é inevitavel.Nós hoje somos o pais mais estrategico do mundo,aquele que todos querem ser “amigos” para manterem-se logisticamente.Pena que nossa infantil politica externa não aprendeu a jogar com isso.Falta coragem e ousadia.

  32. Olá a todos! Não quero parecer arrogante mas já sendo, li muita besteira nesses comentários sobre esse post, mas muita mesmo, das do tipo que o cara opina e não sabe absolutamente nada sobre o que está falando e outras em que são colocados argumentos sem base ou fundamento nenhum.

    1º China colonial

    A China não quer nos colonizar e nem vai nos colonizar, esse pensamento é trauma de brasileiro que foi explorado por imperialistas/colonialistas (EUA, Reino Unido, Portugal), não existe qualquer tipo de evidência ou fato que sustente essa afirmação.
    O investimento da China aqui é bem menor do que o investimento que ela faz mundo afora, e o mercado de eletrônicos e quinquilharias é dominado mundialmente pela China e não só aqui. Isso quem criou foi os EUA e a UE.

    2º Conselho do demônio

    O Jornal britânico emitir essa opnião é mais do que óbvio o interesse por detrás disso. A Europa como um todo está perdendo espaço e mercado pelo mundo, agora quem mandam são os emergentes e a trupe anglo-saxônica só está fazendo o que ela sempre fez a séculos: Iniciar intrigas e criar desconfiança entre países para deste modo inibir a cooperação entre eles, garantindo assim sua hegemonia.

    3º Vendidão

    O Brasil nunca teve o interesse de se vender e por mais vendido que parecesse ser, nunca abriu mão de sua pátria pois do contrário não estariamos ocupando o território que ocupamos na américa do sul e hoje ainda seriamos uma colonia dos EUA igual o Haiti. Somos bem independentes e agora que estamos assumindo essa postura sem medo, negociando diretamente com outras nações, os OPORTUNISTAS de plantão começam a enlouquecer e jogar lenha na fogueira da discórdia.

    4º Eike Batista

    Eike Batista é tão vendido, tão vendido mas tão vendido que anunciou que está criando uma montadora brasileira que vai investir em tecnologia limpa como modo de tração. Se ele fosse tão vendido assim era bem mais fácil comprar um monte de terrenos e abrir filiais da Chery aqui no Brasil: http://carplace.virgula.uol.com.br/chery-ja-conta-com-30-concessionarias-no-brasil-veja-as-cidades-onde-estao-as-primeiras-lojas/

    Por fim eu creio que essa aproximação chinesa só pode ser combatida com o investimento na infra estrutura e tecnologia nacional. Quanto mais fábricas nacionais de eletronicos tivermos, menos seremos dependentes deles ou de qualquer outra nação.

    Sou partidário de 80% da produção ser nacional e 20% importada. Deste modo não existe dependência e o comércio exterior anda bem também.

    Obrigado e peço desculpas desde já se pareci rude.

  33. Vender minério sem valor agregado, pra depois comprar aço a presos absurdos, é ganhar atestado de Otário. “desculpe-me a palavra”.

    Não é sensato vender grandes quantidades de recursos naturais a outros países.
    Nosso governo deveria criar maneiras de beneficiar esses recursos agregando valor final.

    Se a China quer produzir aço, que produza a partir de nosso “ferro gusa”. Ou então que venha produzir aqui mesmo no Brasil o aço que ela tanto deseja.

  34. Para o pessoal desinformado.
    A China é hoje o maior explorador de riquezas estrangeiras mundo afora.
    Basta ver a situação da África Oriental. A China controla totalmente a economia da Tanzania e tem forte influencia sobre as nações ao sul do Quênia.
    Na Ásia então, nem é preciso falar.
    A China explora descaradamente Miamar (a antiga Birmânia) e outros países do sudeste asiático, mas sabe que os grandes recursos a explorar estão na África e na América do Sul e Caribe.
    Tem gente engraçada, falam mal dos EUA, mas amam de paixão os assassinos de Pequim.
    A China não se importa nem um pouco com o futuro do nosso país, quer apenas explorar as riquezas do Brasil “até o osso”.

    A China não respeita as leis de mercado, só o Brasil acredita que a China pode merecer o título de “economia de mercado”.
    A proposta chinesa é muito clara: quebrar a economia de todos os países do mundo, escravizando-os da pior forma possível aos produtos chineses.
    Quem reclama dos EUA vai sentir saudade da dominação americana, que era muito menos danosa do que a futura e quase certa dominação chinesa, implacável e sem escrúpulos.

