Caças AMX da Itália atingem a marca de 1.500 horas de voo no Afeganistão

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/09/AMX51_05.jpg

As aeronaves AMX da Aeronautica Militare Italiana (AMI) ultrapassaram a marca de 1.500 horas de voo no Afeganistão. (Foto: AMI)

As aeronaves de caça AMX da Força Aérea Italiana (AMI) destacadas em Herat, no Afeganistão, registraram mais de 1.500 horas de voo, em cerca de 600 surtidas, desde o dia 7 de novembro de 2009.

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/09/1500E.jpgUma vista aérea da Base Aérea em Herat, no Afeganistão, mostrando dois caças AMX, uma aeronave C-130 Hercules e os membros do Esquadrão Black Cats formando o nº 1500. (Foto: AMI)

As quatro aeronaves do Grupo Tarefa ‘Black Cats’ são parte da Força Tarefa Aérea Conjunta (JATF), e são utilizados basicamente para missões ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) em apoio as forças aliadas e da Itália pertencentes a ISAF.

Durante suas missões operacionais, as aeronaves tem mostrado uma grande versatilidade nas operações completadas durante o dia e noite graças a tecnologia de seus pods RecceLite e aos óculos de visão noturna (NGV) utilizados pelos pilotos. Esses sistemas permitiram que as aeronaves explorassem cerca de 1.000 locais e gerassem cerca de 10.000 fotografias para análise e distribuição para os analistas de imagens da Força Aérea Italiana.

O Major Fabio Traversa, comandante dos ‘Black Cats’, destacou que “a avançada tecnologia trazida pelas aeronaves, as quais os pods tiveram a habilidade de transmitir as imagens em tempo real para as tropas no solo, em várias ocasiões contribuiram para uma resolução favorável de situações táticas perigosas.”

Fonte:Cavok

7 Comentários

  1. O mais interessante, nesta matéria, por mais incrível que possa parecer, é o título.

    Nele vemos que o mundo precisa de uma “terra de ninguém” para testar suas armas de guerra para conseguirem um bom “merchandise” !!!

    E depois, ninguém sabe por que os talibãs saem espalhando homens-bombas pelo mundo !!!

    Não será em função do velho provérbio de que: Quem planta, colhe !!!

  2. carlos argus, a equação é simples:
    Mais amigos dos EUA + Dinheiro + Influência + Status = Aviônica melhor
    Menos tudo + Falta de vontade política = FAB = Tucanos com Pods de metralhadoras
    Resumindo…
    Até os A-1 sofrem nessa vida…

  3. Ps..:: Bela a foto aérea e excelente marca, especialmente demonstrando a boa capacidade do AMX.

    Somente um parenteses de discordância em relação ao camarada Leamartine, de fato o AMX precisou de arenas como o Kosovo somente para comprovar sua capacidade que há muito já era conhecida e reconhecida entre seus operadores (Brasil x Itália)

    O A-1 no Brasil infelizmente é um produto incompleto, mas o italiano está aí mostrando o que ele pode fazer e vou além…
    Nossos A-1 em dogfight’s em exercícios com F-16 americanos já tiveram sob suas miras os Fighting Falcon lá no nordeste e derrubaram mais do que foram derrubados no “corpo-a-corpo” aéreo.

    O produto é bom e prefiro que fique como ficou, sendo excelente e sempre precisar mostrar para o mundo suas capacidades. É um cavalo de batalha, aguenta sem dó e foi no Kosovo onde os AV-8 se borravam para entrar.

  4. Prezado Sr Luiz9medeiros,

    Em meu comentário, não me ative à questão do AMX, na verdade, teci o comentário pelo que se fala em qualquer blog sobre caças, que foram ou não testados em combate, como se a qualidade da engenharia aeronáutica precisasse de um banho de sangue para mostrar o seu valor.

    Eu até compreendo a necessidade de um sistema de defesa, caso contrário, sequer seria um leitor assíduo destes blogs, tanto que vou colocar o meu endereço de e-mail para que entres em contato comigo para que eu lhe envie as minhas sugestões sobre armas de combate, já que não posso anexar arquivos neste espaço e, espero, que o comentário não seja excluído pelos moderadores justamente por colocar o meu EE, como sendo lps@rionet.com.br.

    No aguardo de vosso contato direto, por fora do Blog.

  5. Luiz9medeiros :carlos argus, a equação é simples:Mais amigos dos EUA + Dinheiro + Influência + Status = Aviônica melhorMenos tudo + Falta de vontade política = FAB = Tucanos com Pods de metralhadorasResumindo…Até os A-1 sofrem nessa vida…

    Eu discordo de se usar o Tucano T-27 como exemplo. Na sua categoria ele foi e é o melhor de seu tempo. Sempre cumpriu suas missões a contento e colaborou com as forças que o utilizaram na América Latina e Africa. Quanto ao AMX, seu uso no Afeganistão mostra o que ele sempre foi: um avião de excepcional versatilidade dentro de seu pacote de atribuições..As vezes eu sinto até alegria de ver a capachada se contorcer de raiva por conta destes pequenos sucessos de nossa indústria…

Comentários não permitidos.