A economia brasileira provavelmente superará, em 2010, o Produto Interno Bruto (PIB) de França e Inglaterra. A avaliação foi feita pelo presidente da Fundação Getulio Vargas (FGV), Carlos Ivan Simonsen Leal, nesta segunda-feira, durante a abertura do 7º Fórum de Economia realizado pela instituição.
No evento, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, destacou que os países europeus deverão crescer apenas 1% neste ano, enquanto a perspectiva para o Brasil é de expansão de 7%.
Fonte: – O Globo Via Hangar do Vinna
No primeiro trimestre quando a China passou o Japão também passamos, de fininho, por Canadá E Espanha.
Até que alguém falou! Aqui nos comentários do blog já o tinhamos antecipado, mas não era preciso ser um gênio, era só fazer as contas.
Acho que a notícia vai matar do coração todos os tupiniquins de plantão que estão acostumados com as mentiras de hollywood. Eles são otários de carteirinha e estão sempre de olho para endeusar os EU e Europa, são capachos de longa data e não permitem-se sequer pensar que tudo aquilo que viram no cinema ou em livros americanos era mentira e agora vão ter de engolir um Brasil desenvolvido….é nada como um dia atras do outro.
Fernando eu vejo a notícia como boa e não poderia ser diferente dado o potencial adormecido deste país.
quanto aos “capachos”, bem não os condeno pelo descrédito pois a notícia é boa agora e nem sempre foi assim.
Fico feliz com a notícia mas com reticência pois novas mudanças são necessárias, principalmente na base, na forma do Brasileiro pensar que se não mudar, não adianta nada…
sds
E.M.Pinto
Não tenho dúvidas de que o Brasil será uma potencia economica (e talvez militar)
talvez leve uns 50 anos ou menos, mas o Brasil definitivamente está nesse rumo
precisamos investir mais em educação…. a educação é a chave para resolver vários outros problemas…
com mais dinheiro, o pais tende a investir mais nessa area
Que o brasil invista mais em tecnologia, educação e infraestrutura. O brail só está crescendo graças ao bom governo F.H.C e LULA, que o próximo governo dê seguimento a instabilidade ecônomica e ao desenvolvimento.
No ano passado o PIB da França foi de 2,6 trilhões de dólares. O do Brasil foi de 1,5 trilhões. O Brasil não vai ultrapassar a França este ano, não há como. A não ser que a França fique estagnada ou em recessão, o Brasil não vai ultrapassá-la antes de 2020.
Passar o Reino Unido é possível, mas não este ano. O PIB do Reino Unido em 2009 foi de 2,2 trilhões. E em 2010 não vai mudar muita coisa. Já o PIB do Brasil deve ser de 1,9 trilhão se as estimativas se concretizarem. Neste ano, o Brasil não vai passar ninguém. Em 2011 deve passar a Itália. E antes de 2014, o Reino Unido. Mas isso, se o Brasil continuar a crescer acima de 5%, o que não me provável com base nos últimos dados.
They are talking of GDP at purchasing power parity not nominal GDP
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_%28nominal%29
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_%28PPP%29
But in any case , its impressive
Mas o brasil está investindo em desenvolvimento
NINGUEM pode negar q a vida das pessoas melhorou muito nos ultimos anos
mas o governo investe de forma emergencial … não critico o governo Lula…
Mas agora, com mais dinheiro, com mais crescimento, com PIB maior sobre muito mais recursos para a educação
Grande Edílson!!!
Passaremos França e Inglaterra em 2010 mesmo?
Tá melhor q eu imaginei….realmente impressionante.
Vympel creio que o mais realista é 2014-2015.
Acho que estamos aprumando e seguindo o caminho perdido nos anos 80 há um paralelo entre Japão e Brasil, o primeiro cresceu o segundo ficou pra traz, mas parece que estamos indo.
2030 certamente estaremos entre 4 e 2050 entre os 3 para isto é só aproveitar o crescimento de 2 décadas isto será provável, 2010 duvido mas 2015 é quase certo….
Abraço
E.M.Pinto
Pois é, já temos publicado as listas várias vezes aqui nos comentários do blog, e avisado do avanço do Brasil, que se a quinta posição era para 2015 16 ou 20, que no imediato em um ano a gente chegava a sexta posição.
Como já foi comentado aqui há meses, o PIB que vai ficar na frente, e vai levar tempo ultrapassar é o alemão. Aí sim, para 2016, sei lá a gente chega à ser quinta potência econômica. A chegada iminente à sexta posição foi publicada aqui nos comentários do blog antes que na mídia, acompanhada dos números do PIB-PPP e nominal. Os analistas só falavam da quinta posição sem ver que íamos passar à sexta posição em poucos meses.