  35. MARCIO :
    A CHINA É UM PAÍS CONSISTENTE NAS SUAS IDEIAS E PRETENSÕES, PELO QUE DE NADA TEM DE INGÉNUA NA SUA POLÍTICA INTERNA E EXTERNA. O BRASIL É MUITO EMOCIONAL E INOCENTE , SITUAÇÃO PRÓPRIA DE PAÍS LATINO, PELO QUE É DEVERAS INGÉNUO ALIÁS VIU-SE COM O IRÃO, A FIGURA RIDÍCULA QUE FEZ, PONDO EM CAUSA ATÉ AS SUAS BOAS RELAÇÕES COM AS GRANDES POTÊNCIAS.

    Marcio pelo jeito que fala deve ser Portugues, foi aprovado uma lei que limita a quantidade de terra que podera ser comprada por extrageiros no brasil, ja existe projeto para limitar a compra direta de Jazidas por extrageiros no Brasil, Ninguem aqui esta agindo na ingenuidade todos sabe das conseguecias, agora pelo o que nos mostra o passado nao podemos confiar nos europeus..

  36. Rafa :Vender minério sem valor agregado, pra depois comprar aço a presos absurdos, é ganhar atestado de Otário. “desculpe-me a palavra”.

    Ate mesmo nosso petroleo é enviado pra fora par ser refinado…O que falta na verdade a nós é vergonha na cara da classe politica.Nossas Industrias e centros de pesquisas dependem da boa vontade politica.Como a sexta economia mundial pode alegar que falta verba para investimentos e implementos?Somos diariamente roubados e uzurpados de todos os lados,por extrangeiros e nacionais.Mesmo agonizando o gigante Brasil cresce.Potencial temos.E o maior culpado nisso tudo somos nós os Brasileiros que não temos atitude para dar um basta e fazer do Brasil um pais justo,bem gerenciado,cada vez mais progressista e fiscalizado por nós o povo que somos os donos do Brasil.

  37. A Petrobras está construindo várias refinarias capazes de processar o nosso petróleo e enviar processador para fora do país (isso só é possível devido a uma política de governo).

    A FBX, irá ser apenas mais uma montadora, como FIAT, FORD, Volks, GM, etc. Ele já afirmou que não irá desenvolver tecnologia. Irá apenas pegar pronto o que já tem.

    Repito. A mudança que o Brasil precisa está nas mãos do povo. Ou seja, é nossa. Precisamos nos qualificar, desenvolver alguma opção e buscar os empréstimos necessários.

    Alguns podem pensar que é apologia, mas hoje, neste governo, é a coisa mais fácil para se conseguir um cartão do BNDES à partir de um projeto e uma empresa montada.

    Algo impensável a uns anos atrás. E pior, os que conseguiam, éram amigos dos amigos.

    Com relação ao aço exportado, repito, isso é uma fase. O importante é estarmos cientes que isso precisa mudar, e cada cidadão começa a fazer a sua parte, inclusive na hora do voto.

    Pior seria se estivéssemos na mesma situação de tempos passados. As pessoas apenas diziam que não queriam saber de política.

  38. 1maluquinho :

    Rafa :Vender minério sem valor agregado, pra depois comprar aço a presos absurdos, é ganhar atestado de Otário. “desculpe-me a palavra”.

    Ate mesmo nosso petroleo é enviado pra fora par ser refinado…O que falta na verdade a nós é vergonha na cara da classe politica.Nossas Industrias e centros de pesquisas dependem da boa vontade politica.Como a sexta economia mundial pode alegar que falta verba para investimentos e implementos?Somos diariamente roubados e uzurpados de todos os lados,por extrangeiros e nacionais.Mesmo agonizando o gigante Brasil cresce.Potencial temos.E o maior culpado nisso tudo somos nós os Brasileiros que não temos atitude para dar um basta e fazer do Brasil um pais justo,bem gerenciado,cada vez mais progressista e fiscalizado por nós o povo que somos os donos do Brasil.

    Certamente que sim! Suas palavras dizem tudo.

    Espero que eu não esteja sendo ingênuo. Eu acredito que essa situação esta mudando.
    A passos muito lento, tão lento que ate irrita, mas pelo menos esta mudando.

    Eu acredito no Brasil, temos tudo nas mãos para crescer, pois “Gigante” nos já somos…
    Com decência e vergonha na cara dos nossos políticos chegaremos lá!!!

  39. marcello :Para variar, somos os explorados, desde sempre por europeus e agora por chineses…

    Pra variar o Brasil é sempre “estuprado” pelas grandes potências.Seja a Europa,
    os EUA e agora a China.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Jornal questiona se China é parceira ou ‘saqueadora’ do Brasil (via PLANO BRASIL) « Beto Bertagna a 24 quadros
  2. Jornal questiona se China é parceira ou 'saqueadora' do Brasil … | Info Brasil

Comentários não permitidos.