Países turbinam suas embaixadas no Brasil

http://www.netinho.com.br/blog/uploaded_images/steve-snooker-copy-786482.jpg

Mercado aquecido e projetos de infraestrutura fazem com que o país vire alvo da diplomacia das principais economias

Feiras de negócios, visitas de ministros e contratação de especialistas estão entre os exemplos do entusiasmo com o Brasil no pós-crise.


ÁLVARO FAGUNDES

VERENA FORNETTI

DA REDAÇÃO

JOHANNA NUBLAT

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Com grandes projetos de infraestrutura e estimativas favoráveis de crescimento, o Brasil se tornou alvo da atenção de algumas das principais economias do mundo.

O interesse em elevar as exportações para o país, estimular associações com empresas brasileiras, fazer e também atrair investimentos motivam países do G7 (grupo dos sete mais ricos) e emergentes a ampliar o número de diplomatas e de especialistas em comércio nas embaixadas brasileiras.

Exemplos desse entusiasmo com o Brasil são recorrentes no pós-crise. O Reino Unido, por exemplo, criou um setor de ciência e inovação em São Paulo e um de mudanças climáticas em Brasília. A Alemanha planeja instalar uma Casa da Ciência e Inovação na capital paulista.

O ministro de economia alemão acaba de vir ao país com executivos de 50 empresas. E os compromissos no país da ministra da economia francesa ficaram mais frequentes.

EUA, Alemanha e França (que juntos representam 35% do PIB global) recentemente divulgaram comunicados manifestando o desejo de aumentar o comércio com o Brasil.

O governo Obama informou, em fevereiro, que elevará o número de especialistas em comércio no Brasil, na China e na Índia para que “defendam e encontrem consumidores para as companhias dos EUA”.

Segundo Abina Dann, cônsul-geral do Canadá em São Paulo, o Brasil ganha espaço nas relações comerciais. “Até agora, tínhamos mais experiência com China e Índia, mas o Brasil está esquentando.” O Canadá abriu escritórios no Nordeste e no Sul para facilitar parcerias nessas regiões.

E o país deve quase dobrar, em relação a 2004, o número de especialistas e diplomatas até o ano que vem. Segundo Dann, a meta é não só incrementar importações e exportações, mas estimular joint ventures e fomentar investimentos.

Em 2008 (último dado disponível), especialmente por conta da brasileira Vale, os investimentos do país no Canadá já eram maiores que os canadenses no Brasil -US$ 12 bilhões ante US$ 9,2 bilhões.

O embaixador da Itália, Gherardo La Francesca, afirma que o país europeu está “redescobrindo” o Brasil. “O Brasil ganhou importância econômica e política. Passou a ser um interlocutor muito interessante.”

Segundo ele, um novo especialista em economia foi recrutado -sinal de prestígio do Brasil, diz. “A Itália está seguindo uma redução de gastos rigorosa. Aqui, ao contrário de outras embaixadas, os funcionários não estão sendo reduzidos.”

Em abril, o presidente Lula assinou acordo com a Itália para incrementar as parcerias em áreas como defesa e energia.

A embaixada francesa no Brasil também foi poupada da redução mundial de postos, afirmou Dominique Mauppin, chefe da missão econômica em São Paulo. Ele destaca que o investimento no Brasil ganha relevância na comparação com outros emergente. “Há um número maior de empresas francesas trabalhando na China, mas os investimentos franceses no Brasil estão maiores.”

Especialistas dizem que a estabilidade macroeconômica do país dá segurança ao investidor.

Para o secretário-adjunto de Comércio dos Estados Unidos, Suresh Kumar, que veio ao Brasil semana passada com cem empresas para promover negócios, a função do Estado seria como a de uma parteira, que auxilia o casal (no caso, as empresas dos dois países) a gerar frutos -ou seja, negócios.

Como outros dirigentes, Kumar destaca a importância da Olimpíada e da Copa. Alemanha, Coreia do Sul e Reino Unido dizem que suas empresas usarão a experiência em Mundiais para fazer negócios.

A Coreia do Sul mira projetos envolvendo o setor naval, o petrolífero e o de transporte. O país deve disputar o leilão do trem de alta velocidade.

O Japão também está interessado na área de infraestrutura. Segundo o consulado do Japão em São Paulo, o número de empresas japonesas no Brasil está crescendo rapidamente.

Fonte: FSP via CCOMSEX

3 Comentários

  1. Então, sou meio desligado em relação à política. Em defesa até entendo um pouco, mas nisso estou feio rs. Me expliquem uma coisa, muitos dizem que o governo PT ferrou com o Brasil e blá blá blá, mas o que eu vejo em noticiarios é que o Brasil melhora aqui, melhora ali e ali. Outrora, percebo tbm que existem muitas áreas que estao ruins, mas isso sempre esteve em todos os governos! A pergunta é: o PT é realmente bom para o Brasil ou essas noticias que vemos em TV, rádio, não passam de mera tentativa de lavagem cerebral? Abraços

  2. Marcos Villa,
    Para vc ter uma idéia da pressão.
    A diretora da associação nacinal de jornais, Judith Brito, disse com todas as letras pra que quizesse ler e ouvir. ” Já que a oposição ao atual governo esta muito fragilizada , nós da imprensa , faremos o papel de oposição”
    Os grandes jornais e emissoras não irão mais apresentar resultados das pesquisas eleitorais , que deem a candidata Dilma Roussef cem posição de destaque.
    Só apresentaram resultados do Data folha( folha de sao paulo) e Ibope ( O Globo).
    Esse é o quadro.

  3. É meus amigos! imagine você viver a década de 70 e 80 inteirinha se informando exclusivamente pelos Marinhos (O Globo), Frias (Follha de São Paulo), Civita (Veja) entre outros. A internet só veio nos anos 90. Como o mundo da voltas….

Comentários não permitidos.