“2030 certamente estaremos entre 4 e 2050 entre os 3” exatamente Pinto, mas ainda tem gente que não acredita. Em 2050 vamos ser a terceira economia. É só bater o Japão, coisa que é muito provável aconteça antes.
Só pode ver essa paisagem quem ve o que vai acontecer com a genética no agribusiness, já comentado por leitores aqui do blog.
Para melhorar ainda mais esta situação, basta que (editado conteúdo político) consiga a maioria na Câmara e no Senado, para restabelecer a CPMF, que acabará com os 50% de senegação que os poderosos fazem com os impostos pagos pelos consumidores, pois, enquanto a CPMF custava míseros 0,38%, o ICMS sobre a telefonia custa 43%, pois, 30% de ICMS sobre o valor do serviço de R$.70,00, resulta em um imposto efetivo de 43% e, disto, a FIESP nunca levantou qualquer objeção e, desta forma, a carga tributária poderá ser decrementada como um todo, pois, quando todos pagam, os 50% que pagavam sozinhos poderão pagar bem menos, ou seja, quase a metade !!!
Mais do que o crescimento econômico puro, temos que priorizar a qualidade de vida de nossa sociedade. Se não temos ameaças externas, temos uma guerra interna que é o crime, derivado direto da enorme desigualdade social que ainda temos. Avançamos muito nos últimos 8 anos, mas ainda temos um longo caminho pela frente. O Brasil está de parabéns no momento pela maturidade que vislumbra…As duas coisas devem vir juntas: crescimento e igualdade..
100% apoiado. Não soube de nada no Brasil que passou a custar mais barato por causa do fim da CPMF..O que aumentou foi a facilidade dos sonegadores do IR…
Existem duas maneira de medir o PIB, a mais conhecida é o PIB bruto ou nominal, que leva em consideração o câmbio, nesta o Brasil está em oitavo lugar, atrás da Itália. Como essa maneira sofre grande influência da variação cambial, a desvalorização do Euro deve deixar o Brasil bem próximo ao sétima colocação, que hoje é da Itália.
A outra maneira de medir o PIB é a PPP(paridade do poder de compra), nessa o PIB é medido conforme uma tabela de equalização e correção das distorções do câmbio, dos salários e serviços. Nessa tabela o Brasil está na 9ª posição, porém, quase empatado com França e Inglaterra podendo já em 2010 ultrapassar esse dois países, abaixo segue a lista divulgada pelo Banco Mundial referente a 2009.
O produto interno bruto de 2009 PPP (Em Dólar) Fonte: Worl Bank
1 Estados Unidos 14,256,300
2 China ……… 8,887,863
3 Japão ……… 4,138,481
4 Índia………. 3,752,032
5 Alemanha……. 2,984,440
6 Rússia……… 2,687,298
7 Reino Unido…. 2,256,830
8 França……… 2,172,097
9 Brasil……… 2,020,079
10 Itália…….. 1,921,576
Prezado Sr André Oliveira, não fora apenas a facilidade da sonegação do Imposto de Renda não, pois, quando os sonegadores vendem sem Nota Fiscal ou com Meia Nota Fiscal, ou com Nota Fiscal calçada, a sonegação é sobre TODOS OS IMPOSTOS, Federais, Estaduais e/ou Municipais, pois, a sonegação é feita no volume das RECEITAS DECLARADAS, que a CPMF expunha quando o sonegador declarava ter recebido um lucro de 100 mil reais e a sua movimentação financeira, pela CPMF demonstrava ter sido de 10 milhões de reais !!!
Agora imaginem o seguinte quadro: O governo acaba com a sonegação em todos os níveis, Federal, Estadual e Municipal. A arrecadação passa dos atuais 50% para 100%. O governo faz uma redução na carga tributária de 30% e, com isto, o recolhimento passa de 50% para 70% !!! Isto me faz lembrar até aquela passagem histórica: Se é para o bem de todos, e felicidade geral da nação (excluindo os sonegadores) !!!
A triste verdade no que diz respeito à carga tributária, é que uma nação possui a mesma identidade de um condomínio residencial, ou seja, o condomínio tem luz, água e empregados para pagar, e, se apenas 50% pagarem as suas cotas condominiais, os 50% restantes terão de arcar com todo o orçamento do condomínio, caso contrário, não terão água, luz e limpeza das partes comuns !!! Portanto, só nos resta combater os inadimplentes e acabar com a sonegação no Brasil !!!
