Defesa & Geopolítica

Jornal questiona se China é parceira ou 'saqueadora' do Brasil

Posted by

O jornal britânico The Guardian destaca em sua edição desta quinta-feira a construção de um enorme complexo portuário e industrial na costa do estado do Rio de Janeiro, apelidado de “Estrada para a China”, e questiona se o gigante asiático é um “parceiro” ou um “saqueador” do Brasil.

“Milhares de toneladas de minério de ferro, grãos, soja e milhões de barris de petróleo devem passar pela ‘estrada’ a cada ano em seu caminho para o Oriente, onde eles irão aliviar a aparentemente insaciável sede da China por recursos naturais”, diz o Guardian.

Neocolonialismo

Na reportagem intitulada “Parceiro ou saqueador?”, o jornal afirma que investimentos como o Super Porto do Açu garantiriam o acesso a recursos naturais fundamentais do Brasil.

No texto, o complexo de mais de R$ 4 bilhões e com área equivalente a 12 mil campos de futebol é descrito como “uma nova fase nas relações entre Brasil e China” pelo secretário de desenvolvimento econômico do Rio, Júlio Bueno.

Mas o jornal diz também que a obra está gerando protestos dos que vêem a presença chinesa como neocolonialismo. O economista Delfim Netto é citado na reportagem, com uma declaração em que afirma que é um “erro grave” permitir que um país estrangeiro compre terras, minerais e recursos naturais do Brasil.

O empresário por trás do super porto, Eike Batista, rechaça as críticas ao crescente volume de investimentos chineses no país em entrevista ao jornal britânico.

“A associação entre Brasil e China é uma estrada de mão dupla”, disse Batista ao Guardian.

“Se você quer três toneladas de minério de ferro bruto, você produz uma tonelada de aço no Brasil.”

“Essa filosofia está ganhando reconhecimento e é ótima para ambos os lados”, defendeu o empresário, que é o homem mais rico do país.

Petrobras

O interesse chinês no Brasil também é assunto de uma reportagem do Financial Times nesta quinta-feira, que diz que investidores do país asiático estão analisando com interesse especial uma oferta de ações da Petrobras.

O FT fala dos “sólidos laços econômicos” estabelecidos entre os dois países nos últimos anos e destaca que a China considera o acesso a petróleo e gás uma questão de segurança nacional, já que o país é o segundo maior consumidor do mundo e produz menos da metade do que precisa.

Segundo o jornal, “as grandes empresas de petróleo chinesas estariam interessadas principalmente em investimentos não-operacionais em alguns dos campos de pré-sal brasileiros, o que poderia ajudá-las a ganhar experiência de operação em situações tecnicamente complexas”.

Fonte: BBC Brasil

55 Comments

  1. anticomunista says:

    Martel :
    Para o pessoal desinformado.
    A China é hoje o maior explorador de riquezas estrangeiras mundo afora.
    Basta ver a situação da África Oriental. A China controla totalmente a economia da Tanzania e tem forte influencia sobre as nações ao sul do Quênia.
    Na Ásia então, nem é preciso falar.
    A China explora descaradamente Miamar (a antiga Birmânia) e outros países do sudeste asiático, mas sabe que os grandes recursos a explorar estão na África e na América do Sul e Caribe.
    Tem gente engraçada, falam mal dos EUA, mas amam de paixão os assassinos de Pequim.
    A China não se importa nem um pouco com o futuro do nosso país, quer apenas explorar as riquezas do Brasil “até o osso”.
    A China não respeita as leis de mercado, só o Brasil acredita que a China pode merecer o título de “economia de mercado”.
    A proposta chinesa é muito clara: quebrar a economia de todos os países do mundo, escravizando-os da pior forma possível aos produtos chineses.
    Quem reclama dos EUA vai sentir saudade da dominação americana, que era muito menos danosa do que a futura e quase certa dominação chinesa, implacável e sem escrúpulos.

    Mas vc não sabe que o esporte predileto é falar mal “duzamericanu” e elogiar qualquer coisa que seja contrária a eles. Até a China.
    Nem que seja para ser explorado.

  2. 1maluquinho says:

    “””Este lindo e maravilhoso governo esta construindo varias refinarias”””…Alguem sabe me dizer onde fica este Édem???Pelo que sei de concreto apenas o polo petroquimico de Itaborai e o resto é promessa de campanha…Sei sim que o governo e a Petrobras estão indo mundo afora atraz de dinheiro igual prostitutas…Cade a alta tecnologia de prospecção profunda e os trilhões que ja ganharam com explorações???….Apenas vejo letreiros EXTRAIDO NO BRASIL e deveria-se escrever em baixo E APLICADO LA FORA…Assim a fauna nacional agradece e as Antas não correm risco de extinção.

  3. defourt says:

    Rafael :
    esse eike batista tá me cherando mal

    Cheira muitíssimo mal essa mania dele de apoiar os dois atuais lideres na pesquisa eleitoral à presidência. Ele apoia financeiramente tanto a Dilma quanto ao Serra.

    Como pode? Em nome de uma tal de “democracia”? Ah! faça-me o favor, vá enganar a outro…

    Sabemos muito bem que isto o coloca numa posição “neutra”. Onde quem quer que ganhe as eleições não lhe trará frustrações.

    O pior não termina aí: vemos que ambos os candidatos o aceitam ($$$) como colaborador de suas campanha$. Hum! Sei…

  4. 1maluquinho says:

    Votem em mim eu não me chamo Enéas mas prometo que vou fazer a bomba atomica e botar toda a gringalhada pra fora tornando tudo estatal e o salario minimo sera de um barão redeondo 1.000,oo reais meu nome é 1maluquinho

shared on wplocker.com