E sem esta famigerada sonegação, o governo federal terá recursos para equipar, prover e manter as forças armadas, em um nível compatível com a grandeza da Nação Brasileira !!!
Nao existe empresa que nao sonega. Ate aquela do petroleo nacional sonega. O imposto do Brasil e impraticavel.
Agora é ver se o BRASIL passa os dois tambem na questão de defesa.
ESPETÁCULO do CRESCIMENTO!! cadê a Defesa?? ajaahahah
Prezado Sr Roberto, Todos os impostos são pagos pelos consumidores, sejam eles sobre Renda, Produtos, Mercadorias e/ou Serviços. Aos empresários cabe tão somente recolhê-los. Até o Imposto de Renda Pessoa Física dos Empresários, está embutido nos valores das operações acima decorrentes. A desculpa do “custo Brasil” é tremendamente esfarrapada, pois, temos um dos menores salários do planeta e, isto, em si, já reduz tremendamente o custo no Brasil e ainda provoca uma resultante totalmente indesejável, ou seja, sem salário, não existe mercado consumidor, o que resulta na impraticabilidade da produção em larga escala. Resumindo, falar em “custo Brasi” com um salário vergonhoso destes, é falta de vergonha ao cubo !!! Além do mais, com a extinção da sonegação, acaba a concorrência desleal que efetivamente destroi a competitividade da empresa idônea !!!
Prezado Sr Roberto, para completar o exposto no comentário anterior, esta não é a visão de um simples proletário, é a visão de quem almeja a vida empresarial, basta que consultes o CNPJ 08.935.984/0001-04 na RFB, de minha empresa Leamartine Industrial – Ind e Com de Eletro Eletrônicos Ltda.
Ótimo, mt bom,estamos de parabéns. Um pergunta: Quem , ou quais grupos está ou estão ganhando com esse ou esses avanços?
Galileu, se informa, por favor, os gastos com defesa aumentaram muito nestes últimos 8 anos e aumentaram os investimentos em reaparelhamento…
Não sou TUCANO mas se informem com Militares com informações idoneas e recordem o chanceler norte-americano na ONU quando o governo FHC quebrou patentes de remedios:”O SEU GOVERNO DEVERIA INVESTIR MAIS EM PESQUISAS AO INVEZ DE FICAR COMPRANDO ARMAS”…Hoje na floresta nossos comandos não se comunicam mais por radios VHF e sim por mines NETBOOKS CRIPTOGRAFADOS sem falar de uma grande lista de armas e equipamentos que foi comprdo no governo FHC por baixo do pano sem fazer alarde.Vou lhes dizer uma coisinha e minha fonte é de controle TINHAMOS 36 F-16 BASEADOS EM SANTA CRUZ E PROVAVELMENTE MAIS NÃO SEI QUANTOS EM OUTRAS BASES DE NOSSO TERRITORIO.Acordem,nenhum pais revela todo o seu conhecimento e todo o seu poderio.Temos muitas areas restritissimas ate mesmo a alta patentes e a alto-escalão como muitas diversas outras Nações tem tambem.Coisas que são segredos de Estado e de governos…SORRIAM OU FIQUEM RECEOSOS,PODE HAVER UM ARTEFATO ATOMICO GUARDADO PROXIMO A VOCES E VOCES NÃO SABEM.
Esses f16 eram dos ianks…vc q ñ sabe.Infelizmente.
Acho que o Ranking dos PIBs em 2010 sera assim:
EUA: 14,84
China: 9,68
Japão: 5,45
India: 4,15
Alemanha: 3,41
Rússia: 2,67
Brasil: 2,49
Reino Unido: 2,31
França: 2,29
Italia: 1,93
Mais aqui se mede por pariedad de compra
Tenho 30 anos e desde 2004 deixei de torcer para o Brasil do futebol e passei a torcer pelo Brasil na lista do pib nominal ano a ano. As vezes me dá uma vontade de alterar aquela lista manualmente…, mas devo concordar que apesar de toda evolução, este ano o Brasil não ultrapassa França e Reino Unido. Passará sim a Itália ano que vem, e deve superar Reino Unido e França até 2014 ou 15. Até 2020 vai passar Alemanha e colar no Japão, mas se será quinta ou quarta eu não sei, pois a Rússia e principalmente a Índia vem com tudo atrás, e provavelmente, pelo menos a Índia vai superar o Brasil, isso se forem convergentes os comentários de especialistas.